FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

XP X Vista - Qual é a hora de mudar?

fabiotemp
A síndrome do upgrade que existe em muita gente, inclusive em mim, teve uma brecada na hora de mudar pro vpara o Windows vista... Afinal, é um sistema operacional, e não um programinha que se não gostar basta remover.... A grande preocupação, é em relação a compatibilidade dos software e os hard... outra coisa... como ele consome mais memória, talvés seja necessário ter o dobro para termos o mesmo desempenho do XP...
Opine para ajudar as pessoas que pensam em mudar a se decidirem,
cparakawa
Atualmente, acho que uns 95% das maquinas novas sao "carrocas" para rodar decentemente o Vista. Pra mim, um config razoavel de XP SP2 eh 1 GHz de processador, 512 MB de memoria e HD de 7200RPM, configuracao rara em 2001. Eu testei o Vista e talvez eu o adote daqui 1 ano - talvez 2. Pelos meu chute estimado, se vc tiver um processador de dois nucleos@3GHz, 2 GB de memoria, HD de 10.000 RPM (um Raptor, por exemplo) e uma placa 3D que rode ah 300MHz, acho que deve dar um desempenho bom - nao soh o S.O. em si, mas tbm os aplicativos mais pesados que vc pretenda usar. Eu toh desencanado, nao fiquei apaixonado pelo aero mesmo ... Cool E ateh lah deve sair um SP1 para resolver trocentos bugs, incluindo compatibilidade de software e drivers/harware. Quem sabe o preco das memorias volte a cair tbm ...

[]'s
D'Artagnan
De boa olha os requisitos minimos daquela coisa...

na minha concepsção o SO deveria ajudar o usuario não ficar no caminho dele, e eu não estou especificando...

de boa se o windows precisar de 128 de memoria já é demais, imagina vc rodar uma programa umpouco mais pesado com windows vista, o Delphi 2007 ou o maya... deve ser bem torturante

pior é que nós meros usuarios depois ficamos refem das atualizações de software especificas...

eu não preciso ficar admirando uma obra de arte toda ves que eu quero checar meu email ou jogar cs ¬¬
cparakawa
Entao, vc estah pronto para migrar qdo sair um SP2 do Vista, talvez um pouco antes. Quem sabe lah para 2009? Ateh lah os atuais processadores top de linha vao ser comuns e vai dar pra ver uma "radeon 9800" onboard por uns 10 dols. Soh nao garanto a queda de preco das memorias, muito menos a evolucao dos HDs. Os HDs baseados em memoria flash (pura ou hibrida) vao continuar caros por muito tempo. Ainda nao presenciei o Vista modelo "capado", mas eu fico imaginando o porqueh em migrar pra algo deste tipo, aparentemente eh uma involucao no momento atual ...

[]'s
CMA
Eu por mim tenho um "velhinho" com processador de 2 Ghz, 1 GB de memória, placa gráfica de 128 MB. Pode não ser muito mau, mas duvido que vá meter Vista neste PC. Um dia destes, quando comprar um PC novo, talvez meta o Vista. Sinceramente a ideia de mudar o sistema operativo não me está a agradar muito. Sim, o Vista é bonito, mas o aspecto não é tudo, ao contrário do que a Microsoft deve pensar. Por agora estou de pé atrás neste assunto, daqui a um ano, logo veremos.
leandrow
Não gostei da proposta da Microsoft de ficar enfeitando o sistema operacional e deixá-lo pesado como é o Vista, por mim vou acabar ficando com o XP até surgir outro sistema operacional, quem sabe, que seja leve, seguro e funcional, isso pra mim é tudo que ele deve ter, não um jardim florido feito o Vista... Confused
sarapicoazul
Eu tenho o XP Media Center (no fundo é o XP Pro mas modificado com um media center). Não quis o Vista (ainda), além de exigir muito do PC tenho medo de algumas incompatibilidades com outro software. O mesmo para o Office 2007. Eu sei que vou acabar por mudar para o Vista, mas não agora.
sarapicoazul
Acabei de ver uma comparação entre o Vista e o XP. Os benchmarks mostram que o Vista é mais lento. As aplicações gráficas (CAD, etc.) correm bem mais lento no Vista. O OpenGL também não é suportado pelo Vista (embora os drivers ATI e NVidia o suportem).

http://www.tomshardware.com/2007/01/29/xp-vs-vista/
Cassiowt
Creio que a Microsoft está sempre na vanguarda do software, ela sempre lança um sistema operacional muito acima das maquinas padrões do momento, pelo menos na realidade brasileira, mas será que isso acontece nos Estados Unidos?

Aposto que lá os "personais computer" padrões estão muito a frente dos nossos, desta forma o mercado que Microsoft quer atingir não é o mundial, pelo menos nào nesse momento.

Mas como os companheiros do forum já destacaram, por um lado é bom, até o vista se tornar um OS padrão cá no Brasil, já se passaram uns dois anos, e assim sendo já teremos uma versão bem testa e com vários bugs corrigidos.

Lembrem da versão atual XP quantos SP sairam ? Quantas correções diárias ainda chegam pelo Windows Update ??

É o negócio é esperar.
AngelsClan
Como todo sistema operacional recém lançado ele vem repleto de falhas e bugs, vc provavelmente deverá ter problemas com ele desde a instalação até o seu uso (falta de drivers e compatibilidade). Caso opte pela versão de 64 bits terá muita dor de cabeça com drivers pois são difíceis de conseguir (o sistema operacional não eprmite que sejam instalados drivers de 64bits que não tenham sido aprovados pela microsoft, reduzindo muito sua disponibilidade). Nos quesitos segurança e rede foi muito melhorado, seu firewall é uma ótima ferramenta de proteção dando controle sobre as conexões inbound indesejadas e outbound indesejadas (outbound implementadas no vista) o que dispensaria um software adicional para isso. Com relação à rede o q da pra dizer é que só agora após tantos anos de microsoft aprenderam a mexer com rede. Os pontos negativos mais visíveis são: software de backup é um lixo, o hardware requisitado é pesado (por volta de 2mil reais sem monitor), se vc não tiver drive de dvd terá que solicitar mídias de instalação substitutas à microsoft(CD´s) e um preço que não vale o quanto custa, afinal vc está pagando por poucas REAIS melhorias e sim por muita BELEZA.
Aos piratas, a ativação do produto ainda existe e agora não é mais opcional (por quanto tempo será que vão conseguir coibir a pirataria assim?).
Eu acho que devemos esperar mais um tempo para que sejam corrigidos eventuais falhas, bugs e problemas de compatibilidade. Sistemas operacionais recém lançados são sempre dor de cabeça, pretendo ficar no XP por pelo menos mais 1 ano, deixando a irritação e frustração para os apressadinhos fanáticos por tecnologia. Abraços.
thi.dias
pelo menos por enquanto, no Brasil, pouquíssimas pessoas irão usar o Vista. Talvez até testem por curiosidade, mas depois irão ver que ele ainda é pesado para suas pobres máquinas. Eu não vou nem testar, eu sei que vai ficar pesado já.
cabral
Quote:
se vc tiver um processador de dois nucleos@3GHz, 2 GB de memoria, HD de 10.000 RPM (um Raptor, por exemplo) e uma placa 3D que rode ah 300MHz, acho que deve dar um desempenho bom

Citei o que o cparakawa disse pq é a realidade, é uma configuração de ponta, presente apenas em micros top, pq mesmo que vc tenha a configuração mínima do Vista irá rodar o S.O a lenha, então creio que esse privilégio não seja para muitos, apesar de micro está razoávelmente barato atualmente.
Mas assim que o S.O é lançado, mesmo que não versão final, ainda irão ser corrigidos muitos bugs. Bill Gates quando iniciou a Microsoft na garagem de casa junto com um amigo, prometeu atualizar seu sistema sempre, que na época era o DOS, está atualizando até hoje! =]

Bem fika a critério a cada um, porém creio que só trocarei de S.O daqui a uns 2 anos ou quem sabe daqui 1,5 ano. =]

Abraços!

Wink
Tilibra
assim como foi no lançamento do XP, as máquinas populares não suportam a nova versão do OS da MS.

Mas com o tempo, evolução da tecnologia, e barateamento das peças, o vista será bem aceito como o XP eé agora.
mariohs
Li todos os posts de maneira geral, e vou colocar aqui minhas opiniões baseadas em algumas que já foram ditas aqui.
Bom, vamos lá... o melhor momento para trocar para o Vista...

• Quando o hardware para rodar o Vista "decentemente" fique mais barato aqui no Brasil e a maioria consiga adquirir. (coisa que ainda vai demorar um pouco).
  • Quando sair o primeiro ou segundo Service Pack, corrigindo a maioria dos bugs e brechas de segurança.
  • Quando todos os softwares existentes hojes forem compatíveis com o Vista.
  • Se o linux ainda não for uma alternativa completamente viável ao Vista (pessoal, não quero criar uma flame war, mas podem abrir outro tópico para discutir isso).
  • Quando o DVD do Vista custar 10 reais, sem proteção nas barraquinhas de camelôs. Não sou a favor disso, mas infelizmente é a realidade brasileira, o Vista só vai emplacar de vez no Brasil quando houver alternativas piratas ao SO original. Só reforçando, não sou a favor da pirataria.
fabiotemp
Claro que isso acontece com todos... Como pode um sistema operacional, custar o mesmo que um PC popular completo? Vc poderia adquirir 2 PC com Linux... A verdade é que a MS, vende o SO, nos preços de padrões mundiais... Enquanto ela não cair na real, nos, brasileiros continuaremos tendo que ler atualizações para não pegar um verificador de autenticidade... Infelismente...
renato.fornel
Prefiro esperar o service pack também. Alguns amigos que instalaram estão reclamando de conflitos de drives etc.
cparakawa
Eu me cadastrei no programa de testes do RC1, naquele tempo jah tava um lixo a compatibilidade de drivers. Deu uma melhorada, mas eu desencanei porque tava uma carroca o Vista. Minha intencao inicial era migrar pro Vista 64 bits, mas parece que a situacao tah mais podre ainda. Eu tenho duvidas se o Vista vai ser um sistema 64 bits decente antes de um provavel SP2, principalmente drivers e softwares de terceiros. Desencanei do Vista, fora que ateh o final de 2008 deve aparecer uma placa de video nativa DX10 que seja razoavelmente barata pra rodar o aero.
Bockman
Bom, eu não conheço a realidade Brasileira, mas não me parece que seja muito diferente da portuguesa.

A meu ver, o Vista foi lançado para integração em computadores novos, não sendo aconselhável para upgrades de PC's mais antigos.
Aqui em Portugal (semelhante ao que eu acredito que seja no Brasil) os PC's novos já têem capacidade para usar o Vista sem grandes problemas. Claro que não estou a falar de PC's novos de gama baixa (mas tb n precisam ser topo de gama) com processadores "normais" ao invés de core2 duo.

Ainda se vêem muitos PC's a sair com o XP, situação com a qual concordo, pois os PC's gama baixa / média-baixa não teem capacidade para aguentar um Vista em condições. As gamas média+ já dispõem de configurações bastante aceitáveis para correr o Vista.

Vou colocar uma configuração de um PC à venda em Portugal (marca branca) que corre o Vista sem qualquer problema.

• Processador INTEL CORE 2 DUO E6300 1.86GHZ
• 2GB (2 x 1GB DDRII PC 667)
• Disco 320 GB SATA
• 2 x Pl.Gráfica SAPPHIRE X1300 512MB HM ( 1GB)
• Windows VISTA HOME PREMIUM

Não é exactamente uma configuração para escritório, mas é um produto procurado cá... custa €999 (aprox. R$ 2700), que não é barato, mas não é um valor incomum para venda de um PC em Portugal.

Quanto vos custaria comprar um PC aí no Brasil? (se puderem por configuração+preço ficava com uma idéia do que estamos a falar)

Be Well Cool
mariohs
Vou esperar o cparakawa responder, pois não estou muito por dentro do mercado de informática, mas posso adiantar, que um computador como este sairia mais de R$ 2700 aqui no Brasil... a não ser que eu esteja muito enganado... As coisas ainda são caras aqui...
cparakawa
Saiu outra materia no Tom's Hardware Guide, agora nao eh sobre performance. Eh se as as maquinas novas mais baratas (Sempron/Celeron) suportam o Vista.

http://tomshardware.co.uk/2007/02/26/can_your_pc_really_handle_vista_uk/

A CPU de 350 euros aguenta o Vista, soh nao suporta (video onboard) todos os "frufrus" do Vista. Se somar mais uns 150 euros pra uma placa de video mais parruda, deve rodar o Aero mais tranquilamente. Pelo que eu usei o Vista, a coisa mais importante pra maioria dos usuarios que queiram migrar hoje eh o Aero (jogos em DX10, drivers, software proprio pro Vista, suporte "real" 64bits, etc, sao coisas pro futuro, ainda).

Na outra materia, na comparacao de performance, o XP tem melhor performance que o Vista. Se vc se apaixonar pelo aero, acho que migrar agora pro Vista eh uma boa escolha ... Cool

Bockman, esta maquina de 1000 euros eh soh a CPU? Ou inclui monitor 19TFT, teclado, mouse, etc? http://www1.euro.dell.com/content/products/features.aspx/desktops_better?c=uk&cs=ukdhs1&l=en&s=dhs
Tah 629 pounds / 935 euros este aih, nao eh marca branca/alienigena, monitor de 20 e Windows Vista Home incluidos. Com mais 17 pounds / 25 euros, vc usa o Vista Homem Premium. Eh barato o upgrade pra versao premium.

http://www.americanas.com.br/prod/580155/eacom
Marca HP, soh 512 de memoria, vem XP incluido, 17TFT, HD menor. Dah uns 1000 Euros. O computador nao eh caro (considerando a enxurrada de impostos), o povo eh que ganha pouco. No mercado cinza sai mais barato.
Bockman
eu diria que o preço é bastante mais elevado.

pesquisa rápida por um produto semelhante em PT:

http://www.chip7.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=11343

€ 676,00... é um bocado diferente mesmo...

Be Well Cool

[edit] esse valor já tem os impostos... preço final...[/edit]
cparakawa
O do Brasil tbm, soh que os impostos pra bens de informatica na europa, em geral, sao na faixa dos 15% (IVA/VAT). No Brasil, computador eh artigo de luxo, entao tem ICMS, ISS, IPI, II, etc. Soh o ICMS deve dar uns 30%. Ou seja, o PC de 1000 euros no Brasil custa uns 600 euros mais impostos. No "importabando", dah pra se achar o mesmo PC por uns 700 euros (chute). Eh mais ou menos como funciona o cigarro na Europa. Se em Portugal vc paga 3 euros em 20 marlboro, na franca acho que sao 6 ou 7, na inglaterra eh um pouco mais que 7. O cigarro eh basicamente a mesma droga (literalmente), o que muda muito o valor sao os impostos.
gnomme
Eu ja experimentei o Vista. Parece-me mais seguro que o XP pois tem mais ferramentas de segurança. parent control, etc.
A Nível gráfico está excelente e nem achei muito pesadão como muita gente tem dito. E a minha máquina so tem 700 megas de Ram.
Os principais problemas que encontrei foi de falta de drivers. Por exemplo para a minha Gráfica ATI 320 IGP. Embora isso aconteça o Vista corre o ambiente gráfico. Desabilita-me é o Aero que tanto tem dado que falar e tudo o que requer graficos 3D tambem não funciona.
Para quem quer comprar PC novo agora não é a melhor altura. É melhor esperar o proximo semestre em que os novos componentes de harware ja estarão suportados para Vista
Amsilva
gnomme wrote:
Eu ja experimentei o Vista. Parece-me mais seguro que o XP pois tem mais ferramentas de segurança. parent control, etc.

Não sei que fundamento terá isto, mas li num forum qualquer que não me recordo e o título era qqq coisa como isto: NÃO INSTALAR O MICROSOFT WINDOWS VISTA!

Atenção que isto não é copy+paste)

Bom antes de mais, ainda não tive oportunidade de lhe por a "vista em cima" por tanto não sei se isto terá fundamento.... julgo que sim, pois o tópico tinha mais detalhes técnicos mas agora não sei dizer onde o li... e por isso aqui vai:

-Dizia o e-mail que o VISTA ao ser instalado numa máquina, coloca na raiz do computador software anti-cópia, e de lá nunca mais sai.

- Alertava para ninguém comprar computadores com o VISTA já instalado, pois nunca mais iria conseguir fazer cópias de CD's\DVD's com direitos de autor protegidos, mesmo voltando a instalar o XP ou outro sistema.

-Diziam que a Microsoft o que fez foi enfeitar o XP e dotá-lo de altas medidas de prevenção à cópia, embora na lei portuguesa a cópia para uso pessoal seja permitida. Dizia mesmo que o VISTA não permitia passar um CD de música (comprado legalmente) para um leitor de MP3 (também comprado legalmente)...

Que acham disto?
CMA
Amsilva wrote:
-Dizia o e-mail que o VISTA ao ser instalado numa máquina, coloca na raiz do computador software anti-cópia, e de lá nunca mais sai.

- Alertava para ninguém comprar computadores com o VISTA já instalado, pois nunca mais iria conseguir fazer cópias de CD's\DVD's com direitos de autor protegidos, mesmo voltando a instalar o XP ou outro sistema.

-Diziam que a Microsoft o que fez foi enfeitar o XP e dotá-lo de altas medidas de prevenção à cópia, embora na lei portuguesa a cópia para uso pessoal seja permitida. Dizia mesmo que o VISTA não permitia passar um CD de música (comprado legalmente) para um leitor de MP3 (também comprado legalmente)...

Que acham disto?

Inútil. Espera um ou dois meses e alguém vai acabar por disponibilizar software que inutiliza essas protecções. Já agora, o ponto 2 não faz sentido algum. Se formatares o disco, ele fica completamente limpo, como uma folha em branco. Qualquer coisa introduzida pelo sistema operativo é eliminada completamente, juntamente com o mesmo.
Joker68
Bom, não li todo a thread e vim direto para o final, portanto perdoem-me caso alguém já tenha escrito o que vou escrever:

Para mim, a troca de um sistema operacional pode ser justificada pelo seguinte (veja se você se encaixa em algum, senão fique com o seu atual):

1) Necessidade para rodar aplicativos que são compatíveis somente com o novo sistema operacional (motivo de força maior);
2) Recursos que o novo sistema operacional oferece e que aumentam muito sua produtividade (de verdade, não de mentirinha);
3) A maioria das pessoas já está usando e isto está criando problemas de compatibilidade entre você e estas pessoas (em termos digitais, claro);
4) Vontade pessoal incontrolável de surfar a crista da onda tecnológica apenas pelo prazer de fazê-lo Smile;
5) Você trabalha com informática e precisa estar atualizado e apto a opinar sobre o produto.

Motivos para NÃO fazer o upgrade:

1) Você possui alguma peça de hardware ou software que é incompatível com o novo sistema, e não pode prescindir dela;
2) Você não possui máquina suficiente para rodar o novo sistema sem perder desempenho (perda de produtividade), e não tem grana (ou não está a fim) de gastar agora em uma máquina nova;
3) Por fim, o melhor de todos os motivos: se você não precisa (não vai trazer alguma vantagem imediata), então NUNCA COMPRE A VERSÃO 1.0 DE NADA.

Eu tenho máquina para rodar o Vista, mas me encaixo no item 1 dos motivos para não fazer o upgrade. Provavelmente, daqui a algum tempo quando o item 3 dos motivos para fazer o upgrade bater à minha porta, vou acabar cedendo, mas por hora, vou de XP mesmo. E pra quem gosta do visual do Vista, é só trocar o tema do XP com os milhões de utilitários que existem para isto. Razz
facool
Joker68 wrote:
Bom, não li todo a thread e vim direto para o final, portanto perdoem-me caso alguém já tenha escrito o que vou escrever:

Para mim, a troca de um sistema operacional pode ser justificada pelo seguinte (veja se você se encaixa em algum, senão fique com o seu atual):

1) Necessidade para rodar aplicativos que são compatíveis somente com o novo sistema operacional (motivo de força maior);
2) Recursos que o novo sistema operacional oferece e que aumentam muito sua produtividade (de verdade, não de mentirinha);
3) A maioria das pessoas já está usando e isto está criando problemas de compatibilidade entre você e estas pessoas (em termos digitais, claro);
4) Vontade pessoal incontrolável de surfar a crista da onda tecnológica apenas pelo prazer de fazê-lo Smile;
5) Você trabalha com informática e precisa estar atualizado e apto a opinar sobre o produto.

Motivos para NÃO fazer o upgrade:

1) Você possui alguma peça de hardware ou software que é incompatível com o novo sistema, e não pode prescindir dela;
2) Você não possui máquina suficiente para rodar o novo sistema sem perder desempenho (perda de produtividade), e não tem grana (ou não está a fim) de gastar agora em uma máquina nova;
3) Por fim, o melhor de todos os motivos: se você não precisa (não vai trazer alguma vantagem imediata), então NUNCA COMPRE A VERSÃO 1.0 DE NADA.

Eu tenho máquina para rodar o Vista, mas me encaixo no item 1 dos motivos para não fazer o upgrade. Provavelmente, daqui a algum tempo quando o item 3 dos motivos para fazer o upgrade bater à minha porta, vou acabar cedendo, mas por hora, vou de XP mesmo. E pra quem gosta do visual do Vista, é só trocar o tema do XP com os milhões de utilitários que existem para isto. Razz

você levantou creio eu, os pontos mais relevantes da questão.

Eu instalei o vista (ultimate) mas usei por uma semana... meu sistema rodou legal (falando em desempenho) mas.. a velha história de todo novo sistema, incompatibilidade. Muitos programas q eu uso, e não posso deixar de usar (programas de cálculo estrutural) não foram compatíveis de nenhuma forma... entre outros softwares.

O style (aero) é show de bola também, pelo menos eu curti.
Mas o negócio é esperar alguns meses mesmo, pelo menos pra quem não pode largar mão de algum software.
Tilibra
meu pc não vai dar conta do vista .... Sad

vou esperar mais um pouco até juntar uma grana boa pra pegar um PC que vai abalar o Windows Vista Very Happy
Bockman
Tilibra wrote:
meu pc não vai dar conta do vista .... Sad

LOL.. eu diria que então seria o Vista a dar conta do teu PC Razz Razz

Só deixo uma recomendação. quem NÃO PRECISA de fazer o upgrade, não o faça já. é sempre boa política esperar uns meses para que os bugs sejam corrigidos. Tal como no XP, o Vista ainda estará a ter actualizações críticas em 2010, mas as actualizações realmente críticas e os bugs maiores estão, por regra, corrigidos ao fim de um ano.

Para quem quer experimentar, aconselho a tentarem em VMWARE (se conseguirem correr o SO no VMWARE em condições, o vosso PC está apto a arcar com o elefante do Vista)

Be Well Cool
juninho_14
nao gostei do vista nao... realmente existem muitos bugs, toda hora trava o explorer..diz que nao ta respondendo, alem consumir mta memoria!
nao vale a pena por ele agora nao...
fabiotemp
Como criador deste tópico, me sentí na obrigação de ver qual que é deste Vista... Instalei na máquina agora vamos aos resultados... Realmente... ele é grande e pesado... Ocupa quase 7 GB do hd assim que instalado... Ele tem um visual bonito... Te dah bastante informação do sistema e não pareceu ter muitos bug... atualizei várias vezes... e está rodando legal... apesar de eu ter somente 512 mb... Porém o que incomoda mais é a quantidade de espaço no hd... eu sempre deixei 15 gb reservado para programas e SO.... Porém com o Vista, bastou instala-lo + o office 2007 e o Photoshop e o espaço acabou... Encontrei um programa que parece que vai resolver esse problema... Chama-se VLite... Ele cria um novo DVD de instalação e promete baixar a instalação em até 4 GB... e cerregar muito menos a memória... Porém esse assunto vou tratar em outro tópico...
Abraços
pagear
Já estão "vendendo" os processadores de 4 núcleos - entre aspas porque custam a bagatela de R$3000 Shocked - e isso vai tornar os de 2 núcleos cada vez mais baratos.

Será interessante trocar para o Vista quando esses processadores de 2 núcleos custarem em torno de R$150, o equivalente ao Celeron, hoje. Então, 2Gb de memória também serão mais baratos e já terão sido lançados Service Packs, drivers e etc.

Se você HOJE já tem REAL NECESSIDADE de usufruir o que o Vista oferece (em termos técnicos, não a "perfumaria") ENTÃO, na verdade, você PRECISA do Linux. Wink
pkmario
Qundo vc tiver um pc q suporte o win vista!! Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
fabiotemp
Fiz o teste com o Vlite... Esse programa faz com qu vc escolha o que quer instalar do Vista... Funciona muito bem... Além de ganhar mais espaço, torna ele uito mais rápido.
Sentí uma diferença enorme na velocidade do vista puro para o Vlite... Está praticamente na velocidade do XP... O vista completo, vem cheio de coisas inúteis que ao meu modo de ver não serve pra nada... A parte boa que fica nele mesmo na versão lite, é o Media Player 11 e o IE 7.0...
fabiotemp
Ia me esquecendo... Em alguns programas, ele pede que vc logue como administrador do sistema... Mas rodaram todos que quis instalar... Outra coisa boa, é que qualquer coisa que vc vá instalar ou modficar, ele pede sua autorização... diminuindo o risco de virús que se auto executam... Realizei os testes em um notebook com processador semprom 2800+ com 1.6 de clock, 512 de ram compartilhada cedendo 64 para o vídeo.
Nõ pretendo voltar para o XP... Acho que com mais 512 vai ficar jóia.
hive
Eu instalei o Vista em casa e aguentei uma semana. è muito bonitinho mas usa RAM demais. Tem que ter uns 2 Gb pra rodar redondo, vou esperar o preço da DDR2 cair bem pra instalar novamente...
fabiotemp
Existe um programa que se chaa Vlite, Ele cria um novo DVD de instalação do Vista e deixa ele muito mais funcional, tira todas as besteiras extras e deixa apenas o esencial... Para se ter uma idéia, o Vista puro ocupa mais de 6 Gb no hd, Já com o Vlite, usa apena 1,8gb... Uma diferença enorme em temanho e desempenho, que fica bem melhor... E o Vlite é grátis
phantombr
Não só neste fórum, como em outros, percebo que usuários não-cegos tem quase que 100% de adesão ao mandamento:

"Não instalarás o Vista antes do segundo patch de correções."
Joker68
fabiotemp wrote:
A parte boa que fica nele mesmo na versão lite, é o Media Player 11 e o IE 7.0...

Ou seja, tira tudo fora e deixa o MP11 e o IE7. Daí fica como o XP. Epa. Mas daí É o XP, hehehehe.

Wink
delicacys
na verdad nunk testei o vista, mas dizem q a interface eh mto bonita e tal. Mas tô mto feliz com o meo XP aqui e pretendo continuar com ele, pq tah rapido e tenho mta coisa gravada aki... além do mais, nem todos os programas estaum disponiveis p/ o Vista.. ele precisa ficar mais "popular" ainda, não acham??
Cassiowt
Alguem sabe se existe uma versão trial do Windows Vistas.

Ou uma versão beta ?

Gostaria de testar a instalação do sistema operacional em meu microcomputador antes de adquirir uma licença. Pois se o meu hardware não for compatível não vale a pena comprar a licença.

Gratos.
leandrow
Cassiowt wrote:
Alguem sabe se existe uma versão trial do Windows Vistas.

Ou uma versão beta ?

Gostaria de testar a instalação do sistema operacional em meu microcomputador antes de adquirir uma licença. Pois se o meu hardware não for compatível não vale a pena comprar a licença.

Gratos.

Existe sim:

Windows Vista (32bit)
- http://superdownloads.uol.com.br/download/192/microsoft-windows-vista-(english-32-bit)/

Windows Vista (64bit)
- http://superdownloads.uol.com.br/download/190/microsoft-windows-vista-(english-64-bit)/

Ambos estão em inglês, são versões de testes e também versões de avaliação, ou seja, expiram após 30 dias de uso.

* Obs.: Copie e cole os endereços no seu navegador.

Wink
Tilibra
sou técnico de informática, e por isso mexo com windows vista quase todos os dias .... mas uma coisa eu digo... não instalo no meu PC até não sair um Service Pack, e até não trocar o meu pc é claro :p

ele é muito bonito, tem muitas funçoes novas, mas ainda assim, parece ser muito pesado ... como disse um amigo meu, parece que em segundo plano tem um jogo está sendo executado o tempo todo :p

vou esperar até sair o SP1... até lá acho que já troquei de PC Smile
CRPLAYES
Bem eu tenho um Athon Xp 2600+ 1gb DDr e 64mb Video Geforce 4 MX440(tinha uma radeon 9600Pro só que queimou) . Por enquanto não pretendo trocar para o vista pois tenho varios programas no Windows XP que ja rodam pesado, imagina se eu mudar para o Vista, acho tambem que so devo trocar depois de fazer um upgrade na minha maquina.
leandrow
Tilibra wrote:
sou técnico de informática, e por isso mexo com windows vista quase todos os dias .... mas uma coisa eu digo... não instalo no meu PC até não sair um Service Pack, e até não trocar o meu pc é claro :p

ele é muito bonito, tem muitas funçoes novas, mas ainda assim, parece ser muito pesado ... como disse um amigo meu, parece que em segundo plano tem um jogo está sendo executado o tempo todo :p

Poderia me dizer se realmente vale a pena trocar o XP pelo Vista?

Tem muitas funções novas e úteis ou é só design mesmo?

Falow, abraços!...
Tilibra
leandrow wrote:
Tilibra wrote:

Poderia me dizer se realmente vale a pena trocar o XP pelo Vista?

Tem muitas funções novas e úteis ou é só design mesmo?

Falow, abraços!...

atualmente, como eu disse, acho que seria bom aguardar o SP1, pois o Sistema Operacional Vista ainda não está 100% confiável.
As grandes mudanças são com relação a visual (Aeros), gerenciamento de memória, gerenciamento de processos, e plataforma para games (DirectX 10)....

dependendo da sua configuração, um pré-teste seria bom pra vc tirar suas próprias conclusões. Tente instalar usando o VMWare, ou Virtual PC, que assim vc não precisa formatar seu pc Smile
sandyglam
Eu gostei mto do vista, porém não puder! mas tendo um bom pc da pra utilizar legal, os bugs dele dá pra tirar de letra!
Vaguiner carlos
Eu tentei migrar do xp para o vista, comprei um 1gb de memoria instalei o vista, só que ao instalar o visual basic 6.0, o sistema simplesmente não aceitou a instalação do visual basic 6.0, não tive outra opção a não ser voltar para o velho xp.
leandrow
Bem, depois de pensar a respeito, achei melhor não migrar agora, daqui alguns anos quem sabe!
Guizuuuhh
Realmente o Windows Vista é tem uma interface muito diferenciada e bonita. Mas... ele é muito pesado.
Gostaria de migrar para o Vista, mas meu PC não suportaria... tenho primeiro que dar uma "turbinada" nele. Mas para quem puder migrar, MIGREM. O Windows Vista é impecável.
facool
Realmente o vista é excelente....minha máquina é legal então roda sem problemas.
Alguns programas ainda são incompatíveis, mas isso com o tempo se resolve.... No meu caso eu preciso usar dual boot, porque preciso do XP para rodar um programa de cálculo estrutural que não rodou no vista.
Mas foi o único inconveniente até agora. Os jogos rodaram perfeitamente e os demais programas também... NOD32, Nero, Photoshop, Scenarist, etc
________
Tenho 2gb de ram 667, 8800 GTS 320mb, X2 4000, HD 160 sata e porei amanhã o vista em dual boot, para teste. Será que ficará bom Question
FernandoRB
Ouvi dizer que eles vão lançar o Win Seven mais cedo por causa do fracasso de vendas do Vista, então talvez eu nem precise usar o Vista. Ficamos todos aguardando por computadores baratos que rodem esse sistema perfeitamente.
Erst
- Vista uma perca de tempo e de dinheiro para quem compra, besteira gastar em um sistema que so tem falhas, muitos comprar achando que estão fazendo a melhor coisa da vida mas na realidade o vista não passa de mais um sistema da MS em que eles queria juntar bons sistemas no mercado e simplesmente juntar eles em um só! o vista nada mais é que o OX da Mac, junto do Linux= Vista, uma coisa cheia de purpurina um xp com efeitos 3D e cheio de falhas, acham isso algo util tem uma coisa que so tem efeito vizual, creio que todos buscam funcionalidade, e confiabilidade quando adquirem um programa ou sistema novo, e infelizmente não é isso que o vista tras, ele so nos tras efeitos, e muitas incompatibilidades, alem de falhas que a MS nem fala que existem,
é mais uma vez a historia se repete!.
wolvebr
kra eu ja usei o vista e achei ele muito bom na parte gráfica, mas por isso peca em agilidade... não me adiantaria ficar reclamando do vista pois todos os upgrades de windows sempre dão essa confusão... meu 1º pc foi um win 95, lembrar o que aconteceu pro 98??... dae mais as outras siglas que faliram (ME....) e depois veio o milagroso XP, lembram como foi?, incompatibilidade, falta de segurança e tbm exigia um pc bom d+ pra época... estamos somente repetindo a história.. xP...
se você for um usuário de pc que o utilize apenas para ver e-mail, música e essas coisas pode ir pro vista que é uma excelente experiencia... mas se você necessita de seu pc para trabalho mantenha o xp por mais um tempo até termos condições de hardware e a microsoft arrume o software para migrarmos para o vista...
sobre o win seven que está programado para 2010 não fico muito confiante... se for lançado em 2012 acho q sai cedo... xP... e podem ter certeza que até lá ñ vai mais ter upgrades pra XP... mas é isso né, é esperar a microsoft dar o game over no XP... vlwz.... (perdi muito jogos mudando do 98 pro XP mesmo com o programa de compatibilidade, isso foi muito marcante na minha infância... ^^... )
leandrow
wolvebr wrote:
(perdi muito jogos mudando do 98 pro XP mesmo com o programa de compatibilidade, isso foi muito marcante na minha infância... ^^... )

Huahuahuahuahuahua, o mesmo aconteceu comigo, cara!

Especilamente no que diz respeito aos jogos em DOS e, pra ser mais específico, os meus projetos do MUGEN. Sad
rafael2112
Bockman wrote:

Vou colocar uma configuração de um PC à venda em Portugal (marca branca) que corre o Vista sem qualquer problema.

• Disco 320 GB SATA

Não é exactamente uma configuração para escritório, mas é um produto procurado cá... custa €999 (aprox. R$ 2700), que não é barato, mas não é um valor incomum para venda de um PC em Portugal.

Quanto vos custaria comprar um PC aí no Brasil? (se puderem por configuração+preço ficava com uma idéia do que estamos a falar)

Be Well Cool

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-65626586-processador-intel-core-2-duo-e6300-183-ghz-fsb-1066-mhz-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-65708789-corsair-memoria-1-gb-ddrii-533mhz-pc4200-garantia-1-ano--_JM

• Disco 320 GB SATA

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-66917255-hd-samsung-320gb-sata-7200rpm-_JM

(achei uma de 256MB mais de rodar sem problemas)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-67315551-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-67385588-windows-vista-home-premium-microsoft-_JM

Um monitor lcd

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-65952138-monitor-lcd-192-ws-novo-c-garantia-e-nota-fiscal-_JM

Provalvelmente com os perifericos ficaria aprox R$2700,só esqueceu um detalhe a cambio só vale para importação e exportação,ganhamos em reais e gastamos em reais,vocês a mesma coisa em euros,resumindo!para nos obter um PC nessa configuração,seria equivalente a vocês pagarem 2700 euros em portugual,acho que entederam...
FernandoRB
"kra eu ja usei o vista e achei ele muito bom na parte gráfica, mas por isso peca em agilidade... não me adiantaria ficar reclamando do vista pois todos os upgrades de windows sempre dão essa confusão... meu 1º pc foi um win 95, lembrar o que aconteceu pro 98??... dae mais as outras siglas que faliram (ME....) e depois veio o milagroso XP, lembram como foi?, incompatibilidade, falta de segurança e tbm exigia um pc bom d+ pra época... estamos somente repetindo a história.. xP...
se você for um usuário de pc que o utilize apenas para ver e-mail, música e essas coisas pode ir pro vista que é uma excelente experiencia... mas se você necessita de seu pc para trabalho mantenha o xp por mais um tempo até termos condições de hardware e a microsoft arrume o software para migrarmos para o vista... "

É verdade, no final das contas esse problema sempre aconteceu! Me lembro quando lançaram o XP e os requerimentos dele era gigante para época!
Então é questão de tempo... vamos esperar que os hardwares que rodem o vista rapidamente sejam lançados e fiquem baratos e vamos todos migrar para o vista.
Brasileiro também só sabe reclamar! (Eu sei que esse fórum é para Brasileiros,Portugueses e todos os outros países que falam Português).
sergio_ykz
Qualquer usuário com alguma experiencia percebe que o Vista nada mais é que o XP com uma cara bonitinha.

A MS até está tentando emplacar o poble OS, fazendo alguns softwares somente para ele (como o DX 10), porém alem de ser muito pesado ele ainda dá muito pau.

Prefiro o bom e velho XP, está estavel (a lá MS), roda a maioria dos aplicativos do mercado e é bem mais leve.

Não recomendo a migração agora.
Tilibra
engana-se sergio.

Ao contrário do que muitos acham, o vista não é o XP com roupa nova.
Quem teve a chance de ve-lo rodando pode perceber que existem muitas funcões adicionais, tanto na área de gerenciamento de recursos, controle de pais, proteão contra usuários novatos e softwares mal-intencionados.

Já que passou-se um bom tempo desde que o tópico foi iniciado, voltei aqui, aproveitando que ele havia sido revidado, pra dar o meu parecer nos dias de hoje :

Tenho a versão Home Premuin ( Original : Estou ciente de que isso me traz muitas vantagens ) e instalando todas as atualizações disponíveis no Microsoft Update, foi possível perceber que os bugs mais gritantes foram corrigidos logo no inicio da distribuição. As atualizacoes disponíveis mais recentemente são voltadas a questões de segurança e bem poucas de desempenho.

Obviamente o vista é mais pesado que o xp, pois possui mais recursos, mais possibilidades , mais segurança, e mais acessibilidade. Mas como aconteceu na mudança do 98 para o xp, houve muite gente que exitou em faze-la. Hoje ocorre o mesmo com o vista, mas o tempo resolve tudo e em poucos anos a maioria já estará utilizando vista, devido também ao fatos dos desenvolvedores de software estarem lançando versoes exclusivas para Vista, e em pouco tempo, deixando o xp de lado; com isso quase que obrigando os usuário a migrarem também para o vista.

Mas uma coisa é certa : Sabendo-se configurar bem o winvista, é possível faze-lo tornar-se leve e descomplicado tanto quanto o winxp é.

depois que instalei-o no meu pc foi que começei a procurar soluções para torna-lo mais agil. Resolvi quase todos os meus problemas com uma simples busca no google.

recomendo apenas para quem gosta de estar sempre atualizado e para quem trabalha com suporte como eu.
Petsecia
Meu notebook é vista capable... To pensando em mudar para o vista mas sempre fico adiando com medo de ficar lento... Minha configuração é um centrino Duo (1.8 eu acho) com 1GH de ram.

fabiotemp wrote:
A síndrome do upgrade que existe em muita gente, inclusive em mim, teve uma brecada na hora de mudar pro vpara o Windows vista... Afinal, é um sistema operacional, e não um programinha que se não gostar basta remover.... A grande preocupação, é em relação a compatibilidade dos software e os hard... outra coisa... como ele consome mais memória, talvés seja necessário ter o dobro para termos o mesmo desempenho do XP...
Opine para ajudar as pessoas que pensam em mudar a se decidirem,