FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

[CINEMA] O Segredo

Kashinilaya
Seguindo o exemplo de joker68 que incluiu o tópico sobre o filme Quem Somos Nós, gostaria de sugerir o filme The Secret. Infelizmente, não existe tradução oficial para o português. Trata-se também de um documentário. O filme é altamente inspirador e ensina o segredo para uma vida próspera em qualquer área da nossa existência. O conhecimento contido no filme é milenar, está descrito em várias (se não todas) escrituras religiosas (inclusive a Bíblia), tem sido ensinado pelos maiores pensadores da história e aplicado pelos homens de negócio mais bem-sucedidos do mundo. Pode ser acessado (em inglês) no site oficial do filme: www.thesecret.tv
Talvez eu fique sem acesso à internet por alguns dias, mas retornarei para saber se há interesse em saber mais sobre o filme.
Um abraço.
cparakawa
Acabei de assistir o filme agora. A lei da atracao jah me era familiar pela lei do retornos, wiccans dizem que toda acao retorna de forma triplicada.

Basicamente, sao 3 estagios: vc mentaliza o que vc quer, o universo retorna possibilidades de vc consegui-lo e vc tem que saber receber este feedback, reconhecendo (gratidao) e aproveitando este retorno.

Aparentemente eh simples. Soh que somos criados para os problemas da vida, como se fosse um fardo. Isto gera uma atmosfera negativa na nossa mente. O primeiro passo no primeiro estagio eh saber controlar e eliminar a negatividade de pensamentos que temos. Isto eh dificil. Eu consegui, inicialmente, bloquear isto atraves de alguns mantras new ages - reconheco que ainda preciso usar esta "muleta".

Pensamento, ao mesmo tempo que eh uma forma de acao, eh uma forma de vibracao - energia. Alguns mantras (especialmente os baseados em "ohmms") sao fortes para isto. Consigo bloquear melhor o funcionamento "normal" do cerebro, me concentrando mais nas coisas positivas. Ao mesmo tempo, consigo maior equilibrio mental/espiritual, o que me permite reconhecer mais facilmente o retorno que o universo me dah. Daih, numa posicao mais "iluminada", consigo ter gratidao e reconhecer as possibilidades que me sao expostas. Minha vida tem se tornado bem melhor, principalmente no controle de ansiedade.

No final do filme ha uma fala que se enquadrou no que eu ando pensando. No comeco, vc pede "informacao" para saber o que pedir. A partir do momento que vc consegue decidir o que pensar (evitar coisas malucas estilo dominar o mundo e coisas que impliquem maleficios aos demais, lembrando da lei dos retornos), vc tem que se focar. Bloquear em maior escala o negativismo dentro de vc mesmo - e ah sua volta - e se dedicar a conseguir o que almeja. Estou na fase do foco.

Eu tenho buscado aumentar a carga de conhecimento que possuo, eh uma busca continua. Entretanto, chega um momento em que vc tem que aplicar toda esta carga para alguma coisa. Filmes como o "The Secret" me ajudam a estruturar melhor conhecimentos que em geral eu jah possuo, aumentando a capacidade de foco. Eh um processo de auto lavagem cerebral. Entender que alguns dos meus defeitos sao intrinsecos - demoram a ser alterados - e alguns problemas sao derivados de falhas estruturais, que tem que ser combatidos o mais rapido possivel, como o negativismo.

[]'s
pamelaBM
O filme parece ser interessante gostei do post do cparakawa, esse filme tem disponivel em locadoras??
Já q estão falando de filme, hj no SBT vai passar "O Brinquedo Assassino" XD... e Noite de Terror na globo, pena q vou ter q escolher apenas um para assistir, pq acho q os dois vão passar no mesmo horario..
cparakawa
Eu apelei pra locadora "gratuita" conhecida de todo mundo, eh bem rapido de se conseguir.

Faz muito tempo que eu nao assisto o filme do Chuck, e nunca assisti o filme do Chuck e sua noiva. Eu tenho problemas, filme de terror nunca me deu medo, ou me dah sono ou ataque de risos. Tbm, com maravilhas como Jason, Fred e A Volta dos mortos vivos, o descredito aumenta. Pra passar mal, sou mais os filmes estilos "Seven".

[]'s
ericquadros
valeu pela dica, vou locar ele assim que possível.
Kashinilaya
cparakawa wrote:
Acabei de assistir o filme agora. A lei da atracao jah me era familiar pela lei do retornos, wiccans dizem que toda acao retorna de forma triplicada.

Basicamente, sao 3 estagios: vc mentaliza o que vc quer, o universo retorna possibilidades de vc consegui-lo e vc tem que saber receber este feedback, reconhecendo (gratidao) e aproveitando este retorno.

Aparentemente eh simples. Soh que somos criados para os problemas da vida, como se fosse um fardo. Isto gera uma atmosfera negativa na nossa mente. O primeiro passo no primeiro estagio eh saber controlar e eliminar a negatividade de pensamentos que temos. Isto eh dificil. Eu consegui, inicialmente, bloquear isto atraves de alguns mantras new ages - reconheco que ainda preciso usar esta "muleta".

Pensamento, ao mesmo tempo que eh uma forma de acao, eh uma forma de vibracao - energia. Alguns mantras (especialmente os baseados em "ohmms") sao fortes para isto. Consigo bloquear melhor o funcionamento "normal" do cerebro, me concentrando mais nas coisas positivas. Ao mesmo tempo, consigo maior equilibrio mental/espiritual, o que me permite reconhecer mais facilmente o retorno que o universo me dah. Daih, numa posicao mais "iluminada", consigo ter gratidao e reconhecer as possibilidades que me sao expostas. Minha vida tem se tornado bem melhor, principalmente no controle de ansiedade.

No final do filme ha uma fala que se enquadrou no que eu ando pensando. No comeco, vc pede "informacao" para saber o que pedir. A partir do momento que vc consegue decidir o que pensar (evitar coisas malucas estilo dominar o mundo e coisas que impliquem maleficios aos demais, lembrando da lei dos retornos), vc tem que se focar. Bloquear em maior escala o negativismo dentro de vc mesmo - e ah sua volta - e se dedicar a conseguir o que almeja. Estou na fase do foco.

Eu tenho buscado aumentar a carga de conhecimento que possuo, eh uma busca continua. Entretanto, chega um momento em que vc tem que aplicar toda esta carga para alguma coisa. Filmes como o "The Secret" me ajudam a estruturar melhor conhecimentos que em geral eu jah possuo, aumentando a capacidade de foco. Eh um processo de auto lavagem cerebral. Entender que alguns dos meus defeitos sao intrinsecos - demoram a ser alterados - e alguns problemas sao derivados de falhas estruturais, que tem que ser combatidos o mais rapido possivel, como o negativismo.

[]'s

Gostei da sua descrição do filme. Gostaria apenas de adicionar uns comentários. O filme "Quem Somos Nós" (ver post de joker68: http://www.frihost.com/forums/vt-65640.html) é uma boa complementação para quem deseja desenvolver a técnica para realizar o que quer que deseje na vida. Lá explica-se o que ocorre na fisiologia que torna tão difícil para certas pessoas mudar o padrão de pensamento, ou seja, por exemplo, substituir pensamentos negativos por positivos. Os palestrantes daquele filme, bem como os do The Secret, afirmam que é possível, embora possa realmente ser demorado. O The Secret, no entanto, é o meu favorito. A produtora (Rhonda Byrne) conseguiu apresentar a técnica de uma forma incrivelmente inspiradora! Vale a pena conferir. Infelizmente, o filme só está disponível em inglês e somente pode ser adquirido no site oficial do filme, por enquanto.
Importante frisar uma coisa: o ensinamento do filme se resume à chamada Lei da Atração - aquilo que mantemos em nossa mente é atraído para a nossa vida! Ora, toda ação, antes de ocorrer, não passava de um pensamento. A ação é uma manifestação do pensamento. É o pensamento concretizado e, portanto, carrega mais energia ainda que o pensamento e é, assim, capaz de atrair mais rápido. É possível adquirir cópias piratas do filme, inclusive com legendas em português (o que não ocorre na versão original), por um preço inferior ao do original, ou mesmo de graça. Entretanto, quem faz isso, não entende de fato o filme, pois está atraindo esse tipo de atitude para si. Bato sempre nessa tecla quando posso, correndo o risco de ser chamado de chato. Mas desejo difundir a idéia de que o direito autoral deve ser respeitado. Toda obra requer um esforço, e muitas vezes dinheiro, para ser levada adiante. Muitas pessoas vivem disso. Se o hábito da pirataria virar regra, como ocorre de forma tão descarada aqui no Brasil, os autores de qualidade podem desistir do ofício ou o preço da obra aumentará (como ocorre atualmente) para compensar a perda. A escassez de livros eletrônicos (de qualidade) no Brasil, por exemplo, é uma comprovação do que digo. Se queremos atrair o que a vida tem de melhor a nos oferecer, temos que agir de forma coerente com nossos pensamentos.
Pego o gancho para comentar os demais posts:
[quote=pamelaBM]O filme parece ser interessante gostei do post do cparakawa, esse filme tem disponivel em locadoras??
Já q estão falando de filme, hj no SBT vai passar "O Brinquedo Assassino" XD... e Noite de Terror na globo, pena q vou ter q escolher apenas um para assistir, pq acho q os dois vão passar no mesmo horario..[/quote]
[quote=ericquadros]valeu pela dica, vou locar ele assim que possível.[/quote]
O filme não está disponível para locação no Brasil, mas se vocês entenderem inglês, podem assisti-lo por cinco dólares (uma única apresentação) no próprio site oficial do filme. Ou podem comprá-lo, como eu decidi fazer.

Um abraço.
cparakawa
Uma coisa estranha eh quando vc comenta sobre a copia pirata ser algo errado e que isto acaba piorando as coisas. O filme nao fala sobre isto, que eh a lei dos retornos. Alias, o filme fala sobre como reverter isto. De posse de uma "esfera refratora da realidade" (a la Steve Jobs, o grande mestre do negocio), vc pode ver a realidade da forma que bem entender e formar sua propria realidade. Enfim, as possibilidades sao infinitas. O certo e o errado, para determinadas coisas, sao muito tenues. Por exemplo, o material utilizado para a criacao do filme adveio TAMBEM de uma serie de livros que jah existem no mercado e que nao receberam creditos (e possivelmente royalties). Aih vem a historia do ladrao que rouba ladrao. Enfim, eh muito mais facil falar de crimes mais basicos. Entrando no clima do filme, nem comente sobre o assunto porque isto eh carregado negativamente.

Eu acho que o filme tem um grande merito de apresentar o "segredo". Entretanto, pra quem eh cetico eh apenas um grande absurdo. Se vc acredita, aparentemente eh facil. Se coloca em pratica, descobre que eh dificil.

Como filme, eu gostei. Como guia norteador, sou mais o Napoleon Hill. Eu estava lendo o Joseph Murphy hoje. Enfim, pra quem gosta e quer se aprofundar no tema, existem varios autores que falam sobre isto. Nao como lei da atracao apenas, mas como o poder do subconsciente, como o poder da auto-sugestao, etc. Fiz o teste da nota, recebi um resultado perfeito mas indevido com apenas 2 dias de mentalizacao. Como se diz: Tome cuidado com o que vc pensa, pode se tornar realidade. Cool

[]'s

Obs.: "Por acaso", vc estah frisando o problema dos copyrights porque saiu seu livro de matematica? Ou eh soh viagem de minha parte? Cool

PS:
Eh meio offtopic continuar discutindo aqui, mas acho interessante. Acabei por adicionar ao post original. Talvez fosse melhor abrir outro topico ou mandar em mp. Vamos ver no que dah. Wink

Rearranjei as ideias sobre os direitos autorais. Soh reforcou minha ideia de que o sistema capitalista nao controla o mundo. O capitalismo pressupoe a propriedade privada dos meios de producao/capital. Direitos autorais sao capital "intelectual". Pare para pensar. A posse de terras passa de geracao para geracao durante seculos em qualquer pais mais civilizado. Com o dinheiro, acontece o mesmo. Entretanto, os direitos autorais expiram apos certo tempo. Nunca vih nenhum movimento organizado para direitos autorais permanentes, apenas para um aumento do "prazo de validade" dos direitos autorais.

Considerando como um todo, direitos intelectuais sao dificeis de se controlar. Veja o caso da Microsoft, que clona varios conceitos dos concorrentes hah muito tempo. Os desktops do Linux foram criados tendo em mente o que hah na MS e na Apple, e ninguem fala de direito intelectual. O mouse eh criacao da Xerox (acho) e ela nao recebe nada por isto. Saindo do ramo da informatica: o brasil quebrou as patentes de varios medicamentos e ficou por isto, principalmente porque os EUA fizeram algo parecido devido ao Katrina. Quando eu olho pro seu nick, eu associo com Kalashinikov, o "pai" da AK-47, um dos melhores rifles de combate jah criados. Existem clones feitos em diversos paises, como China, Cuba e Israel. E ninguem estah nem aih para a propriedade intelectual. Fora o fato de que Kalishinikov nao criou o rifle, ele aperfeicou uma arma alema da segunda guerra e nao estava nem aih para a propriedade intelectual (tudo bem, era na antiga URSS). Provavelmente, o rifle alemao tbm foi criado clonando outra arma. Na area militar, dao a resposta de que dane-se os direitos intelectuais, eh questao de seguranca nacional e outros congeneres. Enfim, existem desculpas para tudo.

Qual a minha teoria? De que bens tangiveis sao mais facilmente protegiveis. Bens intangiveis nao o sao. Fora isto, existe o conceito dentro da maioria dos seres humanos instruidos de que o "conhecimento" eh um bem universal. Somente loucos ou imbecis tentam reinventar a roda, desconsiderando todo o conhecimento acumulado por milenios. A maior parte do conhecimento nao paga dividendo. Acredito eu que, dentro do subconsciente coletivo, nao seja um "mal" o uso de direitos intelectuais de outros, na verdade eh uma forma de alicercar o progresso proprio em muitos casos.

Juntando estas coisas, temos o estado atual das coisas. Por exemplo, os Estados Unidos jah fizeram n intervencoes EXTERNAS para proteger bens tangiveis de corporacoes americanas, seja petroleo, plantacao de bananas, cassinos, etc. Entretanto, INTERNAMENTE, nao hah uma forte campanha repressora pelos direitos intelectuais. Existem os direitos provisorios assegurados por leis que garantem as patentes (e propriedade intelectual), mas sao quebrados mais facilmente em casos de "necessidade". Ou seja, direitos intelectuais sao direitos de propriedade de segunda linha. E realmente sao.

Infringir direitos autorais, a meu ver, nao causam mal psicologico ah pessoa que os infringe. Entretanto, nao causam bem. Nao existe pirateiro que fique milionario, grosso modo. Atualmente, dah dinheiro clonar "conceitos" e aperfeicoa-los - mesmo que seja marketing, vide os casos da Microsoft e Apple. Infringir direitos autorais causam mal a si mesmo se vc o faz com o intuito de prejudicar deliberadamente o dono dos mesmos. "Meu windows eh piratao porque eu nao vou dar um tostao pra MS". Eh um pensamento negativo e tacanho. Respeitar os direitos autorais aumento o respeito proprio a partir do momento que vc se sente bem em aumentar a riqueza do autor de determinado produto intangivel, atraindo esta riqueza para si mesmo pela lei da atracao. Nao sei se ficou claro, direitos autorais em termos da sociedade como um todo sao respeitados no limite do possivel e das circunstancias, por determinado periodo de tempo. Em termos pessoais, eles podem alavancar seu proprio desenvolvimento, mas a infracao dos mesmos nao eh necessariamente prejudicial. Fora que, se sua "esfera refratora da realidade", se sua capacidade de distorcer seus feelings para criar uma melhor realidade for ALTA, dane-se. Falando da lei dos retornos, eu nunca vi nenhum caso de retorno negativo pelo referido ato em si. Vc eh punido pela burrice ou de usar abertamente o direito intelectual de outros quando estes sao protegidos ou por associar negativamente os direitos intelectuais com o bem-estar de outros - a famosa inveja.

Falando em termos pessoais. Os pcs que eu uso tem windows xp original, menos um (que fica na sala, para as visitas). Entretanto, eu tenho mais duas licencas de 2000 Pro guardadas. Por queh eu nao uso? Preguica (pode ser um sentimento ruim ou nao). O fato de ter PCs devidamente licenciados nao me faz sentir melhor, o contrario tbm nao, o que importa? Pensando como pessoa de sucesso, "pra que ficar chorando por migalhas, vc VAI ganhar dezenas de vezes este valor em um dia". A MS deve pensar assim, fora que eu nem sei se dah pra trocar duas licencas de 2000 Pro por uma de XP.

Retornando mais ainda ao filme: como vc disse, eh muito barato para obter o filme direto do site. Eles nao estao preocupados com a vendagem do DVD em si. O importante eh divulgar o conceito da lei da atracao (eles nao deteem os direitos sobre ela) e alavancar a exposicao dos ditos "consultores" para receberem por palestras, principalmente. Ou seja, a pirataria acaba sendo benefica. Se soh fosse possivel distribuir por meios legais 5000 copias do filme, ia ser muito pior que distribuir 2000 copias legais multiplicadas por um fator de pirataria de 10. Vc acaba recebendo por meio das palestras, e envolve muito mais dinheiro se vc eh famoso e renomado. Como dizem varios autores sobre o assunto (Joseph Murphy com certeza diz isto), mentalize o que vc QUER atingir, nao o COMO vc quer atingir, seu subconsciente entende melhor e mais rapido o recado. Alem do mais, quando vc assisti o filme pela segunda vez e jah tem uma base sobre o assunto, fica evidente que uma minoria realmente entende sobre o assunto, a maioria nao vale o MEU dinheiro numa palestra. E eh um produto bom. Se fosse um produto mediocre, a pirataria faria milagres por propagar o lixo rapidamente (nao vale o meu dinheiro, mas de graca posso pensar). Conceitos podres, mas a propagacao de bens intangiveis por meios escusos acaba sendo um catalisador do sucesso do mesmo. Fora que vc mesmo deu a dica: nao existe versao legal do filme para o publico de lingua portuguesa. Ou seja, eh o absurdo do produto infrator ser melhor o legal.

[]'s again
gottjustitiar
olhem,ja vi esses filmes,manerissimos(em uns posts meus,acho que foi no Nacionalismo-brasil,eu cito eles Smile n sei se foi antes do joker,mas tanto faz,o q importa eh q eu gostei) mas eu preferi,entre os 2,o the secret.ele é bem mais objetivo,ao meu ver.o quem somos nós conta,ensina e tal,mas enrola demais também,com aquela historinha boba da mulher fotografa.eu sei que foi para melhorar o exemplo,mas poderia ter sido mais direto Smile
cparakawa
Quando vc assiste o filme outra vez, fica meio evidente que eles nao explicam direito como usar o "segredo", o filme eh um resumao meio por cima; e eu concordo que alguns side-stories/exemplos no final deixaram ah desejar. Se bem que, se fosse para explicar direito, iam ser vaaaaaaaarios filmes e, explicando tudo, nao ia dar pra vender palestras/consultoria. E cada pessoa deveria desenvolver/adaptar um metodo diferente, mais condizente com suas peculiaridades.

[]'s
Kashinilaya
Resolvi nem citar (usar QUOTE) o penúltimo comentário do cparakawa, porque foi muito longo. cparakawa até considerou algumas coisas como OFF-TOPIC, mas penso que estão bem no assunto do filme. Não acredito que valha a pena entrar muito no tópico porque, no final das contas, é uma questão de consciência. Cada indivíduo tem consciência de certos aspectos da realidade (mais ou menos o que cparakawa disse). Enquanto cada pessoa fala de seu nível de consciência, quem escuta só pode fazê-lo do seu próprio. O risco de virar uma conversa de surdos é grande!

Quem pratica a pirataria tem a tendência de justificar o ato com as mais diversas desculpas. Quem não pratica, tende a não aceitar nenhuma delas. Algumas das coisas que você falou podem ser verdade, como o fato de se desejar ganhar dinheiro com as palestras, e não com um filme ou livros. Nunca saberemos ao certo a não ser que perguntemos aos autores, mas se não se deseja ganhar dinheiro com a obra, porque vendê-la?

O livro de Matemática Védica está em andamento, mas já publiquei um outro (um romance) de quase 500 páginas. Você nem imagina o trabalho que dá para escrever um livro, quando se deseja apresentar algo novo, criativo e de qualidade. Levei um ano inteiro, tendo que dividir meu tempo entre o livro, meu trabalho e minha família! Foi muito sacrifício (para todos)! Se eu não conseguir viver disso, não terei disposição para escrever outros (ou escreverei em um ritmo muito mais lento). Contudo, já sou contra a pirataria muito antes de pensar em me tornar escritor. Aos meus olhos, nenhum argumento que cparakawa usou justifica o desrespeito a um direito financeiro que o detentor do direito autoral possui. Se não houvesse intenção de se ganhar dinheiro com a obra, ela teria sido disponibilizada gratuitamente. Muitos fazem isso. Há inúmeros programas de computador gratuitos!

O filme The Secret foi baseado em dois livros: The Master Key System, escrito por Charles F. Haanel, e The Science Of Getting Rich, por Wallace D. Wattles, ambos de domínio público (o direito autoral já se expirou). Ambos estão disponíveis gratuitamente no site do filme (www.thesecret.tv). Mas como eu disse anteriormente, o conhecimento contido no filme tem sido apresentado por inúmeras fontes, inclusive religiosas. O direito autoral se refere ao conjunto que, no caso, é bastante original.

Eu me surpreendo de ver que cparakawa, com o conhecimento ao qual demosntra ter tido acesso (que é bastante parecido com o que eu tive), não relaciona o ato da pirataria com a Lei da Atração, ou a Lei do Retorno, como ele nomeou, como eu relaciono, ou seja, como algo negativo, independentemente da justificativa. Isso mostra como divergem entre si as realidades individuais.

Só espero que cparakawa compre, e não fotocopie, meu livro de Matemática Védica, quando estiver pronto! Smile
cparakawa
Aih vc estah falando sobre ser escritor. Obviamente tem que se ter remuneracao sobre isto. Escrever demanda tempo e capacidade. Jah tive que escrever papers academicos, manuais de usuarios, monografia, dissertacao, etc, etc. Eu sei o trabalho que dah, tanto que meus posts sao gigantescos e eu considero que dah mais trabalho para os usuarios daqui lerem do que para escreveh-los. Fora que livros sao bens muito mais tangiveis do que software/filmes e existe diferenca de qualidade entre um original e uma copia.

Quote:
Eu me surpreendo de ver que cparakawa, com o conhecimento ao qual demosntra ter tido acesso (que é bastante parecido com o que eu tive), não relaciona o ato da pirataria com a Lei da Atração, ou a Lei do Retorno, como ele nomeou, como eu relaciono, ou seja, como algo negativo, independentemente da justificativa. Isso mostra como divergem entre si as realidades individuais.

Eu estava esperando por isto, jah estava esperando este tipo de reacao; infelizmente vc nao pegou pesado. Agora eh a parte divertida .... Twisted Evil

Pelo que diz o filme, a "atracao" estah relacionada com seus feelings. Entao, se vc nao se sente mal fazendo algo, como eh que vai retornar algo ruim? Ou o conceito estah errado, ou eu sou muito burro pra entender o filme (talvez ambas as coisas). Naquela listagem de feelings que aparece no filme (e que existe para download no referido site), eu discordo que alguns sejam bons e outros sejam ruins. Hope/esperanca, eu considero pessoalmente como neutro. Entao a pirataria (ou qqer outro tipo de "crime") vai retornar de forma positiva ou negativa de acordo com o seu subconsciente, e nao de acordo com a moral/etica vigente na sociedade. Como eu mencionei, o roubo de propriedade intelectual (muitas vezes descaradamente) nao demonstra o retorno de coisas negativas por acao de alguma "lei universal". NAO QUER DIZER QUE EU CONCORDE, simplesmente eh assim. O que tornaria as coisas muito mais simples, no meu ponto de vista.

Dentro da Lei do Retorno (o que vc faz, retorna para vc x3), vc veh exemplos em que o retorno eh positivo - como eu citei lah pra cima. Se fosse estritamente ruim, retornava de forma negativa. As empresas "chupinham" conceitos e ganham com isto, ao inves de perder.

No meu ponto de vista, a grande hipotese do porqueh disto acontecer eh que as leis da atracao e do retorno sao leis, NAO SAO VERDADES ABSOLUTAS. Elas indicam um modus operandi, mas devem existir vastas brechas como na legislacao brasileira.

Qual eh a minha resposta para o caso da pirataria/roubo de propriedade intelectual em relacao ah resposta do universo? Depende da sua consciencia. Estou abstraindo qqer complicacao legal/penal/etc.

Como o filme mesmo diz, a realidade eh ilusoria. Vc cria/veh a realidade que quiser. No extremo, se vc fizer soh coisas ruins e se sentir bem, a lei da atracao vai lhe ajudar a fazer mais coisas mas. Talvez este seja o segredo do ACM e do Maluf ... Twisted Evil

Quote:
Só espero que cparakawa compre, e não fotocopie, meu livro de Matemática Védica, quando estiver pronto!

Eu perguntei soh porque me lembrei do outro topic, matematica saiu fora das coisas importantes da vida faz uns 18 anos (eu tinha uns 14). Sinto muito, quase certeza que eu nao vou comprar e nem xerocar. Eu compro uns 2 ou 3 livros por mes, xerox eh um lixo porque apaga com o tempo e, mesmo mandando encadernar, fica podre comparado com um livro. Fora que eu nem tenho muito acesso a xerox ultimamente.

Vou contar uma historia pra demonstrar o como eu nao tenho um padrao puro de comportamento sobre o assunto. Na faculdade, o professor pediu para que comprassem o livro dele para acompanhar a aula. O livro era muito barato, saia uns 70% do preco do xerox do mesmo. Eu xeroquei o livro por 2 motivos: pra nao dar um tostao de direitos autorais e pra nao dar o minimo remorso de jogar tudo no lixo ao final do curso. Arrependimento zero, alias acho ateh que fui muito melhor do que se tivesse comprado o livro, ateh fui liberado da ultima prova. A aula era um lixo, o professor era picareta, o livro eram anotacoes de aula, sendo que o professor somente contava as piadinhas sem graca que constavam no livro. Dando nome aos bois: "Contabilidade Social", Andre Franco Montoro Filho (aka montorinho ou andrezinho montoro).

O problema de se tentar resolver os problemas da vida por meio de UM filme ou de UM livro eh que vc simplifica demais as coisas e acaba perdido no processo. As coisas podem partir de principios simples, mas a adaptacao ah realidade de cada e a execucao de qqer "formula magica" acaba por se demonstrar muito complexa. Por exemplo, ateh que ponto a etica e a moral prejudicam a qualidade de vida de cada um? Pra mim, etica e moral sao soh formas de controle social. E por aih vai. O filme "The Secret" dificilmente resolve a vida de alguem: ele eh um comeco para uma jornada possivelmente dificil e trabalhosa, mas que "pode" ser altamente recompensadora.

[]'s
Kashinilaya
cparakawa wrote:
Eu estava esperando por isto, jah estava esperando este tipo de reacao; infelizmente vc nao pegou pesado. Agora eh a parte divertida .... Twisted Evil

Pelo que diz o filme, a "atracao" estah relacionada com seus feelings. Entao, se vc nao se sente mal fazendo algo, como eh que vai retornar algo ruim? Ou o conceito estah errado, ou eu sou muito burro pra entender o filme (talvez ambas as coisas). Naquela listagem de feelings que aparece no filme (e que existe para download no referido site), eu discordo que alguns sejam bons e outros sejam ruins. Hope/esperanca, eu considero pessoalmente como neutro. Entao a pirataria (ou qqer outro tipo de "crime") vai retornar de forma positiva ou negativa de acordo com o seu subconsciente, e nao de acordo com a moral/etica vigente na sociedade. Como eu mencionei, o roubo de propriedade intelectual (muitas vezes descaradamente) nao demonstra o retorno de coisas negativas por acao de alguma "lei universal". NAO QUER DIZER QUE EU CONCORDE, simplesmente eh assim. O que tornaria as coisas muito mais simples, no meu ponto de vista.

Dentro da Lei do Retorno (o que vc faz, retorna para vc x3), vc veh exemplos em que o retorno eh positivo - como eu citei lah pra cima. Se fosse estritamente ruim, retornava de forma negativa. As empresas "chupinham" conceitos e ganham com isto, ao inves de perder.

No meu ponto de vista, a grande hipotese do porqueh disto acontecer eh que as leis da atracao e do retorno sao leis, NAO SAO VERDADES ABSOLUTAS. Elas indicam um modus operandi, mas devem existir vastas brechas como na legislacao brasileira.

Qual eh a minha resposta para o caso da pirataria/roubo de propriedade intelectual em relacao ah resposta do universo? Depende da sua consciencia. Estou abstraindo qqer complicacao legal/penal/etc.

Como o filme mesmo diz, a realidade eh ilusoria. Vc cria/veh a realidade que quiser. No extremo, se vc fizer soh coisas ruins e se sentir bem, a lei da atracao vai lhe ajudar a fazer mais coisas mas. Talvez este seja o segredo do ACM e do Maluf ... Twisted Evil

Seus posts são longos demais para eu conseguir comentar sobre tudo. Falarei apenas sobre um ponto que julgo mais importante: não é exatamente a realidade que muda em diferentes níveis de consciência, mas a PERCEPÇÃO DA REALIDADE.

{Para ser de fato real, a REALIDADE não pode mudar, deve ser absoluta. Tal assertiva afasta a possibilidade de qualquer parte do relativo ser considerada realidade. Esse é um conceito filosófico tratado em várias partes da literatura védica, em especial o livro Vasishta's Yoga (que eu saiba, só tem em inglês e eu me esqueci do nome do tradutor) e que não vale a pena discorrer aqui.}

Assim, um ato que causa algum mal ou prejuízo a alguém não deixará de ser errado somente porque o agente se sente feliz em executá-lo. O sentimento, conforme afirmado no filme, é a forma de mostrar à pessoa, se seus pensamentos estão em sintonia com o que se deseja experimentar ou atrair. Todos os pensamentos geram um sentimento. Como os atos são frutos dos pensamentos, também geram sentimentos. Como os pensamentos, muitos sentimentos permanecem escondidos no subconsciente. O fato de não percebermos conscientemente o sentimento (ou o pensamento), não significa que ele não exista. Não acredito que alguém considere certo, em seu íntimo, usufruir de um trabalho realizado por alguém sem querer gratificá-lo por isso, especialmente se esse alguém vive disso! Pode-se dar várias desculpas como "é caro demais," "sou contra o capitalismo," "não gosto do sujeito que fez," etc., mas no íntimo, a pessoa sabe que não está agindo certo.

É bem verdade que quando a pessoa não sabe (realmente não sabe) que está causando algum mal não gera a negatividade que gera uma pessoa que sabe (mesmo que esta tente enganar a si mesma, afirmando que não está causando mal algum). Por exemplo, se uma criança pequena copia um livrinho para dar de presente e não tem a menor noção de que não deveria fazer isso, provavelmente não gerou nenhum efeito negativo no ambiente. Mas um adulto que não sabe se o livro está em domínio público ou não e copia mesmo assim, certamente está acumulando pontos negativos no seu "registro espiritual." A ignorãncia não é desculpa, mas a inocência sim!

Quanto ao fato de uma pessoa (ou empresa) estar "se dando bem," roubando as idéias dos outros, cuidado! A vida é complexa demais para podermos afirmar que a prosperidade de alguém é decorrente de atos negativos. Alguma coisa boa foi ou está sendo feita para justificar a prosperidade, mas mais cedo ou mais tarde os demais atos surtem efeito. Grandes e pequenas empresas entram em falência, pessoas perdem toda a riqueza o tempo todo no mundo. A Lei do Retorno (como você costuma mencionar) não falha!

Ops... este post acabou maior que os do cparakawa! Confused
cparakawa
Nem lembrava mais, já faz um tempo. Deixa eu tentar escavar na memória.

Kashinilaya wrote:
Seus posts são longos demais para eu conseguir comentar sobre tudo. Falarei apenas sobre um ponto que julgo mais importante: não é exatamente a realidade que muda em diferentes níveis de consciência, mas a PERCEPÇÃO DA REALIDADE.

{Para ser de fato real, a REALIDADE não pode mudar, deve ser absoluta. Tal assertiva afasta a possibilidade de qualquer parte do relativo ser considerada realidade. Esse é um conceito filosófico tratado em várias partes da literatura védica, em especial o livro Vasishta's Yoga (que eu saiba, só tem em inglês e eu me esqueci do nome do tradutor) e que não vale a pena discorrer aqui.}

Quem fala da mudança de percepção da realidade é o outro filme, o quem somos nós. No the secret, a mudança de percepção gera a mudança da própria realidade.

Quote:
Assim, um ato que causa algum mal ou prejuízo a alguém não deixará de ser errado somente porque o agente se sente feliz em executá-lo. O sentimento, conforme afirmado no filme, é a forma de mostrar à pessoa, se seus pensamentos estão em sintonia com o que se deseja experimentar ou atrair. Todos os pensamentos geram um sentimento. Como os atos são frutos dos pensamentos, também geram sentimentos. Como os pensamentos, muitos sentimentos permanecem escondidos no subconsciente. O fato de não percebermos conscientemente o sentimento (ou o pensamento), não significa que ele não exista. Não acredito que alguém considere certo, em seu íntimo, usufruir de um trabalho realizado por alguém sem querer gratificá-lo por isso, especialmente se esse alguém vive disso! Pode-se dar várias desculpas como "é caro demais," "sou contra o capitalismo," "não gosto do sujeito que fez," etc., mas no íntimo, a pessoa sabe que não está agindo certo.

Eu não considero que existe o certo e o errado. São conceitos relativos, variam de acordo com o grupo social, local, tempo, etc, fora o discernimento e a percepção individual. O fator padronizado para definir o que é certo ou errado são os arquétipos, ou inconsciente coletivo, ou algo do gênero, mas mesmo assim vejo diferenças nos conceitos do que é certo ou errado. Não me lembro ao certo, mas um dos poucos conceitos de crime é o estupro. É crime em qqer qualquer momento da história, mesmo entre as sociedades de símios superiores. O roubo, por outro lado, não é visto assim. Os saques fazem parte da história da humanidade, um grupo rouba o outro em benefício próprio.

Quanto ao exemplo esdrúxulo que eu dei e suas colocações:
"é caro demais" - e eu paguei mais caro ainda no piratex.
"sou contra o capitalismo" - até aparece ... pode ser um lixo, mas não inventaram nada melhor
"não gosto do sujeito que fez" - não sou obrigado a gostar de ninguém. E nem é roubo, já que o Estado o pagava para dar aula. Além de assistir uma aula ruim, vou ser obrigado a pagar por um livro péssimo? Nem a pau, prefiri deixar o dinheiro do livro e mais um pouco com o dono do xerox. Financeiramente foi burrice, mas minha consciência ficou tranquila.

Quote:
A ignorãncia não é desculpa, mas a inocência sim!

Não entendi direito. É difícil dizer que a criança não sabe e é inocente, o adulto não sabe e é ignorante. Os dois são ignorantes, o que poderia diferenciar seria a falta de "maldade" nas crianças, o que é meio relativo. Criança tem um instinto de crueldade forte. A meu ver, nenm ignorância e nem inocência são desculpas. Aliás, desculpas pra quê?

Quote:
Quanto ao fato de uma pessoa (ou empresa) estar "se dando bem," roubando as idéias dos outros, cuidado! A vida é complexa demais para podermos afirmar que a prosperidade de alguém é decorrente de atos negativos. Alguma coisa boa foi ou está sendo feita para justificar a prosperidade, mas mais cedo ou mais tarde os demais atos surtem efeito. Grandes e pequenas empresas entram em falência, pessoas perdem toda a riqueza o tempo todo no mundo. A Lei do Retorno (como você costuma mencionar) não falha!

A história das empresas roubarem umas às outras é muito antiga. Como vc diz, a vida é muito complexa. A vida não se resume a duas leis (Atração e Retorno/Karma), fora que são leis, não verdades absolutas. O fato de se praticar o "mal" não infere em algum retorno deletério. E a prática do bem pode causar bem-estar mas pode levar ao retorno de coisas ruins - como os franceses mortos no Rio.

As pessoas querem formas fáceis de resolver seus problemas, seja acreditar na lei da atração, se enfiar num templo, etc. O fato é que as soluções simples não existem para muitos problemas. Basear a vida em uma ou duas regras de bolso é algo ridículo.

Quote:
Ops... este post acabou maior que os do cparakawa! Confused

Vc diz que é escritor e tem preguiça de escrever? Cool
psydevil
esse documentario e um must, e de facto e extraordianario a forma como a lei da atraccao funciona, é tao simples e pratica.
people, vejam e abusem e voltem a ver, pois a partir deste documentario podem alocancar tudo o que desejarem.

abraco
Kashinilaya
Um rápido aviso: o filme já está sendo mostrado nos cinemas brasileiros (ao menos em oito cidades, não me pergunte quais).