FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Quem Somos Nós? (o filme)

Joker68
Alguém aqui viu o filme "What a */$@ do we know?" (ou com o título em português "Quem Somos Nós")?

Se sim, o que achou do filme?

Particularmente, acho que o filme tem coisas plausíveis e outras nem tanto. A fim de conversar sobre o assunto, deixe aqui sua opinião. Wink
mariohs
Acho que o filme ainda não está em exibição no Brasil. Você recomenda gastar umas horinhas para assistí-lo?
Joker68
Bom, eu moro em Porto Alegre, RS (Brasil), e por aqui o filme já passou. Tem também em DVD (que foi como eu vi).

Eu acho que o filme vale a pena, para alguém que "curte" coisas como metafísica, física quântica, universos paralelos e o que tudo isso pode ter a ver com nossa espiritualidade e vida prática.
Complexo? Nem tanto.

O filme é praticamente um "documentário" de opiniões de diversos pesquisadores em diversos assuntos e ramos da ciência, porém basicamente girando ao redor da física quântica e biologia molecular.
A maneira de apresentação do filme pode parecer um pouco estranha em princípio, mas logo em seguida as coisas começam a "fechar" e vai se acompanhando as conclusões cada vez mais rápido.

Com essa série de entrevistas, os pesquisadores apresentam uma nova forma de encarar quem (ou o que) realmente somos, o poder da mente sobre a matéria, realidades paralelas, etc.

Eu sou suspeito para falar, acho que na nossa vida o que realmente conta são as experiências e o conhecimento que adquirimos ao longo da jornada, então sou ávido por isto (o que não quer dizer que eu "compre" logo de cara qualquer teoria). Neste aspecto, recomendo sim assistir ao filme. No mínimo, gera muito combustível para reflexão e papo de bar...
Smile
mariohs
"papo de bar"... hahahaha... um papo um tanto quanto erudito. Achei que o filme era novo, e estava em cartaz, mas pelo visto já passou e tá nas locadoras Embarassed . Me interesso pelo assunto, portanto acho que acabarei por assistí-lo.
Kashinilaya
Esse filme é extraordinário! Recomendo enfaticamente que todos assistam. Trata-se não apenas de uma interpretação não-convencional de teorias, mas explica o porquê de ser tão difícil para as pessoas mudar de hábitos. Explica também porque algumas pessoas conseguem realizar tanto, com relativa facilidade, enquanto outras levam a vida como se fosse uma eterna luta. É um filme para se assistir muitas vezes, até que se tenha dado a devida reflexão sobre o que é apresentado.
Bruhna
Pelo visto o filme deve ser bom. Quando eu tiver um tempo livre com certeza vou assistir Wink
cparakawa
Acabei de assistir o filme agora (maldita curiosidade ...).

Boa parte da informacao eu jah tinha, mas o enfoque multidisciplinar ficou muito interessante. Eu concordo com os que assistiram, recomendo para quem realmente gosta deste tipo "avancado" de ciencia. Comeca mais como um documentario, depois vira um filme mais do tipo "comum" e aih se ajustam melhor as partes.

Gostei da parte em que se diz que vc absorve uma parte infima da realidade ao seu redor, me fez lembrar da "esfera refratora da realidade" do Steve Jobs. Cool

Realmente eh um filme para assistir de novo, mas aviso que o dublado tah meio lixo (a voz da mina e do indiano estao lastimaveis).

[]'s
Joker68
Sim, a versão original (sem dublagem) é sempre melhor. Very Happy

Porém, o real motivo do tópico não é tanto ouvir *somente* a opinião sobre o filme, e sim *também* discutir alguns aspectos apresentados pelo mesmo, como por exemplo a parte que comenta que nosso comportamento está atrelado ao "vício" que temos nos peptídeos formados em nosso cérebro, e que portanto determinariam em grande parte como agimos.
Se é assim, como explicar:

a) o surgimento do vício (quando nascemos já seríamos pré-determinados a ele ou isto seria determinado nos primeiros anos de vida?)

b) a mudança súbita de comportamento causado por situações extremas (acidentes de quase morte, por exemplo), ou mesmo o nascimento de um filho...

É por aí, a idéia do tópico é começar a discutir estes e outros aspectos do filme. Assim a gente ganha pontos enquanto enriquece a cuca. Rolling Eyes

Question Ouvi dizer hoje que saiu a versão 2, que seriam partes que foram cortadas do primeiro. Alguém ouviu falar deste ou já assistiu?
cparakawa
Joker68 wrote:

b) a mudança súbita de comportamento causado por situações extremas (acidentes de quase morte, por exemplo), ou mesmo o nascimento de um filho...

Considerando que o cerebro soh processa uma parte infima da realidade, suponho que o choque de tais acontecimentos faca com que o cerebro passe uma parte infima da realidade diferente da anterior.

Quote:
É por aí, a idéia do tópico é começar a discutir estes e outros aspectos do filme. Assim a gente ganha pontos enquanto enriquece a cuca. Rolling Eyes

Enriquece ou enlouquece? Cool

Uma parte que eu gostaria de ver mais explorada no filme eh quando se fala da influencia do ser humano na agua. Da forca do pensamento (positivo ou negativo) sobre o ambiente ao nosso redor. Ateh que ponto realmente alteramos o ambiente e ateh que ponto distorcemos a realidade para ver o que queremos. O_o
hive
Não ví o filme mas me interessei, vou procurar assistir.
Dei uma "googlada" e achei um link interessante: http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/09/quem_somos_nos.html
cparakawa
Um amigo meu me passou um link sobre o filme:

http://dragaodagaragem.blogspot.com/

Acaba com qualquer pretensao mais seria do filme

Quote:

Um ex-padre que pregava o evangelho do irmão gêmeo de Jesus, um médico que quer curar os gays e acha que os liberais são retardados mentais, outro que exerce uma terapia não reconhecida pela ciência, um físico praticante de levitação, um cara morto há 35.000 anos baixando em uma dona loira e, em má companhia nesta turma, um físico sério enganado pelos discípulos de uma seita maluca. Bem, agora que você já sabe onde está pisando vamos assistir ao filme.

Obvio que achar que algo eh 100% verdade ou 100% mentira eh um extremismo nao muito racional. Quem se interessar, leia os dois artigos no referido blog. Desmonta varias teorias mostradas no filme.

Este eh um dos trechos mais legais:

Quote:
O médium que canaliza Ramtha no filme é a mulher loira conhecida pelo pseudônimo de JZ Knight. Segundo ela Ramtha, um espírito iluminado que, tal qual Jesus, ascendeu aos céus depois de sua morte, se manifestou pela primeira vez na cozinha da sua casa em 1977. De lá para cá, a mulher fundou uma seita, a Ramtha School of Enlightenment e passou a faturar milhões em seminários, cursos, livros, fitas e bibelôs sobre os ensinamentos de Ramtha. Como JZ possui o copyright sobre Ramtha, é pouco provável que o espírito se manifeste para outro futuro milionário por um bom tempo (será que alguém já registrou o domínio intelectual sobre o Dr. Fritz?).

hahahahahahahaha

[]'s
facool
Achei interessante o filme, ele intercala segmentos de entrevista com supostos peritos de diversas áreas (a maioria científica) com segmentos de ficção e de animação.

Creio que seja um filme meio de auto-ajuda, e pode ser resumido na frase "nós somos o que ousamos acreditar que podemos vir a ser".
Kashinilaya
Joker68 wrote:

Question Ouvi dizer hoje que saiu a versão 2, que seriam partes que foram cortadas do primeiro. Alguém ouviu falar deste ou já assistiu?

É isso mesmo. É uma versão mais longa. Embora tenha passagens interessantes, a versão mais curta é mais clara, mais bem montada, talvez.