FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Programadores COBOL

lmeurer
E ae pessoal td certo ?

Sou novo aqui no forum e ainda nao vi nenhum post sobre cobol.

Trabalho com cobol e gostaria de saber se tem mais alguem aqui que trabalhe com essa linguagem ?!
cparakawa
Acho que eh um profissional meio em extincao ... Cool

Eu aprendi Cobol em 1988, a ultima vez que eu programei em Cobol foi em 1992 (Cobol 85). Faz tempo ... A ultima vez que eu ouvi falar em Cobol foi no bug do milenio (uns 7 anos atras).
mariohs
cparakawa wrote:

Eu aprendi Cobol em 1988, a ultima vez que eu programei em Cobol foi em 1992 (Cobol 85). Faz tempo ... A ultima vez que eu ouvi falar em Cobol foi no bug do milenio (uns 7 anos atras).

Shocked Shocked Shocked
Ouvi falar de cobol a muito, muito tempo atrás, nunca soube o que era, e nunca tive contato...
cparakawa
Cobol era uma das mais difundidas linguagens de alto nivel de utilizacao profissional. Existiam varias versoes (74, 80, 85, etc - anos de lancamento) e para varias plataformas (todos os portes, eu usei em grande porte IBM, series A, medio porte-Unix, redes Novell, pcs comuns). Eh razoavelmente facil programar em Cobol, normalmente vc criava o programa usando a base logica em DHF (eu sei que eh antigo, mas eh melhor que o diagrama de blocos comum), nao tinha este negocio de programacao orientada ah objetos. Saiu ateh um tal de Visual Cobol, mas nunca vi.

No tempo do mais antigamente, se usavam os cartoes perfurados para fazer a carga do programa no grande porte. Era comum se usar aquelas folhas verdes para fazer o data-entry (vc escrevia o programa na folha verde, cada caracter num quadradinho, aih mandava pro cpd pra alguem digitar). Acho que o Imeurer deve trabalhar com programacao em alguma grande empresa, aonde existem varios programas rodando em Cobol - ainda. Alias, o Cobol era um dos principais problemas nos tempos do bug do milenio, visto que as versoes mais pre-historicas tinham soh 2 digitos para o ano (economia de espaco, antigamente era carissimo). Algumas empresas fizeram gambiarra, outras atualizaram a versao do Cobol, outras simplesmente migraram. Eu gostava de programar em Cobol. Cool

[]'s
lmeurer
cparakawa wrote:

Concerteza o profissional de cobol é um ser em extinção. Por isso estão pagando tão bem pra quem sabe essa linguagem. Aqui na minha empresa estão contratando imediatamente quem souber COBOL e DB2.

A área está crescendo bastante.

Uma informação impotante pra quem não sabe. Pelo menos 70% de toda programação dos bancos (estamos falando de milhoes de dolares), é feita em cobol.
Bockman
lmeurer, não posso dar certezas porque não trabalho com bancos, mas aqui em Portugal tinha idéia que os Bancos já tinham esquecido o COBOL...

Já percebi que trabalham com alguns (pelo menos dois) dos grandes bancos do Brasil, que supostamente se mantêm na vanguarda, por isso fiquei na dúvida.
Sabes se em Portugal a situação é idêntica à vossa?

(talvez ainda vá a tempo de aprender COBOL Wink trabalhar na banca cá é muito vantajoso)

Be Well Cool
cparakawa
Ateh o final da decada de 90, os bancos brasileiros eram VANGUARDA em termos de informatica na area. Tbm, num pais em que 1 dia de diferenca na compensacao chegou a dar 1%, eh muito dinheiro. Nos Estados Unidos, tem banco que compensa cheque em 10 dias uteis. Se fosse no Brasil, imagina perder ateh 15% do valor de um cheque por causa disto. As aplicacoes nao soh tem que rodar em D0, tem que rodar em real-time desde a decada de 80. Isto soh comecou nos paises ricos mais de 10 anos depois. Cobol eh um negocio POWER, soh que vai haver migracao algum dia, mas eh algo lento. Time que estah ganhando, sabe como eh que eh. Quando eu me formei, eu tinha vaga garantida pra trabalhar no Itau. Pelo jeito, ainda tem ... Cool
lmeurer
Bockman wrote:
lmeurer, não posso dar certezas porque não trabalho com bancos, mas aqui em Portugal tinha idéia que os Bancos já tinham esquecido o COBOL...

Já percebi que trabalham com alguns (pelo menos dois) dos grandes bancos do Brasil, que supostamente se mantêm na vanguarda, por isso fiquei na dúvida.
Sabes se em Portugal a situação é idêntica à vossa?

(talvez ainda vá a tempo de aprender COBOL Wink trabalhar na banca cá é muito vantajoso)

Be Well Cool

Bockman, nao sei como andam as coisas ai em portugal, mas uma coisa eu garanto, existem várias empresas q prestam serviço para os bancos, minha empresa por exemplo está sempre procurando clientes internacionais e todos eles ainda trabalham com COBOL. Trabalho em uma fabrica de software e prestamos serviço para várias empresas, nao somente para os bancos.

Uma coisa é certa o COBOL sempre foi e sempre será forte para processamento de uma grande quantidade de dados. Além de rápido ele é super seguro e em empresas onde corre um grande valor em dinheiro o que mais se deseja é segurança nas transações.

Eu acho muito pouco provável que os bancos venham a migrar a sua linguagem pois o custo disso para seria na casa dos bilhoes ou trilhoes, mas sei que é bem elevado.
Kashinilaya
Rapaz, um tópico pré-histórico!
Trabalhei profissionalmente com COBOL por alguns anos. Achei que tinha sido um desperdício de tempo, mas vejo que me enganei. Tem gente até ganhando dinheiro com isso! Quem sabe meu diploma de programador COBOL ainda serve para alguma coisa?
cabral
Fala ae pessoal!
Ja ouvir alguns comentários sobre a linguagem COBOL, mas nunca imaginei que os bancos ainda utilizassem tal linguagem! Porém, sei que profissionais que programam em COBOL são raros no mercado, consequentemente, as vagas oferecidas que são muito raras pagam muito bem!!!

Creio que não valha a pena eu por exemplo, acabar minha facul de S.I e me especializar em COBOL, pois temos linguagens como JAVA(sei que é lento, sempre que comento falam isso!) que interessam-me, e temos várias vagas que pagam muito bem tb!
JAVA é uma das linguagens mais promissoras atualmente no mercado creio eu!

Digam vossas opiniões vc's que são mais experientes na linguagem COBOL!

abraços! Wink
lmeurer
Kashinilaya wrote:
Rapaz, um tópico pré-histórico!
Trabalhei profissionalmente com COBOL por alguns anos. Achei que tinha sido um desperdício de tempo, mas vejo que me enganei. Tem gente até ganhando dinheiro com isso! Quem sabe meu diploma de programador COBOL ainda serve para alguma coisa?

Com certeza serve pra muita coisa ainda. Um analista de sistemas que trabalha hoje com cobol, ta ganhando no minimo 4 mil reais... Isso é realmente muito bom ;D
lmeurer
cabral wrote:
Fala ae pessoal!
Ja ouvir alguns comentários sobre a linguagem COBOL, mas nunca imaginei que os bancos ainda utilizassem tal linguagem! Porém, sei que profissionais que programam em COBOL são raros no mercado, consequentemente, as vagas oferecidas que são muito raras pagam muito bem!!!

Creio que não valha a pena eu por exemplo, acabar minha facul de S.I e me especializar em COBOL, pois temos linguagens como JAVA(sei que é lento, sempre que comento falam isso!) que interessam-me, e temos várias vagas que pagam muito bem tb!

Digam vossas opiniões vc's que são mais experientes na linguagem COBOL!

abraços! Wink

Eu faço facul de sistemas também e estou trabalhando com cobol e vendo que existe um futuro muito promissor nessa área. Você não precisa ficar somente aprendendo cobol, pois conhecer outras linguagens eh sempre muito bom. Todo profissional da área de TI DEVE sempre estar muito bem atualizado e informado de tudo que o cerca !!
Kashinilaya
lmeurer wrote:
Com certeza serve pra muita coisa ainda. Um analista de sistemas que trabalha hoje com cobol, ta ganhando no minimo 4 mil reais... Isso é realmente muito bom ;D

É sempre bom ter mais opções, mas não sei se conseguiria programar mais em COBOL. Depois que a gente se acostuma com programação estruturada, fica difícil querer trabalhar com linguagem não estruturada. Uma vez tentei fazer um sistema estruturado em COBOL. Modéstia à parte ficou muito bom. Não foi elogiado por ninguém, apesar do trabalho ingrato que deu. Mas, mesmo que tivesse sido, não haveria elogios suficientes no mundo que me fizessem querer repetir a dose. Para voltar a trabalhar com COBOL, eu não faria por menos de 20 mil!
D'Artagnan
Se eu não me engano a MS esta "portando" o COBOL para .Net pra pegar essa fatia de mercado, que muito provavelmente não migrou porque "não existiam" vantagens... COBOL em particular eu nunca vi nem um "hello world"

até agora ^^:

Code:

IDENTIFICATION DIVISION.
PROGRAM-ID.     HELLO-WORLD.

ENVIRONMENT DIVISION.

DATA DIVISION.

PROCEDURE DIVISION.
DISPLAY "Olá Mundo!".
STOP RUN.

parece um pascal turbinado O.o...

não é tanta surpresa assim gente trabalhando com cobol, tem gente que ainda usa CLIPPER janelinha desenhada com traço e tudo apesar de existirem algumas iniciativas pra "melhorar" clipper (vide harbour project), que por acaso tem ligação com o DB2...
Eu tive uma experiencia trabalhando com DB2 e não me agradou muito, de impressão de ser bem lento e limitado...

Quote:

Eu não sou grande programador java , mas sou bem interessado tem diversas "desculpas" pra dizer que java é ou não é lento, a principal tem relação com o SWING, mas a principal "guerra" é contra o C++, eu acho que quanto as outras linguagens em geral hoje em dia o java mantem o pareo...
se você for fazer essa pergunta em uma comunidade especializada eu sugiro firmemente que você use um capacete^^
Paulao
Caros amigos,
terminei um curso voltado à MAINFRAME, não tenho experiência na área e também não tenho trabalho.
Gostaria de algumas dicas de quem já é veterano em programação COBOL e se possível, alguma indicação para trabalho.
Paulao
Alguém trabalha em Portugal com COBOL?
Gostaria de algumas informações de como está o mercado por lá e também alguns procedimentos de como adentrar a este mercado que diferente do que muitos pensam, continua firme e forte e sem perspectiva de término ou migração para alguma linguagem mais moderna, visto que até hoje, não criaram nada mais seguro e confiável que o COBOL.
Grato...
Deline
Aprendi COBOL no semestre passado no CEFET, eu ODIAVAA aquelas frescurinhas com espaço...Tenho uma professora que trabalhou muitos anos com isso...
Pelo que sei, dizem ser mais "segura" e por isso usam em bancos e em algumas empresas ainda...Eu acho massa, mas não tenho paciência pra investir nessa linguagem...Continuo com meu C++, Pascal, Modula-2, etc...rs
sergio_ykz
Como já foi falado, Cobol é o top top dos bancos, mais voltado para mainframes.

Hoje em dia está caindo em desuso, mas há muitos sistemas que são escritos e ainda mantidos em Cobol.

Inclusive há versão do Cobol para plataforma .Net

O HSBC, que tem sua equipe de TI alocada aqui em Curitiba, chegou a dar cursos em Cobol para poder contratar as pessoas, que chegariam a ganhar mais de 6 mil/mês.
cparakawa
sergio_ykz wrote:
Como já foi falado, Cobol é o top top dos bancos, mais voltado para mainframes.

Hoje em dia está caindo em desuso, mas há muitos sistemas que são escritos e ainda mantidos em Cobol.

Inclusive há versão do Cobol para plataforma .Net

O HSBC, que tem sua equipe de TI alocada aqui em Curitiba, chegou a dar cursos em Cobol para poder contratar as pessoas, que chegariam a ganhar mais de 6 mil/mês.

Sei não se emplaca um Cobol pra .net

O Cobol tem duas vantagens difíceis de se bater: é ALTAMENTE estável (minutos para um banco são milhões, não dá pra ficar esperando) e tem boa limitação aos métodos mcguyver de programação (se a pessoa segue o modelo DHF, é um dos sistemas de mais fácil manutenção por ser muito metódico). Não é à toa que o Cobol reina nos sistemas centrais dos bancos. E é por causa dele que se deu boa parte do celeuma com o bug do milênio.

Dá pra se imaginar que uma trava no sistema possa dar algum lucro pro banco. Mas nenhum deles vai querer arriscar. O sistema tem que funcionar praticamente sem riscos. O Cobol regrediu para um nicho restrito de mercado. Mas é um nicho que move MUITO dinheiro. Aliás, é o nicho que mais move dinheiro.

E o gargalo continua sendo o tráfego de dados. Cool