FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Brasil e Portugal - Oque você sempre quiz saber??

D'Artagnan
Eu tava lendo uma materia sobre "aguaceiros de neve" em portugal e tive a ideia de fazer um post pro pessoal aqui do Frih fazer um intercambio....

O que os portugueses sempre quiseram saber do Brasil?
e
O que os brasileiros sempre quiseram saber de Portugal?

eu sempre quis saber:

Em portugal neva??

É verdade que vocês chamam fila de bicha?, se sim qual o nome pejorativo de alguem que tem a opção sexual "diferente"?

Essa é bem estupida...
O que divide portugal da espanha?? tem um rio no meio... eu sempre achei a divisa muito reta... tem algum motivo especial???

A moeda de Portugal é o Euro... mas antes do Euro que moeda era??

Alias... se a moeda de toda a União europeia é igual onde fica o banco central????
LYL*
Quote:
Alias... se a moeda de toda a União europeia é igual onde fica o banco central????

Faço de tuas palavras as minhas.
merrik
Acho que é na inglaterra
errei, alemanha: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Central_Europeu
Frankfurt
sobre dividir portugal e espanha, no norte a divizão segue um rio, depois não sei o que acontece no leste tem um então presumo que deve ser um tratado ou por relevos geograficos que os mapas do google não mostram
aushaus, agora lendo o post do cparakawa que me toquei na mancada de achar que ficava na inglaterra : P
cparakawa
Nao sou portugues nem nunca morei lah, mas algumas respostas eu sei.

Em Portugal neva. No norte, regiao de Braga, por exemplo. Nao sei se eh no pais inteiro.

"Boiola/bicha/gay/etc" eh conhecido como paneleiro. Nao sei o porque do apelido carinhoso.

Antes do euro era o escudo portugues (e a nomenclatura dos "contos"). O governo central europeu fica em Bruxelas, mas o ECB (banco central europeu) fica fisicamente na Alemanha - acho que era em Frankfurt, capital financeira alema. Lembrando tbm que nem todos os paises europeus aderiram ao euro, como eh o caso do Reino Unido. Entao Eurozone sao os paises da EEUU que utilizam o euro.

Eu tenho uma pergunta pros portugueses: Por que portugues fala muito mais palavrao (palavras de baixo calao) do que brasileiro? Mulher entao, nem se fala.
Vanilla
Minha dúvida crucial:

É verdade que vocês contam piadas de brasileiro (abreviados como brazuca, assim como abreviamos portugueses como portuga) como nós contamos piadas de portugueses?

Não me levem a mal, é dúvida mesmo.
Travis
bah essa das piadas eu também quero saber hehe...muito interessante..

qual a internet mais veloz que existe em portugal?
phantombr
tem bolsa família em Portugal tb?
mariohs
Se eu quiser fazer turismo em Portugal, que lugares recomendariam?
thi.dias
cadê nossos amigos portugas???

O custo de vida ai é muito alto?? Tem emprego pra brasileiros, ou é difícil conseguir? A moda salarial é quanto? Tipo, aqui no Brasil a MÉDIA é mais de mil reais, mas na verdade a distribuição é muito desigual, só chega nesse patamar porque tem gente (como nossos políticos) que ganha mais de 15000 por mês. Ai fazendo a média dá esses mil e pouco. Agora a MODA (que é o valor que mais aparece) é o miserável salário mínimo mesmo, que é 350 reais e vai subir para extraordinários... 380 reais em abril. Laughing
mariohs
thi.dias wrote:
cadê nossos amigos portugas???

O custo de vida ai é muito alto?? Tem emprego pra brasileiros, ou é difícil conseguir? A moda salarial é quanto? Tipo, aqui no Brasil a MÉDIA é mais de mil reais, mas na verdade a distribuição é muito desigual, só chega nesse patamar porque tem gente (como nossos políticos) que ganha mais de 15000 por mês. Ai fazendo a média dá esses mil e pouco. Agora a MODA (que é o valor que mais aparece) é o miserável salário mínimo mesmo, que é 350 reais e vai subir para extraordinários... 380 reais em abril. Laughing

Acho que moda e média são números que camuflam a realidade dos números... como você mesmo disse, a distribuição é muito desigual... acho que a melhor forma de colocar seria perguntar a faixa salarial para certo tipo de trabalho, por exemplo um analista de sistemas...
CMA
Resposta às perguntas do post inicial:

D'Artagnan wrote:
Em Portugal neva??

Em algumas zonas do norte do país, sim, neva todos os anos. Se bem que este Inverno está a ser algo frio, e já nevou até em Lisboa. No ano passado também nevou em Lisboa e outras zonas mais a sul, mas não tanto como este ano. Isto é algo que não acontecia há 50 anos.

D'Artagnan wrote:
É verdade que vocês chamam fila de bicha?, se sim qual o nome pejorativo de alguem que tem a opção sexual "diferente"?

"Fila" também se pode dizer "bicha", mas só no sentido de trânsito ou numa fila num supermercado ou banco, por exemplo. Se meteres 5 laranjas em fila em cima da mesa, não lhe chamas "bicha". Mas tal como vocês, nós também usamos "bicha" como termo pejorativo para homosexuais. Outras palavras são "paneleiro" ou "rabeta". Existem outras, mas não vale a pena estar aqui a dizer todas para não ferir susceptibilidades...

D'Artagnan wrote:
O que divide portugal da espanha?? tem um rio no meio... eu sempre achei a divisa muito reta... tem algum motivo especial???

O mesmo que divide outros países uns dos outros: a fronteira. O motivo de parecer algo "recto" tem a ver com a nossa história: Espanha ofereceu terras (que hoje são a zona norte de Portugal) ao homem que havia de se tornar pai do nosso primeiro rei, numa altura em que a Península Ibérica (território Portugal/Espanha) era quase toda ocupada por Muçulmanos (excepto a zona norte). Quando ganhámos a nossa independência, Espanha deixou-nos ficar com todo o território que a gente conseguisse conquistar aos Muçulmanos... e fomos por ali abaixo. =P

D'Artagnan wrote:
A moeda de Portugal é o Euro... mas antes do Euro que moeda era??

Escudo

D'Artagnan wrote:

Alemanha, já foi respondido.
Theophana
Não li todos os post, desculpe se for repetido....

Minha prima foi morar na Espanha e depois foi transferida para Portugal e uma coisa que ela falou que me deixou impressionada é que ela sentiu mais preconceito em Portugal do que na Espanha pelo fato dela ser brasileira. Isto acontece mesmo?
Bockman
cparakawa wrote:
Por que portugues fala muito mais palavrao (palavras de baixo calao) do que brasileiro? Mulher entao, nem se fala.

Nem todos os Portugueses falam muito calão, mas ao volante é um horror (eu inclusivé). Acho que é para descarregar o stress acumulado no dia de trabalho.

Vanilla wrote:
É verdade que vocês contam piadas de brasileiro (abreviados como brazuca, assim como abreviamos portugueses como portuga) como nós contamos piadas de portugueses?

Claro! Razz . é natural que isso aconteça ou não? também contamos anedotas com africanos, chineses, etc. No fundo, acabamos por meter anedotas sobre povos diferentes, muitas vezes criando a anedota a partir dessas mesmas diferenças culturais. Nós também nos apelidamos de portugas (ou simplesmente Tugas)

Travis wrote:
qual a internet mais veloz que existe em portugal?

Para o mercado residêncial temos ADSL ou Cabo até 24 Mb/s de download com 512 Kb de upload.
Para mercado empresarial, a solução mais potente que conheço é ethernet a 100 Mb/s com dualidade pura (ligação directa ao backbone do ISP), mas o mais comum ainda é ATM (até 34Mb/s) ou Frame Relay (2 Mb/s cada, podendo ser multiplicado de acordo com o número de FR's que alugarem)

phantombr wrote:
tem bolsa família em Portugal tb?

Para poder responder, tenho que perguntar:
O que é Bolsa Família? algum subsídio para famílias com filhos?
Se sim, temos uma coisa chamada Abono de Família, mas é um valor baixo.

mariohs wrote:
Se eu quiser fazer turismo em Portugal, que lugares recomendariam?

Portugal é um país pequeno (especialmente para brasileiro que faz 600 Km's pra ir à praia no fim de semana).
Para poder responder, preciso de saber que tipo de coisa pretendes visitar.

thi.dias wrote:
O custo de vida ai é muito alto?? Tem emprego pra brasileiros, ou é difícil conseguir?

O custo de vida é bastante alto comparativamente aos ordenados em prática (comparativamente ao resto da Europa). Trabalho depende da área a que pretendes concorrer (e se tens ou não equivalência reconhecida dos cursos que possas ter tirado no Brasil)
Aqui também tens uma grande disparidade nos ordenados, tal como aí.

Theophana wrote:
ela sentiu mais preconceito em Portugal do que na Espanha pelo fato dela ser brasileira. Isto acontece mesmo?

Infelizmente ainda há algumas pessoas que são preconceituosas e xenófobas. Isso não é apenas com os brasileiros, mas com estrangeiros em geral.
Penso que isso acontece um pouco por todo o mundo (e no Brasil concerteza também há pessoas com preconceitos contra os estrangeiros)
Não vejo, no entanto, que isto se possa generalizar aos portugueses em Geral. Por norma, somos um povo bastante acolhedor.

Ufa...

Noutra altura coloco as minhas perguntas pra voçês... agora já n tenho tempo Sad

Be Well Cool
cparakawa
Bockman wrote:
Infelizmente ainda há algumas pessoas que são preconceituosas e xenófobas. Isso não é apenas com os brasileiros, mas com estrangeiros em geral.
Penso que isso acontece um pouco por todo o mundo (e no Brasil concerteza também há pessoas com preconceitos contra os estrangeiros)
Não vejo, no entanto, que isto se possa generalizar aos portugueses em Geral. Por norma, somos um povo bastante acolhedor.

Sei nao, brasileiro tem costume de achar o que vem de fora melhor. As vezes com razao, as vezes nao.
mariohs
Bockman wrote:
Portugal é um país pequeno (especialmente para brasileiro que faz 600 Km's pra ir à praia no fim de semana).
Para poder responder, preciso de saber que tipo de coisa pretendes visitar.

Digamos que... tudo Very Happy
Vamos botar desta forma, se eu vou para o Japão, eu quero visitar o aquário de Okinawa, ver o Monte Fuji, etc... se eu vou para os Estados Unidos, vou querer visitar as cataratas do Niagara, a Disney Very Happy ... entende? Não posso simplesmente dizer: "praia", porque posso estar perdendo outras coisas legais...

600km é muito para se viajar em um fim de semana... coloque metade disso no máximo... 600km talvez em um fim de semana prolongado.
hive
Eu já fiz isso de viajar 600 km num final de semana...Muito cansativo mas valeu a pena...Smile

Perguntas aos "tugas":

- Como é a criminalidade em Portugal?
- Existem favelas ou estruturas parecidas aí?
- Existem "tabus" em Portugal? (nao sei se conhecem essa palavra, tabu é um assunto que não se fala ou não se quer falar, um assunto "proibido" de se tocar em determinda(s) sociedade(s))

e a pergunta não quer calar:
- É verdade que vossas mulheres tem bigodes? Laughing
Bockman
@mariohs: Portugal é pequeno mas tem muita coisa pra ver. A grande maioria das nossas cidades são centenárias e têm muita história e monumentos pra visitar. Além disso temos paisagens lindissimas por todo o país.
Vou deixar aqui um site que tem muita informação e bastantes roteiros de passeio.

http://www.visitportugal.com/Cultures/pt-PT/default.html

@hive:
- Criminalidade. é algo elevada (as nossas prisões também estão a abarrotar, embora não tão sobre lotadas como as Brasileiras.
- Temos alguns Bairros da Lata (as nossas Favelas), mas tem havido um esforço por parte do governo e autarquias (com sucesso) para reduzir o número de bairros da lata.
- Eu não tenho tabus (também usamos a palavra cá), mas existem alguns temas que são sensíveis a algumas pessoas. Não posso dizer que haja Tabus nacionais (já houve, mas a liberdade de expressão tem sido muito útil)

- Hehehehe.. a nossa imagem de marca para o exterior...
Sim, ainda temos aqui e ali algumas mulheres com bigodes de fazer inveja a muitos homens. Este espécimen da raça humana está no entanto em vias de extinção e só pode ser encontrado em remotas vilas rurais do país, sempre em número reduzido.
deixo-vos uma foto de exemplo (pesquisa google, mas já vi esta foto em outros sítios)
http://img1.imageshack.us/img1/7383/Moustachesmall.jpg

Be Well Cool
mariohs
Valeu, Bock!!! Gostei do site! Very Happy
Outra perguntinha, a comida por aí? Como é? O que comem?
gottjustitiar
que eu saiba,a comida eh bem farta por ai ne?e adoram eventos familiares,gostam disso mto,ne?acertei?Smile
CMA
Todos os países têm os seus pratos tradicionais. Quanto a nós, posso dizer que não comemos mal. =P
Os nossos pratos tradicionais incluem muito carnes (principalmente carne de porco), bacalhau e batata cozida. Não os 3 juntos, claro. Carne de porco com bacalhau não me parece a combinação mais inteligente...

Quanto a eventos familiares, não acho que gostemos mais do que os restantes países.
phantombr
Alguem poderia explicar como funciona este ABONO FAMÍLIA ???
mariohs
Como é o trânsito aí? É caótico como o de São Paulo?
mariohs
Mais perguntas:
Aí tem rivalidade com a Espanha, tal como acontece em Brasil e Argentina? É rivalidade para tudo ou só no futebol?
romaop
Portugal é pequeno em superfície mas tem bastante variedade e qualidade de comida. Por exemplo: cozido à portuguesa (carne de porco e de vaca, chouriços encarnado e preto, hortaliça, cenoura, nabo), ou vitela assada.
No Verão, a sardinha assada com pimentos e batata cozida, regados com os bons azeites portugueses.
A caldeirada (vários peixes, cortados em pequenos bocados, tomate, pimentos, batatas, cebola,...).
Na consoada de Natal e noutras alturas, o bacalhau (há muitas receitas: Bacalhau à Gomes-Sá, Bacalhau Espiritual, Bacalhau à Lagareiro, Bacalhau com natas, Bacalhau à Zé do Pipo, Bacalhau com todos, Bacalhau assado com batatas a murro, Bacalhau à Brás, Bacalhau à Bulhão-Pato...)
Temos as sopas, a pescada, o carapau, ..., o pão, os enchidos, o vinho.

A rivalidade com Espanha praticamente não existe (a não ser do ponto de vista comercial, uma vez que muitos produtos espanhois chegam facilmente a Portugal, a preços reduzidos, embora a sua qualidade seja por vezes bastante baixa). A Espanha (ou Castela) tentou na história antiga de Portugal conquistar o território português, tendo ocorrido bastantes batalhas. Daí que haja o ditado popular: De Espanha nem bom vento nem bom casamento. Ao nível do futebol temos como rivais as principais selecções (a Espanha é uma delas). Tem um gosto especial ganhar aos espanhois, talvez pela história que já referi, ou por serem os nossos vizinhos. Há alguns portugueses que não gostam de espanhois, mas neste mundo há de tudo um pouco.
Um português disse-me que tem uma opinião negativa dos espanhois porque esteve a viajar por Espanha, e achou os espanhois arrogantes e pouco colaborantes a ajudar os turistas portugueses. Por uma opinião não se podem tirar conclusões. Por certo teve azar com os espanhois a quem pediu informações ou ajuda.
renato.fornel
Tenho muita vontade de conhecer Portugal.
ofogao
Acho que ja conheço bem portugal sem nunca la ter estado, ja passei algumas vergonhas tb por causa do nosso portugues.
Muitas palavras inocentes para uma brasileira em portugal é tida como um palavrão.
Recebi um email de uma amiga de Lisboa , o titulo do email dizia " Portugues falado no Brasil" o conteudo do email nada mais era que um screen da pagina da boneca barbie que estava sendo divulgada como lançamento. "Barbie e a fabrica de broches". O email terminava com um: "ahahahhahahahah" . Nossa!!! Li e reli a pagina da barbie e não achava erro algum. Por fim tinha um amigo meu on no msn , que tb é de Lisboa, mandei o email a ele. Ele de camera ligada ria muito, se contorcia e eu com a cara mais pasma do mundo não conseguia ver motivos de tanta graça. Por fim ele mandou que eu perguntasse a minha amiga o significado da palavra broche.
evandrorpg
pois eh agora fiquei curioso e acho q muitos aki tmabem.. heheh o que diabos Laughing quer dizer "broche" em Portugal
D'Artagnan
evandrorpg wrote:
pois eh agora fiquei curioso e acho q muitos aki tmabem.. heheh o que diabos Laughing quer dizer "broche" em Portugal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Broche

em cima na desambiguação ^^
evandrorpg
D'Artagnan wrote:
evandrorpg wrote:

uahuhauha.. entendi agora o pq de tanto riso dos portuga... Laughing Embarassed
psydevil
viva portugal
Petsecia
Estou aqui em Portugal e nao sabia dessa conotaçao pra broche. rs. Ainda bem que há alguns anos desisti de fazer uma coleção de pins das cidades que visitei. Imagina, ja ia pedir broche em todo canto... KKK

D'Artagnan wrote:
evandrorpg wrote:

Gilgamesh
Gostaria de saber se os tugas preferem continuar o Euro ou o com o Escudo.
Se ainda existem muitos sebastianistas.

E se a economia melhorou ou piorou após o Euro.
Se os tugas ficaram decepcionados com o final da Euro-2004