FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Importação e taxas alfandegárias

Joker68
Pessoal, acredito que muitos aqui comprem coisas no exterior pela Internet, volta e meia.

Eu costumo comprar peças para o meu carro, já que chegam a custar 1/8 do preço que custam aqui nas concessionárias.

Até pouco tempo atrás, eu pagava em torno de 60% de impostos sobre a remessa de valor feita ao exterior, isto é, sobre TODO O MONTANTE enviado incluindo taxas de shipping & handling, correio, etc.

Algumas vezes o produto vinha por UPS e caía direto na minha porta sem taxa alguma, outras ia para a agência do correio e eu ia lá pagar as taxas e tudo bem. Nunca entendi direito porque isso ocorria (às vezes vinha direto e às vezes a receita cobrava imposto). Nunca entendi qual o critério... Rolling Eyes

Recentemente, soube que começaram a cobrar no Brasil, além dos 60%, mais 18% a 20% de ICMS sobre o valor total, INCLUINDO O IMPOSTO DE 60% pago (ou seja, paga-se ICMS sobre o imposto de 60% que por sua vez incorre sobre todo o valor monetário enviado ao exterior). Mad

Este tópico é para saber se alguém tem algum conhecimento concreto a respeito do funcionamento disto, ou possui dicas de maneiras de importação que saiam mais barata.
Dicas de sites onde comprar peças para automóveis e coisas ÚTEIS são bem vindas. Como não é permitido postar sites aqui nas mensagens, creio que é possível ao menos postar o nome da loja, daí o Google faz o resto. Wink

Conversando com um pessoal da Receita Federal, nem eles conseguiram entrar em consenso sobre o funcionamento! O pessoal dos correios também não soube informar muita coisa. Confused
sergio_ykz
Cara é o seguinte, remessa Pessoa Fisica -> Pessoa Fisica, tem um limite que parece que é de US$ 50 para que não haja impostos. Para pessoa juridica, em outro caso voce tem que pagar todas as taxas que uma empresa pagaria para produzia a jossa aqui mais o imposto de importação, que varia de produto a produto.

Você pode ligar para um agente alfandegario ou uma empresa de Trading para se informar, ou arrumar meios de abater impostos.

Ou pode conseguir uma muanbeiro que te cobre uma porcentagem do equipamento ou valor fixo.

-------------------------------------------------------------------------------------

As leis e impostos brasileiros são demasiadamente caóticas para nos simples mortais entender, por exemplo, um dados produto vai ser importado, você tem que pagar

PIS e COFINS ( ~8%)
ICMS ( entre 5 e 18% )
IPI ( normalmente entre 5% e 30% )
Importo de Importação ( normalmente entre 5% e 30% )

-------------------------------------------------------------------------------------

Mais ve um agente alfadegario que o cara vai te ajudar.

Sempre que importo algo vejo varias opcoes.
juninho_14
Esse lance de menos que 50 dolares nao paga imposto eh maior furada. O mp4 que comprei da china, o cara colocou 10 dolares na nota fiscal junto com o produto e mesmo assim me cobraram 78 reais de imposto !!!! ridiculo isso.. alguem ai tem alguma dica?
elton
Uma outra Solução que ja funcionou comigo.
Vc pede pro remetente enviar como (Sample) Amostra ou gift (Presente)

Isso sempre funciona.
Sds
Joker68
O lance dos 50 dolares valia até um tempo atrás, agora parece que não tem mais isso, exceto (parece) para livros e/ou material didático.

Quanto a notas fiscais subfaturadas, um amigo meu da receita disse que isso não cola, ainda mais em produtos conhecidos, pois a própria receita tem uma tabela onde eles comparam os valores. Então não adianta importar algo que eles "sabem" que é mais caro, pedindo para baixar o preço. Pode até funcionar se o produto for meio marciano, mas se for algo "comum", é difícil passar.

Quanto a idéia de presente ou amostra, é interessante, mas não serve para tudo. Para o mp3 talvez funcionasse, para peças de carro vindas de um distribuidor americano acho que vai dar suspeita, hehehe.

Em todo o caso, são dicas legais para outros tipos de importação. A primeira resposta citou o caso dos impostos para origem/destino de pessoa física ou jurídica. Bem, eu sempre fiz compras cuja origem era pessoa jurídica e o destino pessoa física. E sempre foi um lance aleatório o fato de eu pagar ou não. De uns tempos pra cá, eu pago sempre. Acho que a sanha fiscal do governo apertou o cerco de vez.

Vou procurar uma trader para ver se o pessoal me explica direitinho como "deve" funcionar esse negócio. Se eu descobrir, posto aqui.
sergio_ykz
juninho_14 wrote:
Esse lance de menos que 50 dolares nao paga imposto eh maior furada. O mp4 que comprei da china, o cara colocou 10 dolares na nota fiscal junto com o produto e mesmo assim me cobraram 78 reais de imposto !!!! ridiculo isso.. alguem ai tem alguma dica?

Existe uma comissão da receita para apurar se o valor da nota é realmente o valor do produto. Se o produto for desconhecido, usa artemanha até funciona, mas com a febre do mp4 e meio problematico.
Joker68
Ontem chegou para mim uma encomenda que fiz de peças para meu carro. Total de 640 doletas. Foi uma bobina, um filtro de ar esportivo e um jogo completo de juntas para o motor.
O imposto de 60% foi calculado apenas em cima do preço da bobina, e o ICMS estava destacado como 17% mas na real o valor cobrado no boleto era de 28%... Shocked

Como o imposto estava calculado apenas sobre uma das peças, deixei assim. Mas de fato, continuo sem entender a forma que os caras usam para o cálculo.
Kashinilaya
Você já tentou no site da receita federal? As regras para importação mudam muito rápido, mas você pode descobrir como está agora no site da receita. Esse tipo de importação que você faz se chama regime simplificado de importação. Há regras específicas, inclusive quantas vezes por período de tempo você pode se utilizar do regime simplificado. Da última vez que li as regras, era uma importação a cada três meses. Talvez seja essa a diferença que você percebe.
De fato, a legislação tributária no Brasil é demasiadamente complexa. Infelizmente!
Um abraço.
Cassiowt
Durenate muito tempo comprei diversos produtos pela internet, e nunca paguei nenhum imposto, sempre passava pelo correio, mas creio que tinha sorte de nunca o pessoal da alfandega abrir alguma encomenda minha.

No entanto de uns três meses para cá tudo que compro tenho pago impostos, menos os livros. Acredito que a receita está fazendo alguma operação fiscal que visa arrecadar impostos osbre qualquer compra.

Mas memo pagando impostos o produtos são mais em conta importados do que adquridos aqui.
Rocha
se liga: para comprar as mercadorias lá fora quando trazes tem que pagar o imposto de importação que é 60% sobre o valor da mercadoria mais o frete que pagou. O icms é calculado a aliquota de 18% sobre o valor da mercadoria, do frete, do imposto de importação e do proprio icms.
uma saida para receber certos tipos de mercadoria sem pagar impostos e com liberação direta no correios, é a mercadoria ser enviada de pessoa fisica para pessoa fisica e ser postada como presente... agora se tu postares as mercadorias compradas nos sites, a receita vai parar para olhar a mercadoria e vai cobrar impostos!!!
flw!
phantombr
Joker68 wrote:
Ontem chegou para mim uma encomenda que fiz de peças para meu carro. Total de 640 doletas. Foi uma bobina, um filtro de ar esportivo e um jogo completo de juntas para o motor.
O imposto de 60% foi calculado apenas em cima do preço da bobina, e o ICMS estava destacado como 17% mas na real o valor cobrado no boleto era de 28%... Shocked

Como o imposto estava calculado apenas sobre uma das peças, deixei assim. Mas de fato, continuo sem entender a forma que os caras usam para o cálculo.

Gostaria de saber aonde comprar peças e acessórios para carros.

Pode ser por MP se aqui for proibido postar. Obrigado.
rafael2112
Sim tem a taxa de U$50,00 (com frete) ainda, mais sómente para Gift ( enviado por pessoa fisica), por correios internacional, se for pela Fedex vai pagar imposto (60% + ICMS) independente do valor.
Se for enviado por pessoa jurica é tributado independente do valor e também é cobrado ICMS, remesas de mais de U$50,00 enviado como Gift por pessoa fisica não inside ICMS, apenas 60% de imposto se passar de U$50,00 desde que enviado por correios internacional.
Sobre cobrarem e algumas vezes não, as remesas são pegas por amostras alguma coisa passa sem tributar

Quote:
PIS e COFINS ( ~8%)
ICMS ( entre 5 e 18% )

Éssas são para importação feita por pessoas juricas com Radar, se não me engano somando da uns 42% mais taxas de seviços da alfandega.
sergio_ykz
rafael2112 wrote:
Sim tem a taxa de U$50,00 (com frete) ainda, mais sómente para Gift ( enviado por pessoa fisica), por correios internacional, se for pela Fedex vai pagar imposto (60% + ICMS) independente do valor.
Se for enviado por pessoa jurica é tributado independente do valor e também é cobrado ICMS, remesas de mais de U$50,00 enviado como Gift por pessoa fisica não inside ICMS, apenas 60% de imposto se passar de U$50,00 desde que enviado por correios internacional.
Sobre cobrarem e algumas vezes não, as remesas são pegas por amostras alguma coisa passa sem tributar

Quote:
PIS e COFINS ( ~8%)
ICMS ( entre 5 e 18% )

Éssas são para importação feita por pessoas juricas com Radar, se não me engano somando da uns 42% mais taxas de seviços da alfandega.

Isso mesmo, dae se for comprar uma grande quantidade, compensa pagar os encargos para uma Trade, já que o valor dos impostos será bem mais barato.

Aquela declaração simplificada para pessoa fisica é cobrado um absurdo de imposto.
Kashinilaya
Que eu saiba, no regime de importação simplificado o contribuinte (importador, pessoa física) paga 60% de imposto sobre o valor total da compra, incluindo frete e qualquer outro valor cobrado. Esse percentual inclui o ICMS. Agora, se você adquire produtos importados com habitualidade, pode não ser mais considerado para o tal regime. aí o cálculo é mais complicado.

Há um limite (se não me engano, está em US$ 3.000,00) para usufruir o regime.

Eu posso estar enganado, mas acho que é isso mesmo.

Vou lhe dar uma dica: informe-se, especialmente no site da Receita Federal, antes de pagar o imposto, caso eles façam uma cobrança além dos 60%. A legislação é confusa até para quem mexe com isso profissionalmente. E brigue pelos seus direitos! Muitas vezes o Fisco desiste de uma cobrança que pode ser considerada duvidosa. Na dúvida, o contribuinte não pode ser prejudicado.
sergio_ykz
Pessoal, eu realmente não sei qual o limite para o regime simplificado, porem garanto que é mais caro assim.

Se importar via SISCOMEX, ou seja, se importar via pessoa juridica, seja um importador ou uma trade, você pode receber diversas isenções, além de pagar o valor real de impostos para aquele produto.

Desde que você não importe armas, bebidas, energia ou serviços de telecomunicações (que sãos os itens onde o imposto é absurdo) o regime de tributação do SISCOMEX será menor que o simplificado para pessoa fisica.

Uma curiosidade, se você comprar algo fora (seja você PF ou PJ) via FEDEX, DHL, UPS, etc. eles chegaram para te entregar a mercadoria com uma cobrança no valor do imposto.

Digo isso, pois uma vez chegaram na porta de casa com uma entrega e quase um barão de imposto que tinha de pagar para o entregador.

O entregador inclusive tava com uma DARF paga no valor dos impostos. Eu acho que eles deveriam informar o valor e data da entrega para você ficar mais preparado. Pois não é qualquer um que anda com esse valor na carteira, e o cara não aceitava qualquer tipo de cartão. Por sorte eu tinha esse valor na "cueca" Laughing mas tive de juntar os trocados.
sergio_ykz
Quote:

Isenções

1. Remessas no valor total de até US$ 50.00 (cinqüenta dólares americanos) estão isentas dos impostos , desde que sejam transportadas pelo serviço postal, e que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas;
2. Medicamentos, destinados à pessoa física, sendo que no momento da liberação do medicamento, o Ministério da Saúde exige a apresentação da receita médica.
3. livros, jornais e periódicos impressos em papel não pagam impostos (art. 150, VI, "d", da Constituição Federal);

Mais informações podem ser pegas do site da Receita, na seguinte página, http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/rts.htm.[/list]
webhost
A algum tempo atrás eu estava pesquisando e vi estes sites que fazem o intercâmbio entre lojas e fornecedores, mas alguns vendem em pequenas quantidades ! No google tem muitos comparadores de preços similares ao buscapé, só que de outros países !

http://www.alibaba.com
http://www.ec21.com/
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=comparison+of+prices&btnG=Pesquisar&meta=
http://www.nextag.com
rafael2112
Não seria melhor ver no E-bay, acho que é mais seguro, em caso de levar um calote vai reclamar com quem Question
Autopecas_volvo_e_mais
Rafael2112 dise uma coisa que eu sei de experiencia:

Quote:

Eu e minha esposa (Brasileira) moramos aqui nos EUA e ums anos atras comecei a mecher no EBAY vendendo e comprando jogos ATARI. Estes tempos eu comheci um comprador que virou melhor cliente meu no Rio... este cliente torno se um amigo com tempo... Sempre eu enviava para ele como pesoa fisica para pesoa fisica. Ele pasava tudo pelo o correio sem nem uma problema.

Bem que ele viciou em ebay, comecou a comprar de todomundo alem do que eu vendia e mandava encomendas para minha casa... Embalava as veses caixas maiores cheio de ATARI (claro tudo usado) mas nao deixava de ser muintas coisas... Sempre um bilhete de amigo dentro das caixas.

Ate um dia que achei de mais chegando encomenda e eu tendo que embalar. Tentamos falar delicadamente e ele nao gostou.

A partir deste ponto, como ele ja estava comprando videogame ate de madrugada ele comecou a receber caixas de diversos pesoas aqui... fisicas e juristicas e ele comunicou que a alfandega estava lancando em cima dele muintos impostos.

e por ai que eu concordo com que o Rafael disse.
Na quela epoca, para mim era um hobby e minhas vendas pagava pela minha collecao.
Hoje eu vendo pecas automotivas (maioria VOLVO) pelo ebay e convido a quelas pesoas que estao procurando pecas para seus carros a me procurar por la se quiser. Meu ID la e esg-arts e tenho bastante experiancia no envio internacional com que botar nos formularios e tudo que eu envio daqui vao pelo USPS (Priority Mail International) com entrega de 6-10 dias util.

Minha cunhada foi a unica que deu uma falta de sorte e pagou trubutos em 6 bicos de injetor novo que mandei pra ela, mas meus cunhados e sogro nunce tivereao problemas.
marciocolim
Importação de Bens Via Remessa Postal ou Encomenda Aérea Internacional, Inclusive para Remessa de Compras Realizadas Via Internet – RTS (Regime de Tributação Simplificada)

Conteúdo do Site da Receita Federal

Aplicação

Valor Máximo dos Bens a serem Importados

Tributação

Tributação na Importação de Software

Isenções

Pagamento do Imposto

Base Legal

Aplicação

Importação de bens pelos Correios, companhias aéreas ou empresas de courier, inclusive compras realizadas pela Internet.

O Regime de Tributação Simplificada (RTS) aplica-se, ainda, no despacho aduaneiro de presentes recebidos do exterior.

O RTS não se aplica à importação de bebidas alcoólicas, fumo e produtos de tabacaria.

Valor Máximo dos Bens a serem Importados

O valor máximo dos bens a serem importados neste regime é de US$ 3,000.00 (três mil dólares americanos)

Tributação

60% (sessenta por cento) sobre o valor dos bens constante da fatura comercial, acrescido dos custos de transporte e do seguro relativo ao transporte, se não tiverem sido incluídos no preço da mercadoria.

Obs. : Quando a remessa contiver presentes, o preço será o declarado, desde que compatível com os preços praticados no mercado em relação a bens similares;

Tributação na Importação de Software

Softwares pagam 60% (sessenta por cento) sobre o meio físico, somente se o valor do meio físico vier discriminado separadamente na Nota Fiscal

Atenção:

Caso o valor do meio físico não seja discriminado na Nota Fiscal o pagamento do imposto recairá sobre o valor total da remessa.

Isenções

Remessas no valor total de até US$ 50.00 (cinqüenta dólares americanos) estão isentas dos impostos , desde que sejam transportadas pelo serviço postal, e que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas;
Medicamentos, desde que transportados pelo serviço postal, e destinados a pessoa física, sendo que no momento da liberação do medicamento, o Ministério da Saúde exige a apresentação da receita médica.
livros, jornais e periódicos impressos em papel não pagam impostos (art. 150, VI, "d", da Constituição Federal);
Pagamento do Imposto

Na hipótese de utilização dos Correios, para bens até US$ 500.00 o imposto será pago no momento da retirada do bem, na própria unidade de serviço postal, sem qualquer formalidade aduaneira.

Quando o valor da remessa postal for superior a US$ 500.00, o destinatário deverá apresentar Declaração Simplificada de Importação (DSI)

No caso de utilização de empresas de transporte internacional expresso, porta a porta (courier), o pagamento do imposto é realizado pela empresa de courier à SRF. Assim, ao receber a remessa, o valor do imposto será uma das parcelas a ser paga à empresa;

Obs.: Nas remessas postais o interessado poderá optar pela tributação normal. Para isso deve informar-se no momento da retirada do bem nos correios.

Na hipótese de utilização de companhia aérea de transporte regular o destinatário deverá apresentar a DSI podendo optar pela tributação normal.

Base legal

Decreto 2498/98 Art. 20.do Decreto 2498/98
Portaria do Ministro da Fazenda 156/99

Instrução Normativa SRF Nº 096, de 04/08/1999
Gemeos
Algum sabe a melhor maneira de driblar esses impostos na hora da compra e não ganhar uma cartinha "vá para a prisão"? XD
rafael2112
Gemeos wrote:
Algum sabe a melhor maneira de driblar esses impostos na hora da compra e não ganhar uma cartinha "vá para a prisão"? XD

Você tem a mercadoria apreendida, na maioria dos casos não resulta em prisão
Gemeos
Humm....menos mal, mas de qualquer jeito, como faço para ter a mercadoria de um modo simples, fácil e barato ^^
rafael2112
Gemeos wrote:
Humm....menos mal, mas de qualquer jeito, como faço para ter a mercadoria de um modo simples, fácil e barato ^^

U$50 doletas Wink acima disso não tem como. Para pessoas fisicas terá que passar pela receita, quem dribla o sistema é quem tem empresa aqui no Brasil, não sei como funciona.
Gemeos
Ehhh mas mesmo assim acho que não é lucrativo montar uma empresa só para comprar coisas para mim e não vender nada ^^
cherry-pie
normalmente quando eu compro coisinhas na internet o pessoal lá de fora marca como gift e coloca o valor um pouco abaixo do que realmente eu paguei, mas acho q depende muito da sorte mesmo XD pq eu já comprei várias coisas acima de 50 dólares e não teve taxa Very Happy
Gemeos
Hum... q boa noticia ^^ heheheh vlw
Renattynha
Pra mim genti sabe o q eh.. LADROAGEM.. eu to no EUA.. enviei uma caixa para meu pai.. com coisas usadas MINHA..paguei imposto aki e tdo mais.. xego ai no brasil fiko parado kuaze um mes.. agora entro ontem makarao como tributado.. isso eh maior servergonhice do governo, eu ja pago tdo pra manda, mandando coisas minhas pesoal usada.. iso se nao abrirao e robarao coisas q nao esta descrito no papel fora da caixa pq so tem 5 linhas nao tem como especifika bolinha por bolinha la dentro.. agora provavelmente vai chegar essa semana na casa do meu pai.. e ele vai te q paga um absurdo de imposto pro governo safado.. se vcs mandarem kualke coisa aki no EUA... nao tem essa sakanagem toda.. o q vc manda xega e muito rapido.. ai no brasil nao ja eh uma porcaria o tal do correio.. leva 10 ano pra entrega para la aki e asim vai.. ja teve uma vez q xeguei ir no correio pq ja tava minha encomenda parada uma semana no correio da cidade fui atraz.. ainda axarao ruim.. falarao q iao entrega e nao me derao..agora so to esperando quando xega na casa do meu pai pra ve kuanto q os ladrao vao roba.. SE Xega minhas coisa intera... meu pai diz.. nem os pobre esses cara perdoa.. meu esposo dise q nao manda mais nada pro brasil nunka teve sorte.. ja mando duas coisa gift para um amigo dele.. e nunka chegou.. robao tdo.. os kara da receita..por isso tem q ter muito cuidado.. eu mandando coisa minhas pesoa q nao dava pra mim leva na mala pq tava muito cheia.. tipo so pra vcs terem ideia.. umas 2 ropa.. livro.. um chicarao. album de foto.. tipo coisas superfulas minha q ja usei.. simples mente enfiei na caixa e mandei pra minha casa.. e fazerem toda essa sakanagem.. e o fim da pikada.. ai concordo com a musika.. QUE PAIS EH ESSE..!!! Sad
Gemeos
Poiseh, e o pior que essas coisa também tem de um Estado para o outro, e olhem que dizem que nosso sistema de correios é um dos melhores do mundo. Também, somos o povo que mais paga impostos para o governo e para o envio de qualquer coisa também.
rafael2112
Gemeos wrote:
Poiseh, e o pior que essas coisa também tem de um Estado para o outro, e olhem que dizem que nosso sistema de correios é um dos melhores do mundo. Também, somos o povo que mais paga impostos para o governo e para o envio de qualquer coisa também.

O serviço de correio é bom aqui no BR, o preço não é dos melhores. Sobre impostos é com a receita e não com os correios, a receita pode fazer o que bem entende e tem fiscalização também em transportadoras.
dkap
elton wrote:

Isso sempre funciona.
Sds

Me desculpe mas esse "sempre funciona" nao existe mais. Pela segunda vez a alfandega tributou o pacote que enviei dos eua para o meu pai no Brasil. Sim mandei como "presente" e mesmo tendo sido de pessoa fisica para pessoa fisica foi TAXADO. (Valor do produto $180 taxaram 211reais, outra vez um produto de $350 taxaram mais de 800Dolares RIDICULO.
Quando mando outros itens como livros ou brinquedos mesmo que seja de valor a alfandega nao da a minima ja eletronicos... a historia e outra. Experiencia propria
Embora eu ja tenha pago taxas acho que a solucao e nao pagarmos, deixa o produto retornar so pra dar uma licao nessa alfandega aproveitadora. Se nao querem q comprem produtos importados entao fabriquem no Brasil ora.
phantombr
Faltou o pessoal listar as lojas.
Eu só conheço a DEALEXTREME
ricardo22
isso é verdade, no Brasil por mais caro que seja, funciona bem
Androedu
A taxa de importação de pessoas juridica para pessoa fisica dos EUA para o Brasil vem de acordo com o peso do pacote encomendado?
rafael2112
Androedu wrote:
A taxa de importação de pessoas juridica para pessoa fisica dos EUA para o Brasil vem de acordo com o peso do pacote encomendado?

De acordo com preço final (produto+frete).
Sidney
Eu tenho os calculos que usei para uma encomenda minha... o problema é que a minha ultima encomenda apanhada... já foi hà + de 2 anos...
Mas aqui fica para alguem validar...

Valor Aduaneiro (VA): (Valor da encomenda + portes) * Câmbio
Taxa Aduaneira (TA): VA * 3.5%
Imposto Selo (IS): 1.5€
Impressos (Imp): .5€
Ctt (Ctt): .15€
Emolumentos (Em): .15€
Taxa Apresentação CTT (TCtt): .21€
Iva (Iva): (VA+TA+IS+Imp+Ctt+Em+TCtt)*19% (Claro que esta taxa é só para dvd's...)
Total a pagar: TA+IS+Imp+Ctt+Em+TCtt+Iva

Se alguêm tiver encomendas + recentes apanhadas, que verifique sff esta formula.

acho que dava + visibilidade ao tópico caso se alterasse o nome do mesmo, por ex: Formula de cálculo para Taxas Alfandegárias...
gueda
dkap wrote:
elton wrote:

Isso sempre funciona.
Sds

Me desculpe mas esse "sempre funciona" nao existe mais. Pela segunda vez a alfandega tributou o pacote que enviei dos eua para o meu pai no Brasil. Sim mandei como "presente" e mesmo tendo sido de pessoa fisica para pessoa fisica foi TAXADO. (Valor do produto $180 taxaram 211reais, outra vez um produto de $350 taxaram mais de 800Dolares RIDICULO.
Quando mando outros itens como livros ou brinquedos mesmo que seja de valor a alfandega nao da a minima ja eletronicos... a historia e outra. Experiencia propria
Embora eu ja tenha pago taxas acho que a solucao e nao pagarmos, deixa o produto retornar so pra dar uma licao nessa alfandega aproveitadora. Se nao querem q comprem produtos importados entao fabriquem no Brasil ora.

pessoa física para pessoa física não paga tributos até 50 dólares... quando é acima disso paga normalmente 60% do envio com o frete.

se era 180 dolares, taxaram 60%, então seriam 108 dolares de imposto, sem contar o frete que, sim, integra a base de cálculo.

Mas é sorte.... essa semana chegou uma encomenda, pedaleira de guitarra eletrônica, de R$ 4000,00 no Brasil e não fui tributado, pura sorte.

Livro a alfandega não da a minima porque a constituição federal diz que livro é IMUNE a imposto
rafael2112
Sidney wrote:
Eu tenho os calculos que usei para uma encomenda minha... o problema é que a minha ultima encomenda apanhada... já foi hà + de 2 anos...
Mas aqui fica para alguem validar...

Valor Aduaneiro (VA): (Valor da encomenda + portes) * Câmbio
Taxa Aduaneira (TA): VA * 3.5%
Imposto Selo (IS): 1.5€
Impressos (Imp): .5€
Ctt (Ctt): .15€
Emolumentos (Em): .15€
Taxa Apresentação CTT (TCtt): .21€
Iva (Iva): (VA+TA+IS+Imp+Ctt+Em+TCtt)*19% (Claro que esta taxa é só para dvd's...)
Total a pagar: TA+IS+Imp+Ctt+Em+TCtt+Iva

Se alguêm tiver encomendas + recentes apanhadas, que verifique sff esta formula.

acho que dava + visibilidade ao tópico caso se alterasse o nome do mesmo, por ex: Formula de cálculo para Taxas Alfandegárias...

Você é de Portugal pelo taxas em seus post...
phantombr
Recentemente fiz uma compra no exterior e foi enviada em 3 partes, sendo que a primeira (cerca de U$80) não foi taxada, a segunda (U$2) não foi taxada e a terceira não chegou ainda.
phantombr
dia 05/01/2011 estive no PY (Paraguai) onde as 13h40 a alfândega brasileira estava "liberando geral" para o pessoal passar a pé. Mesmo tendo comprado apenas duzentos reais, dentro da cota e das mercadorias legais, achei que o povo aproveitou para passar "correndo" e voltar ao PY para uma segunda "viagem de compras" se é que me entendem.

Off topic para conhecimento geral.
RaizenFire
Bom gente, gostaria de tirar uma duvida, comprar produtos fora do brasil realmente é muito tentador, a minha duvida é a seguinte....
Tô querendo comprar um notebook de aproximadamente 1.000 dolares, só que esse aparelho seria adquirido atravez do meu primo que irá viajar, nesse caso, ele teria que pagar algum imposto ao entrar no brasil com esse produto mesmo sendo um presente que ele estaria trazendo para mim?....

obrigado
gueda
RaizenFire wrote:
Bom gente, gostaria de tirar uma duvida, comprar produtos fora do brasil realmente é muito tentador, a minha duvida é a seguinte....
Tô querendo comprar um notebook de aproximadamente 1.000 dolares, só que esse aparelho seria adquirido atravez do meu primo que irá viajar, nesse caso, ele teria que pagar algum imposto ao entrar no brasil com esse produto mesmo sendo um presente que ele estaria trazendo para mim?....

obrigado

para não pagar qualquer tributo seu amigo teria que declarar o notebook como de uso pessoal. caso contrário, será tributado.

Para ser de uso pessoal, sugiro ele abrir o notebook, ligar, instalar alguns aplicativos, configurar nome de usuário e senha para quando ligar o notebook.
Manuais, caixas etc coloque na mala e traga o notebook como bagagem de mão e declarado como "de uso próprio".

Sempre trazem para mim desta forma. O fato de "configurar senha" foi recomendado pois alguns fiscais na alfândega pedem para ligar o notebook. Já pensou se liga e aparece: "bem vindo ao seu primeiro acesso, pronto para configurar?"
rafael2112
[quote="gueda"]
RaizenFire wrote:

Sempre trazem para mim desta forma. O fato de "configurar senha" foi recomendado pois alguns fiscais na alfândega pedem para ligar o notebook. Já pensou se liga e aparece: "bem vindo ao seu primeiro acesso, pronto para configurar?"

Acredito que seja uma questão de não passar software pirata.
magneverthor
Voce mencionou que comprou uma pedaleira de guitarra de um alto valor aqui no brasil eu tambem sou musico e tenho interesse em adiquirir produtos do exterior bem como dos EUA,pois la ha pedais para bateria meravilhosos com precos incriveis...poderiam entao me ajudar com a compra pra que eu nao fassa nenhuma besteira....ajuda com valor do prodto quanto fica em media o valor final e tc...agradeco desde ja..
FAZBEM
PRECISO IMPORTAR MERCADORIAS DA CHINA EM GRANDE QUANTIDADE E É PARA REVENDA NO BRASIL, QUANTO VOU PAGAR DE TRIBUTOS EM UMA COMPRA DE R$ 15.000,00 COMO PESSOA JURIDICA???
rafael2112
Fazbem, para esse tipo de importação sua empresa deve ter Radar (permissão para importação), caso contrario não pode importar para comercio.
gueda
rafael2112 wrote:
Fazbem, para esse tipo de importação sua empresa deve ter Radar (permissão para importação), caso contrario não pode importar para comercio.

é verdade, bem chato e burocrático o RADAR.
ezpac
Pessoal, achei um site que mostrava ótimos preços e não dizia importar nada de ora do Brasil... Para testar e ver se funcionava, chegava inteiro e tal, comprei um perfume de R$50,00 nesse site. Daí que após comprar descobri que o produto seria trazido dos EUA ou da China, e que SE o produto fosse pego na alfândega eu pagaria as taxas cabíveis (60%, ICMS...)
Queria saber se alguém já teve essa experiência e se o valor dos impostos ultrapassou o valor do produto (no meu caso, 50 Reais pelo site)...?

Acho um mega absurdo isso do governo deixar por conta dos fiscais da alfândega pra taxar os produtos em entrada no país, já que uma boa parte da população (ainda mais alguns funcionários públicos) é desonesta, e aceita dinheiro de terceiros para desviar produtos - como já fiquei sabendo há um tempo.

Estava pensando em comprar um IPhone nesse site mas já desisti... sem falar no prazo de entrega (De 20 a 45 dias)

Se alguém souber, por favor me responda, obrigado!
Laricaripilica
Olá! Gostaria que me tirassem uma dúvida, se possível.
Fiz uma compra de 2 cosméticos pelo EBAY que dava aproximadamente $70, mas pedi pro vendedor declarar abaixo de $50 e free shipping. O vendedor declarou exatamente $50, mas meus produtos foram barrados e taxados com 60% de imposto.
Está correto isso? Não é acima de $50?
Ainda não fui buscar no correio e está dentro do prazo de pedido de revisão.
Como proceder?
Obrigada
zaxacongrejo
E melhor pagares e calar aproveita e faz tudo pela transportadora se for preciso desalfandegar claro.
A ultima vez que importei qualquer coisa a titulo pessoal foi um artigo que mandei fazer na china por um valor de 50 dólares e ate chegar a minha casa custou 220 EUROS só de portes impostos e taxas alfandegarias devo referir que no meu caso era um artigo "electrónica" extremamente difícil de adquirir e fácil de ser danificado no transporte e por isso optei for um plano de envio rápido por avião e não barco que demora de 1 a 2 meses
Também preferi optar pelo serviço de desalfandegar da DHL ou UPS já não me lembro bem
Qual delas era e isso ajudou no aumento do custo total mas assim não precisei de me deslocar la eu pessoalmente, ter o trabalho de desalfandegar etc.
Mas no teu caso o produto vem dos estados unidos e a europa tem outro tipo de acordos com os estados unidos as taxas são muito mais baixas
Quanto as desculpas do sample "amostra" e baixar os preços se eles caíssem nisso e que era de estranhar
E o valor máximo é de 38 euros iva já com iva que também vais pagar, a partir dai é tudo verificado logo não caem nesses truques se queres importar dos estados unidos procura sites específicos do artigo que procuras associados outros sites mas europeus e evitas essas dores de cabeças porque eles permutam artigos.