FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

FTP no site

hive
Tô precisando de esquema pra oferecer acesso a FTP em um site comercial. Alguém manja de como se pode se fazer isso?
Precisa ser um sisteminha com login pros clientes logarem e baixarem os arquivos de seus respectivos profiles.
Será que existe algo assim pronto? De forma segura?

ALguém?!?

tnx
mariohs
Não entendi... a transferência de arquivos vai ser por ftp ou por http?
Se for por ftp, você tem que criar a conta do usuário, falar qual é o diretório home dele e pronto.
Se for http, você tem que criar um sistema de login em php, ou pelo .htaccess para que as pessoas tenham acesso aos arquivos.
hive
Então, não liga não que eu sou bem noobie em web hehe
Na verdade não sei qual a melhor solução; HTTP ou FTP, mas basicamente quero que o cliente tenha uma conta individual para baixar e upar arquivos no meu servidor da maneira mais segura o possivel pois tratam-se de informações confidenciais.

Só agora pouco que fui no cpanel e dei uma fuçada no FTP manager, e criei uma conta mas nao consegui acessá-la . Não sei nem o que faço pra logar!! Rolling Eyes

Se vc puder dar um help aí, eu agradeço
mariohs
Por ftp, eu acho que vai ser a solução mais fácil para você.
vai em:

FTP Management > Create FTP account

Preencha os dados.

FTP Username: usuario
Enter Password: senha
Re-Enter Password: senha

E depois escolha o diretório home da conta de usuário. Não coloque em public_html, pois senão todo o conteúdo estará disponível publicamente. Opte pelo custom e escolha a vontade o nome de seu diretório.

Sugestão:

/home/<seu_usuario>/domains/<seudominio>/public_ftp/<usuario_ftp>

Feito isso, basta acessar o ftp.
host: <seu_dominio>
user: <usuario>@<seu_dominio>
pass: <senha>

Espero ter sido claro. Qualquer dúvida posta ae.
gottjustitiar
poxa,valeu,também tava precisando disso para um site do meu amigo Very Happy ajudou muito,valeu mesmo!!!
hive
Opa, valeu pela ajuda aí mario.
Criei a conta tudo beleza, só não percebi ainda como deixar a contar disponível pro cliente no site. Como faço um link dentro do site pro usário conectar no FTP? o que tenho de digitar no navegador para acessar a conta FTP afinal?
se digito "ftp://<meu dominio>.frihost.net/" tenho acesso a root do ftp, mas qdo digito "ftp://<meu dominio>.frihost.net/<nova conta>" não consigo acessar.
Devo estar viajando muito...lol

acho que ainda nao "captei" o conceito da coisa
mariohs
FTP é um conceito diferente de HTTP. Não vai haver nenhum tipo de site para você acessar. Você vai precisar de um software específico de ftp para fazer a transferência de arquivos. O windows explorer / internet explorer / qualquer outro browser suporta ftp, mas eu acho muito ruim a interface.

Como dica de software, eu aconselho FileZilla. Não se esqueça que deve-se ativar o modo ativo para conectar nos servidores do Frihost.

Ao entrar no endereço ftp.<seudominio>.frihost.net, dependendo do usuário que conectar, vai enxergar uma pasta home diferente, de acordo com o que você configurou.
hive
A sim, o conceito de protocolo eu até conheço mas meu problema é na interface de acesso mesmo.
Eu imaginei que ao acessar o FTP pelo navegador, por exemplo, o usuário daria de cara um uma caixa de login pra user e senha, mas isso não está acontecendo...Ou não estou sanbendo configurar
mariohs
Não sei se dá pra configurar modo ativo pelo browser...
Teoricamente, o ftp manda uma caixa de login quando você acessa ftp, e mostra os arquivos. Mas no frihost só é aceito ftp no modo ativo, por isso não sei se dá para configurar isto no browser.
AlexRosa
boas ajudas, obrigado
planetaorigami
Alguém poderia me dizer se aqui tem acesso a ftp?

Valeuuu
mariohs
Você leu a página inicial do Frihost?
Lá tem a resposta.
jochan
Pelo que estou percebendo, o Frihost é o melhor server gratuito de todos...
elitonpower
nao to axando aki onde eu colok meu cadastro para mim enviar arquivos via ftp eu fiz o cadastro e talzz chego um email lah so pra confirmar mais kando eu vo tenta enviar meu site via ftp nao da certo oq eu devo fazer?
riccopt
elitonpower wrote:
nao to axando aki onde eu colok meu cadastro para mim enviar arquivos via ftp eu fiz o cadastro e talzz chego um email lah so pra confirmar mais kando eu vo tenta enviar meu site via ftp nao da certo oq eu devo fazer?

esse forum aqui é para escrever em PORTUGUES....
elitonpower
riccopt
eu fiz uma pergunta! Se nao pode ajuda,nao fala merda
riccopt
elitonpower wrote:
riccopt
eu fiz uma pergunta! Se nao pode ajuda,nao fala merda

qual foi a pergunta que tu fez? nao deu para entender nada!!
se vai escrever abreviado tudo bem... mas escrever axando colok talzz lah (se fosse para economizar em termos de cliques era so usar o LA sem o H)... tipo economiza cliques em uma parte (no aXando) e gasta eles depois (no laH)...
respondendo ao que eu acho que foi a tua pergunta: voce so pode criar a sua conta de hospedagem apos ter 10 friz... e a cada dia voce tem que faser posts aqui para manter sua conta aberta...
acredito que a maior parte das suas perguntas pode ser respondida se voce visitar as paginas de TOS e FAQ...
http://www.frihost.com/tos.php
http://www.frihost.com/faq.php
albuferque
Usuários virtuais de Pure-FTPd

A melhor forma de aproveitar todos os recursos que o Pure-ftpd tem a oferecer é usando o esquema de usuário virtual, com esse esquema você separa as contas de ftp em um outro arquivo em vez do amoso /etc/passwod, e ainda pode setar opções como quotas, ratios e bandwidth para cada usuário cadastrado.

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Pureftpd-Servidor-de-FTP-com-MySQL-quota-e-usuarios-virtuais/?pagina=2
PChesini
configura os usuarios no painel, e usa um programa de ftp pra baixarex: ftp commander ( bem basico )
ou o cuteftp, ws ftp..

ou configura o ftp do windows.( é o maisporco possivel... so use caso seus usuario nao entendam e nem queiram aprender nada)
Kashinilaya
Sempre quis saber quais as vantagens e possíveis utilizações do acesso FTP. Alguém aí faria a gentileza de fornecer uma lista? Ouvi uma vez dizer que se o arquivo a ser baixado fosse muito grande, seria melhor utilizar FTP. Isso procede?
PChesini
por ftp é mais simples pq ele gerencia melhor o envio e recebimento de arquivos, com varios usuarios fica como um hd virtual sem muitas complicações

pra enviar e receber arquivos de seu site eu julgo imprescindivel

para ter varios usuarios nem tanto

mas qdo trabalhava num jornal da cidade o envio dos pdf's para a grafica so por ftp
Styrotermica
posso fazer o site pelo office e depois mandar por ftp?
PChesini
pelo office?
*respira fundo*

se poder = ter uma maneira, sim tem
se é recomendavel

NOPE

use o dreamweaver, qqer lojinha de informatica tem ele barato
Guardian
Se você tiver um Firefox instalado, basta instalar um addons (ou algo assim rsrs), chamado FireFTP, ele é muito bom e dá pra abrir direto no Browser do Firefox.

Muito fácil de configurar, o site é esse: http://fireftp.mozdev.org/help.html

Eu costumo criar pelo bloco de notas o layout de sites e blogs, mas se você não tem conhecimento, sugiro instalar o wordpress, ele já instala o template, pra criar um matéria é só fazer o o login na administração e postar!

Site oficial (Brasil): http://br.wordpress.org/
Se quiser testar, acesse: http://www.inexistentman.net/2008/05/22/teste-o-wordpress-26/
geanfloripa
realmente o firefox eh perfeito para fazer o ftp....
riccopt
geanfloripa wrote:
realmente o firefox eh perfeito para fazer o ftp....

continuo achando o FILEZILLA melhor...
Sidney
FileZilla e o melhor e gratis!

FileZilla é um cliente FTP bem rápido e prático, com diversos recursos e interface intuitiva. Apresenta todas as funções básicas encontradas em programa do gênero. Possui suporte para proxy, SSL, SFTP, SOCKS 4/5, HTTP 1.1, autenticação GSS, entre outras.

É possível gravar as informações de usuário e senha de diversos sites no gerenciador de sites do programa, incluindo opções de login e tipo de conexão. Em sua tela principal o programa exibe uma janela de navegação com pastas e arquivos locais lado a lado com a listagem de pastas e arquivos no servidor, acima das duas janelas fica uma tela que exibe todas as operações realizadas, com os comandos do programa e as respostas dos servidor. Na parte de baixo da tela fica a fila de transferência, que mostra quais transferências estão ativas e quais ainda vão começar.

Cliente FTP leve, rápido, prático, com diversos recursos, de código livre e disponível para múltiplas plataformas

http://www.superdownloads.com.br/redir.cfm?softid=24408&sistema=1

Very Happy
D'Artagnan
Pois então, a convertsa é bem antiga mas deu vontade de responder.

O que o hive quer nao é exatamente um ftp, é um sistema web com acesso restrito a arquivos, depende o tamanho do arquivo é mais viável ensinar seu usuário a usar um ftp, mas é mais trabalhoso.

a idéia básica é

a area do administrador

ter um cadastro de arquivos
ter um cadastro de usuarios
ter uma consulta de arquivos
ter uma tabela que relacione arquivos e usuarios

ter um ou mais usuarios "ADMIN" que tenha acesso ao cadastro de arquivos e de usuários.
ele cadastra usuários com senhas, envia arquivos pelo envio de arquivos , seleciona o usuário que ele quer que tenha acesso ao arquivo e pronto esta disponivel

a area do usuario
ter uma tela de login e senha
ter uma consulta de arquivos , onde ele veja só os arquivos dele

pronto esta ai seu sistema

alguns pontos cruciais aqui seriam adicionar um sistema mais robusto de controle de acessos aos arquivos, cuidar com a segurança, configurar direitinho os limites de envio e os tipos de arquivos.
e se o arquivo for muito grande como vai ser enviado?

um sistema simples desse para gerennciar docs,pdfs e xls que não sejam extremamente sigilosos é bem facil, agora o buracation é mais embaixaxion quando são arquivos confidencias de fotos de 5megapixeis