FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Sugestões e ideias para tirar Portugal da Crise

gnomme
Aqui fica a deixa!
Checa de papo furado a dizer mal por dizer!
Deixem aqui as vossas ideias para tirar Portugal da lama.
A Minha:
o que deve mudar em Portugal, para além de muitas coisas, é sem dúvida a falta de mentalidade "produtiva".
para isso, temos de começar a cair na real e ver que se queremos ajudar a fazer um país melhor temos todos de fazer por isso. por exemplo, quem é que aqui pratica voluntariado?
Outra coisa que está acontecento de errado é o facto de a classe médica ser a classe que está a enriquecer de uma forma alucinante! Estamos pagando 80 Euros para ter uma consulta no medico particular, ja que o sistema de saude não funciona. Pois esses ditos médicos preferem trabalhar nas suas clinicas privadas do que no sistema publico
Ka7raK
Estou estudando Macroeconomia e só posso dizer que a solução para a crise não é a que está sendo levada a cabo. O nosso governo insiste em combater o défice a curto-prazo (aumento da receita fiscal, diminuição dos gastos públicos) em vez de pensar a, pelo menos, médio-prazo. Creio que a solução é tornar Portugal mais atrativo ao investimento, nomeadamente através da redução das taxas de juro aplicáveis a empresas nos primeiros anos de vida, benefícios fiscais a empresas com taxas de investimento elevadas, etc.

Da maneira que estamos indo, apenas perdemos a competitividade e pioramos a qualidade de vida da população. É certo que o défice será reduzido mas não demorará muito a que aumente de novo ou o país seja atingido por uma crise social que bem poderá levar a uma revolta da população contra o Governo.
phantombr
Crise em Portugal???

Não estou sabendo de nada....
Aqui no Brasil só se fala em Carnaval Shocked

Até o Sadan passou despercebido por aqui Laughing

Podem explicar o que esta acontecendo por aew?
cparakawa
Ka7raK wrote:
Estou estudando Macroeconomia e só posso dizer que a solução para a crise não é a que está sendo levada a cabo. O nosso governo insiste em combater o défice a curto-prazo (aumento da receita fiscal, diminuição dos gastos públicos) em vez de pensar a, pelo menos, médio-prazo. Creio que a solução é tornar Portugal mais atrativo ao investimento, nomeadamente através da redução das taxas de juro aplicáveis a empresas nos primeiros anos de vida, benefícios fiscais a empresas com taxas de investimento elevadas, etc.

Da maneira que estamos indo, apenas perdemos a competitividade e pioramos a qualidade de vida da população. É certo que o défice será reduzido mas não demorará muito a que aumente de novo ou o país seja atingido por uma crise social que bem poderá levar a uma revolta da população contra o Governo.

Estou com uma duvida. Em Portugal vcs aprendem economia numa grade mais "americanizada"? Classicos - Neoclassicos - Keynesianos - RBC - Neokeynesianos (talvez)?

No Brasil a visao eh mais ampla. O estudo das teorias de desenvolvimento eh importante na macroeconomia, visto que explica fenomenos como o desenvolvimento do Japao e da Coreia do Sul. Explica-se parcialmente os boosts da Irlanda e do Chile. O ferramental tradicional desconsidera o papel do Estado em quebrar situacoes que a economia local, por si soh, nao tem como superar. Principalmente investindo em infraestrutura e superestrutura. Eh um tipo de neokeynesianismo com estado interventor: algumas vezes funciona, algumas vezes nao. Se vc jah estudou a "golden rule", fica mais facil entender que a taxa de equilibrio pode ser transposta para um nivel mais elevado, aumentando a taxa de investimento do setor publico. Se vc nao souber do que eu estou falando, deixa pra lah que vai lhe arranjar problemas na escola ... Confused
Ka7raK
cparakawa wrote:
Estou com uma duvida. Em Portugal vcs aprendem economia numa grade mais "americanizada"? Classicos - Neoclassicos - Keynesianos - RBC - Neokeynesianos (talvez)?

Maioritariamente é isso. Mas o programa foi encurtado por causa do programa de Bolonha. Contudo, os nossos políticos devem ter faltado às aulas Very Happy
cparakawa
Ka7raK wrote:
cparakawa wrote:

Maioritariamente é isso. Mas o programa foi encurtado por causa do programa de Bolonha. Contudo, os nossos políticos devem ter faltado às aulas Very Happy

A meu ver, encurtar o programa pra poder cumprir o curso em 3 anos acaba deteriorando a capacidade de um bacharel em economia. No final das contas, parece ser uma tendencia abaixar os niveis de cobranca e conhecimento na graduacao e formar uma pessoa com nivel "generico" para um emprego "generico". Se a pessoa quer mesmo aprender, que faca pos-graduacao. Nao concordo muito, mas parece ser assim que as coisas estao se firmando.

Soh pra lembrar, politico nao eh tecnico. Nao precisa ser economista pra ser ministro da fazenda, nao precisa ser medico pra ser ministro da saude e nem milico pra ser ministro da defesa. Soh que um politico consciente sabe que precisa de assessoria qualificada para ocupar qqer cargo. Talvez o maior problema eh a classe de politicos amadores sem visao de longo prazo. Por outro lado, os politicos refletem a sociedade, por mais que as pessoas odeiem admitir.

[]'s
phantombr
Hoje fiquei sabendo que o primeiro ministro de Portugal "deu os trinta" (demitiu-se). Isso esta sendo visto como um estopim para afundar o pais na crise. Deverão acontecer eleições, e isso não era o que o pais precisava. Para que o argumento do primeiro ministro foi que não aceitaram uma politica economica modesta (poucos investimento/gastos, muitas contenções). Amigos de Portugal, gostaria de opiniões.