FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Podcasts

orien
Algum usuário deste fórum tem um podcast? Eu aindei pensando em fazer um, mas não sei qual é a melhor forma de hospedar. Devo fazer um blog para "publicar" e organizar os áudios?

Observação: para edição, eu tenho o Audacity e o Wavepad. O Audacity é mais complexo e famoso (talvez por ser "livre"), mas ainda prefiro o outro, que é mais estável em meu computador.
Tilibra
sinceramente nem sei ao certo o que seria esse podcast .... Very Happy

Pode explicar para uma pessoas que anda muito ocupada pra aprender novas modas ??? !!!!!
merrik
@tilibra
Podcast são arquivos de audio/video vinculados na internet, palestras, "seções de rádio" e similares, normalmente usado junto com o RSS.
Se tu tiver um tempinho tem um artigo na wikipédia
RSS - são artigos/posts que um programa (chamado agregador, o IE 7 / firefox / opera já vem com um nativo) puxa para você então tu le na ordem que quiser e o que quiser sem ter que ir até o site/blog do fornecedor para ver se tem algo novo, alias se você não tem muito tempo para fica navegando e quer ler seus sites prediletos é uma boa pedida - infelizmente ainda não são todos os sites que usam essa tecnologia, mas acredito que isso mude logo -
PS: Acho que é melhor alguem explicar melhor, não gostei da minha "explicação"
<edit>
Achei um texto interesante no phpbrasil que da uma rápida explicação sobre varios conceitos da WEB 2.0 (RSS, XML, AJAX, RIA ... )
</edit>
Rafael_Gpi
Eu ja havia feito isso antes, mas esse nome pra mim é novidade Very Happy
mariohs
@Tilibra
Vou completar a explicação do merrik.
Podcasts são arquivos multimídia (áudio / vídeo) sendo o de áudio o formato mais comum, onde "podcasters" (os blogueiros de podcast) publicam suas "obras". Você baixa o arquivo, e ouve. Simples assim. É como se fosse um blog multimídia.
Existem 2 softwares mais comuns para se ouvir podcasts, o iTunes para áudio e o Democracy Player, para vídeo.

Ambos possuem sistema de feeds (não vou me alongar no assunto para não sair muito do tópico), onde você cadastra o feed e o seu player vai lá e baixa sozinho o arquivo assim que fica disponível (desde que tenha enclosures).

Quanto à pergunta original, eu não sei qual a melhor forma de hospedar, mas acho que não tem muita saída a não ser usar espaço e banda do seu host. Mas com certeza a melhor forma de disponibilizar, seria em forma de feeds, de preferência com enclosures, para que possibilite os players baixarem automaticamente o arquivo assim que disponível.
D'Artagnan
ok...

mas qual a diferença entre eu simplesmente jogar uns arquivos MP3 em um servidor e espalhar...???

"É como se fosse um blog multimídia" ... pra esse fim o iTunes ficaria como um blogger ???
mariohs
D'Artagnan wrote:
ok...

mas qual a diferença entre eu simplesmente jogar uns arquivos MP3 em um servidor e espalhar...???

"É como se fosse um blog multimídia" ... pra esse fim o iTunes ficaria como um blogger ???

A diferença é a mesma de você usar um feed de RSS ou ATOM para acompanhar algum site de notícias ou blog ao invés de todo dia visitar os sites procurando por notícias.
Supondo que você ouça com freqüência podcasts de uns 10 sites diferentes, você joga todos os feeds dentro do iTunes (ou qualquer outro agregador de podcast), e automaticamente todos os podcasts estarão disponíveis para você ouvir no seu agregador. Assim você não precisará visitar os 10 sites todos os dias a procura de atualizações, fazer o download de cada podcast, e depois ouví-los.

Se é você que disponibiliza o podcast, jogar os arquivos no servidor e botar o link, não teria problema nenhum, mas é tão ruim de se acompanhar quanto algum site de notícias sem feeds, onde você tem que visitar todos os dias para saber se tem alguma atualização.
Vanilla
Na verdade, existem sites dedicados aos podcasts. Você grava a mensagem no site mesmo, usando um programinha que o site oferece (sem precisar baixar nada). Não gasta nem a banda nem espaço em disco do seu domínio. Depois de gravada a mensagem, você pega um código e coloca um player no seu site/blog. O player pode ter a opção de mais de um dos seus arquivos de voz na playlist. Pra quem gosta de podcasts, o Podomatic é o site mais recomendado.

BTW, eu criei uma conta no Podomatic faz um tempo já, mas ainda não tive coragem de publicar nenhuma das minhas mensagens. Motivo: tenho um sotaque horroroso, que nem eu sabia que tinha! Embarassed
elton
Este topico veio mesmo do CEU.
Estava pensando em fazer podcast de minhas tracks, Preciso apenas estudar isso e saber como implementar esta ferramenta.
orien
Obrigado pelas dicas...

Vanilla wrote:
Na verdade, existem sites dedicados aos podcasts [...] o Podomatic é o site mais recomendado [...]

Meu objetivo era achar um site como este... Muito obrigado! Eu também não gosto de minha voz, por isso vou editar bastante Wink.

elton wrote:
Este topico veio mesmo do CEU.

Laughing