FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

GNU/Linux, por que não usar?

merrik
Em outro tópico apenas 4 pessoas se manifestaram que usam(ram) GNU/Linux, eu queria saber quem aqui no forum uso windows e não gosta da microsoft? e porque não muda para o GNU/linux ou se alguem já uso e não gosto, as impressões que vocês tem do mesmo e o que acham de migrar, o que eu até recomendo porque o Vista está estramente pesado para usar só turbinando a memória - além do que em uma palestra de apresentação do sistema operacional que eu vi não teve nada de novo, apenas o tradicional, ideias copiadas -
cparakawa
Eu uso Windows. O primeiro que eu vi foi o 1.0 (em 1990), era algo inutil que ficava mofando num canto da empresa. Ah serio soh a partir do final de 1992, com o 3.0.

Aprendi a programar parte em PC/DOS, parte em ambiente Unix. Jah usei Red Hat e Mandrake, nao sou usuario do Linux mas nao eh nada de alienigena.

Nao gosto da MS, mas tbm nao a odeio. Discordo totalmente da politica de S.O. bugado dela, mas ela entende do que faz, nao chegou aonde estah por pura sorte. Enfim, o windows eh um padrao e toda padronizacao acarreta em ganhos pra sociedade, mas nao quer dizer que seja eterna.

O que me segura mais no Windows eh a Adobe. Pode-se dizer pra migrar pro Mac, mas o suporte ao Mac eh reduzido em geral (software). Convencer as grandes empresas de software (tirando a MS) a lancar seus produtos pro Linux concomitantemente ao Windows (ao menos) seria um divisor de aguas, a meu ver. A Adobe nem produzia pro windows (o Mac era o computador dos profissionais), e aih comecou a lancar os pacotes defasados depois. Atualmente lanca ao mesmo tempo ou ateh antes do que pro Mac. Fora alguns produtos que nao estao saindo pro Mac, como o Encore. Este eh um caso, existem outros. Enquanto as empresas de software "independentes" nao encararem o Linux como plataforma competitiva e rentavel no mercado de software, vai ser dificil.

Ainda existe muito daquela ideia inicial do Linux, software livre e gratuito, GNU licensing, etc. Nao tenho nada contra este tipo de propaganda libertaria e hippie. Soh que a industria se move pelo dinheiro. Nao adianta o S.O. ser bom se nao tem apoio. Assim como nao adianta um videogame ser excelente (hardware) se nao saem grandes jogos pra ele. Na minha opiniao, falta ao Linux amadurecer do ponto de vista comercial, mas nunca vi nenhum master plan decente pra ser um grande player.

Enquanto isto eu vou de windows xp mesmo. Apesar dos bugs, o XP eh um sistema que apresenta bom desempenho e tem alta compatibilidade com o que eu preciso. Eu estou satisfeito com ele, mas isto nao me torna fiel a ele, nao nasci colado nele e nem eh o amor da minha vida. Cool
mariohs
cparakawa wrote:
Enquanto isto eu vou de windows xp mesmo. Apesar dos bugs, o XP eh um sistema que apresenta bom desempenho e tem alta compatibilidade com o que eu preciso. Eu estou satisfeito com ele, mas isto nao me torna fiel a ele, nao nasci colado nele e nem eh o amor da minha vida. Cool

Estou no mesmo barco. Digo que a única coisa que me prende ao windows são os jogos, a necessidade de testar páginas web no IE (tá, tem wine, mas eu tenho preguiça de botar pra funcionar), e a compatibilidade de documentos do pacote do office, que é boa, mas não 100%, então as vezes recorro ao windows.
ledson
Vantagens do Linux

- Robustez e Fiabilidade
- Preço
- Open Source
- Diversidade e Compatibilidade
- Segurança
- Rapidez
- Estabilidade

Vantagens do Linux – Robustez e Fiabilidade

Escrito por hobby por milhares de programadores, sem a pressão de datas de entrega existentes no software comercial. Correções de vulnerabilidades (patches) disponíveis num curto espaço de tempo. Modularidade.
Apenas é necessário reiniciar o sistema para trocar o kernel ou alterar hardware!
Vantagens do Linux - Preço

Grande parte das distribuições permite o download completo, outras apenas permitem de certas partes (software não comercial). Costuma ser possivel adquirir a versão oficial, com manuais.
Pode ser copiado e distribuido livremente, caso não exista software comercial.

Vantagens do Linux – Open Source

Código disponível para todos.
Possibilidade de alterar o código.
Disponibilidade de correções num curto espaço de tempo.
Grande número de beta-testers.

Vantagens do Linux – Diversidade e Compatibilidade

Diversidade de programas, linguagens de programação, ambientes gráficos, etc.
Compatibilidade relativamente a protocolos.
Suporta para um grande número de plataformas (x86, AMD64,PowerPC, Macintosh, Amiga, Atari, Dec Alpha, Sun Sparc, ARM, etc.)

Vantagens do Linux – Segurança

Códigos escritos 100% abertamente tem a segurança redobrada, pois quando o código é lido, mesmo asssim não é possivel invadi-lo, ao contrario de códigos fechado, que contam com o anonimato do código como medida de segurança, assimsendo descompilado o sistema pode estar amplamente aberto a invasões.

Vantagens do Linux – Rapidez

O protocolo TCP/IP do Linux foi reescrito do zero, usando novas técnicas de conexão e mais segurança, assim o protocolo do linux sendo 30% mais rápido do que o Windows NT/2000.

Vantagens do Linux – Estabilidade

A estabilidade dos sistemas Unix já é conhecida mundialmente, por esta razão empresas como Google, Yahoo, HP estão migrando para Linux. Há 42% dos bancos brasileiros usando linux. O governo federal esta migrando para Linux, e admite a economia feita na área de TI após a implantação do Linux, e ainda ressalta a segurança e estabilidade do novo sistema.
O que a pesquisa revela é apenas um retrato do que já está acontecendo. O Linux está sendo usado em massa, principalmente como servidor nas mais diversas áreas. Empresas privadas e principalmente públicas adotam mais e mais o Linux e outros software Livres.

É uma revolução silenciosa.
elton
Infelismente as minhas aplicação não tem suporte para Linux.
Somente rodam e Windows ou MacOSX.

Trabalhocom aplicaçoes em audio. (sequenciadores - Samplers e Afins)

Ja usei Linux, mas hj em dia não uso mais devido a este inconveniente.

Quando sair uma aplicação de audio para linux que seja robusta e confiavel, Concerteza Windows pro LIXO.
cparakawa
Como nao sou da turma do pinguim, acho que nao eh absurdo perguntar.

1- Existe alguma iniciativa organizada e centralizada pra conseguir suporte de desenvolvedores comerciais para o Linux? (imagem, video, audio, jogos, etc). 2 - Ou vao esperar que a massa critica (ampliacao da base Linux) por si soh atraia as empresas de desenvolvimento?

3 - A comunidade Linux tem pretensao de "empurrar" o Linux nos PCs novos no mercado domestico + SOHO ? As grandes corporacoes/instituicoes migram sozinhas por causa dos custos e estabilidade, mas os pequenos adquirem o que estah disponivel no mercado.

4 - Alguem aih pode me explicar, existindo n versoes do Linux, como eh que um nao nerd vai conseguir escolher a melhor distribuicao pra si?

5 - O fato do Linux ter um desenvolvimento descentralizado, em maior parte nao comercial, nao influi na adocao do mesmo por parte dos grandes montadores/vendedores de PCs? 6 - Como eh que uma Dell ou HP da vida pode adotar o Linux em larga escala se nao existe road map / previsao de lancamentos pra casar com a sua estrategia de mercado?

Atualmente, apenas uma diminuta minoria de meus amigos/conhecidos eh nerd. E sao estes que formam o grosso do mercado de S.O. e garantem a base do mesmo. 6 - Eh impressao minha ou as pessoas "normais"preferem pagar pra nao ter que ficar decidindo por algo que pouco entendem? 7 - O Linux perde muito por nao vender (literalmente) seu peixe junto ao publico em geral?

8 - Existe algum sistema ah prova de imbecis para atualizacoes do Linux (de alguma distribuicao, obvio)? Como a atualizacao automatica do Windows, pois ter que ficar frequentando forum/portal ou catar milho pela internet pra manter seu sistema atualizado eh um saco.

9 - Alguem sabe se existe um levantamento sobre a participacao do linux no mercado, com dados percentuais e absolutos, incluindo os valores por segmento (domestico, pequenas empresas, medias e grandes, uso profissional nos diversos setores)?

10 - A propaganda das vantagens do Linux nao eh muito voltada pro publico especializado? 11 - A grande vantagem pro publico nao especializado considero que seria preco, este eh realmente um grande problema nos paises ricos? (licenca do windows eh menos do que um pobre gasta pra encher a cara, por exemplo)

A planilha eletronica foi inventada por dois hippies nos States, mas soh ganhou corpo nas aplicacoes comerciais (1-2-3, Excel e tal). 12 - Este eh o caminho do Linux? 13 - Existe alguma mola propulsora pra fazer o Linux tomar o mercado de assalto ou o sistema de propagacao por osmose atual eh suficiente?

Desculpem o excesso de perguntas e a minha ignorancia sobre o assunto. Se eu lembrar de mais coisas, eu posto.

[]'s
phantombr
Quote:

Gostaria de saber se você conhece o programa ENCORE da empresa GVox, e se consegue rodar ele no Windows XP porque eu tenho muita dificuldade em fazê-lo funcionar.
cparakawa
ledson wrote:
Vantagens do Linux

- Robustez e Fiabilidade
- Preço
- Open Source
- Segurança
- Rapidez
- Estabilidade

- Robustez e Fiabilidade
É ruim ter prazo? Influi mesmo na qualidade do produto (nao pense na MS)?

- Preço
Numa maquina de 400 dols, faz tanta diferenca ter uma licenca do windows por 50 dols, considerando-se pequenos usuarios num pais rico?
Pirataria em pais pobre pode ter n justificativas, mas Linux eh sistema pra pobre (maquina velha de pessoa sem dinheiro pra comprar um windows ou MacOS)?

- Open Source
Se a esmagadora maioria das pessoas nunca vai tocar num codigo fonte de S.O., faz diferenca se o cara foi pago ou trabalhou de graca?

Diversidade nao quer dizer qualidade. Generico em geral nao eh software robusto, que necessita de suporte e desenvolvimento continuo. Em algumas areas existe um bom desenvolvimento em termos de software pra Linux, mas ainda nao sao apenas nichos?
Eu sei que eh altamente compativel, mas o Windows tbm eh. Existem windows diferentes pra diferentes maquinas, provavelmente nao existe Windows pra uma determinada maquina porque ou existe barreira legal/comercial ou nao vale o custo de desenvolvimento. Numa grande corporacao isto faz diferenca, mas pro resto dos casos eu nao vejo muita vantagem. Ou nao?

- Segurança
Concordo que seja mais seguro. Mas a maioria das pessoas e empresas de pequeno e medio porte soh faz atualizacao se eh automatico. Sei nao se isto eh uma grande diferenca pro publico em geral. Eh comum se comprar se comprar maquina com S.O. e os dois acabam morrendo juntos, qdo vao pra sucata.

- Rapidez
Isto eh verdade, embora existam as distribuicoes mais pesadas. Mas tem que se vender hardware tbm, caso contrario o mercado fica estagnado. Nao acredito em teoria conspiratoria sobre isto, eh mais uma divagacao.

- Estabilidade
Vantagem mesmo, mas conta mais pra quem precisa de um sistema ultra reliable (grandes sites/redes/bancos/etc). Ninguem gosta, mas umas telas azuis da morte (nao frequentes) nao matam ninguem. Suporta-se sem muito esforco.

Eu ainda acho que REVOLUCAO tem que ter BARULHO. Enquanto o Linux ficar no papo de comer pelas bordas e ficar focado em nichos, vai demorar pra derrubar o Windows. Tem que botar pra fora e bater na mesa, arranjar capangas, fazer acordos com os bad boys e empurrar o produto goela abaixo dos incautos. Mas aih fica igual a politica da MS, a grande nemesis. Situacao dificil.

Simpatizo mais com o Linux do que com o Windows, mas sou avesso a mudancas. Se o Windows se demonstra mais "confortavel" e com um custo baixo (preco e problemas), fica dificil uma migracao espontanea. Ah, e eu sou cetico mesmo. Cada um vai ressaltar os seus pontos fortes e descer a lenha nos defeitos do outro. Nao eh nada pessoal, soh estou tentando ser ponderado ou pouco tendencioso.

[]'s
mariohs
@cparakawa, duvido que o ledson volte a ler suas perguntas, isso tudo foi copiado da internet...

Quote:
8 - Existe algum sistema ah prova de imbecis para atualizacoes do Linux (de alguma distribuicao, obvio)? Como a atualizacao automatica do Windows, pois ter que ficar frequentando forum/portal ou catar milho pela internet pra manter seu sistema atualizado eh um saco.

Vou responder só as que eu sei... algumas distribuições têm atualizações automáticas sim. Não to muito antenado, mas eu sei que têm. As distribuições baseadas em Debian (Ubuntu, knoppix, etc) têm até atualização de versão de SO, muito mais fácil que no windows. Por sinal até a instalação de softwares é mais fácil nessas distribuições do que no próprio windows.
Kashinilaya
O problema com o Linux é o mesmo com tudo o que é novo. O costume de uso do antigo gera uma certa inércia para se migrar para o novo. Tenho vários programas para Windows que provavelmente não rodarão no Linux, mas nenhum é tão novo que eu não possa encontrar melhor para o Linux. Só que aí terei que aprender a mexer em todos os novos programas, além do Linux... dá uma preguiça desgraçada!!!
cparakawa
Que eu saiba o Linux nao eh tao novo ... E eu uso programas que nao tem nada proximo pro Linux, o Photoshop eh o maior exemplo. Ainda gosto de aprender a usar programas novos, meu caso nao eh inercia. Eh preguica mesmo ... Cool

@mariohs
Sei lah, dah que tem algum defensor ferrenho do Linux por aih, quem sabe me esclarece umas duvidas; gosto destes threads mais educativos. Nao uso Linux faz uns 4 anos, capaz de ter mudado muita coisa, visto que eu perdi interesse por ele. E eh legal saber que existem coisas praticas como atualizacoes automaticas (pra quem eh vagal ou desencanado). Lembro do tempo que existiam uns loucos que pregavam versoes customizadas do Linux pra cada um. Aih nao dah ...
PristonMaster
eu gosto do linux quando comecei a aprender a criar softawares, usar programas de manipulação de imagens, bancos de dados... antigamente quando eu usava o computador só para jogos e msn preferia a comodidade do windows agora prefiro o desempenho do linux para certos programas...
pena que não tenho tempo de mexer com isso, eu aprendi alguma coisa já em aula de informática da minha escola mas eu quero me aprofundar um pouco mais com este sistema operacional...
Vanilla
Kashinilaya wrote:
O problema com o Linux é o mesmo com tudo o que é novo. O costume de uso do antigo gera uma certa inércia para se migrar para o novo. Tenho vários programas para Windows que provavelmente não rodarão no Linux, mas nenhum é tão novo que eu não possa encontrar melhor para o Linux. Só que aí terei que aprender a mexer em todos os novos programas, além do Linux... dá uma preguiça desgraçada!!!

Pronto, tocou no ponto crucial. Eu acho o meu Windows uma porcaria, mas a questão da preguiça infelizmente é verdade. Meu Windows é um monstro com trocentos programas instalados, e eu não tenho nem tempo nem paciência pra instalar/aprender Linux. Configurar tudo de novo? Não obrigado. Não é como um navegador que você simplesmente baixa e sai usando. Procurar emuladores compatíveis com Linux e vários outros programas que tenho certeza que acabariam dando problema. Fora que infelizmente Microsoft Office, por mais lixo que seja, é algo crucial pra minha faculdade. Faculdade sem Power Point não dá. Pode até existir um semelhante pra Linux e que funcione muito melhor, mas até aprender a mexer... E outra, só tem Windows na minha faculdade. E a compatibilidade? Quer dizer que eu faria um "Linux Power Point" pra apresentar na faculdade e ele não rodaria. Aí você diria "OMG, mas sua faculdade deveria ter Linux instalado!!". E daí teríamos que fazer dois mil alunos reaprenderem basicamente tudo. Fora os professores, e sabe como é: gente velha não aprende nada direito. Já é muito que ele usem um e-mail corretamente, agora usar outro OS? Acho que é inviável.
mariohs
Vanilla wrote:
Pronto, tocou no ponto crucial. Eu acho o meu Windows uma porcaria, mas a questão da preguiça infelizmente é verdade. Meu Windows é um monstro com trocentos programas instalados, e eu não tenho nem tempo nem paciência pra instalar/aprender Linux. Configurar tudo de novo? Não obrigado. Não é como um navegador que você simplesmente baixa e sai usando. Procurar emuladores compatíveis com Linux e vários outros programas que tenho certeza que acabariam dando problema. Fora que infelizmente Microsoft Office, por mais lixo que seja, é algo crucial pra minha faculdade. Faculdade sem Power Point não dá. Pode até existir um semelhante pra Linux e que funcione muito melhor, mas até aprender a mexer... E outra, só tem Windows na minha faculdade. E a compatibilidade? Quer dizer que eu faria um "Linux Power Point" pra apresentar na faculdade e ele não rodaria. Aí você diria "OMG, mas sua faculdade deveria ter Linux instalado!!". E daí teríamos que fazer dois mil alunos reaprenderem basicamente tudo. Fora os professores, e sabe como é: gente velha não aprende nada direito. Já é muito que ele usem um e-mail corretamente, agora usar outro OS? Acho que é inviável.

Não acho tão inviável assim... acho que é muito mais preguiça de aprender do que qualquer outro motivo.
Quanto à suíte de pacotes Office, existem algmas alternativas, dentre elas o OpenOffice.org que oferecem uma bela compatibilidade com a suíte da Microsoft. A compatibilidade é muito boa, embora não seja 100%, a maioria dos arquivos conseguem ser lidos / salvados nos formatos doc, xls, ppt, e outros... E também a interface é muito parecida com a do próprio Office da Microsoft... tem pra Windows também se você quiser dar uma fuçada pra ver qual é a dele...
Vanilla
mariohs wrote:

Não acho tão inviável assim... acho que é muito mais preguiça de aprender do que qualquer outro motivo.
Quanto à suíte de pacotes Office, existem algmas alternativas, dentre elas o OpenOffice.org que oferecem uma bela compatibilidade com a suíte da Microsoft. A compatibilidade é muito boa, embora não seja 100%, a maioria dos arquivos conseguem ser lidos / salvados nos formatos doc, xls, ppt, e outros... E também a interface é muito parecida com a do próprio Office da Microsoft... tem pra Windows também se você quiser dar uma fuçada pra ver qual é a dele...

Exato! Mas pensa comigo: já é complicado fazer as pessoas usarem um navegador diferente, que como eu já disse, você baixa, instala e sai usando. Agora querer que as pessoas usem um OS diferente é outro caso, ainda mais complicado, porque muda TUDO. Eu confesso, quando fiquei frente a frente com o Linux, fiquei perdidinha. É essa preguiça que mantém o Windows (bem) na frente e o Internet Explorer como navegador dominante. Triste, mas verdadeiro.
mariohs
Vanilla wrote:
Exato! Mas pensa comigo: já é complicado fazer as pessoas usarem um navegador diferente, que como eu já disse, você baixa, instala e sai usando. Agora querer que as pessoas usem um OS diferente é outro caso, ainda mais complicado, porque muda TUDO. Eu confesso, quando fiquei frente a frente com o Linux, fiquei perdidinha. É essa preguiça que mantém o Windows (bem) na frente e o Internet Explorer como navegador dominante. Triste, mas verdadeiro.

Sim... enquanto os computadores padrão ainda vierem com windows, e o cd do windows custar R$ 10,00 na barraquinha da esquina, ninguém vai se coçar para mudar de SO. Inclusive li a um tempo atrás que os computadores que vinham sendo vendidos com linux como SO, acabavam por sendo formatados pelos usuários e tendo o windows (pirata) como novo SO... Se algum dia houver uma mudança, ela vai ser bem lenta...
Kashinilaya
cparakawa wrote:
Que eu saiba o Linux nao eh tao novo ... E eu uso programas que nao tem nada proximo pro Linux, o Photoshop eh o maior exemplo. Ainda gosto de aprender a usar programas novos, meu caso nao eh inercia. Eh preguica mesmo ... Cool

Você tem razão, cparakawa, não é nada novo. Eu quis dizer novo em termos de uso, isto é, que ainda não foi usado por uma dada pessoa.
cparakawa
Eu acho que a popularizacao do Linux passa mais por uma propaganda macica, jah que o Windows estah muito bem consolidado. Acho que isto nao estah nos planos, entao os amantes do Linux vao continuar divagando por um bom tempo sobre a aceitacao do mesmo.
merrik
cparakawa fez algumas perguntas, vo colocar minha opnião:
1 - 2
Empresas de desenvolvimento já existem, e o melhor, em sua maioria são opensource, não acredite que as empresas apenas desenvolvem softwares fechados

4
Eu usei a que mais me convinha, o kurumin, não precisei criar partição nenhuma não perdi espaço em disco, usava a hora que eu quisese, me interesei e instalei no HD, meu santo não caso com as comodidades e migrei para a distro recomendada para quem quer conhecer o SO mais a fundo e quer uma maquina que tem literalmente o que você quer - slackware -, existem outras, e o provavel é que o pessoal use o que ta aparecendo mais o ubuntu.

5
Já existem empresas que vendem computadores com Linux pré-instalado, acredito que até seja algo bom já que barateia o preço e fica mais atrativo para o comprador

8
S.O. a "prova de imbecis" não existe, mas a proxima versão do ubuntu é simplesmente um sonho para os preguisosos - e também para os "desprovidos de conhecimento" -, leiam esse artigo do meiobit para ter um pouco mais de informação.

Preço
O preço é um diferencial, mas não é tudo nele, tu acha que é só nos paises pobres que se usam linux?

Opensource
Para quem não vai pegar no código, é de graça e ele pode confiar que vai ter programadores realmente disposto a fazer algo que preste, seja leve, rápido e util, para quem vai ter o código a mão, vai ajudar a melhorar o desenvolvimento e melhorar o projeto

Diversidade e Compatibilidade
Diversidade nao quer dizer qualidade, mas também não quer dizer falta de. O linux não é de forma algum um SO generico e o desenvolvimente de alguns projetos é apenas um nicho, concordo, mas por outro lado a varios grandes projetos, o KDE o Gnome o Openoffice o x.org e outros, o linux não é diferente para cada tipo diferente de maquina, e sim para cada tipo de interesses vontades e conhecimentos

Segurança
As atualizações podem não ser automaticas, mas tambem não é tão dificil de se atualizar, além do mais atualizando ou não não afeta a segurança - no aspecto perda de dados- não existem virus, no caso de segurança contra roubo de dados pessoais, o linux -pelo menos nas distribuições que eu usei - vem com firefox. - o que admito não resolve tudo na vida, mas convenhamos, bem melhor que um IE da vida -

Rapidez
O mercado não ficaria mais estagnado, isso apenas deixa mais recursos de hardware disponiveis para outras coias, como jogos, ou softwares -eu acho -

Estabilidade
A estabilidade sempre é boa, e para quer ter telas azuis, se você tem a opção de não telas?

Ultimo ponto, ter que procurar os programas na internet, existem algumas ferramentas para facilitar a vida do usuario como do debian e das distros baseadas que usa o apt-get - terminal em texto - e derivados do apt como o synaptic - gráfico - com os pacotes .deb preparados para você fazer o download instalar e usar, tem também os .rpm que não lembro quais distros usam que é quase igual aos .deb, download instala e usa, no meu ponto de vista para quem trabalha com desenvolvimente para usuarios desktop e para empresas o linux é uma opção extremamente viavel
PS: isso fico grande, Very Happy
cparakawa
merrik wrote:

1
Empresas de desenvolvimento já existem, e o melhor, em sua maioria são opensource, não acredite que as empresas apenas desenvolvem softwares fechados

Eu sei, mas o que muito se diz eh se criar softwares alternativos e open source para substituir os softwares das empresas jah consagradas em mercado. Eu acho mais "sábio" lutar contra um gigante de cada vez. Tentar atrair os grandes desenvolvedores pro Linux em vez de criar concorrencia imberbe a eles. "Quem tudo quer, nada tem". Minha visao eh conservadora neste aspecto, mas lutar em todas as frentes normalmente nao dah muito resultado.

merrik wrote:

4
Eu usei a que mais me convinha, o kurumin, não precisei criar partição nenhuma não perdi espaço em disco, usava a hora que eu quisese, me interesei e instalei no HD, meu santo não caso com as comodidades e migrei para a distro recomendada para quem quer conhecer o SO mais a fundo e quer uma maquina que tem literalmente o que você quer, existem outras, e o provavel é que o pessoal use o que ta aparecendo mais o ubuntu.

Eu estava falando sobre um leigo que nao tem interesse em se informar. Sendo varias distros, fica dificil. Nao tem como se negar que se gera um noh na cabeca de muitos.

merrik wrote:

5
Já existem empresas que vendem computadores com Linux pré-instalado, acredito que até seja algo bom já que barateia o preço e fica mais atrativo para o comprador

Como eu havia dito, o custo da licenca do Windows nao eh cara pro padrao dos paises ricos. No Brasil se ve oferta de pcs com linux, mas nos paises ricos ainda eh um mercado marginal. Voltando ao ponto acima, quem forma o mercado de venda de pcs domesticos e pra empresas sao as grandes empresas. Nao sei ateh que ponto os pequenos vendedores tem como mudar sensivelmente o mercado.

merrik wrote:

8
S.O. a "prova de imbecis" não existe, mas a proxima versão do ubuntu é simplesmente um sonho para os preguisosos - e também para os "desprovidos de conhecimento" -, leiam esse artigo do meiobit para ter um pouco mais de informação.

[/quote]

Nao conheco o Ubuntu, mas gostei do artigo, parece ser algo promissor.

"Isso é basicamente, tudo o que o usuário quer, ao tentar fazer alguma coisa, simplesmente funcionar.
Seguindo esses passos, o Ubuntu caminha para consolidar a posição de distribuição mais amigável."

Mais do que ser um sistema mais estavel que o Windows, o Linux passar a ser um sistema mais amigavel, mais mastigado, mais eficiente, etc. Parece que vale ao menos um teste esta nova versao. A versao amigavel do Linux que eu testei, anos atras, era o Mandrake (6, 7 ou 8, nem lembro) e eu achei um lixo. Testei o Vista e tbm achei um lixo. Cool
mari_bruhh
Eu uso o Windows, pois não consigo me 'achar' muito bem no Linux, mas eu não acho ele ruim.
Ikthar
Na minha opinião, o Linux simplesmente não é um sistema operacional para uma pessoa comum, que quer somente enviar e-mails, digitar trabalhos ou jogar alguns jogos. Eu vejo o Linux como um sistema extremamente produtivo, o que o torna um sistema operacional excelente para atividades especializadas.
Mas algumas distribuições - Ubuntu, Fedora, etc. - estão tentando implementar o Linux como um sistema para o uso diário, e eu vejo isso como uma forma de mostrar aos usuários que existe vida além do Windows.
psykow
Gosto do Linux, me simpatizo com ele, acho q ele talvés seja a solução de muitos problemas como os q acontecem com softwares pagos.
Comecei com o kurumin, agaora estou com o Ubuntu 6.06 LTS, mas há uma coisa que eu gostaria de escrever aqui.Linux eh bom , depende muito da dedicação da pessoa em se habituar a ele, mas ainda tenho q escrever que ainda Linux eh complicado pra pessoas como eu q naum tem banda larga e dependem de discada, acho q essa é a principal dificuldade em vc migrar para um sistema operacional como esse, pois aqui todos sabem como eh complicado tem Linux e discada.
elton
phantombr wrote:
Quote:

Gostaria de saber se você conhece o programa ENCORE da empresa GVox, e se consegue rodar ele no Windows XP porque eu tenho muita dificuldade em fazê-lo funcionar.

Olá phantombr - o Encore Gvox é um software de notação.
Tente atualizar a sua versão do encore.
Recomendo a aquisição de uma versão original, versoes não oficiais, geralmente dao problemas, principalmente aplicativos de audio.

No Audio orighinal é essencial.

Mande-me uma PM que te dou mais dicas
Ka7raK
Eu não odeio a Microsoft nem perto disso. É uma empresa com políticas megalómanas e com algumas tendências para o monopólio mas tem um bom catálogo de produtos. Quanto ao Windows, é verdade que o SO é fraquinho mas "todos" o usamos. A verdade é que o Linux é muito pouco user-friendly e o choque inicial afugenta o mais devoto dos utilizadores. Isso e a falta de compatibilidade com software e jogos. Há muito a dizer sobre isto e nem vale a pena começar a discutir certas e determinadas coisas.
Amsilva
Ka7raK wrote:
Eu não odeio a Microsoft nem perto disso. É uma empresa com políticas megalómanas e com algumas tendências para o monopólio mas tem um bom catálogo de produtos. Quanto ao Windows, é verdade que o SO é fraquinho mas "todos" o usamos. A verdade é que o Linux é muito pouco user-friendly e o choque inicial afugenta o mais devoto dos utilizadores. Isso e a falta de compatibilidade com software e jogos. Há muito a dizer sobre isto e nem vale a pena começar a discutir certas e determinadas coisas.

Também concordo. Acho que por mais que se diga mal da Microsoft, a verdade é que este nome foi e continuará a ser a alavanca de mudança no MUNDO. Antes da Microsoft vínhamos de uma revolução industrial, de uma sociedade "Ford T" de produção em série.
Eu acredito que a Microsoft daqui a alguns séculos serão recordada como a precursora de uma nova REVOLUÇÃO MUNDIAL: A sociedade de Informação. Acreditem que esta empresa mudou o Mundo em todas as direcções!!!!! Em todo o lado, as formas de trabalhar e viver o dias alteraram-se profundamente. A organização social está diferente...espero eu para muito muito melhor!!! Justiça seja feita a Bill Gates.

Quanto ao Linux, acho que já é uma solução poderosa. Já instalei uma versão Linux no meu PC e já experimentei outras duas CD LIVE. Não me entendi muito bem, mas acredito que se tivesse mais tempo para o explorar, acabava por me servir da mesma forma que o faço com o XP.
merrik
psykow wrote:
... mas ainda tenho q escrever que ainda Linux eh complicado pra pessoas como eu q naum tem banda larga e dependem de discada, acho q essa é a principal dificuldade em vc migrar para um sistema operacional como esse, pois aqui todos sabem como eh complicado tem Linux e discada.

O meu maior problema é configurar a internet, fui inventar de usar slackware, mas eu consigo Razz
cparakawa
Amsilva wrote:
Quanto ao Linux, acho que já é uma solução poderosa. Já instalei uma versão Linux no meu PC e já experimentei outras duas CD LIVE. Não me entendi muito bem, mas acredito que se tivesse mais tempo para o explorar, acabava por me servir da mesma forma que o faço com o XP.

Eu testei o Linux no passado (4 anos mais ou menos), e mesmo a versao mais amigavel era coisa de nerd. Nao que eu tenha deixado de ser, mas vou esperar as tais novas versoes amigaveis. Nao tenho intencao de virar especialista em S.O.
thi.dias
acho mais prático ter o windows. Migrar pra uma nova plataforma é trabalhoso. Já sou acostumado com Windows.

Acho que pra usuário domestico o Windows é melhor, sem dúvida. As vantagens de Linux é mais pra empresas, servidores.

Eu nem tenho idéia de como se usa Linux. Ele tem interface gráfica ou é aquele esquema de comandos?
merrik
Eu ainda acho que a falta de informação é o maior problema, temos pessoas que nem sabem que o linux existe, outras acham que é algum programa que roda no windows, outras acham que ele não tem programas, outras acham que ele é complicado e assim vai, não sei quanto a vocês, mas acho que ele é estremamente fácil de usar - respondendo a pergunta do thi.dias - acho a interface gráfica linda (screenshots), e tudo mais que você já devem ter ouvido falar.
thi.dias
naum digo feia, mas é muito incomum para um usuário nato de windows. Como falei, acho que naum há nenhuma vantagem para um usuário DOMÉSTICO migrar para Linux.
Tilibra
Eu já usei Linux, mas não gostei nada, pelo fato de meus aplicativos favoritos não funcionarem, mas principalmente porque não roda jogo com bons gráficos.

E outra, não tô com saco pra me adaptar a outro sistema operacional.

Meu Windows é ótimo, nunca travô e nunca deu tela azul.
Os que dizem que Windows é só tela azul e travação, é pq não sabem usa-lo.
Bockman
Tilibra wrote:

Os que dizem que Windows é só tela azul e travação, é pq não sabem usa-lo.

Se fosse só isso....

Tilibra, é certo que 90% dos problemas que ocorrem no Windows estão entre a cadeira e o teclado, mas o Windows em si tem vários problemas (nem sempre originários do S.O. em si).

Alguns exemplos:

- Drivers de outros fabricantes (que precisas para utilizar as aplicações e hardware de terceiros) são muitas vezes "martelados" e acabam por provocar problemas.

- Bad sectors nos discos. Se o disco tiver bad sectors em pontos cruciais do sistema, o teu windows começa a dar problemas.

- Windows com muita "rodagem" (install/uninstall de muitas aplicações) acaba semrpe por dar problemas, provavelmente devido aos ficheiros que vão ficando das desinstalações incompletas.

Isto são só alguns casos, mas o principal é virus/spyware/adware/"praticamente-tudo-o-que-acaba-em"ware que é quase exclusivamente feito para correr em plataforma windows e que não há muito que a Microsoft possa fazer para impedir (há muitos génios maus pelo mundo fora Wink )
Não me lembro de ter visto virus criados para MacIntosh (embora admita que possa haver uns poucos, mas comparativamente são insignificantes), e muito menos virus desenhados para atacar Unix/Linux ou Solaris.

Penso que posso falar à vontade sobre isto, sendo que sou Administrador de rede/sistemas na empresa em que trabalho e já tenho uns anitos de experiência. A minha certificação em sistemas microsoft também me ajudou a compreender melhor estes S.O.'s Windows e saber o que pode provocar problemas.

Be Well Cool

P.S. - Tilibra, acabei de me lembrar de um SO da Microsoft que já vem com problemas (e muitos mesmo).
Tenda instalar o Windows Millenium numa máquina (eu precisava de 2 ou 3 instalações sempre que o queria instalar, só para instalar correctamente) e ver o que te acontece.

P.P.S. - já agora, o XP (por defeito) já não tem ecrans azuis. o Bill chateou-se de ter akele ecran azul na apresentação do XP e modificou a coisa. agora quando dá erro, reinicia a máquina automáticamente Laughing
cparakawa
Drivers mal feitos eu ateh concordo que nao sao culpa da MS.

Mas o windows deveria ser melhor "blindado", de forma que instalar e desinstalar softwares nao transformassem numa carroca.

E o gerenciamento de memoria ainda deixa a desejar. Eh soh tentar carregar softwares pesados, usa-los, fecha-los, depois de um tempo usa-los de novo ... O pior que as vezes nem cai muito o desempenho, as vezes fica horrivel, soh o restart resolve.

Ainda acho que muitos criticam o Windows como se fosse a coisa mais podre da informatica, outros o elogiam como se fosse a coisa mais bem feita. O windows tem mais compatibilidade de software (ao menos os mais importantes/profissionais) e o Linux eh mais seguro e estavel. Eu nao vejo muita diferenca alem disto ... Rolling Eyes

Alguem aih sabe o que eh mais rapido: XP SP2 rodando Photoshop ou Linux rodando Photoshop via Wine? O Wine consegue deixar o PS rodando redondo, alguma coisa nao funciona direito e/ou consome mais recursos?

Nao achei nenhum link que preste a respeito do assunto ...
Bockman
cparakawa wrote:
Alguem aih sabe o que eh mais rapido: XP SP2 rodando Photoshop ou Linux rodando Photoshop via Wine? O Wine consegue deixar o PS rodando redondo, alguma coisa nao funciona direito e/ou consome mais recursos?

Sinceramente.. none of the above.

Ideal mesmo? o MacIntosh para o Photoshop. Pelo menos no Photoshop CS2, a diferença é BRUTAL!

Não fiz a experiência mas provavelmente o S.O. que já anda aí, MacIntosh para PC, não será tão eficaz. Quando referi Mac, tava a falar de Mac mesmo, não de hibridos.

Be Well Cool
cparakawa
Ainda nao vi o cs2 (9) rodando num mac. Eu rodo o 7.0 ainda, nao estou precisando migrar. A questao eh que eu tenho um PC e a licenca do XP Pro, nao toh com vontade de migrar pro Mac (comprar outro PC, acho que se eu vender meu PC vou ter que casar um bom dinheiro ainda) e nem tenho necessidade pro meu uso atual (uso 2 horas de Photoshop por dia, soh nao quero passar raiva). Da mesma forma que o Office 97 supre minhas necessidades ... Rolling Eyes

No PC minhas possibilidades ainda sao Windows XP e Linux. Por isto quero saber se um Photoshop 7 roda bem no Linux, via Wine. Minha config nao eh parruda, eh razoavel: Core Duo D805 (2 nucleos@3GHz), 1GB de memoria (mini upgrade), um monte de HD. Tah faltando memoria, mas por enquanto vai ficar assim. Acho que o problema tah melhor especificado agora.

Ou se alguem souber aonde encontrar tal informacao, tah valendo o apoio.
mariohs
Vou aproveitar este tópico e postar um artigo que eu li agora pouco.

O artigo intitula-se Software livre: de graça?, escrito por Antônio Emílio Angueth de Araújo, professor da UFMG (para os portugueses, a UFMG é uma universidade federal aqui do Brasil), que também possui um blog.

Enfim, no artigo ele faz algumas comparações de custos ao utilizar linux e ao utilizar windows, embora me pareça que a última vez que ele usou o linux foi a 8 anos atrás...

Após receber muitas críticas por email, me parece que ele também não sabe ser criticado e ainda responde de forma rude e infantil.

O website BR-Linux.org, postou o artigo, fazendo a seguinte análise:
BR-Linux.org wrote:
Um texto que mostra de forma bem clara como existem pessoas que, memso mal informadas, resolvem tratar do assunto e o fazem de forma infeliz. A comparação no final entre a suposta facilidade de uso do Windows em relação ao Linux logo quando se termina a instalação exemplifica bem que o autor não fez a experiêncisa a que se refere no texto.

Vale a pena conferir também os comentários dos leitores do site BR-Linux.org.
merrik
Caraca, isso é um professor?
O homen até deve estar feliz e contente, imagine quantas pessoas não leram o glorioso artigo do mesmo, e ficarão de tal maneira furiosos ou enojados que nem ao menos se deram ao trabalho de tentar esclarecer algumas coisas a pessoa que acha que pode opinar sobre algo que não conhece afim de denegrir a imagem,
mariohs
merrik wrote:
Caraca, isso é um professor?
O homen até deve estar feliz e contente, imagine quantas pessoas não leram o glorioso artigo do mesmo, e ficarão de tal maneira furiosos ou enojados que nem ao menos se deram ao trabalho de tentar esclarecer algumas coisas a pessoa que acha que pode opnar sobre algo que não conhece afim de denegrir a imagem,

Infelizmente, um professor de uma universidade qualificada.
Como eu disse, não tente falar de algo que você nem entende, que você vai acabar falando besteira. Por isso que eu nem posto nada no tópico do Elton, por exemplo.

O cara parece ser um frustrado que deve ter usado linux a uns 8 anos atrás (eu tentei também, e realmente a experiência era frustrante, principalmente com modems dial-up). Hoje a coisa é outra. O ubuntu tá aí pra provar isso. Para usuários "comuns", instalar programas no linux é mais fácil que no windows, mas me parece que ele não conhece muito de Linux para sair falando... infelizmente, professor de universidade, influenciador. É preciso ter muito cuidado e responsabilidade quando você tem pessoas que aprendem com você, quando você é formador de opiniões...
sergio_ykz
Quanto ao artigo do professor, aí vai minha humilde opinião...

1º. Criticar a Microsoft, precisamente o Bill Gates, por ser rico e bem sucedido acho um absurdo. Tá certo que o cara roubou algumas idéias e fez coisas que provavelmente nem ele se orgulhe.

2º. Dizer que o Linux é bom por que é de graça é outro absurdo, tome-se o Suse que desde que foi comprado pela Novell, tornou-se uma distribuição parruda, estável mas paga. O OpenSuse não toca DVD, MP3, DivX e não faz quase que ***** nenhuma que possa """"""" inflingir patentes """"""""", o que torna a distribuição uma *****. Outras distros bem pagas (e conhecidas) seriam o RedHat, Mandrake (algumas versoes) o Licoris,.

mariohs wrote:
Olha o palavrão... *sigh*
cparakawa
A meu ver, o maior absurdo eh o besteirol que ele diz a respeito de "conceitos economicos" que ele cita como se fossem verdades absolutas, chegando a compara-los com a fisica newtoniana.

Como ele mesmo cita, existem varias confusoes a respeito do Linux na cabeca das pessoas. E um grande vazio em saber economico dentro da cabeca dele. Absurdos como "o aprimoramento do bem-estar da sociedade se alcanca atraves das leis economicas" eh demonstracao de um total despreparo, alicercando suas ideias em falacias.

Outra grande besteira que ele diz eh sobre o Monopolio. Ora, se ele falou tanto sobre economia e custos, por que ele aconselha as pessoas a procurarem a definicao de monopolio no dicionario? A razao eh simples, porque ele nao sabe a definicao economica de monopolio, nem os fatores basicos que levam a tal. E nem leva em conta que o Monopolio pode ser benefico para a sociedade em certos casos, visto que ele jamais deve ter lido ao menos um simples manual de microeconomia.

O fato de ser professor universitario nao impede que vc fale a besteira que quiser. Entretanto, o imbecil nao eh quem fala, mas sim quem escuta o que o primeiro diz. As pessoas em geral nao tem discernimento suficiente pra analisar algo que envolva abstracao, infelizmente. Aih levam em conta a opiniao de "entendidos" porque os mesmos sao professores em universidade tal, doutores, clerigos, etc. Eu mesmo falo varias besteiras no dia-a-dia e o que realmente me incomoda eh a passividade e a ignorancia das pessoas em geral. Nao sei se eh mais dificil achar um ser humano racional ou um que seja humano.

Enfim, argumentacao logica parece ser algo restrito a alguns centros academicos. Em geral, as discussoes mesmo entre pessoas "serias" fica na base dos argumentos vazios e do achismo generico, de ambos os lados. Falando para leigos, qualquer lixo eh valido. Os politicos que o digam.

[]'s
D'Artagnan
Bom eu n li a opinião dos meus caros colegas, primeiro pra não me influenciar e deixar uma opinião limpa e segundo porque - KARAKO!!! como vcs escrevem O.o! -

---

pra mim a pergunta não é porque eu não uso linux, é porque eu não estou usando linux nesse momento...

Olhando pelo prisma de usuario:

Hoje eu tenho linux muito mais por curiosidade do que por utilidade eu só não uso linux pro meu dia a dia por tres motivos,meu Hardware e Jogos, os quais são ligados, eu tenhu um PC todo onboard SIS e os drivers genericos não fazem um bom trabalho com efeitos 3D, além disso a placa de video onboard n tem bom suporte a OpenGL...

esse problema do OpenGL é soh uma questão de tempo já que o OpenGL é tendencia de mercado...

Eu não uso ele sempre que eu preciso trabalhar só com aplicativos normais por ummotivo é funcional, meu pc já não é bom imagine eu tendo que reiniciar toda ves que outra pessoa queira usar.

O terceiro motivo é critico, meu familiares, são úsuarios comuns que não querem saber de Formato de Arquivos, que Navegador estão Usando, Plugin, Maquina Virtual...

---

Eles também querem que o X feche a janela que o botão, que o icone do editor de texto seja um W azul, que o icone da internet seja um E-zão azul e não estão nem ai se aquela rapozinha abre as coisas duas veses mais rapido...

O uso do openoffice no windows já me gera confuzão ,relaxamento meu
não configurar os DOCs como padrão de extensão, mas vamos pensar no usuario normal imagine a frustração que é uma pegar seu documento e tentar abrir em outro lugar e não funcionar...

eu sei que o Open Document Format tem o objetivo de sanar isso mas é um caminho que vai levar um tempo ,enquanto isso toda vez que eu formatar a maquina e esquecer de configurar o OpenOffice eu vou arranjar uma briga...

Todo dia na faculdade eu vejo gente falando mal da distribuição que eles usam e fazem la, o Famelix, http://www.famelix.com.br/ Rolling Eyes , não é a distribuição mais madura que existe, existem muitas reclamações, mas tem uma coisa que ninguem pode negar está la funcionando e 99% dos computadores da faculdade tem...

e o mais interessante é que pra quem conhece sabe que os problemas não tem nada a ver com a distribuição... os dois principais problemas são hardware e intercambio de Arquivos, mais exatamente ODT x DOC e os Disquetes...

hardware porque as maquinas de 2 laboratorios são mistas algumas antigas e o que defasa o desempenho...

Arquivos, porque o OpenOffice cria arquivos ODT que não abrem no word, e muitos alunos não querem (com razão) se preocupar em mudar o formato do arquivo a ser salvo e os disquetes a distro tem automount e tudo mas o pessoal apanha do salvar como...

---

Agora minha opinião geral sobre linux...

no meu limitado conhecimento , eu não vejo problemas no linux SO, existem muito aplicativos bons ma que TEM que evoluir...
mas até hoje o que me desgraça mais é o KDE, não sei se é precipitação, mas até hoje eu soh tive desgosto com o KDE...

---

quanto ao windows e ms eu não tenho nada contra, alias tenho sim eles pararam de suportar o Win2K que é o melhor windows que existe...

o que eu não gosto mesmo são dos defeitos que estão ai a tempo e você nota que é por puro "desleixe" por assim dizer...

O windows consome recursos do PC que não precisa consumir,
As instalações dele são descartavei se vc fica 6 meses sem formatar o disco fica praticamente inutilizado...
Fora a parte de segurança que nem se fala...

agora eu acredito que apesar de tudo é foi uma das melhores coisas que ja aconteceram no mundo, por ter esse negocio de trazer o usuario diario pra frente do computador, é soh olhar o salto que existiu depois que surgio o windows, não soh pelo windows mas na informatica toda e eu acredito que o win faça parte disso...

enfim eu acredito que o win deva evoluir bastante e que a ms deva adotar essa tal de iniciativa open source, quem sabe papai noel não aparece não custa ter esperança =)
Ka7raK
sergio_ykz wrote:
1º. Criticar a Microsoft, precisamente o Bill Gates, por ser rico e bem sucedido acho um absurdo. Tá certo que o cara roubou algumas idéias e fez coisas que provavelmente nem ele se orgulhe.

2º. Dizer que o Linux é bom por que é de graça é outro absurdo, tome-se o Suse que desde que foi comprado pela Novell, tornou-se uma distribuição parruda, estável mas paga. O OpenSuse não toca DVD, MP3, DivX e não faz quase que ***** nenhuma que possa """"""" inflingir patentes """"""""", o que torna a distribuição uma *****. Outras distros bem pagas (e conhecidas) seriam o RedHat, Mandrake (algumas versoes) o Licoris,.

mariohs wrote:
Olha o palavrão... *sigh*

Quanto ao primeiro ponto, concordo plenamente. O homem sabe o que faz e não se tornou no que é hoje se fosse burro. Talvez algumas políticas da Microsoft possam ser consideradas menos correctas mas é burrice falar mal do Bill Gates ou da Microsoft. A única crítica que tenho a fazer é em relação à fraca qualidade do Windows enquanto SO sendo que o preço do Windows é muito injusto.

Quanto ao segundo ponto, concordo ainda mais. Tem outros SOs que também são de graça e não valem nada. O Linux é bom porque é muito mais fiável, poderoso, etc. O único problema que vejo no Linux é a reduzida compatibilidade com algum software do qual não prescindo, a falta de instalação de software em GUI, o problema dos jogos e a dificuldade em lidar com o SO de início.
abscosta
Instalei ou tentei instalar o linux, mas mesmo com manuais e ajudas de outros acho complicado. Se calhar já estou evangelizado pela microsoft mas acho que o ambiente em linux deveria ser mais amigável.
mariohs
abscosta wrote:
Instalei ou tentei instalar o linux, mas mesmo com manuais e ajudas de outros acho complicado. Se calhar já estou evangelizado pela microsoft mas acho que o ambiente em linux deveria ser mais amigável.

A quanto tempo foi isso e com que distribuição?
Acredito que com um ubuntu da vida, hoje você teria bastante facilidade para utilizar linux...
merrik
@abscosta
eu instalei o kurumim só tive que clicar em alguns botões e fiquei com dual-boot com todo o hardware configurado - sem nem ao menos ter que digitar nada do hardware ( é dito como um dos orgulhos do KNOPIX e do Kurumin a fácil identificação do hardware)- e ainda por cima a instalação foi mais rápida.do que a do windows ( e instalar o kurumim em cima do Kurumim não foi um problema como foi com o windows)
Ka7raK
abscosta wrote:

Também concordo plenamente. Apesar das instalações GUI, apenas o Caixa Mágica apresenta um sistema de instalação deveras aceitável. Isto para não falar quando temos de mexer nas tabelas de partições para instalar em Dual-Boot.
merrik
Não vejo um porque da dificuldade de modificar a tabela de partições, já que tem distribuições do linux que rodam direto do cd e diferente do windows podem conter uma ferramenta gráfica para modificar a tabela - o que é muito provavel, para que serve um SO que roda do cd? apenas para manutenção e uma ferramenta dessas é nescessaria -
merrik
Bem, eu acabei de largar definitivamente o windows, agora como usuario fixo de linux e com tempo usando ele posso dar minha opnião melhor, o linux é o SO com o mais amplo e diferenciado suporte existente, e o diferenciado é o grande problema, realmente a uma vasta documentação e vários fóruns, mas infelizmente a documentação em português é desatualização em varias fontes para assuntos mais especificos(precisamente dicas), normalmente sites pessoais que foram abandonados isso em alguns casos simplesmente inutiliza a informação (e também traz transtornos, uma informação desatualizada pode estar errada, alguem bem que pode ler que o linux não tem uma ferramenta que de suporte confiavel a sistema de arquivos ntfs, aliás, eu achava isso), em outros nem tanto mas mesmo assim é um ponto falho, de forma alguma eu digo que tudo que está em português está errado, pelo contrário, a sim conteúdo de qualidade e atualizado e que ajuda a resolver os problemas. Uma das queixas que eu já ouvi foi a de ter que catar bibliotecas, eu felizmente ainda não tive um problema relacionado a isso, o problema na verdade era a "coisa" entre o teclado e a cadeira - fazer o que, minha memoria é fraca, e eu acho que minha mãe mira em mim e na hora que eu sei o que fazer e como ela me chama e depois eu não lembro onde parei - eu realmente fiquei triste com a incapacidade do LILO sobreescrever a MBR ( achei que eu não ia conseguir resolver, depois eu achei que tinha que mandar para um tecnico e no final achava que tinha inutilizado a máquina) mas não seria um problema se EU tivesse me informado antes de ficar usando o gparted e deletando/movendo/formatando as partições, uma dica, se você estiver com dual-boot certifiquese que o lilo foi completamente desinstalado caso contrario não mude a partição do linux Razz ou arranque na unha o LILO da MBR - ainda bem que consegui =D - no que eu já vivenciei com o linux posso afirmar que os maiores problemas são decorentes das "coisas" que estão entre o monitor e a cadeira - me refiro ao teclado obviamente, no que vocês pensaram, aposto que foi no mouse, aushaushau - pois bem, essa "coisa" que agora digita, não teria tido problemas como os que aqui escrevi se tivesse escolhido uma outra distribuição, ou seja, o erro foi da "coisa" que no final aprendeu na marra, caso tivesse escolhido outra distro a coisa concerteza seria diferente, as "coisas" tem dois padrões de comportamentos, o 1º no qual eu me incluo "os cabeças duras" e o segundo dos "to com preguisa, isso é uma droga!", o primeiro grupo é aquele que não sabe mas acaba aprendendo senão se ferra, o segundo grupo é o que não gosta de ler, mas devo enfatizar que esses erros aos quais me refiro como "coisas" não são procedencia do SO GNU/Linux e são erros exclusivos de distros com um grau de dificuldade alto, o segundo grupo de erros com caracteristicas ligadas ao primeiro grupo de "coisas", as "coisas2" tem apenas um perfil, o de usar "distros que foi achado no cd e que não tem suporte ao meu hardware" que são sim problemas com sO junto coma "coisa2" pois se a "coisa2" tivesse olhado a versão e conferido a atual saberia que aquela é antiga, e as pessoas não são videntes para dar suporte a algo que não existe, bem, depois de tanto escrever e me usar como exemplo acho que o maior problema é que tem pessoas que enchem muito a bola do linux como se fosse a 8ª maravilha de forma que as "coisas" acabam achando que é ruim quando se encontra qualquer dificuldade.

Off: cparakawa, vou ver se consigo testar o photoshop no wine, mas antes quero instalar o warcraft III (aliás, procurando no google achei um artigo que no final me deu inspiração para postar aqui)

mariohs, o IE ta rodando redondo, eu to com o 5.5 e o 6 depois pretendo instalar o 7 (to usando o wine e o ies4linux)

alguem pode me explicar porque posts como esse, falando de linux sempre saim grandes? - e se desse vontade dava para estender esse post bastante, mas depois de um tempo digitar da preguisa -

<edit>
pedi para um amigo meu testar o Photoshop 7 porque ele tinha o cd, ele disse que roda.
</edit>
sarapicoazul
O Windows (pelo menos o XP) é muito robusto e fiável e em conjunto com software open-source para windows (como por exemplo o Firefox) é ainda melhor. Eu tenho muito software para windows em que o equivalente para linux é de inferior qualidade ou não existe. Em linux há também a questão do suporte e compatibilidade de hardware que é inferior ao suporte e compatibilidade do windows. A maioria dos drivers proprietários funciona melhor em windows ou não existem em linux. Mas para mim o linux tem ainda uma maior desvantagem : é muito heterogéneo. Existem centenas de distribuições e não são 100% compatíveis. Para a desktop a solução melhor é windows.
gottjustitiar
eu uso linux,desde pequeno,so mexo no windows pra jogo,qndo ele n roda no Cedega Very Happy mas eh mto bom linux,o melhor so q ja usei \o/ slack!!!! ah,experimentem tb o fiwix,q n eh linux,mas eh unix based,o kernel dele eh bom pra estudantes/iniciantes em programação!
cparakawa
merrik wrote:
Off: cparakawa, vou ver se consigo testar o photoshop no wine, mas antes quero instalar o warcraft III (aliás, procurando no google achei um artigo que no final me deu inspiração para postar aqui)

alguem pode me explicar porque posts como esse, falando de linux sempre saim grandes? - e se desse vontade dava para estender esse post bastante, mas depois de um tempo digitar da preguisa -

<edit>
pedi para um amigo meu testar o Photoshop 7 porque ele tinha o cd, ele disse que roda.
</edit>

Eu queria saber se a velocidade fica mais ou menos igual que no windows e se dava bugs ou problemas com carga de memoria. Tbm nao eh lah uma duvida muito grave ...

Normalmente qdo vc tem muita informacao para transmitir, pode ter a tendencia a ser prolixo. Especialmente brasileiro, que se especializa na arte da embromacao. Aih saem artigos em vez de posts. Eu tenho tentado ser mais sucinto, mas as vezes nao me controlo ... Cool
mariohs
merrik wrote:
(...) e também traz transtornos, uma informação desatualizada pode estar errada, alguem bem que pode ler que o linux não tem uma ferramenta que de suporte confiavel a sistema de arquivos ntfs, aliás, eu achava isso (...)

NTFS-3g, não? Very Happy

Você só se esqueceu de falar qual distro instalou, e o feedback sobre ela, como os aplicativos rodam, o quão difícil foi fazer o wine rodar direito... etc... Very Happy
gottjustitiar
testei o ntfs-3g aqui,fiz uma copia de 10 gb,normal,deletei os 10 gb,ficou normal.depois,copiei de novo,so que no meio da copia,eu desliguei o pc no botão.mesma coisa,continou normal.e dpois alguns dizem que linux eh ruim e dificil =/
merrik
Sim é o ntfs-3g =D a distro é slackware o wine funciona de boa o problema é com os jogos, to com preguisa de instalar o DRI (Direct Rendering Infrastructure) e também não quero gasta com o winex(cedega) hoje por exemplo to rodando o fireworks e um aplicativo para administrar o BD(HeidiSQL.) sobre a distro não podia ser melhor arquivos muito bem comentados e ontem e hoje comecei a customizar ela, vo colocar um bootsplash screen para ficar mais user-friendly (priminha chata olho para as letrinhas e grito "que que é isso!!!" aushaushua) vo tirar um printscreen e tentar colocar aqui.
<update></update>
mariohs
merrik wrote:
[...] e também não quero gasta com o winex(cedega) [...]

Me disseram que o cedega, se você mesmo pegar os sources do e compilar, é permitido. O que não é permitido é distribuir os binários... não sei bem. Você é geek suficiente, deve saber usar um cvs e compilar as paradinhas... mas alguém me corrija se eu estiver errado.
gottjustitiar
olha,meu amigo usou o cedega...e tipo,de 3 em 3 meses,mais ou menos,ele formata...sei la pq,tradição hraureahureaharehuerahuae mas ele formatou antes de acabar a licensa do cedega... eu paguei por ele,valeu a pena Smile roda muita coisa boaa
D'Artagnan
pois é, eu ano reparando que tem um exesso de distribuições diferentes muitas com o mesmo objetivo, isso deixa o inciante meio confuso...
merrik
Achei um texto no GdH:
Guia do Hardware wrote:
O Linux e as distribuições

Este é um tema importante quando falamos sobre Linux. Hoje em dia é difícil definir o que exatamente é “o Linux”. Antigamente o kernel era considerado como sendo o Linux em sí, enquanto todo o resto eram apenas aplicativos para ele. Mas, hoje em dia temos tantas ferramentas entranhadas no sistema que fica difícil distinguir onde termina uma coisa e começa outra.

Para nos poupar destas divagações e do trabalho de montar o sistema do zero, como faziam os pioneiros, temos hoje as distribuições, que nada mais são do que grandes pacotes de software que trazem instaladores, documentação e outras facilidades, que poupam o usuário das tarefas mais espinhosas de instalação e configuração do sistema.

Esse texto faz parte da coleção de livros o texto na verdade é o capitulo "O Linux e as distribuições" é um pouco maior e recomendo dar uma lida no capitulo
gnomme
repost repost repost

copy paste + repost = bullshet
mariohs
gnomme wrote:
repost repost repost

copy paste + repost = bullshet

O artigo citado pelo merrik é muito bom e leitura interessante. Se não tens nada útil a postar, melhor não fazê-la do que criticar os que querem contribuir com o fórum. Espero que peça desculpas ao merrik pela sua postura e que também não venhas mais a postar coisas como esta. Se tens que fazer uma crítica, faça com respeito e educação.
merrik
Apenas uma noticia, saiu o Ubuntu Feisty Fawn 7.04 ontem, eu adorei tudo funcionando direitinho e rápido ^^, se alguem quer fazer o dl segue link
meio bit wrote:
* Melhora geral no desempenho.
* Drivers proprietários instalados com facilidade, sob demanda.
* Desktop 3D nativo, caso seu hardware suporte.
* Instalação automática de plugins no Firefox, ao exibir uma página que precise de plugins, será exibida uma caixa branca, com a mensagem no lugar onde deveria ser exibido o plugin, basta clicar e confirmar que o mesmo será instalado.
* Instalação automática de codecs, ao tentar abrir uma mídia que precise de codecs não existentes no sistema, será perguntado se deseja instalar.
* Java disponível para instalação automática no multiverse.
* Novo GNome, muito mais atraente.
* NetworkManager instalado por padrão (facilita a troca de redes, sejam com ou sem fio).
* Suporte a um maior número de placas Wireless.
* Migrador de dados do Windows (caso exista uma cópia do Windows instalado, recupera alguns dados de preferências).
* Etc...
mariohs
Galera,
Me parece que o boot ficou mais rápido também. E quanto ao desktop 3D, acho que só funciona nativamente para as placas da nvidia, não?
merrik
mariohs wrote:
Galera,
Me parece que o boot ficou mais rápido também. E quanto ao desktop 3D, acho que só funciona nativamente para as placas da nvidia, não?

Nvidia é a empresa que mais ajuda o linux com os drivers, as outras empresas simplesmente deixam os usuarios do linux terem que criarem os seus, ainda bem que é opensource ;D
wiki beryl
Pescador
Oi pessoal.

Apenas minha humilde opinião acerca do Win/Linux.

Eu na faculdade sempre programei em Linux, salvo raras excepções em que utilizei o Windows.
Mas acontece que agora no trabalho apenas utilizo windows, pois as aplicações saõ feitas para o Windows, somenet, então não tem lógica programas em linux, e depois fazer testes em win...

Então enquanto a maioria dos users não passarem para a plataforma Unix, não creio que tenha outra alternativa. Por outro lado, as empresas fornecem software para Win, pelo que os users não chegam a pensar em mudar para outro sistema operativo. Isto é um pouco complicado, sei que existem alternativas, mas para quem está acostumado com windows, mudar para linux é muito complicado (tendo em conta que a maioria dos utilizadores não entendem nada de informática, apenas usam algumas aplicações e internet).

Por isso penso que o linux vai ser sempre utilizado em algumas áreas empresariais e faculdades (investigação).

Paz
pagear
Pessoal,

Muito boa essa discussão. Minha dúvida aos que têm mais experiência no uso do Linux é qual opção oferece desempenho melhor numa máquina BEEEEMMMMMM básica (notebook celeron 1,7 256Mb e desktop P2 300 256Mb). Windows98 ou Linux (qual distribuição)?

Obrigado.
merrik
Nunca fiz o teste, mas provavelmente o linux, 1º gerenciador de memória melhor(no win98 se um programa trava, a máquina trava), 2º você pode modelar o linux para ocupar menos memoria, 3º você pode usar programas atualizados logo menos vulneráveis, e não precisa de um pacote ant-virus + anti-spyware rodando
no celeron pode usar qualquer distro tranquilho, no desktop P2 usa slackware ou arch (entre slack e arch o arch é melhor por causa do gerenciador de pacotes) ou debian
mariohs
Teoricamente, você consegue rodar linux nos 2 computadores. Porém, como você estará rodando em máquinas com poder de processamento menor que os padrões atuais, você vai precisar de um pouco de experiência em linux e no bash. Se você instalar o ubuntu no seu celeron, por exemplo, ele pode ficar um pouco lento, mas vale a pena testar. Quanto ao desktop, você não vai poder depender muito das interfaces gráficas tradicionais (os desktops environment gnome e kde). Mas sempre pode recorrer à interfaces mais leves como fluxbox, por exemplo. Recomendo uma distro que tenha um gerenciamento de pacotes, como Debian, Ubuntu (existe uma versão light), ou outra distro Debian based.
xdan
O lance do uso do linux tem duas vertentes:
Ou é um lance politico ou é por alguma necessidade.

Sabemos que hoje a microsoft corporation atenua entre as maiores riquezas do mundo e que vem manipulando brutalmente as pessoas com a venda do seus programas. Ativistas ou não procuraram uma saida, que foi a criação da ferramenta: O linux. Hoje ja é um sistema muito mais eficiente e seguro do que os antigos, coisa que vem deixando a microsof preocupada, ja que muitas pessoas estão migrando pro linux.
A outra vertente, na verdade é um complemento dessa. Por ser livre, o linux tras beneficios que a microsof nunca vai conseguir alcançar, ja que seu codigo é aberto, ou seja pode ser modificado a partir da demanda de cada instituição, o que gera uma maior liberdade e sem perder a qualidade e segurança.

Um ponto importante que vale destacar são o fato do linux poder ser inserido como ferramenta de inclusão digital, ja que a metareciclagem tem como o objetivo de reativar computadores "obsoletos" e o uso do linux, facilita isso!
Vaguiner carlos
Porque não usar os dois, eu tenho instalado no meu notebook o windows xp, o windows vista64 bits, e por fim o linux kurumin 7.0.
Eu uso o windows xp para meus programas tradicionais, o windows vista só para estudar seu funcionamento, e o linux para navegar com segurança na web, os dois são bons cada um para sua finalidade.
merrik
quem usa linux não usa windows!
qual é? e toda a filosofia?

aushuas, zoação, eu acabo usando só linux porque não estou preso a nenhum aplicativo, mas quando se está fica complicado, mas eu pessoalmente odiaria ficar tendo que reiniciar o pc toda vez que quiser usar a internet ou trabalhar ...