FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

[nova linguagem] AJAX, alguem ja sabe programar ?

juninho_14
Já estão sabendo dessa nova linguagem? É nova porem ja vi vagas de emprego que pedem experiencia na linguagem. Alguem ja tem alguma experiencia nessa nova linguagem? Kem tiver deixe aqui suas dicas, apostilas para nos ajudar ! Creio que ajudara em muito nosso forum aqui!

[]s
merrik
Cara, AJAX nao é novo, é só o uso de JavaScript com o HTTP e XML, eu ainda não estudei nada sobre AJAX mas um aqui alguns sites que talvez ajudem:
WebTutoriais
w3schools
Apostilando
Imasters
juninho_14
pelo que eu saiba eh uma linguagem nova sim.. so q ela pode ser usada com java e php ! Wink
mariohs
AJAX não é uma linguagem. É apenas Javascript com XML. O objeto xmlhttprequest existe muito antes de grandes aplicações ajax surgirem. Quando o GMAIL surgiu, começou uma grande corrida para descobrir qual era o segredo do serviço, e ao fuçar o código fonte, descobriram o famigerado xhmlhttprequest, que foi o que realmente impulsionou a utilização do ajax.

Apesar de ser Asynchronous Javascript And XML, ele pode ser usado com php, html, etc, etc, etc...

Eu já brinquei um pouco com AJAX, tem que saber Javascript, e manipular bem os objetos. É um pouco mais chato de fazer, pois debuggar javascript é chato, mas se consegue efeitos muito legais com ele, apesar que eu acho que deve ser utilizado com moderação e respeitando a acessibilidade (não faz sentido você ter um site totalmente ajax se não existir uma alternativa para quem não tem javascript habilitado.

Postei a um tempo atrás um link com um tutorial bem facinho de ser executado.
PristonMaster
não me lembro se eh ajax mas tem no google project alguns "tutoriais" explicando o uso de linguagens avançada para a criação e o desenho de websites... eu achei interessante isso já que você pode criar sites do jeito do google (com efeitos que ela usa) >D
sarapicoazul
juninho_14 wrote:
pelo que eu saiba eh uma linguagem nova sim.. so q ela pode ser usada com java e php ! Wink

Ajax não é uma linguagem !!! É uma técnica de desenvolvimento web para a criação de aplicações web interactivas. Ajax significa Asynchronous JavaScript and XML. Existe muita informação online sobre Ajax, experimenta o wikipedia e pesquisa "Ajax framework" para ter uma ideia. Numa pesquisa no google também encontras tutoriais e exemplos de aplicação.
mariohs
sarapicoazul wrote:
Ajax não é uma linguagem !!! É uma técnica de desenvolvimento web para a criação de aplicações web interactivas. Ajax significa Asynchronous JavaScript and XML. Pesquisa no Google antes de criares posts deste tipo !!!

Calma... se tudo que perguntarem neste fórum alguém chegar e responder "tem no google", o fórum acaba perdendo o sentido. Este fórum é para esclarecer dúvidas e creio que ele soube do jeito mais fácil (assim que ele ler as respostas) que ajax não é uma linguagem e sim uma técnica de desenvolvimento. Pelo menos você respondeu a ele antes de falar para pesquisar no google, atitude correta (explicar primeiro, depois dar o toque para pesquisar no google), porém um pouco rude... seja mais educado com os outros.
gr3mio
então não é uma linguagem... mas cada dia estão criando novas ''coisas'' tipo esse Ajax ,assim vai ter muita coisa Surprised
juninho_14
é, ja me falaram que esse tipo de programação ja é antiga, entao pq estorou so agora nesse segundo semestre de 2006? e po, isso é muito util, é tudo "instantaneo"... não precisa carregar um nova pagina compilada pelo server... será que da pra fazer isso com o php? ou seria mto complicad?
mariohs
O objeto xmlhttprequest existe desde a década de 90. Naquela época o suporte dos browsers era muito pobre, impedindo as aplicações de serem viáveis de serem feitas. Hoje a coisa é diferente, os browsers evoluíram, o suporte ficou melhor.
Na verdade, para quem sempre teve antenado no que rola no mundo de desenvolvimento web, sempre soube o que era ajax. Para os iniciantes no desenvolvimento web, ficaram sabendo a pouco tempo desse tal de ajax. Por que o "boom" do ajax ano passado e este ano? Essa tal de Web2.0 que todo mundo fala? Por causa de uma aplicação chamada GMail, que todos devem conhecer. O objeto xmlhttprequest sempre esteve lá, pronto para ser usado. Só que somente agora ele começou a ser explorado, visto que o GMail entrou em um mercado saturado e concorrido (o de webmail), e saiu vitorioso. Após o rollout do GMail, todos os desenvolvedores foram atrás dos códigos fontes para saber o que fazia esta aplicação ser tão rápida e tão eficiente, e bem diferente de tudo que se conhecia de webmail até então... e o segredo era o AJAX. Além disso... O termo ajax foi utilizado pela primeira vez em fevereiro de 2005. Por isso que só agora se ouve falar em ajax.

Tem um artigo muito bom, que fala um pouquinho de ajax. Não é nada técnico, é apenas um pouco de historinha para você entender melhor porque que só agora vieram falar de ajax.

http://blog.elcio.com.br/ajax_e_o_hype/

Dá pra fazer com php sim. Postei um tempo atrás um tutorial feito pelo site Tableless.

Espero ter esclarecido um pouco.