FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Linux

gnomme
Que distribuição de linux usam?
Eu uso o Fedora 6
mariohs
Atualmente, nenhuma. Mas já brinquei com o antigo Red Hat, Conectiva, Mandrake, Debian e Ubuntu, sendo este dois últimos (Debian e Ubuntu) os melhores que eu tive a oportunidade de utilizar, na minha humilde opinião.
merrik
Eu agora to com o Kurumin rodando, mas daqui a alguns dias vo desintalar o Kuruma e instalar o Slackware 11
sarapicoazul
mandriva 2007
Ka7raK
Mandriva e Fedora lixaram o meu sistema.
Acho que a distro portuguesa (Caixa Mágica) está bastante boa, o que para Portugal é de estranhar =)
cabral
Fala ae pessoal!!!
Atualmente sou totalmente newbie em Linux....
Só tenho conhecimento de conceitos sobre ele...
Quero uma opinião de vc's ja que o assunto é Linux vou aproveitar....
Qual a melhor distribuição pra mim começar a me familiarizar com o S.O.?
Gostaria de uma com fácil instalação e forma de manipulação e interação simples...
Pois o Debian um amigo meu falou que levou um tempão pra conseguir instalar por completo....slackware tb não tenho bons comentários sobre fácil interação user-SO.

Aos usuários de Linux em geral....digam a melhor pra mim!!

AbraçO!
merrik
@cabral
Eu particularmente começei a me familiarizar com o linux atraves do Kurumin, porque ele para ser usado não precisa ser instalado, precisa apenas fazer o download gravar um cd ligar o pc apertar F8 durante a contagem de memoria e dar o boot no cd - não use cd regravavel caso vá fazer isso - é bom usar o live cd porque não tem que particionar e também o kurumin não tem que configurar nada, mas tem o incoveniente de você não ter as suas configurações salvas, mas da para salvar em um pendriver se você tiver, e se você quiser instalar no Hd você só tem que passar algumas poucas informações para um script que faz tudo para você deixando o SO zero bala.
Ka7raK
Um dos grandes problemas de Linux é a dificuldade em instalar. Enquanto o Windows XP tem um GUI muito user-friendly para instalar o SO, o Linux pede sempre para você mexer em partition trees e outras coisas que podem lixar o seu sistema. Talvez isto só me aconteça porque eu quero usar Windows e Linux no mesmo computador Very Happy
mariohs
cabral wrote:

Dê uma olhada no Ubuntu. Na minha opinião uma das melhores distros de linux voltadas para o usuário final. É uma distro baseada no Debian, mas muito mais fácil de usar e instalar. Vale a pena conferir.

Ka7raK wrote:
Um dos grandes problemas de Linux é a dificuldade em instalar. Enquanto o Windows XP tem um GUI muito user-friendly para instalar o SO, o Linux pede sempre para você mexer em partition trees e outras coisas que podem lixar o seu sistema.

Sinceramente, não vejo muita diferença na instalação do Windows XP para a instalação do Ubuntu, exceto que a instalação do Ubuntu é bem mais completa, já inclui pacotes de Office e outros aplicativos.
Ka7raK
mariohs wrote:

Ka7raK wrote:
Um dos grandes problemas de Linux é a dificuldade em instalar. Enquanto o Windows XP tem um GUI muito user-friendly para instalar o SO, o Linux pede sempre para você mexer em partition trees e outras coisas que podem lixar o seu sistema.

Sinceramente, não vejo muita diferença na instalação do Windows XP para a instalação do Ubuntu, exceto que a instalação do Ubuntu é bem mais completa, já inclui pacotes de Office e outros aplicativos.

Eu tenho uma distro de Ubuntu mas o a instalação pára SEMPRE nos 36%. Não consigo entender mesmo!
mariohs
Ka7raK wrote:
Eu tenho uma distro de Ubuntu mas o a instalação pára SEMPRE nos 36%. Não consigo entender mesmo!

Nossa! Isso sim é estranho. Está com a versão mais nova? a 6.10 - Edgy Eft?
Travis
Eu não gosto muito de linux..
Mas já usei algumas vezes aqui no meu computador o Kurumin 4 e o 5..

Smile
Ka7raK
mariohs wrote:
Ka7raK wrote:

Nossa! Isso sim é estranho. Está com a versão mais nova? a 6.10 - Edgy Eft?

Por acaso não. Mas vou tentar com uma versão mais actualizada. Eu sei que o Ubuntu é muito bom mas o Fedora também é muito bom e assim que entro no KDE ele bloqueia.
mariohs
Ka7raK wrote:
Por acaso não. Mas vou tentar com uma versão mais actualizada. Eu sei que o Ubuntu é muito bom mas o Fedora também é muito bom e assim que entro no KDE ele bloqueia.

Se você gosta mais de KDE, dê uma olhada no Kubuntu, que nada mais é que o Ubuntu com o KDE como Desktop Environment ao invés do Gnome, que é o padrão do Ubuntu.
merrik
cabral wrote:
Fala ae pessoal!!!
Atualmente sou totalmente newbie em Linux....
Só tenho conhecimento de conceitos sobre ele...
Quero uma opinião de vc's ja que o assunto é Linux vou aproveitar....
Gostaria de uma com fácil instalação e forma de manipulação e interação simples...
Pois o Debian um amigo meu falou que levou um tempão pra conseguir instalar por completo....slackware tb não tenho bons comentários sobre fácil interação user-SO.

Aos usuários de Linux em geral....digam a melhor pra mim!!

AbraçO!

cara, tava navegando e acabei caindo no Guia Foca(FOnte de Consulta e Aprendizado), talvez essa parte do guia ajude a escolher, ali tem uma boa descrição sobre as distros:
Debian
Conectiva
Libranet
Slackware
SuSE
Red Hat Enterprise Linux
Fedora
Mandrake
Kurumin
PS: Alguem sabe se a distro Libranet ainda existe?
sergio_ykz
Estou usando atualmente o Red Hat 9 Shrike, kernel 2.4 ainda.
Junto com Slackware 10, XP e Win98.

Estou com o bug na placa mãe e não consigo rodar o kernel 2.6, que trava na hora de carregar. Não me perguntei que ***** deu, só sei que ele não que, eu sei que gosto é gosto e por isso não discuto com ele.

Também tem o fato do driver para nvidia não rodar com kernel 2.6. Fazer o que, no mundo Linux tudo ainda está "quase" muito bom, mais ainda longe da perfeição.

Engraçado é que o VmWare, no meu caso o 3, não roda nem kernel 2.4, o que me faz ter que voltar ao famoso Trustix (alguém conhece???).

Quanto a interface, instalação, blah, blah.... tenho que confirmar o fato do OpenSuse ser excelente, ***** somente o fato de bloquear mp3, divx e """""""""" possiveis violações de patente """""""""""""" o que é ridiculo.

Mas ainda sim creio ser um sistema excelente.
Ka7raK
mariohs wrote:
Se você gosta mais de KDE, dê uma olhada no Kubuntu, que nada mais é que o Ubuntu com o KDE como Desktop Environment ao invés do Gnome, que é o padrão do Ubuntu.

Eu tenho alguns problemas com KDE já que o computador bloqueia assim que eu logo no KDE. No Caixa Mágica não tenho esse problema mas no Fedora acontece-me sempre.
gr3mio
eu uso o kurumin, bem bom. mas ele só esta instalado no pc mais antigo, no novo eu uso windows. mas eu to pensando em baixar outro linux, que tenha mais coisas, quem sabe algum que vocês tenham falado aqui no tópico...
phantombr
vo baixar o kurumin e roda no CD mesmo...
sarapicoazul
Alguém já experimentou o openSUSE 10.2 ? Parece mesmo muito bom e fácil de instalar, mesmo em computadores portáteis (laptop).
gottjustitiar
o opensuse eu ja experimentei sim,eh facil,mas n gostei =/ voltei ao meu bom e velho slackware!!!!!! \o/ slack na veia
Theophana
Curumim

Eu sou novata em Linux e tô loqueando de fazer uma página pessoal em xoops. Será q o frihost suporta esse formato de página?
gottjustitiar
olhe teo,acho que sim,tenta ae Smile se não funfar,usa outro CMS.tem muitos outros melhores que o xoops
D'Artagnan
Eu tenho pouca experiencia em linux, os que eu ja usei, quero dizer trabalhei alguns dias com ele foram o Famelix , Kurumin , Ubuntu e o Gentoo...

Eu gostei muito do gentoo, porque foi desafiador instalar Laughing
O kurumin é bom bem facil de instalar e otimo pro trabalho do dia a dia...
O famelix é legal porque tem a cara do windows XP e tal no mais tem as mesmas qualidades que o Kurumin...
Desses o ubuntu foi o que eu menos me identifiquei...

Eu não uso mesmo porque eu tenho o HD pequeno e minha midia esta toda em uma partição NTFS e o OS em uma segunda partição... como eu não vivo sem musica ^^

Agora eu vou ter que personalisar um distro base debian, dessa ves eu não escapo....

Eu estou pensando em fazer algo pra quem desenvolva pra web,
que ja venha com preparado pra fazer começar a trabalhar... ideias são bem vindas ^^

Theophana wrote:
Curumim

Eu sou novata em Linux e tô loqueando de fazer uma página pessoal em xoops. Será q o frihost suporta esse formato de página?

Oi o Xoops é em PHP, o frihost tem suporte a PHP sim, você pode desenvolver em PHP tanto no linux quanto no windows ^^[/url]
marcoabf
Eu uso a distribuição DSL (Damn Small Linux) em notebook Compaq de 500MHz e 24 MB de Ram. E está rodando bem.
D'Artagnan
putz, estou "fazendo" uma distribuição a apartir do debian, estou usando o netinst dele que vem só com o basico do basico... tem que intalar e cosnfigura X11, KDE , Alsa ta dando um trabalho danado Razz

Alguém ai ja teve essa esperiencia?
mariohs
D'Artagnan wrote:
putz, estou "fazendo" uma distribuição a apartir do debian, estou usando o netinst dele que vem só com o basico do basico... tem que intalar e cosnfigura X11, KDE , Alsa ta dando um trabalho danado Razz

Em "fazer" distribuição, eu não tenho experiência nenhuma, embora não saiba quao o seu conceito de "fazer distribuição". Eu já instalei um debian a partir da instalação do sistema básico, depois do boot, você é apresentando a uma linda tela preta, com um cursor esperando você digitar qualquer coisa. Primeira coisa que fiz:
Code:
sudo apt-get install gnome

Esperei algum tempo e já estava com o ambiente gráfico. Depois tive que configurar resolução, etc... mas aí é outra história.
O caminho é tortuoso, mas com um pouco de paciência se chega lá.
DG-Vision
Usei Kurumim por algum tempo mais realmente não gostei!
merrik
D'Artagnan wrote:

Que tal ajudar na continuacao do kurumin?
http://br-linux.org/linux/fim-do-kurumin-ainda-nao-alguem-se-habilita
sergio_ykz
Sei que é chato pagar por Linux, mas estou com a versão Powerpack 2008 do Mandriva e realmente é muito melhor que a versão free.

Tinha experimentado a 2007, que veio a Powerpack com meu PC pré-instalado e realmente achei excelente, resolvi optar pela 2008.

Tem excelente suporte a hardware, reconhece quase tudo sem ter que recorrer a muitos forums para se conseguir algo.

Consegui inclusive rodar a rede sem fio do notebook nele, achei incrivel!!!
marcoabf
Eu tenho um Kurumin instalado.
Muito bom.
FernandoRB
Eu uso Windows XP Cool

Eu sei que esse tópico é sobre o Linux e não para Windows X Linux, mas vocês não preferem compatibilidade não?
Já tem como rodar programas windows em algum Linux sem usar emulador de win?
sergio_ykz
FernandoRB wrote:
Eu uso Windows XP Cool

Eu sei que esse tópico é sobre o Linux e não para Windows X Linux, mas vocês não preferem compatibilidade não?
Já tem como rodar programas windows em algum Linux sem usar emulador de win?

São SOs completamente distintos, isso seria quase impossivel.

Se bem que a plataforma .Net e Java estão ai para ajudar, tornando o código pronto mais portável.

Agora, pergunto se você já usou Linux?

Por que pelo visto, quando você colocou a questão da incompatibilidade de programas, acho que você deveria usar e conhecer o sistema, as suas diferenças e ai então eleger seu preferido.

Não escondo que prefiro Windows para jogos e outras funções, mas o Linux tem seus atrativos.

Em ambientes corporativos, prefiro Linux com certeza, pelo custo, segurança e flexibilidade.
marcoabf
Estou usando o Kurumin também e estou achando bem interessante.
Por ser em português torna a interface mais amigavel ainda.
matheuzum
Como sou iniciante em linux estou usando o ubuntu mesmo...
Versão boa, mas não vem com muitos programas instalados...
Estou pensando em mudar...
Alguma dica???

Abraçoss
sergio_ykz
matheuzum wrote:
Como sou iniciante em linux estou usando o ubuntu mesmo...
Versão boa, mas não vem com muitos programas instalados...
Estou pensando em mudar...
Alguma dica???

Abraçoss

Como você disse que é iniciante, recomendo a versão free do Mandrake.

Se quer um pouco mais de "poder", experimente a versão paga, mas dai morre uma boa grana.

O SuSE também é bom e fácil, mas a versão free tem muitas limitações, a ultima que peguei (OpenSuse 10.1) não tocava nem mp3, tive que recompilar um monte de programas e isso não é trabalho para iniciantes.
gilmariofgl
Eu ainda prefiro o Kurumim.

è práticco e eficiente. E temm suporte para a maioria dos hardwares.
quirino
uso slackware 12 , ubunto e tenho tambem o xp, sabe como é neh é dificil migrar de um sistema operacional para outro de uma hora pra outra....
rafaht
Comecei com o Kurumin, passando pelo Ubuntu, Slackware, Ubuntu Server e OpenSuse. Acho que são esses apenas. Se bem me lembro, testei Fedora e Debian também.
Atualmente não uso nenhum, mas se fosse voltar a utilizar (espero que possa voltar em breve), seria o Ubuntu ou Kubuntu.

//Edit - 04/01/14:
Volltei a usar Linux e estou atualmente com o Elementary OS "Luna" como sistema operacional principal, ele é bem bom, o design é lindo e é baseado no Ubuntu.
Super recomendo!
thiagofcf
Eu uso o Manjaro baseado no arch, mais pelo KISS e repositórios AUR (comunidade), encontro de tudo e consigo manter atualizado, quando tem atualizações do mesmo não preciso reinstalar ou baixar novamente os pacotes, como acontece com o Ubuntu.
Para quem gosta como eu de manter o sistema com as últimas versões, versões atualizadas dos pacotes, é uma ótima pedida.