FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Próxima revolução será suprimir o mouse, afirma Bill Gates

cparakawa
http://www.agestado.com.br/tecnologia/noticias/2006/nov/12/63.htm

"O mouse e o teclado abrirão caminho para as ordens transmitidas verbalmente, por meio do tato ou gestos com a mão, prevê o fundador da Microsoft em declarações publicadas na edição deste domingo do jornal britânico "The Observer"."

Serah?

Eu me imagino fazendo gestos obscenos pro computador, quem sabe melhora minha produtividade ... Wink
gnomme
é tudo uma questão de hábito...
mas acho que a tecnologia ainda tem de evoluir muito até lá...
primeiro o senhor bill deveria se preocupar em melhorar os seus produtis cheios de bugs e acima de tudo baixar preços...
o grande mal dessa empresa sempre foi darem o passo maior que a perna, aceleram a produçao de versoes novas sem terem a anterior estável
cparakawa
Se o windows funcionasse direito e tivesse bom suporte a todas as novidades tecnologicas, iam comprar versao nova pra que?

Pra ganhar dinheiro, o Bill Gates estah certo. A Apple fornece um sistema mais estavel, mas os OSX com atualizacoes periodicas acaba saindo mais caro que o Windows. Eles querem ganhar dinheiro, cada um inventa um jeito. Mas tbm nao gosto da politica de S.O. bugado da MS.

E se nao tiver mouse/rato, o que eu faco qdo der tela azul da morte? Mostrar o dedo medio equivaleria a um CTRL-ALT-DEL? E com as duas maos, equivaleria a um switch off?

Alguem aih leu Road to the future? O Bill Gates acerta e erra nestas previsoes, como qqer um. Nao nasceu pra ser Mae Dinah. Rolling Eyes
sarapicoazul
Eu acho que a próxima revolução será suprimir o Bill Gates Razz
cparakawa
sarapicoazul wrote:
Eu acho que a próxima revolução será suprimir o Bill Gates Razz

Soh se o Bill Gates fizer como o Henry Ford, for ficando louco e decrepito com o tempo e nao largar o comando da MS.
merrik
Não acredito que consigam aposentar o rato, eu não quero usar uma luva - que provavelmente será lançada pesada, para depois diminuirem o peso e aumentar o preço - e depois ter que parar de usar o pc por uns 3 mêses para fazer fisoterapia.
Tilibra
cparakawa wrote:
Se o windows funcionasse direito e tivesse bom suporte a todas as novidades tecnologicas, iam comprar versao nova pra que?

Pra ganhar dinheiro, o Bill Gates estah certo. A Apple fornece um sistema mais estavel, mas os OSX com atualizacoes periodicas acaba saindo mais caro que o Windows. Eles querem ganhar dinheiro, cada um inventa um jeito. Mas tbm nao gosto da politica de S.O. bugado da MS.

E se nao tiver mouse/rato, o que eu faco qdo der tela azul da morte? Mostrar o dedo medio equivaleria a um CTRL-ALT-DEL? E com as duas maos, equivaleria a um switch off?

Alguem aih leu Road to the future? O Bill Gates acerta e erra nestas previsoes, como qqer um. Nao nasceu pra ser Mae Dinah. Rolling Eyes

Tah aí uma boa colocação !!!!

Será que mesmo com o Sistema Operacional Buggado, ele interpretaria o ato de mostrar o dedo médio ?????

HUAUHAHUAHUAUHAHU !! Bom pensar nisso !!!! KKKKKK
elton
Na verdade vamos usar todos movimentos corporais, Cutar, dar socos, Chngar, meu pc ja esta usando esta tecnologia, eu chingo, dou socos. Sempre quando trava é só dar uns bons sopapos e ele destrava hehehe.
Sds
Elton
Vanilla
elton wrote:
Na verdade vamos usar todos movimentos corporais, Cutar, dar socos, Chngar, meu pc ja esta usando esta tecnologia, eu chingo, dou socos. Sempre quando trava é só dar uns bons sopapos e ele destrava hehehe.
Sds
Elton

Funciona da mesma forma aqui, com um pequeno detalhe: socos no monitor. Fazem a raiva passar. Ter que aturar um computador desgraçado que é pior do que mulher com TPM e vive dando BSoD não é fácil. E eu já tenho os nervos frágeis.

Substituir o mouse por tato e comandos de voz? Tudo o que eu consigo pensar é no quanto o monitor vai ficar imundo.
talonsmallville
Olá Pessoal,

Eu não sei não se é boa idéia.
Tenho um notebook mas não me adaptei ao mouse "interno" dele.
Isso só me fez perceber que o mouse é essencial na informática, principalmente na confecção de banners, wallpapers, etc -

Sei lá viu...
juninho_14
eh realmente eh questao de habito, mas imagina agora akele lance de magic touch que vc tem q tocar na tela, falar.. ninguem acha isso mto mais cansativo do que apoiar os braços na mesa e mexer suavemente sua mao? parece ate pouca coisa falar tocar a tela.. mas imagina quem trabalha o dia todo no pc !!! caraca...
Kashinilaya
Essa história de falar com o computador não vai dar muito certo não! A não ser que seja eventual. Para quem usa o dia inteiro, poderia se tornar um inferno! Ao invés da LER, vai aparecer gente com problema de calo nas cordas vocais. Imaginem uma sala cheia de usuários de computador, todos falando ao mesmo tempo... que estresse! Pode dar margem também a desentendimentos... imagine a esposa chegando ao escritório do marido e escutando atrás da porta:

- [a secretária fala] Que houve, queridinho, que você não quer funcionar hoje? Ah, chefinho, esse seu "micro" vive caindo e nunca consigo extrair nada dele!

Até ela explicar que estava falando com o computador do chefe que tinha travado, o divórcio já teria sido decretado e a secretária demitida!

Vai demorar para o mouse e o teclado serem aposentados!
Joker68
Isso sem contar que o mouse é um acessório que é usado para controle de games... fico imaginando a ginástica que seria jogar um Battlefield movendo as mãos na frente do micro, ou gritando "atira", "abaixa", "corre"...

Nah. Talvez melhorem o mouse, como vêm fazendo... para eliminar ele só depois que as telas não forem mais do jeito que são, e a gente digitar direto em cima da imagem projetada na mesa, como papel. Alguém já viu o filme "A Ilha"? É disso que falo.
ledson
Isto é muito relativo. Algumas coisas até facilita, mas as vezes eu quero ouvir uma música e digitar por exemplo, ou seja, eu não quero falar para o computador realizar determinadas funções.

Remover o mouse também é algo complicado, pois com ele é capaz de ralizar uma grande quantidade de tarefas movendo-o em uma pequena região.

Imagina substituir o mouse pour touch screen? Seria interessante? E se o monitor tiver 21 polegadas? hahahaha. O que vai ter de gente ficando com DORT nos ombros será maior que da mão.

Seria interessante poder usar os dois sistemas simultâneamente, como reconhecimento de voz ou o teclado, mas eliminá-lo definitivamente, eu acho difícil. O mesmo serve para o mouse.

Abraços

./ledson --carvalho
psykow
eu ainda acho muito inviável isso:
1) Primeiramente os custos com hardware, softwares necessários para isso seriam altos, pois parece ser algo relativamente simples, o que não é, seriam necessários novos hardwares e investimentos em relação à compatibilidade tambem.
2) Imagine a quanmtidade de erros, bugs que iriam contem esses primeiros softwares e equipamentos ateh passarem por uma evolução e chegarem a se tornar algo prático, estável, funcional e livre de erros?Pensem.

Quanto a isso creio q o mouse e o teclado estão sendo aceitos a um bom tempo e nunca houveram críticas à sua mudança.

Mas o q eu acho q seria benefício e algo muito bom seria em relação à pessoas deficientes motoras, quanto a articulação de braços, nesse aspeto eh algo inovador e bom.
romaop
Lá está o Bill a desviar a atenção a atenção e a armar-se em político ou em bruxo. Como alguns dizem, seria mais interessante ouvir notícias dos produtos da Microsoft.
Se os computadores tivessem um sindicato, alegariam que estaria em risco a sua sanidade mental. É que os humanos não são nada parecidos com os computadores, são bastante indisciplinados, irresponsáveis, preguiçosos e às vezes até usam a violência.
Falar para um PC é frustante. Não só a máquina é burra por natureza como pode suscitar o uso da violência. Já estou a imaginar os futuros computadores falantes com protecções acolchoadas. Uns perfeitos sacos de boxe que são socados cada vez que não percebem o que lhes é dito.
romaop
Agora falando mais a sério...
O Bill até tem alguma razão. As tecnologias de reconhecimento de voz têm vindo a ser melhoradas. Desde que estejam reunidas determinadas condições, a interface homem-máquina torna-se viável.
No entanto, para muitas pessoas é difícil comunicar neste novo processo. O computador não compreende contextos, não é tolerante, não aceita erros, exitações. Assim, é muito mais estável a versão rato-teclado, num ritmo mais lento mas também mais fiável.
É claro que se existirem novos processos de comunicação, melhor. No entanto, não me parece que estes façam desaparecer os já existentes.
hive
HEHE a piada da secretária foi boa...

Eu acho que a transição de I/O deveria se logo para a de pensamento. Tem gente pesquisando esse tipo de coisa já. Tem um americano maluco que dedica a vida dele a isso, e conseguiu alguns resultados com cobais animais.
Imagine só, vc pensa na frase e ela aparece pronta na tela do Word, aí sim seria legal. Mas isso é algo levar muito tempo pra chegar a ser viável, mas depois que o mapeamento definitivo do cérebro estiver pronto acho a coisa anda mais rápido...Tomara que eu esteja vivo
Ka7raK
Seria muito bom não depender tanto do rato. Apesar de me dar muito bem com o teclado, há coisas em que o rato é indispensável e um qualquer sistem que o substituisse era óptimo. Contudo, o custo inicial será sempre espatifúrdio.
Son Goku
Bem, com isso poderemos ter uma maneira de indicar para o computador o quão irritado estamos por causa de um problema (travamento, lentidão, etc.).
cparakawa
A meu ver, a grande sacada destas coisas eh gerar necessidade de compra de softwares (windows e/ou software estilo viavoice) e upgrades de hardware (inclusive sensores de movimento). Nao vai funcionar direito no comeco e o BGates tah pensando mais em manter a empresa dele na ponta. Pra mim as formas de interface atual jah estao quase no limite (teclado faz tempo, mouse faz tempo, som faz tempo, imagem quase lah), tem que se inventar coisas novas. Reconhecimento de voz eh bom pra ligar o chuveiro, trocar o canal da tv, etc. Pra trabalhar no pc, acho muito menos produtivo que teclado e mouse. Mas, pra maioria dos usuarios, deve servir pra quase tudo no pc (caso funcione direito). Pelo menos vai ter serventia pros processadores de 80 nucleos ... Cool
thi.dias
que comando por gestos dá preguiça. E quando você quiser comer algo, tomar um refrigerante.
Eu sou mais comando por voz. Já existe vários softwares que reconhece comandos. Ainda há a vantagem de naum ter que implementar nenhum hardware, basta ter um microfone, o resto é feito pelo software.

Um exemplo disso é o navegador Ópera. Ele funciona com comando de voz. Só naum uso porque os comandos são em ingles, e a pronuncia das palavras é muito difícil pra uma pessoa que apenas arrasta no ingles, como eu.

Mas eles estão prometendo uma versão em portugues pra breve. Quando chegar eu vou querer.
cparakawa
Preguica por preguica, tudo acaba dando preguica. Mouse, teclado, falar, fazer mimica ...

O negocio seria telepatia, vc pensa e o computador faz (dentro do possivel). O maximo que iria acontecer era o computador pedir pra vc confirmar (antes de sair m****). O problema seria que a letargia e a tendencia a engordar iriam crescer exponencialmente. Smile
Vitalhb
Além dos motivos já apresentados, eu não imagino alguém usando um programa de CAD sem usar um mouse (ou rato, como preferem nossos amigos de Portugal). Imagine você selecionar um ponto na tela usando a voz...
Pior ainda é imaginar uma empresa com muitas pessoas usando computadores e todas falando ao mesmo tempo. Telas sensíveis ao toque também são piores que o mouse, se você pensar na ergonomia. Ao invés de mexer o pulso e os dedos, o usuário tem que mexer todo o braço.
Acho que um sensor que conseguisse ler a posição dos olhos com precisão e rapidez poderia funcionar, até mesmo para jogos de ação. Imaginem jogar "counter-strike" fazendo a mira com os olhos, ao invés do mouse...
cparakawa
Vitalhb wrote:
Além dos motivos já apresentados, eu não imagino alguém usando um programa de CAD sem usar um mouse (ou rato, como preferem nossos amigos de Portugal). Imagine você selecionar um ponto na tela usando a voz...
Pior ainda é imaginar uma empresa com muitas pessoas usando computadores e todas falando ao mesmo tempo. Telas sensíveis ao toque também são piores que o mouse, se você pensar na ergonomia. Ao invés de mexer o pulso e os dedos, o usuário tem que mexer todo o braço.
Acho que um sensor que conseguisse ler a posição dos olhos com precisão e rapidez poderia funcionar, até mesmo para jogos de ação. Imaginem jogar "counter-strike" fazendo a mira com os olhos, ao invés do mouse...

Touchscreen eh de uso limitado. Uso constante em touchscreen soh nos quiosques da vida, mesmo assim operacoes muito pre definidas que nao exijam tanta rapidez. Se meu monitor fosse touchscreen, eu jah tava fazendo fisioterapia faz tempo ...

Um sensor de posicionamento na tela com os olhos ia ser massa, soh nao sei se dah pra ser muito preciso. Tente fazer o teste num monitor de 19 ou mais. Se vc imaginar um monitor pequeno, o mecanismo tem que ser muito mais acurado. E se o sujeito for estrabico?
thi.dias
cparakawa wrote:
Um sensor de posicionamento na tela com os olhos ia ser massa, soh nao sei se dah pra ser muito preciso. Tente fazer o teste num monitor de 19 ou mais. Se vc imaginar um monitor pequeno, o mecanismo tem que ser muito mais acurado. E se o sujeito for estrabico?

Só naum estão muito difundidas. Olha ae:

http://www.softwarelivre.org/news/2276

Já vi outro projeto tbm, brasileiro inclusive, que vi no Jornal Nacional que é mais hi-tech ainda. Ele obedece o pensamento, porém é meio ruim porque é cheio de eletrodo na cabeça e é mais caro também. Agora pra quem é tetraplégico, se torna prazeroso colocar aquele capacete cheio de eletrodos, visto o beneficio que ele terá.

Tentei achar essa última matéria, mas naum consegui. Depois eu procuro mais e posto aqui caso eu ache.
cparakawa
Dei uma olhada na pagina, bem interessante. Soh achei que eh meio coloridao e fica o treco piscando, deve dar tontura. Mas soh testando pra ter certeza. E pelo que diz no site, nao eh tao lento, alias eh mais rapido do que a maior parte das pessoas digita. Pena que eu nao tenho a camera com os sensores ... Rolling Eyes

Se achar o link do que vai por eletrodos ia ser interessante tbm.. Deve cansar menos a vista que o método de cima.
sergio_ykz
Poxa muito legal:

Só tem um pequeno problema, para informar o Ctrl+Alt+Del ao computador, eu grito com ele, falo mau da mainboard dele.

Sistemas de reconhecinto de voz já temos, o problemas é torna-los decente.
gr3mio
é... isso ser muito legal, só falando com o computador, mas acho que isso ainda vai demorar muito, primeiro ele tem que consertar os erros do windows Very Happy
cparakawa
gr3mio wrote:
é... isso ser muito legal, só falando com o computador, mas acho que isso ainda vai demorar muito, primeiro ele tem que consertar os erros do windows Very Happy

Aih deixa de ser windows ...
PristonMaster
eu ainda acho o mouse e o teclado normal muito prático... acho que ordens transmitidas verbalmente são barulhentas e indesejaveis em ambientes publicos ou em lares em certas situações...
cparakawa
Neste caso, teclado e mouse sao melhores que ondas cerebrais. Tem gente que nao se controla direito, aih fica meio inapropriado ficar pensando algumas "coisas" e o computador dar algum feedback. Mad
Vaguiner carlos
O Bill Gates não é muito bom para prever o futuro da informatica, certo tempo atrás ele falou que o maximo que o usuário usaria de espaço no hd seria de apenas 1 mega. comparado com os hd de hoje que tem mais de 500 giga, ele passou longe de acertar.
thi.dias
Quote:
é... isso ser muito legal, só falando com o computador, mas acho que isso ainda vai demorar muito, primeiro ele tem que consertar os erros do windows

Demorar muito? hehehe. Ele estava é pré-anunciando seu novo produto.

http://www.microsoft.com/surface/

olha ai. O Bill naum brinca em serviço.