FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

"Intel apresenta microprocessador de quatro núcleos&quo

cparakawa
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20991.shtml

http://tomshardware.co.uk/2006/11/02/kentsfield_released_uk/

Em vez de se aumentar a velocidade do processador, agora a tendencia eh se aumentar o numero de nucleos de processamento. Aumenta-se a performance driblando os problemas encontrados em aumentar o clock dos processadores (materiais e dissipacao de calor). Por enquanto, os processadores de nucleo quadruplo ainda nao apresentam ganhos para os gamers, mas eh soh uma questao de patches/atualizacoes. Algumas coisas continuam avancando, embora ainda existam coisas prehistoricas como os drives de diskette e as saidas paralelas.
leandrow
"A Intel prevê a fabricação de processadores com 80 núcleos em cinco anos, explicou à Efe o responsável da empresa na Suíça e na Itália, Dario Bucci."

Nossa, imaginem só um computador com 80 núcleos! Monstruoso.

E eu aqui juntando dinheiro à tempos para poder comprar o meu com dois núcleos, hehehe. Laughing

Essa tecnologia é a tendência do mercado de computadores agora.

Falow, abraços.
cparakawa
Eu soh fico imaginando pra que ia servir 80 nucleos pra maioria das pessoas. O de um nucleo (normal) jah dah e sobra pras tarefas de uns 99% das pessoas. Vao precisar criar novas necessidades para as pessoas e sistemas operacionais mais pesados. Eu sou meio fatalista neste aspecto, acho que estah aumentando o descompasso entre software e hardware, normalmente eh muito hardware pra pouca utilizacao de software ...
mariohs
Na verdade estes processadores quad são 2 duo's em uma pastilha só, não é uma solução Quad total. Estou certo?
cparakawa
Sim, o quadruplos puros saem no ano que vem. Este da noticia eh composto de 2 Duo Core emparelhados. Como a AMD nao lancou o dela ainda, fala que o da Intel ainda nao eh um quad core "de verdade". Nao sei se um quad core puro vai apresentar um desempenho muito superior (no mesmo clock e mesma arquitetura em cada nucleo).
Tilibra
Se é realmente um quad ou não, eu não sei

só sei que Intel não entra no meu PC mas nem a pau !!!!!!
cparakawa
Tilibra wrote:

Pra que tanto odio no seu coracao? Cool
merrik
cparakawa wrote:
Eu soh fico imaginando pra que ia servir 80 nucleos pra maioria das pessoas. O de um nucleo (normal) jah dah e sobra pras tarefas de uns 99% das pessoas. Vao precisar criar novas necessidades para as pessoas e sistemas operacionais mais pesados. Eu sou meio fatalista neste aspecto, acho que estah aumentando o descompasso entre software e hardware, normalmente eh muito hardware pra pouca utilizacao de software ...

Bem se você quiser continuar usando windows você vai ter um monte de "coisinhas" para carregar que tu nunca vai usar e algumas nem ao menos vai ouvir falar na sua vida inteira, ou seja, a mircosoft vai arrumar tralha para atolar um pc com um processador desses
cparakawa
Eh, mas o ciclo de vida do Windows eh sempre uns 5 anos. No primeiro ano ele eh pesado, mas nos outros 4 jah roda mais suave. Testei o Vista, nao estou vendo razao pra migrar, mesmo que eu soh precise dar uma turbinada nas memorias.

Na minha opiniao, a industria tem que continuar soltando produtos melhores. Soh que fica meio sem sentido alguem comprar um processador mais possante se nao dah diferenca na pratica. Eh aih que entram os softwares mais pesados. Se bem que o Vista, a principio, deve ser movido mais na venda casada computador novo + Vista. Ano que vem os computadores novos com quad core devem ficar bem comuns.

Se fosse soh por causa do Windows, o XP nao ia precisar de nada muito melhor que um P3 ou Athlon de 5 anos atras.
Tilibra
cparakawa wrote:
Tilibra wrote:

Pra que tanto odio no seu coracao? Cool

HUAUHAHUAUH !!!

Não concordo com a política de monopólio da Intel.

Só isso.
elton
Em relação a softwares pesados apenas uma pequena (minoria absoluta) necessita de uma super maquina.
Eu sou uma destas pessoas que necessitam sempre de maquinas potente.
trabalho com aplicaçoes de audio profissionais.

O ideal ainda é chutar o pc e migrar para o Mac , mas como sou freelancer pra mim num rola.
tenho um home estudio com pc, mesa, teclados midi e to com um Pentium D 3.4 com 2 de ram e as vezes ele chora...
sempre havera utilizadores para estes processadores.
Vou encomendar um de 80 nucleos (hehe)
cparakawa
Mesmo que algumas pessoas sempre necessitem de processadores melhores, eh um mercado de massa e nao de nicho. A pessoa que usa Office+browser+media player nao precisa de mais que um P3. Pensando em causa propria, se nao derem um jeito de empurrar os procs mais possantes, eu ia ter que pagar muito mais por eles. Twisted Evil

80 nucleos ainda vai demorar pra se popularizar. Jah estou contente de ter pago relativamente barato num Intel Core Duo D805. Pelo menos ateh o ano que vem ...
Kashinilaya
O de oitenta núcleos eu não sei, mas ainda há necessidade de maior velocidade de processamento para muitas aplicações, não apenas para áudio, como mencionou o elton, mas também para lidar com imagens, especialmente vídeos. Se os núcleos trabalharem em paralelo, certas aplicações poderão ser feitas em tempo real. É claro, sem um bom sistema operacional que permita processamento paralelo, é dinheiro jogado fora.
leandrow
Eii, por acaso alguém aqui do fórum tem um computador com essa tecnologia..? O "cparakawa" citou que tem um. Se for possível me digam o que acharam, se a melhora no desempenho é tão grande como dizem, pois estou muito indeciso entre comprar um com 2 núcleos ou não.

Ficarei agradecido, falow.
mariohs
leandrow wrote:
Eii, por acaso alguém aqui do fórum tem um computador com essa tecnologia..? O "cparakawa" citou que tem um. Se for possível me digam o que acharam, se a melhora no desempenho é tão grande como dizem, pois estou muito indeciso entre comprar um com 2 núcleos ou não.

Eu não tenho, mas os testes de comparação que se vêem por aí em sites muito bons revelam que realmente um processador com 2 núcleos é melhor que um de 1 núcleo só. Falando mais de Intel, prefira os processadores de dois núcleos da arquitetura Core2. Não confunda: tem o Core Duo, e tem o Core 2 Duo (codinome Conroe, para desktops), ambos com 2 núcleos, sendo este último de uma nova arquitetura (Core), com mais performance x dissipação de energia, e de melhor performance que o próprio Core Duo.

Uma opinião pessoal: não acho que agora seja uma boa hora pra comprar um computador. Como o próprio tópico diz, está saindo do forno os Core2Quad, o Vista está aí, e junto com ele o DX10, e junto com o DX10, novas placas de vídeo com suporte para DX10, etc...
Tilibra
Núcleo Duplo pra mim, só se for um Athlon X2 !!!! HAHUAHAHUAHU !!!!
mariohs
Tilibra wrote:
Núcleo Duplo pra mim, só se for um Athlon X2 !!!! HAHUAHAHUAHU !!!!

Os testes do Toms Hardware, indicam que o Core 2 Duo E6700 (que não é nem o top de linha) bate o Athlon 64 FX-62. Além do processador da Intel consumir quase metade da energia do que o Athlon.

Leia mais:

http://www.tomshardware.com/2006/07/14/core2_duo_knocks_out_athlon_64
cparakawa
leandrow wrote:

Eu tenho atualmente um Core Duo D 805, no overclock de 2.66@3.4 (dizem que vai ateh 4GHz, preciso testar melhor). E tbm um Athlon 64 3200+, rodando 2.0@2.4. A diferenca de clock original nao eh muito alta, mas nas aplicacoes criticas de cpu que eu uso (Photoshop e conversoes de video) eh de 50 a 150% mais rapido (variando de acordo com a aplicacao e do uso de overclock). A parte mais legal eh que o D805 eh uns 10% mais caro que o 3200+. Pra jogos deve ter uma diferenca neste estilo. Checa a tabela comparativa no site do alemao (www.tomshardware.com) que dah pra ter uma ideia. Pra Word/Excel/Browser/Email/Minesweeper nao tem diferenca de desempenho. Cool

Eu soh troquei MoBo+Proc, o resto do sistema continuou igual. 768MB de memoria (toh usando um spare, teve um pente de 1GB que foi pro ceu) + 2xDVDRW(um tah bichado) + HD300 + HD250 + HD80 + HD80 + HDSATA160 + Promise + Placa Gbit (extra, alem da embutida) + Placa Firewire + Placa de som Vortex 2 (hahahaha) + Radeon 9600 + Monitor de 21 + Win XP Pro. Nao eh um sistema muito leve, mas tah longe de ser pesado (pra levantar o gabinete eh uma [mod]droga[/mod], antes que perguntem). Nao sei pra que vc vai querer o sistema que pretende montar, o meu eh soh pra edicao grafica e guardar tralha.

Eu compro MoBo+Proc comparando tabela de desempenho e tabela de preco. Overclock conta porque eh um ganho a mais de desempenho, de graca.

mariohs wrote:
Olha o palavrão Very Happy
PristonMaster
ouvi dizer que os processadores de nucleo duplo são melhores no custo/beneficio.. odeio esse tipo de marketing xD os fabricantes de processadores na minha opiniao podem oferecer processadores com muito mais desempenho do que ficar colocando pequenas modificações de tempos em tempos... :/
Kashinilaya
cparakawa wrote:

Eu tenho atualmente um Core Duo D 805, no overclock de 2.66@3.4 (dizem que vai ateh 4GHz, preciso testar melhor). E tbm um Athlon 64 3200+, rodando 2.0@2.4. A diferenca de clock original nao eh muito alta, mas nas aplicacoes criticas de cpu que eu uso (Photoshop e conversoes de video) eh de 50 a 150% mais rapido (variando de acordo com a aplicacao e do uso de overclock). A parte mais legal eh que o D805 eh uns 10% mais caro que o 3200+. Pra jogos deve ter uma diferenca neste estilo. Checa a tabela comparativa no site do alemao (www.tomshardware.com) que dah pra ter uma ideia. Pra Word/Excel/Browser/Email/Minesweeper nao tem diferenca de desempenho. Cool

Eu soh troquei MoBo+Proc, o resto do sistema continuou igual. 768MB de memoria (toh usando um spare, teve um pente de 1GB que foi pro ceu) + 2xDVDRW(um tah bichado) + HD300 + HD250 + HD80 + HD80 + HDSATA160 + Promise + Placa Gbit (extra, alem da embutida) + Placa Firewire + Placa de som Vortex 2 (hahahaha) + Radeon 9600 + Monitor de 21 + Win XP Pro. Nao eh um sistema muito leve, mas tah longe de ser pesado (pra levantar o gabinete eh uma [mod]droga[/mod], antes que perguntem). Nao sei pra que vc vai querer o sistema que pretende montar, o meu eh soh pra edicao grafica e guardar tralha.

Por favor, não humilhe, cparakawa!
cparakawa
Humilhar aonde? A unica coisa mias legal eh o monitor de 21, que eu praticamente ganhei. Eu soh invisto em HD, que eh a coisa que mais vem me fazendo diferenca. Se somar todos eles nao dah o preco de muita placa de video por aih ... Rolling Eyes
leandrow
Pessoal, valew pelas opiniões, obrigado a todos que opinaram até agora, estão ajudando bastante!

Eu andei pensando e acho que é melhor eu ir juntando grana e comprar só no ano que vem o meu tão sonhado pc novo de 2 núcleos, pois assim vai estar com um preço mais acessível.

Agora tenho uma pergunta pra você cparakawa, você tem 5 HDs em um só pc..!? Shocked

E agora também pintou outra dúvida quantos HD's podem ser socados num só pc..? E quanto ao sistema de refrigeração, como ficaria..?

Eu tenho 2 HDs aqui, um de 120 GB e outro de 20 GB, e esquenta muito.

Falow.
cparakawa
Eh, sao cinco. Jah chegaram a ser 6.

Vc pode pendurar ateh 4 nas ides (tem dois hds, mais os dois DVDRWs), fora os sata (que tbm jah vem na placa mae e tem um pendurado). E eu tenho um adaptador ide (4 IDES, duas sendo utilizadas) que vc pluga na PCI. Dos 5 HDs, somente 1 maxtor 80 GB de 5400 RPM nao tem cooler, porque nao esquenta. Os outros 4 sao 7200 RPM, entao tem, o cooler eh barato; e o gabinete fica aberto, eh razoavelmente silencioso.

O espaco no gabinete eh o que mata, mas dah-se um jeito. Tem espaco pra 4 drives 5 1/4, da pra socar mais um HD numa gaveta. Na config atual, dah pra por 10 HDs + Drives Opticos. Mas aih eu tenho que comprar um torre. E eu nao sei se a Fonte de 550W aguenta o tranco todo, fora que eu que comprar uns cabos Y, visto que soh vieram 6 molex na fonte (e jah estou usando um Y). Problemas pro futuro.

A melhor solucao era trocar os hds por 2 de 750 GB, mas um problema eh torrar mais dinheiro ainda em HD. E o outro problema eh que dah um aperto no coracao aposentar os HDs de 80 GB, imagina os maiores ...

E alguem deve ter pensado, realmente eh um saco ficar fazendo alteracao de hardware. Demorei mais tempo na troca fisica das placas maes do que pra reinstalar tudo de novo.
cparakawa
leandrow wrote:

E agora também pintou outra dúvida quantos HD's podem ser socados num só pc..? E quanto ao sistema de refrigeração, como ficaria..?

Eu tenho 2 HDs aqui, um de 120 GB e outro de 20 GB, e esquenta muito.

Falow.

Tava muito grande o outro post.

Vc pode socar num pc o numero de HDs que comporta sua placa mae (IDE e Sata) mais o que vc colocar de controlador extra. Por exemplo, 3 PCIs com controladores de 4 saidas permitem mais 12 HDs. E vc pode colocar HDs USB (nao sei se tem limite, teoricamente deve ser alto), ou controladores SCSI ou Sata extras. Aih soh precisa arranjar uma torre monstro pra por tudo isto. E lotar de cooler (fan) no gabinete, mas aih tem que planejar pra nao sobrar um bolsao de calor, um local em que o fluxo de ar nao passa. Mas sao casos extremos, o cara mais maniaco que eu jah vi na vida real tinha 9 HDs no PC. Era uma daquelas torres grandes, com varias ventoinhas. O limite eh seu bolso e sua imaginacao. Pra empresas, normalmente usando HDs SCSI, existem gabinetes especificos; com as tralhas dentro pesa uns 50 kg. Shocked

Olha uma torre pra PC "domestico": http://www.ebuyer.com/UK/product/108604
11 Baias 5 1/4. E tem torres BEM maiores por aih, como aquelas que sao duas torres grudadas lado a lado.

Qto aos seus hds, compra dois coolers de HD (sao baratos) ou faz uma gambiarra enfiando uma ventoinha de 8 cm embaixo da placa controladora de cada um deles. Mantenha algum espacamento entre eles pra facilitar o fluxo de ar. Vc pode deixar o gabinete aberto, eh um jeito. Ou se a fonte nao tiver uma ventoinha forte, vc pode instalar mais uma pra entrada de ar e uma pra saida, normalmente na diagonal oposta (em geral a saida de ar eh na frente do gabinete, embaixo, varias fontes jah vem com o local adequado). Lacre os buracos existentes (tinha um tempo que eu usava papel contact) e deve resolver. A menos que vc more em um lugar que eh um inferno de calor, como cuiabah ou o deserto do Sahara. Aih soh com ar condicionado, pra vc e pro pc ... Cool

[]'s
cabral
Fala pessoal!!!

Os caras lançam um processador com 4 núcleos....dae então planejam chegar a lançar um com 80 em 5 anos? Mas que previsão louca é essa?
Tenho minhas dúvidas quanto a 80 núcleos....quanto aos 4 achei bem interessante pois se lançaram o Duo core pq não um Four core né?
Mesmo tudo que é relacionado a hardware de Pc's evolue em dobro....tenho minhas dúvidas quanto a 80 núcleos em 5 anos....acho muito pouco tempo pra tanto!!!
Mas vamos esperar pra ver....
Por enquanto vou babar por esse de que vai ser lançado no mercado....hehe!!

AbraçO!
cparakawa
Dos 80 nucleos eh uma incognita. Nem sei se vai ser estrito pro mercado de servidores ou ilhas graficas, por exemplo. Fora que o clock nao deve aumentar muito, entao deve-se manter o ritmo de aumento de desempenho atual. Daqui uns 5 anos, um de 16 nucleos rodando a 3GHz cada deve estar de bom tamanho ... Cool
Tilibra
Eu acho que como eles empacaram no aumento de clock, a saída pra continuar ganhando o mercado mais exigente será aumentando o número de núcleos.

Já testei Athlon X2 e Intel Core Duo. O Desempenho é considerável em relação aos respectivos processadores de núcleo único.
cparakawa
Saiu o 4x4 da AMD.

http://tomshardware.co.uk/2006/11/30/brute_force_quad_cores_uk/

Mas sao dois processadores de dois nucleos (e o da intel sao dois processadores de dois nucleos encapsulados juntos). Soh pra nao deixar a Intel ficar muito ah frente. Mas a Intel ainda estah na frente, fora que o sistema da AMD sairia muito mais caro.
Joker68
Bom, pra quem tá querendo comprar máquina agora, eu esperaria um pouquinho. Não exatamente para comprar os quádruplos, mas sim para comprar os duplos! Isso porque o preço deles vai despencar ladeira abaixo, e como comentam, atendem 99% do povo normal, hehe. Very Happy

Eu tenho um Preview (Core 2 Duo 6400, com 2Gb ram e 2x160GB RAID 1). A máquina tá soldada na mesa pra não levantar vôo. O mais legal é que ela não esquenta nem a metade do meu antigo PresHOT 3.0, sendo mais silenciosa e consumindo menos energia. Cool
Daqui a um tempo, quando eu começar a encontrar softwares que "acoquem" a bichinha, então eu parto pro overclock do processador, que pode tranqüilamente chegar no 6700 sem muito esforço e sem mexer na refrigeração. Razz
cparakawa
Os precos jah estao caindo. Eu ainda faco over em maquina pra nao perder a pratica, mas quase nem me beneficio do ganho de performance. Lembro qdo eu fazia over no pc pra conseguir rodar o XP direito ... 8/
leandrow
Gostaria de agradecer a todos pelas respostas e informações e em especial o cparakawa. Resolvi esperar até o ano que vem mesmo pra ver se o preço cai mais, daí sim terei o meu tão sonhado computador de dois núcleos e vou aposentar meu Duron 1.6, hehehe.

Falow, abraços.
cparakawa
leandrow wrote:
Gostaria de agradecer a todos pelas respostas e informações e em especial o cparakawa. Resolvi esperar até o ano que vem mesmo pra ver se o preço cai mais, daí sim terei o meu tão sonhado computador de dois núcleos e vou aposentar meu Duron 1.6, hehehe.

Falow, abraços.

Disponha. Nao sendo dinheiro, o que eu puder ajudar estou as ordens. Cool
Tilibra
Eu tbm vou esperar até o próximo ano pra comprar meu X2 !!!!!
gr3mio
e eu pensando que a novidade era de 2 nucleos. agora ja tem de 4, em seguida 8, 16,.... ate chegar a 80 Surprised
mas vai demorar pra eu poder comprar, no inicio deve custar muito, e a medida que vão fabricando mais e mellhores o preço desce. o jeito é esperar Rolling Eyes
leandrow
Quando você quer comprar um computador novo é sempre assim, você precisa esperar lançarem um modelo novo para daí sim você comprar, porque o preço fica muito mais em conta, mas o problema disso é que você sempre vai querer o lançamento, hahaha. Laughing
cparakawa
Se nao for este tipo de consumismo - ter o lancamento soh por ter - a industria de hardware tava estagnada. Pentium 3 eh suficiente pra maioria dos usuarios. Cool
PristonMaster
eu odeio esse jogo de marketing de ficar enrolando o lançamento de um produto melhor (quando se pode fazer isso há muito tempo) ... toda vez que a gente compra um novo computador ele se torna "obsoleto" no minímo com 6 meses de uso! E pra complicar mais, para os gamers ou usuários de programas pesados o uso de componentes melhores se torna quase obrigatório, ou seja, tem que se gastar mais dinheiro ainda :/
cparakawa
PristonMaster wrote:
eu odeio esse jogo de marketing de ficar enrolando o lançamento de um produto melhor (quando se pode fazer isso há muito tempo) ... toda vez que a gente compra um novo computador ele se torna "obsoleto" no minímo com 6 meses de uso! E pra complicar mais, para os gamers ou usuários de programas pesados o uso de componentes melhores se torna quase obrigatório, ou seja, tem que se gastar mais dinheiro ainda :/

Usuarios de programa pesado esperam ter algum retorno financeiro (presente ou futuro) e gamer/geek tem que custear o "vicio". Acho que isto nao eh valido soh pra harware, com carros eh a mesma coisa.
D'Artagnan
eu acho a ideia bem retrograda ateh porque o desempenho soh chega mesmo quando existir software pros processadores multi-nucleo...

mas isso não é tendencia soh com os processadores, tão pra lançar novos equipamentos wiress que prometem ser 4x mais veloses (padrão IEEE 802.11n Laughing )
soh que eles tem 3 antenas ¬¬

eu acho essa ideia bastante deselegante nos termos de engenharia, e falando de tecnologia o primeirom que conseguir uma tecnologia mais interessante, Processadores Atomicos (Embarassed ), vai derrubar todo esse mercado de Multi-tudo