FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

"Sony, Microsoft e Nintendo reiniciam guerra de videoga

cparakawa
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20994.shtml

Apesar do X360 ter sido lancado ano passado, comeca agora a briga dos novos videogames de mesa (console). O X360 e o PS3 sao uma evolucao grafica das antigas plataformas (grosso modo). O Wii eh uma tentativa da Nintendo de focar num mercado mais amplo, ao inves dos jogadores mais "hardcores" fas de jogos mais complexos em que se use mais de 8 botoes, supergraficos e curvas de aprendizado altas para "iniciantes".

A Sony reina no mercado faz 11 anos, mas tem feito muita besteira no PS3. A MS tenta se firmar no mercado a custa de prejuizos. A Nintendo tenta virar a mesa pra voltar a ser o que era (embora nunca tenha deixado de ser lider nos portateis).

Eh dificil dizer qual o videogame que vai se sair melhor dos 3, a disputa eh acirrada. Eu, provavelmente, vou de PS2 (que estah longe de estar morto) + Wii. Mal posso esperar pra jogar Zelda e juntar a galera pra jogar Wii Sports e Super Monkey Ball. O videogame nao tem que ser um passatempo necessariamente solitario. Cool
mariohs
Estou com o Wii... Quero só ver qual vai ser a do Twilight Princess... Very Happy
Tilibra
Por razões não confirmáveis, sou do Xbox 360 !!!!!
Raijenki
Eu sou neutro.
Eu li na VEJA, que a Sony não pretende ganhar lucros com o PS3, e sim prejuísos, a cada console vendido, ela terá prejuísos de 100 doláres.
Mas ela quer ter lucro com os direitos dos jogos autorais que serão desenvolvidos pro PS3.
Sendo que há um problema: os jogos vão ser muito caros, jogos simples podem custar até 1 milhão de doláres.
O fato é que o PS3 dificilmente vai passar aqui no Brasil, uma vez que a pirataria rola solta, pois, a gente vê até gente vendendo CD/DVD nos ônibus...

Quando ao Wii, eu curti o controle, achei muito bom, mas ele perde em relação de quantidade de jogos e a qualidade dos gráficos, afinal, qualquer mané liga pra gráficos.
Quem prefere jogar Final Fantasy I ao invés de Final Fantasy XI? Razz

Xbox360 não sei de nada, pra mim esse nem existe, um Gameboy pode até ser melhor que ele.
mariohs
Raijenki wrote:
[...] Quando ao Wii, eu curti o controle, achei muito bom, mas ele perde em relação de quantidade de jogos e a qualidade dos gráficos, afinal, qualquer mané liga pra gráficos.

Eu acho que jogabilidade é mais importante que os gráficos. Meus pais jogariam Wii Sports numa boa, porém não jogariam nenhum outro jogo que utilize mais do que 2 botões, consegue sacar? Acho que o gráfico deixou de ser aquele "ooohhhh" e o foco agora é outro.

Quanto ao Final Fantasy, acho muito difícil baterem o Final Fantasy III de SNES. Joguei o VII e o VIII, e ainda prefiro o III, muito embora ainda não tenha visto o XI. Acho que algum FF fan podia dar um pitaco nesta questão.

Raijenki wrote:
Xbox360 não sei de nada, pra mim esse nem existe, um Gameboy pode até ser melhor que ele.

O Xbox360 é um console muito bom sim... embora eu não ache que tenha a expressividade de um Wii, ou do PS3, é um bom console e promete bons jogos.
cparakawa
Raijenki wrote:
Eu sou neutro.
Eu li na VEJA, que a Sony não pretende ganhar lucros com o PS3, e sim prejuísos, a cada console vendido, ela terá prejuísos de 100 doláres.
Mas ela quer ter lucro com os direitos dos jogos autorais que serão desenvolvidos pro PS3.
Sendo que há um problema: os jogos vão ser muito caros, jogos simples podem custar até 1 milhão de doláres.
O fato é que o PS3 dificilmente vai passar aqui no Brasil, uma vez que a pirataria rola solta, pois, a gente vê até gente vendendo CD/DVD nos ônibus...

Quando ao Wii, eu curti o controle, achei muito bom, mas ele perde em relação de quantidade de jogos e a qualidade dos gráficos, afinal, qualquer mané liga pra gráficos.

O preju da Sony eh de pelo menos 300 dols por aparelho. A estimativa eh de que um PS3 custe mais de 800 dols sem os controles e cabos. Fora que dos 500 dols (do basico) tem que se deduzir impostos, revendas, transporte e algumas coisas a mais. Fora o custo de desenvolvimento.

E a THQ (acho eu) disse que um jogo pra PS3 custa de 8 a 12 milhoes de dols pra ser desenvolvido. Ou seja, tem que vender muitos jogos pra se pagar os custos da desenvolvedora e os royalties da Sony.

Qto ah pirataria, no X360 jah existe. Mas no PS3, devido ao Blue Ray, pode demorar. Ou sairem os jogos capados como no comeco do PS2. Enfim, pirataria eh soh preju pras empresas, jah que se dah subsidio no aparelho e nao se tem retorno nos jogos.

Eu ligo pra graficos. Mas nao achei o salto TAO grande assim na nova geracao (soh vi os graficos de X360). Acho que jogos como Zelda TP tem graficos mais que suficientes, o problema eh que vao sair varios jogos com graficos podres pro Wii e este pode fazer coisa muito melhor. E por causa do baixo custo de desenvolvimento pro Wii, vai sair muito jogo podre pra plataforma, como aconteceu no PS1 e PS2. Enfim, quantidade interfere sim. A qualidade eh importante, mas uma avalanche de titulos a precos mais baixos deve alavancar as vendas do Wii. No comeco a Nintendo deve se dar bem, visto que o Wii deve ter pouco subsidio (ou nenhum), tem muitas desenvolvedoras que estao animadas com ele por causa do baixo custo de desenvolvimento, nao existem maiores problemas na producao do mesmo e a hype estah grande, jah que eh um console pra todas as idades por ser menos complicado de se jogar. Fora que a Nintendo deve ser a softhouse que tem mais lucros, mesmo nos tempos de N64 e GC. O lineup da janela de lancamento eh maior que o da concorrencia, acho que a Nintendo soh se ferra mesmo a partir de 2008, ateh lah tah meio garantido (nao a lideranca, mas o retorno financeiro do console).

Eu vou de Wii no comeco, por causa de Zelda e Mario e pelo gosto de se divertir jogando com uma galera mais ampla (nao soh os viciados). Com o tempo eu posso comprar outro VG ou mesmo aguardar o proximo vg da Nintendo, jah que o ciclo de vida do Wii aparentemente tender a ser mais baixo (uns 3 ou 4 anos pra sair a outra geracao). Espero estar com o meu em maos em algumas semanas, devidamente municiado de Wii Sports (incluso) e Zelda TP. Se for um fracasso, pelo menos o Zelda vai compensar uns 50%, fora que eu tenho uns jogos de GC guardados. Cool
Vanilla
Mimimi gráficos melhores...
Mimimi tecnologia absurda...
Mimimi joysticks com 8979857984 botões...

Pelo amor de Deus. O que deu na cabeça desses programadores? Tenho curiosidade de conhecer o Wii, mas confesso, não existe mais jogo divertido de verdade. E o jogo mais novo que eu zerei foi o Castlevania Nocturne in the Moonlight (pra Sega Saturn). Por mais que se esforcem em fazer gráficos monstruosos, acessórios mirabolantes e joysticks inovadores, nada vai bater a era 16 bits.
cparakawa
Eu tbm acho que o negocio se deturpou. Video game eh brinquedo (embora muitos que se acham "adultos" discordem), entao a funcao eh se divertir. Tem gente que soh consegue se divertir se tiver supergraficos e aquelas sequencias de comando complicadas pra mostrar quem eh que eh o "bom".

Que eu me lembre, a maior parte das pessoas usuarias de jogos eletronicos sao fans dos jogos toscos e descompromissados: jogos do windows, jogos de celular. A maioria nao tah interessada em jogar algo por 100 horas (nao consecutivas, espero) soh pra chegar no final; as vezes este nem importa muito. Eh neste tipo de pessoa que o Wii estah se baseando.

Eu era mais hardcore, mas atualmente ando bem mais na linha casual gamer. Soh joguei de verdade 2 jogos este ano: Scarface e Shining Force Neo (bem velhinho). De vez em qdo jogo Winning Eleven e Mario Kart DS. Nao tenho tanto tempo livre, as vezes nao tenho saco mesmo.

Nao estou tao desiludido assim com os VGs, jogo faz 27 anos. Muitas coisas mudaram, no final das contas eu soh quero me divertir com os videogames. Se for pra ficar decorando sequencias malucas, tendo super precisao nos dedos e ficar babando pra graficos ultra trabalhados, prefiro gastar o tempo livre dormindo ... Cool
Tilibra
Raijenki wrote:
Eu sou neutro.

Já ví essa história antes, com uma fábrica de impressoras chamada Lexmark, que tinha como Lema : "Perco na venda da impressora, mas ganho na venda do cartucho".

Mas essa história não teve um final feliz pra Lexmark.
Acho que se a Sony empregar essa estratégia, pode estar se comprometendo seriamente.

Mas vai saber, quem tem dinheiro sobrando, faz o que quer !!!!!!!
cparakawa
Mas a Sony comecou vendendo o PS2 com subsidio, depois os custos foram caindo. Nenhuma das 3 pensa em ter lucros com a venda de consoles, o negocio eh vender o maximo que der pra aumentar a base. Cartucho recarregado/alternativo normalmente eh bem aceito em qqer lugar, jogo pirata nao ... Rolling Eyes
PristonMaster
eh muito louco ver as pessoas dormindo nas ruas pra comprar um ps3 aehuaeioaeuh daqui a alguns anos eles devem se lembrar do que fizeram pra comprar o ps3 e vão rir de si mesmo quando compararem um playstation 3 com um playstation 10, por exemplo :p
Vanilla
PristonMaster wrote:
eh muito louco ver as pessoas dormindo nas ruas pra comprar um ps3 aehuaeioaeuh daqui a alguns anos eles devem se lembrar do que fizeram pra comprar o ps3 e vão rir de si mesmo quando compararem um playstation 3 com um playstation 10, por exemplo :p

E o que é mais louco nisso tudo é que não vai parar tão cedo. Bom para quem fabrica o jogo do momento. Eu por mim mesma ligo meu emulador e dou risada desse povo que dorme na rua. Tenha dó. Não faço isso nem pra ver show do Black Sabbath reunido pela milésima vez, que dirá pra comprar mais uma bugiganga tecnológica.
Ka7raK
Durante meses me debati noutro fórum para acabar a discussão sobre consolas da nova geração e agora começa o némesis de novo Sad

Em termos de hardware, NINGUÉM sequer tente argumentar. Existem testes, comparações, análises, etc, que mostram qual é a melhor. Mais precisamente, a Xbox 360 e a PS3 são praticamente a mesma coisa porque a PS3 tem a vantagem do Blu-Ray e HDD (tem a versão de 60GB por mais 100€).
A Xox 360 ganhou em muitos aspectos técnicos. Portanto, em termos de hardware, basicamente, a PS3 tem a vantagem do poderoso Blu-Ray e no "Streaming Float Point" enquanto a Xbox 360 ainda ganha no restante.
A Wii peca no hardware porque a Nintendo continua a apostar numa consola mais barata e em lançamentos de qualidade (abençoados party-games).

Em termos de jogos, acho que a SONY está a perder terreno. É impensável questionar as brilhantes produções para a Wii devido à magnífica inovação do novo comando.
Quanto à Xbox 360, já provou ter bons títulos embora ainda falte as grandes sequelas tão esperadas (Halo 3 (já não aguento mais!), um novo KotOR, Jade Empire 2, etc) dos melhores jogos da antecessora. A Xbox 360 ainda promete muito pelo que a consola da Microsoft ainda não distribui uma pequena parte do seu potencial.
A PS3 tem algumas promessas mas pouco se viu. Os vídeos pre-renderized não são suficientes para provar nada e acho que o bundle inicial da consola fica aquém das expectativas. Há ainda o problema de os grandes jogos da PS2 terem sido sequelas e ter havido pouca inovação pelo que espero que a SONY tenha alguma criatividade na manga. Até porque plagiar as invenções da Microsoft (especialmente, ao nível do Marketplace) não chega. Desde que a SONY consiga garantir alguns exclusivos e tentar evitar cair na repetição tem caminho para andar.

Concluindo, acho que as 3 consolas são muito boas e estão no mesmo nível. Enquanto a Wii domina em termos de inovação, a Xbox 360 e a PS3 apostam em qualidade técnica, gráficos de nova geração e "killer-games". Ninguém me pode acusar de ser demasiado parcial porque estou farto de SONY-lovers que não vêm mais nada à frente e dizem "a Xbox é uma porcaria" sem terem, sequer, experimentado. Boa discussão e espero que tragam argumentos válidos e interessantes em vez de postarem coisas como "consola X rula" ou "consola Y não presta" porque isso não traz nada de novo ao fórum.
cparakawa
Em termos de Hardware, pelo menos por enquanto nao tem diferencas brutais de qualidade entre PS3 e X360. Saiu um grande jogo pro X360, Gears of War, vantagem de jah estar mais tempo no mercado. O limite dos dois nao vai se ver por agora, talvez daqui uns dois ou 3 anos e dependendo da capacidade dos times de desenvolvimento (e dos kits de desenvolvimento).

Na questao dos jogos, a meu ver as melhores franquias estao com a Sony "ainda". Nao sei ateh quando, se o console nao deslanchar. Final Fantasy, Metal Gear e outros fazem muita diferenca. A Nintendo tem feito sua licao de casa, trazendo de volta muitas third parties que abandonaram o barco faz tempo. Eu sinto falta da Capcom de volta ao barco da Nintendo. Qto a MS, a linha de jogos estah comecando a se diversificar agora.

Pra mim, PS3 e X360 sao competidores de mesma geracao. A Sony, apesar das besteiras com o PS3, ainda estah em vantagem por causa da grande base e da forca do nome playstation, que eh sinonimo de videogame pros mais leigos. A Nintendo estah tentando se focar num mercado mais amplo, eh aquele tiro no escuro que deu certo com o DS, talvez funcione com o Wii. Eu nao quero ver nenhum derrotado na guerra atual, mas nao sei se o mercado consegue sustentar 3 consoles simultaneamente. Ainda mais depois de 10 anos de reinado inconteste da Sony.
Ka7raK
Dentro de 3 dias, a grande comparação entre PS3 e Xbox 360 vai chegar. No site gamejudge.uni.cc, vai ter uma guerra de consolas. A não perder. Tecnologia, jogos, multimédia, etc. Conto convosco!
cparakawa
http://gamejudge.uni.cc/
"This domain still has no index.html page uploaded!"

8/
PristonMaster
eu sou mais pra playstation 3... por quê?
eu acho que a tecnologia japonesa é inalcan"s"(?)ável comparada ao resto do mundo... isso porque a dedicação de seus fabricantes e cientistas para a criação de um produto de qualidade eh muito maior que em outros países, como os EUA... além de serem originais são muito dedicados o que me passa credibilidade... Os americanos produzem produtos para serem vendidos e estragados com mais facilidade do que os japoneses!
Ka7raK
cparakawa wrote:
http://gamejudge.uni.cc/
"This domain still has no index.html page uploaded!"

8/

Tem razão. Só estará pronta a 24/12/2006 (é a minha prenda de natal). Não foi fácil juntar toda a informação. Mas após 6 semanas de pesquisa, análise, etc, vai estar pronta o mais rápido possivel.

PristonMaster wrote:
eu acho que a tecnologia japonesa é inalcan"s"(?)ável comparada ao resto do mundo... isso porque a dedicação de seus fabricantes e cientistas para a criação de um produto de qualidade eh muito maior que em outros países, como os EUA... além de serem originais são muito dedicados o que me passa credibilidade... Os americanos produzem produtos para serem vendidos e estragados com mais facilidade do que os japoneses!

Até aposto que você importa tudo do Japão, adora sushi, vê Anime e sabe muitas palavras soltas em japonês.
cparakawa
PristonMaster wrote:

Se vc retirar o quesito durabilidade, pode ateh ser. Ultimamente tenho tido problemas com produtos japoneses que nao duram muito. Obvio que dah pra por a culpa no fato de nao serem totalmente montados no Japao, mas se nao quebrar depois de uns dois anos a empresa acaba vendendo menos. Ou sejam, estragam na mesma velocidade. E empresa japonesa meia-boca em termos de qualidade hah varias.

O playstation 2 eh um exemplo, a qualidade dos componentes deu uma queda com o slim. Na primeira leva teve problemas de fabricacao, na segunda ficou ok, depois comecaram a cortar os custos.
Ka7raK
cparakawa wrote:
PristonMaster wrote:

Se vc retirar o quesito durabilidade, pode ateh ser. Ultimamente tenho tido problemas com produtos japoneses que nao duram muito. Obvio que dah pra por a culpa no fato de nao serem totalmente montados no Japao, mas se nao quebrar depois de uns dois anos a empresa acaba vendendo menos. Ou sejam, estragam na mesma velocidade. E empresa japonesa meia-boca em termos de qualidade hah varias.

O playstation 2 eh um exemplo, a qualidade dos componentes deu uma queda com o slim. Na primeira leva teve problemas de fabricacao, na segunda ficou ok, depois comecaram a cortar os custos.

A tecnologia japonesa feita no Japão até pode ser muito boa mas não há nada (ou poucas coisas) hoje em dia que sejam fabricadas num só país. O Japão produz a tecnologia, apenas. Mas os japoneses não são garantia de qualidade. Essa crença na superioridade da tecnologia japonesa é, actualmente, despropositada. Lá porque os Toyota são muito bons, não é efeito japonês. A montagem dos carros da Toyota nem deve ser feita no Japão mas por indianos/chineses que se estão marinbando para a qualidade.
cparakawa
Ka7raK wrote:
A tecnologia japonesa feita no Japão até pode ser muito boa mas não há nada (ou poucas coisas) hoje em dia que sejam fabricadas num só país. O Japão produz a tecnologia, apenas. Mas os japoneses não são garantia de qualidade. Essa crença na superioridade da tecnologia japonesa é, actualmente, despropositada. Lá porque os Toyota são muito bons, não é efeito japonês. A montagem dos carros da Toyota nem deve ser feita no Japão mas por indianos/chineses que se estão marinbando para a qualidade.

Uma coisa eh falar de criacao de tecnologia (centros de R&D) e outra coisa eh falar de aplicacao da tecnologia no processo industrial (no caso). A aplicacao da tecnologia no processo industrial vai se dar no local que leve ah um menor custo (producao, capacitacao de mao-de-obra, distribuicao, logistica, etc). Ir pra India eu acho mais dificil, pra China eh uma solucao mais obvia. Tanto faz de onde venha a empresa, cortar custos virou condicao sine qua non.

O sentido inicial da discussao era a criacao da tecnologia, os centros de pesquisa e desenvolvimento. Neste aspecto, sao pouquissimos os paises que os tem em quantidade e qualidade. E eh neste aspecto que paises como Japao e Estados Unidos estao muito mais avancados que os demais. O que o Japao ainda detem de superioridade evidente eh no ramo da robotica. No resto tah atras ou embolado. Alem disto, tem que se somar o fato de que as empresas mantem os processos de fusao, entao fica cada vez mais dificil apontar empresas nitidamente transnacionais na concepcao do termo, as empresas sao cada vez mais multinacionais, com centros de R&D espalhados por varios paises. Mais importante que saber a origem do capital ou a estrutura das empresas, eh lembrar que paises com alta producao de conhecimento tecnologico (aplicado ao processo produtivo) mantem vantagem comparativa aos demais. No Brasil, eh meia duzia de dois ou tres setores (como a Embraer e a Petrobras), em Portugal eu nunca ouvi falar - espero haver algo.

Voltando ao topico, confiar mais num pais do que no outro na qualidade da tecnologia, eu considero vago por ser generalista. A Sony nao eh um esmero de qualidade - eh soh ver o descaso da empresa com os dead pixels no PSP. Mas eu acho dificil quebrar a historia dos videogames, onde soh existiram consoles importantes americanos e japoneses. O provavel eh que continue assim por um bom tempo.

P.S.: O site continua fora do ar.
Ka7raK
cparakawa wrote:
Uma coisa eh falar de criacao de tecnologia (centros de R&D) e outra coisa eh falar de aplicacao da tecnologia no processo industrial (no caso). A aplicacao da tecnologia no processo industrial vai se dar no local que leve ah um menor custo (producao, capacitacao de mao-de-obra, distribuicao, logistica, etc). Ir pra India eu acho mais dificil, pra China eh uma solucao mais obvia. Tanto faz de onde venha a empresa, cortar custos virou condicao sine qua non.

Concordo plenamente. Basta ver onde ficam, ie, as fábricas onde se produzem os NIKE, etc. Não tem a ver com o país mas com a mente por trás das criações.

cparakawa wrote:
P.S.: O site continua fora do ar.

Lamento mesmo mas tem sido impossível ter tempo para tudo. Apesar de estar de férias tenho 4 trabalhos para entregar no dia 3 de Janeiro e ainda ter de analisar reviews, comparações, análises, etc, torna tudo muito difícil. Espero ter tudo pronto antes do primeiro fim-de-semana de Janeiro (a seguir ao da passagem de ano).
cparakawa
Ka7raK wrote:
Lamento mesmo mas tem sido impossível ter tempo para tudo. Apesar de estar de férias tenho 4 trabalhos para entregar no dia 3 de Janeiro e ainda ter de analisar reviews, comparações, análises, etc, torna tudo muito difícil. Espero ter tudo pronto antes do primeiro fim-de-semana de Janeiro (a seguir ao da passagem de ano).

Nao toh cobrando nao, servico nao remunerado vc faz qdo der. Eh que eu fiquei curioso pra ver o que tinha ... Rolling Eyes
hive
Eu joguei o xbox360 numa telona LCD 42" e a impressão que eu tive é que estava dentro de um filme. Joguei o Gears of War (se nao me engano) e fiquei impressionado com a beleza das texturas e o realismo de movimento do jogo. Mas pra mim que não sou acostumado a jogar em consoles, os controles do jogo estavam muito complicados. Demorei um tempo pra me acostumar a mirar pra atirar com aqueles 300 botões que tem no joystick (hehe). Mas é bem legal, se eu tivesse a grana pra comprar o videogame junto com uma telona de 42" eu compraria sem erro.
Já p PS3 eu ainda nao joguei, nem o Wii mas estou com o PS2 em casa e to muito satisfeito com os gráficos e jogabilidade. Acho que não vale a pena pra que tem o PS2 comprar o 3 com o preço absurdo que está. Acho que a diferença gráfica não deve valer R$ 5000.
Ka7raK
cparakawa wrote:
Nao toh cobrando nao, servico nao remunerado vc faz qdo der. Eh que eu fiquei curioso pra ver o que tinha ... Rolling Eyes

Optimo! É bom ver interesse nesse projecto que já me consumiu umas boas semanas.
CMA
PristonMaster wrote:
eh muito louco ver as pessoas dormindo nas ruas pra comprar um ps3 aehuaeioaeuh

http://www.planetboredom.net/video.php?id=2974
SMASH MY PS3!

Com certeza vais achar piada a este video... Cool

Um grupo de amigos decidiu fazer uma "experiência social" (ou antes, observarem as reacções das pessoas em redor deles enquanto eles fazem uma "loucura"). Basicamente, eles recolheram donativos no site até terem dinheiro para comprarem uma PS3 na data de lançamento, e tentaram ser dos primeiros a chegar para acampar à porta da loja e comprar a consola. Depois de umas boas horas à espera, compraram a PS3, vieram para a rua, e DESTRUÍRAM-NA em frente à multidão estupefacta! As reacções são lindas, vale a pena ver até ao fim. XD

Para os fãs da PS3, aqui estão outros videos feitos pelos mesmos sujeitos:

http://www.planetboredom.net/video.php?id=3051
SMASH MY WII!

http://www.planetboredom.net/video.php?id=577
SMASH MY XBOX 360!
Ka7raK
Não vejo onde está a piada.
cparakawa
A piada estah em ver um monte de desesperados que nao conseguiram um VG no lancamento ficarem p*t*s de verem um mane destrocar um. Enfim, jah tem PS3 em estoque, durou pouco a escassez. Very Happy
Ka7raK
cparakawa wrote:
durou pouco a escassez. Very Happy

Interessante que por mais que as empresas prometam, não consigam assegurar um stock inicial suficiente. Claro que sei que não se vai produzir mais do que estritamente necessário mas a SONY foi mesmo fraquinha no lançamento. Já me calei, fanboys!
cparakawa
Ka7raK wrote:
Interessante que por mais que as empresas prometam, não consigam assegurar um stock inicial suficiente. Claro que sei que não se vai produzir mais do que estritamente necessário mas a SONY foi mesmo fraquinha no lançamento. Já me calei, fanboys!

Escassez extrema eh ruim, mas um pouco de escassez eh bom. Ajuda na ideia de que o negocio eh bom e eh por isto que estah em falta. Ajuda a aumentar a ansiedade, desde que nao seja extrema a ponto de causar frustracao (como a falta de X360).

Agora o negocio dos fanboys eh mesmo divertido, principalmente os fanboys que soh compram jogos piratas. Todo mundo tem empatia por uma marca ou outra, por menos que se admita e se tente mostrar isento. Fora os que compram soh um console por geracao, que tentam papagaiar as virtudes do console escolhido para (se) convencer de qual eh o melhor. Acho que, desde que a pessoa nao perca contato com a realidade, nao eh de todo mal. Obvio que existem milhares de fanboys dementes por aih, mas azar o deles.

E os piores fanboys sao os religiosos radicais. Evil or Very Mad

Obs.: Ficou com duplo sentido a ultima frase, mas eu acho que ambos estao corretos ...
hackers2
Bom...acho ke por inveja da Microsoft, a Apple vai lança um consele tambem, vi um anuncio, anonde não lembro agora ( assim ke consegui o link posto aki) , agora vai vira bagunça, daki a poko as grandes e mega empresas de Computadores vão só pensa em console, ke pra mim vira so em perda de tempo, por ke por minha opnião ainda acho ter um PC muito mais vantagem do apenas um console...Agora será que a Apple consegue entre nessa guerra de consoles tambem, afinal, de vez em quando a Apple anda tomando nos zoio...kem sabe num da sorte nessa tentativa, hehehe
Cassiowt
Eu sonho com um PS3
Esse deve ser o melhor console de video game do mundo, mas ele esta disponivel apenas em nossos sonhos, nos que vivemos nos ditos paises do terceiro mundo não temos direito a esse divertimento. Enquanto no EUA ou no Japão ele custa US$ 400 aqui chega ao preço exorbitante de US$ 4.000. Será que a Sony não nota que o Brasil é um grande cliente potencial. A Microsoft já descobriu isso e lançou o XBOX 360.
Abraços a todos.
Ka7raK
cparakawa wrote:
Agora o negocio dos fanboys eh mesmo divertido, principalmente os fanboys que soh compram jogos piratas. Todo mundo tem empatia por uma marca ou outra, por menos que se admita e se tente mostrar isento. Fora os que compram soh um console por geracao, que tentam papagaiar as virtudes do console escolhido para (se) convencer de qual eh o melhor. Acho que, desde que a pessoa nao perca contato com a realidade, nao eh de todo mal. Obvio que existem milhares de fanboys dementes por aih, mas azar o deles.

Ora, isso leva-me a crer que eu serei considerado o quê? Todos os jogos que tenho para a minha Xbox (a primeira) são originais e investi também bastante em equipamento e na 'Revista Oficial da Xbox' (aka ROX). Isso faz de mim o quê? Parece-me justo que eu tenha defendido a minha consola quando todos os meus amigos possuidores de PS2 apregoavam constantemente o erro que eu tinha feito em comprar a Xbox. Contudo, não me vejo como um fanboy e, sendo que o meu irmão tem uma GC, serei eu um SONY-hater? Sou certamente mas não sou PS2-hater.
cparakawa
Ka7raK wrote:
Ora, isso leva-me a crer que eu serei considerado o quê? Todos os jogos que tenho para a minha Xbox (a primeira) são originais e investi também bastante em equipamento e na 'Revista Oficial da Xbox' (aka ROX). Isso faz de mim o quê? Parece-me justo que eu tenha defendido a minha consola quando todos os meus amigos possuidores de PS2 apregoavam constantemente o erro que eu tinha feito em comprar a Xbox. Contudo, não me vejo como um fanboy e, sendo que o meu irmão tem uma GC, serei eu um SONY-hater? Sou certamente mas não sou PS2-hater.

Tinha um site em que vc respondia a algumas perguntas e ele dizia a porcentagem de inclinacao sua as marcas atuais, se vc era fanboy, hater, moderado ou moderado com desvio de preferencia. Enquanto marca de consoles, por mim tanto faz. O que me faz tendencioso sao as franquias de algumas desenvolvedoras. A Sony e a Nintendo, enquanto desenvolvedoras, possuem franquias que me agradam (Zelda, Shadow of the Colossus, Ico, Mario, etc). Assim como tem gente que ama a SquareEnix, a Capcom, a Ubisoft, a Konami, etc. A Sega tem conseguido se afundar nos consoles e nos jogos, mas eu jah curti muito os jogos da mesma. Nao tem nada demais ser fanboy, eh soh evitar os excessos. Cool
Ka7raK
cparakawa wrote:
A Sony e a Nintendo, enquanto desenvolvedoras, possuem franquias que me agradam

Eu gosto bastante da saga Zelda mas a verdade é que a Xbox tinha as produtoras que mais me agradavam. Tenho adquirido praticamente todos os jogos que a Bioware já fez (até antes da Xbox). Depois sagas como Splinter Cell, tudo o que tenha a ver com Star Wars, Halo, Dead or Alive, etc, são as que mais me agradam e estão na Xbox. Mas quando comprei a Xbox foi por uma questão meramente técnica. Acabei por ficar muito contente assim que pus as mãos no primeiro Halo e tive a certeza que tinha feito a escolha certa. Não sou fanboy da Xbox nem PS2-hater. Apenas não gosto da SONY e não me apetecia uma consola "mais fraca". E além disso tenho dinheiro suficiente para comprar jogos para a Xbox pelo que o argumento dos meus amigos de "depois nós emprestamos-te jogos" nunca funcionou muito bem. Wink
cparakawa
Vc teve sorte. A compra puramente tecnica as vezes decepciona. Como no caso do Dreamcast. Sairam jogos muito bons, mas nao teve o apoio necessario. Algumas franquias estao ligadas mesmo a MS, como os Halos. Mas algumas franquias aparecem no console que a distribuidora julga melhor, isto vale pra Sony e pra Nintendo tbm. Nao gosto das franquias presas a uma empresa que desenvolva os consoles, me obrigou a comprar um GC soh pra jogar Mario, Zelda e Mario Kart. Aih enjoou e eu passei o GC pra frente (mas o Zelda WW e o Mario Kart continuam guardados) ... Cool
ramondead
Acabei de ler numa revista q a nintendo está lucrando o dobro e ameaça o dominio da sony, os acionistas da nintendo q ficaram mais feliz com a noticia...rs... Smile

O novo videogame da Nintendo o Wii, vendeu quase o dobro do PlayStation 3. A Sony liderava o mercado de videogames havia dez anos, mas a nintendo saiu na frente, com um produto "simples".
Ka7raK
ramondead wrote:
O novo videogame da Nintendo o Wii, vendeu quase o dobro do PlayStation 3. A Sony liderava o mercado de videogames havia dez anos, mas a nintendo saiu na frente, com um produto "simples".

A grande vitória da Wii foi ter saído relativamente antes da PS3 com uma estratégia de marketing bem planeada e centrada nas inovações da consola. O comando da Wii bem como a capacidade de jogar todos os jogos alguma vez feitos para consolas da Nintendo foi bastante apelativo a um grande número de pessoas. O preço da Wii também foi uma grande vantagem. A Nintendo manteve a genialidade/preço com que lançou a Gamecube mas, desta vez, antes da PS3. Seria de esperar que conquistasse uma boa porção do mercado logo de início.

Como se pode ver na PC World, "By the time the PS3 arrived, it was six months late, and Nintendo's cheaper and more innovative Wii had stolen much of its thunder". Não comparo a Wii com a PS3 mas a verdade é que a SONY fez o erro de substimar a consola da Nintendo por causa do pouco sucesso da GC. O único problema foi mesmo a chegada tardia que se traduz num "Bigger Mistake: Failing to drive a stake through the heart of Nintendo when the opportunity offered".
cparakawa
O Wii nao saiu depois do PS3? Tanto no Japao qto nos States?

Acho que eh a mesma "janela" de lancamento. O PS3 nao saiu nas lojas antes do Wii. E tbm nao acho que a Sony subestimou a Nintendo. A Sony se superestimou. Achou que ia conseguir dar conta da producao dos componentes do Blu-ray (e nao deu), fora os problemas nas fabricas no Japao e na China. E parece que houve uns pepinos com o Cell (nao tenho certeza). Enfim, a Sony achou que, mesmo com um VG caro e sem grandes titulos no lancamento, ia conseguir vender bem o que (nao) conseguiria produzir. Caiu do cavalo, acontece.

E parece que mais um formato proprietario da Sony nao vai conseguir dominar o mercado, somando-se ao betamax, memory stick, umd e md. O mais comum eh o seu maior inimigo ser vc mesmo. Cool

[]'s
mariohs
Acho que o lançamento do ps3 nos estados unidos ocorreu junto ao lançamento do wii no japão, se eu não me engano... ou foi ao contrário...
Ka7raK
Eu acho que a Wii saiu relativamente mais cedo. Pelo menos em Portugal ainda não vi nenhuma PS3 à venda mas a Wii já cá anda desde Dezembro.
cparakawa
O motivo eh um soh, o Wii teve lancamento quase simultaneo Estados Unidos+Canada+Europa+Japao. O PS3 soh vai ser lancado oficialmente na Europa em marco (se nao adiarem de novo).