Alguem esta usando o novo forum PHPbb chamado Olympus???
Está ainda no Beta 2, mas não estou querendo usa-lo por enquanto.
Alguem já utilizou? Como foi a experiência? Quais as diferenças?
Não utilizei o phpbb. Mas você poderia ser o pioneiro. Que tal instalar, utilizar e depois deixar seu feedback?
Valeu!
Qual o link para dar uma olhada?
http://www.phpbb.com/development/
Lá no final tem os links para os downloads.
Hum... tenho dúvidas enquanto aos sistemas de forum ainda... num sei qual eh o melhor, se eh phpbb, vbulletin ou invision.... mas eh claro q ainda eh vantagem phpbb por ser gratuito e ter o código aberto...
phpBB3 MUDOU MUITO na Admin Panel...
Eu baixei o Beta 1... Tinha muito bug...
Já o Beta 2 melhorou bastante...
Beta 3 ou RC1 é o que eu aguardo...
Sempre preferi IPB ao phpBB, mas phpBB é mais bonito e fléxivel, então eu acho que trocarei de opinião.
Instalei o Beta 2, se não me engano, e gostei muito.
Primeiro porque a instalação está mais dinâmica, muito fácil de se fazer, mesmo sendo em inglês é tudo muito intuitivo.
Acontece que que existe como importar minha base de dados do phpBB 2.021 para o phpBB 3, então o fórum está funcionando mas está inativo, pois não existe a ferramenta de conversão.
O Olympus tem várias ferramentas imbutidas, o que facilita o trabalho, como o MOD de Upload de arquivos, contagem de Aniversariantes, e tantas coisas que nem fucei ainda.
Minha primeira avaliação é super positiva, e com certeza manterei o phpBB como fórum padrão.
Pra quem quiser ver, e testar, pode abrir aqui mesmo na FriHost, onde instalei o phpBB 3. Veja aqui.
| phantombr wrote: |
Instalei o Beta 2, se não me engano, e gostei muito.
Primeiro porque a instalação está mais dinâmica, muito fácil de se fazer, mesmo sendo em inglês é tudo muito intuitivo.
Acontece que que existe como importar minha base de dados do phpBB 2.021 para o phpBB 3, então o fórum está funcionando mas está inativo, pois não existe a ferramenta de conversão.
O Olympus tem várias ferramentas imbutidas, o que facilita o trabalho, como o MOD de Upload de arquivos, contagem de Aniversariantes, e tantas coisas que nem fucei ainda.
Minha primeira avaliação é super positiva, e com certeza manterei o phpBB como fórum padrão.
Pra quem quiser ver, e testar, pode abrir aqui mesmo na FriHost, onde instalei o phpBB 3. Veja aqui. |
Mudaram até a skin "default" xD
Pelo que eu vi do sistema ficou parecido com o IPB como pensei que eles fossem fazer...
Realmente ficou legal xD
Vou esperar eles acabarem e começar a usar ele \o/
Pessoal, o feedback de vocês e discussão de novas funcionalidades é muito importante para o fórum. Não se sintam acanhados (nem tenham preguiça
) de postar aqui suas impressões e opiniões. Isso é muito importante para quem está pensando em instalar um sistema de fórums aqui.
Obrigado.
nao testei ainda nao... porem o phpbb eh a melhor alternativa de forum em codigo aberto.. muitas pessoas tem o ipb porem sao a maioria deles cracreado.. creio que o phpbb eh mto bom para todos nos, essa versao nova so tem a nos acrescentar ! ainda nao vi as novas funcionalidades, mas todas suas funções sempre foram bem intuitivas, eh facil mexer nele...
Testei aqui e não me agradou muito
Sei lá ainda prefiro o INVISION hehe
mas invision nao eh free como o phpbb. Hoje existem umas versoes que ja vem modificadas, com akeles mods todos ja instaldos fica muito mais facil trabalhar.... o invision eh bom porem eh pago ( 185 dolares ) !!! eh mta coisa ! Acho muito melhor trabalharmos dentro da lei ! PHPBB na veia !!! 
Gosto bastante do PHPBB, mas prefiro o SMF, que também open source. Qualquer deles tem muito potencial e são altamente parametrizaveis.
Prefiro o SMF porque é muito simples de instalar e utilizar. è muito mais intitivo.
Fico a espera de comentários o a nova versão do phpbb para ver se vale a pena testa-lo (falta de tempo).
Eu instalei o phpbb3 como testes no meu server, é simplesmente lindo. Falta só fazer o teste real, que é com algumas pessoas postando. Querem brincar? http://www.darossa.frih.net <-- cliquem na figura da estrela Orzhov de 8 pontas e entrem no fórum. Cadastrem-se e postem qualquer besteira! Ponham avatares razoáveis para ver como fica o tempo de carregamento. Lá, aceito sugestões sobre a configuração também!
Edit: falando nisso, alguém sabe se tem previsão para eles mudarem este fórum para o phpbb3?
| Da Rossa wrote: |
Edit: falando nisso, alguém sabe se tem previsão para eles mudarem este fórum para o phpbb3? |
Não tem previsão e não está sequer prevista uma migração.
Este forum já tem demasiadas modificações e transformar essas modificações para phpBB3 pode não ser viável.
Be Well 
Poxa, se me permitem, neste caso os senhores estão apeanas adiando o inevitável... veja aqui por que o 3 é melhor que o 2...
E eu pensava que a política deste fórum era a de ter o menor número de modificações possível, para evitar problemas de segurança. Fica aí minha sugestão, mesmo que fora da área
Sem contar com a beleza visual do 3 em relação ao 2, que evoca mais seriedade inclusive.
Optei pelo phpBB por ter muita artigos,modificações para ele por ser aberto tem até um fórum em português ( No brasil e em portugual)
Brasil
http://www.phpbbrasil.com.br
http://www.phpbb.org.br
Portugual
http://www.phpbbpt.com
O phpBB3 já esta em sua versão oficial lançada a pouco tempo
http://www.phpbbrasil.com.br/phpBB/viewtopic.php?f=19&t=18521&hilit=lan%C3%A7amento+phpbb3
A grande vantagen em relação ao phpBB 2.22 a segurança e melhoramentos no banco de dados o phpbb2 é vuneravel (que fez muita gente migrar para outro sistema de fórum) é necessario instalar algumas modificações (instalei duas simples no 2.22 para segurança, até agora não tive problemas).
Em relação a aparencia,não faz sentido a muito mais templates para o phpBB2 ,que pode ficar até mais bonito que o phpBB3.Outra grande vantagen é que o phpBB3 já vem com algumas mods pré instaladas ,que tem phpBB sabe que essas mods não são faceis de instalar e da certo trabalho.
Eu possuo o fórum phpBB2 ao meu ver ,não vejo vantagem em migrar para o phpBB3,outro detalhe é que não há muitas mods para phpBB3.
Last edited by rafael2112 on Mon Jan 21, 2008 11:08 pm; edited 2 times in total
Da Rossa, nós estamos cientes das vantagens do 3 relativamente ao 2. Nada nos impede de implementar neste mesmo forum aquilo que acharmos necessário
E eu pensava que a política deste fórum era a de ter o menor número de modificações possível, para evitar problemas de segurança. Fica aí minha sugestão, mesmo que fora da área  |
E é. E pelas mesmas razões de segurança, 90% dos "MOD's" instalados neste forum são feitos pelo Bondings. Isso implica toda a gestão de contas de hosting, AWIT's e outras questões que não vos são visíveis.
São precisamente estes "MOD's" que inviabilizam a migração, pois iria obrigar o Bondings a recodificar todas as implementações dos últimos 2 anos.
| Sem contar com a beleza visual do 3 em relação ao 2, que evoca mais seriedade inclusive. |
Essa acho que ninguém nega, mas é também a menos importante das razões para obrigar a um upgrade. Aliás, é possível fazer muita coisa com a estética do phpBB2. Simplesmente nunca foi a prioridade até agora.
Be Well 
I'll be well!
Mas bem que deve ter alguém da confiança do Tio Bondings para ajudá-lo nos codes modificatórios do phpbb 3 né 
Claro claro... estética nunca ia ser prioridade do ponto de vista administrativo (gestão interna).
Mas e muito mais chamativo para um novo user e provavel cliente (se fosse o caso de lucro) se sentir atraido pelas ''belezas externas'' que o phpbb3 oferece.
Mas ainda assim por ser recem lancado deve ter um monte de furos a serem explorados, que pela importancia deste forum não sao admissiveis.
Isso é discutível. O Phpbb3 demorou SÉCULOS pra sair do forno, igual o Windows Vista que, de acordo com o que dizem, foi todo reescrito... será que ele é tao queijo suíço assim?
| Isso é discutível. O Phpbb3 demorou SÉCULOS pra sair do forno, igual o Windows Vista que, de acordo com o que dizem, foi todo reescrito... será que ele é tao queijo suíço assim? |
Não sei se o pessoal do PhpBB vai gostar de ser comparado à Microsoft... mas que o Vista tem muitas falhas, isso tem.
O phpBB3 teve imensas betas e RC's e foi feito um esforço para entregar uma plataforma estável ao publico, MAS é impossível entregar uma plataforma validada a 100%, logo vai sempre ter bugs/falhas de segurança, etc
Quanto a ter alguém que ajude no coding, existe sim, mas o Bondings é o One-Man-Show cá da Frihost e gosta de ser ele a fazer o código.
Be Well
.
Compreendo e concordo com o lance de que algumas coisas só são melhor geridas quando há apenas uma pessoa à frente mesmo.
Agora só para constar (sei que o assunto já morreu,
)
Como nunca entregarão algo isento de falhas, então não é correto presumir que este fórum, mesmo em phpbb 2.x, também tem suas brechas?
Entre um queijo suiço e outro, por que não o mais novo, que tá mais longe de perder a validade? 
... Porque a malta gosta de bolor no queijo? :P
Agora a sério.. "EVENTUALMENTE" será efectuada a migração para o phpBB3... mas não é nem de perto nem de longe uma prioridade e não está prevista para um futuro próximo.
Be Well 
| Quote: |
| O Phpbb3 demorou SÉCULOS pra sair do forno, igual o Windows Vista |
Opa! tem essa template para para o phpBB2,para que acha que o problema do phpbb2 é visual vale a pena dar uma olhada:
http://jrolson85.jr.funpic.org/styles_demo/index.php?s=2
Templates = problema 
Problema????
EU ACHO!!!
Alem de que se não me falha a memoria, se voce usar mais de uma template, vai ter que modificar mais de um codigo para funcionar eventuais add-ons que por ventura você queira utilizar no forum.
Mas voltando à origem do tópico, o phpBB3 é sem dúvida muito atrativo para ser utilizado.
| phantombr wrote: |
Problema????
EU ACHO!!!
Alem de que se não me falha a memoria, se voce usar mais de uma template, vai ter que modificar mais de um codigo para funcionar eventuais add-ons que por ventura você queira utilizar no forum.
Mas voltando à origem do tópico, o phpBB3 é sem dúvida muito atrativo para ser utilizado. |
Exatamente por isso, cada mod tem diversos arquivos.tpl para serem modificados, imagine só ter que modificar para cada template? Teria que contratar gente só pra fazer isso, diminuindo a segurança 
Sim tem que modificar o códico da nova template ,mais você acaba definindo antes de instalar as mods qual a template que vai usar e modifica apenas ela, pode também modificar a template padrão(Sub Silver) para ter uma de reserva...
Não é por isso que seria melhor pôr logo o Phpbb 3? 
phpBB3 ainda está cheio de bug :p
Abraços