FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Novo PHPbb 3 [Olympus]

phantombr
Alguem esta usando o novo forum PHPbb chamado Olympus???
Está ainda no Beta 2, mas não estou querendo usa-lo por enquanto.

Alguem já utilizou? Como foi a experiência? Quais as diferenças?
mariohs
Não utilizei o phpbb. Mas você poderia ser o pioneiro. Que tal instalar, utilizar e depois deixar seu feedback? Wink

Valeu!
Travis
Qual o link para dar uma olhada?
mariohs
http://www.phpbb.com/development/
Lá no final tem os links para os downloads.
psykow
Hum... tenho dúvidas enquanto aos sistemas de forum ainda... num sei qual eh o melhor, se eh phpbb, vbulletin ou invision.... mas eh claro q ainda eh vantagem phpbb por ser gratuito e ter o código aberto...
Raijenki
phpBB3 MUDOU MUITO na Admin Panel...
Eu baixei o Beta 1... Tinha muito bug...
Já o Beta 2 melhorou bastante...
Beta 3 ou RC1 é o que eu aguardo...
Sempre preferi IPB ao phpBB, mas phpBB é mais bonito e fléxivel, então eu acho que trocarei de opinião.
phantombr
Instalei o Beta 2, se não me engano, e gostei muito.
Primeiro porque a instalação está mais dinâmica, muito fácil de se fazer, mesmo sendo em inglês é tudo muito intuitivo.

Acontece que que existe como importar minha base de dados do phpBB 2.021 para o phpBB 3, então o fórum está funcionando mas está inativo, pois não existe a ferramenta de conversão.

O Olympus tem várias ferramentas imbutidas, o que facilita o trabalho, como o MOD de Upload de arquivos, contagem de Aniversariantes, e tantas coisas que nem fucei ainda.

Minha primeira avaliação é super positiva, e com certeza manterei o phpBB como fórum padrão.

Pra quem quiser ver, e testar, pode abrir aqui mesmo na FriHost, onde instalei o phpBB 3. Veja aqui.
andreh182
phantombr wrote:
Instalei o Beta 2, se não me engano, e gostei muito.
Primeiro porque a instalação está mais dinâmica, muito fácil de se fazer, mesmo sendo em inglês é tudo muito intuitivo.

Acontece que que existe como importar minha base de dados do phpBB 2.021 para o phpBB 3, então o fórum está funcionando mas está inativo, pois não existe a ferramenta de conversão.

O Olympus tem várias ferramentas imbutidas, o que facilita o trabalho, como o MOD de Upload de arquivos, contagem de Aniversariantes, e tantas coisas que nem fucei ainda.

Minha primeira avaliação é super positiva, e com certeza manterei o phpBB como fórum padrão.

Pra quem quiser ver, e testar, pode abrir aqui mesmo na FriHost, onde instalei o phpBB 3. Veja aqui.

Mudaram até a skin "default" xD

Pelo que eu vi do sistema ficou parecido com o IPB como pensei que eles fossem fazer...

Realmente ficou legal xD
Vou esperar eles acabarem e começar a usar ele \o/
mariohs
Pessoal, o feedback de vocês e discussão de novas funcionalidades é muito importante para o fórum. Não se sintam acanhados (nem tenham preguiça Very Happy) de postar aqui suas impressões e opiniões. Isso é muito importante para quem está pensando em instalar um sistema de fórums aqui.

Obrigado.
juninho_14
nao testei ainda nao... porem o phpbb eh a melhor alternativa de forum em codigo aberto.. muitas pessoas tem o ipb porem sao a maioria deles cracreado.. creio que o phpbb eh mto bom para todos nos, essa versao nova so tem a nos acrescentar ! ainda nao vi as novas funcionalidades, mas todas suas funções sempre foram bem intuitivas, eh facil mexer nele...
Travis
Testei aqui e não me agradou muito

Sei lá ainda prefiro o INVISION hehe
juninho_14
mas invision nao eh free como o phpbb. Hoje existem umas versoes que ja vem modificadas, com akeles mods todos ja instaldos fica muito mais facil trabalhar.... o invision eh bom porem eh pago ( 185 dolares ) !!! eh mta coisa ! Acho muito melhor trabalharmos dentro da lei ! PHPBB na veia !!! Laughing
Amsilva
Gosto bastante do PHPBB, mas prefiro o SMF, que também open source. Qualquer deles tem muito potencial e são altamente parametrizaveis.
Prefiro o SMF porque é muito simples de instalar e utilizar. è muito mais intitivo.
Fico a espera de comentários o a nova versão do phpbb para ver se vale a pena testa-lo (falta de tempo).
Da Rossa
Eu instalei o phpbb3 como testes no meu server, é simplesmente lindo. Falta só fazer o teste real, que é com algumas pessoas postando. Querem brincar? http://www.darossa.frih.net <-- cliquem na figura da estrela Orzhov de 8 pontas e entrem no fórum. Cadastrem-se e postem qualquer besteira! Ponham avatares razoáveis para ver como fica o tempo de carregamento. Lá, aceito sugestões sobre a configuração também! Smile

Edit: falando nisso, alguém sabe se tem previsão para eles mudarem este fórum para o phpbb3?
Bockman
Da Rossa wrote:

Edit: falando nisso, alguém sabe se tem previsão para eles mudarem este fórum para o phpbb3?

Não tem previsão e não está sequer prevista uma migração.

Este forum já tem demasiadas modificações e transformar essas modificações para phpBB3 pode não ser viável.

Be Well Cool
Da Rossa
Poxa, se me permitem, neste caso os senhores estão apeanas adiando o inevitável... veja aqui por que o 3 é melhor que o 2...
E eu pensava que a política deste fórum era a de ter o menor número de modificações possível, para evitar problemas de segurança. Fica aí minha sugestão, mesmo que fora da área Razz
Sem contar com a beleza visual do 3 em relação ao 2, que evoca mais seriedade inclusive.
rafael2112
Optei pelo phpBB por ter muita artigos,modificações para ele por ser aberto tem até um fórum em português ( No brasil e em portugual)

Brasil

http://www.phpbbrasil.com.br

http://www.phpbb.org.br

Portugual

http://www.phpbbpt.com

O phpBB3 já esta em sua versão oficial lançada a pouco tempo

http://www.phpbbrasil.com.br/phpBB/viewtopic.php?f=19&t=18521&hilit=lan%C3%A7amento+phpbb3

A grande vantagen em relação ao phpBB 2.22 a segurança e melhoramentos no banco de dados o phpbb2 é vuneravel (que fez muita gente migrar para outro sistema de fórum) é necessario instalar algumas modificações (instalei duas simples no 2.22 para segurança, até agora não tive problemas).
Em relação a aparencia,não faz sentido a muito mais templates para o phpBB2 ,que pode ficar até mais bonito que o phpBB3.Outra grande vantagen é que o phpBB3 já vem com algumas mods pré instaladas ,que tem phpBB sabe que essas mods não são faceis de instalar e da certo trabalho.
Eu possuo o fórum phpBB2 ao meu ver ,não vejo vantagem em migrar para o phpBB3,outro detalhe é que não há muitas mods para phpBB3.
Bockman
Da Rossa wrote:
Poxa, se me permitem, neste caso os senhores estão apeanas adiando o inevitável... veja aqui por que o 3 é melhor que o 2...

Da Rossa, nós estamos cientes das vantagens do 3 relativamente ao 2. Nada nos impede de implementar neste mesmo forum aquilo que acharmos necessário

Da Rossa wrote:
E eu pensava que a política deste fórum era a de ter o menor número de modificações possível, para evitar problemas de segurança. Fica aí minha sugestão, mesmo que fora da área Razz

E é. E pelas mesmas razões de segurança, 90% dos "MOD's" instalados neste forum são feitos pelo Bondings. Isso implica toda a gestão de contas de hosting, AWIT's e outras questões que não vos são visíveis.
São precisamente estes "MOD's" que inviabilizam a migração, pois iria obrigar o Bondings a recodificar todas as implementações dos últimos 2 anos.

Da Rossa wrote:
Sem contar com a beleza visual do 3 em relação ao 2, que evoca mais seriedade inclusive.

Essa acho que ninguém nega, mas é também a menos importante das razões para obrigar a um upgrade. Aliás, é possível fazer muita coisa com a estética do phpBB2. Simplesmente nunca foi a prioridade até agora.

Be Well Cool
Da Rossa
I'll be well!
Mas bem que deve ter alguém da confiança do Tio Bondings para ajudá-lo nos codes modificatórios do phpbb 3 né Razz
phantombr
Claro claro... estética nunca ia ser prioridade do ponto de vista administrativo (gestão interna).
Mas e muito mais chamativo para um novo user e provavel cliente (se fosse o caso de lucro) se sentir atraido pelas ''belezas externas'' que o phpbb3 oferece.

Mas ainda assim por ser recem lancado deve ter um monte de furos a serem explorados, que pela importancia deste forum não sao admissiveis.
Da Rossa
Isso é discutível. O Phpbb3 demorou SÉCULOS pra sair do forno, igual o Windows Vista que, de acordo com o que dizem, foi todo reescrito... será que ele é tao queijo suíço assim?
Bockman
Da Rossa wrote:
Isso é discutível. O Phpbb3 demorou SÉCULOS pra sair do forno, igual o Windows Vista que, de acordo com o que dizem, foi todo reescrito... será que ele é tao queijo suíço assim?

Não sei se o pessoal do PhpBB vai gostar de ser comparado à Microsoft... mas que o Vista tem muitas falhas, isso tem.

O phpBB3 teve imensas betas e RC's e foi feito um esforço para entregar uma plataforma estável ao publico, MAS é impossível entregar uma plataforma validada a 100%, logo vai sempre ter bugs/falhas de segurança, etc

Quanto a ter alguém que ajude no coding, existe sim, mas o Bondings é o One-Man-Show cá da Frihost e gosta de ser ele a fazer o código.

Be Well Cool.
Da Rossa
Compreendo e concordo com o lance de que algumas coisas só são melhor geridas quando há apenas uma pessoa à frente mesmo.

Agora só para constar (sei que o assunto já morreu, Razz)
Como nunca entregarão algo isento de falhas, então não é correto presumir que este fórum, mesmo em phpbb 2.x, também tem suas brechas? Smile Entre um queijo suiço e outro, por que não o mais novo, que tá mais longe de perder a validade? Smile
Bockman
... Porque a malta gosta de bolor no queijo? :P

Agora a sério.. "EVENTUALMENTE" será efectuada a migração para o phpBB3... mas não é nem de perto nem de longe uma prioridade e não está prevista para um futuro próximo.

Be Well Cool
rafael2112
Quote:
O Phpbb3 demorou SÉCULOS pra sair do forno, igual o Windows Vista

Opa! tem essa template para para o phpBB2,para que acha que o problema do phpbb2 é visual vale a pena dar uma olhada:

http://jrolson85.jr.funpic.org/styles_demo/index.php?s=2
Da Rossa
Templates = problema Sad
phantombr
Problema????

EU ACHO!!!

Alem de que se não me falha a memoria, se voce usar mais de uma template, vai ter que modificar mais de um codigo para funcionar eventuais add-ons que por ventura você queira utilizar no forum.

Mas voltando à origem do tópico, o phpBB3 é sem dúvida muito atrativo para ser utilizado.
Da Rossa
phantombr wrote:
Problema????

EU ACHO!!!

Alem de que se não me falha a memoria, se voce usar mais de uma template, vai ter que modificar mais de um codigo para funcionar eventuais add-ons que por ventura você queira utilizar no forum.

Mas voltando à origem do tópico, o phpBB3 é sem dúvida muito atrativo para ser utilizado.

Exatamente por isso, cada mod tem diversos arquivos.tpl para serem modificados, imagine só ter que modificar para cada template? Teria que contratar gente só pra fazer isso, diminuindo a segurança Razz
rafael2112
Sim tem que modificar o códico da nova template ,mais você acaba definindo antes de instalar as mods qual a template que vai usar e modifica apenas ela, pode também modificar a template padrão(Sub Silver) para ter uma de reserva...
Da Rossa
Não é por isso que seria melhor pôr logo o Phpbb 3? Very Happy
cheat4ever
phpBB3 ainda está cheio de bug :p

Abraços