FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

[hardware]Redimencionar HD

merrik
Daew galera,
Bem eu quero redimencionar meu HD para obter espaço não indexado só que eu não sei direito como faze-lo, da para dar uma forcinha ?
mariohs
merrik wrote:
Daew galera,
Bem eu quero redimencionar meu HD para obter espaço não indexado só que eu não sei direito como faze-lo, da para dar uma forcinha ?

O que você quer dizer por espaço não indexado? Não entendi o que exatamente você quer. Você tem uma partição formatada em um formato não reconhecido pelo windows (por exemplo se vc instalou um linux, desinstalou e agora quer o espaço de volta) e quer formatar em fat / ntfs e assim ganhar este espaço?

Note que redimensionar um HD não faz muito sentido, já que o HD vem com o espaço definido, e não tem como (até onde meus conhecimentos chegam) você armazenar mais informação do que a capacidade nominal do dispositivo. Creio que você quer dizer redimensionar uma partição do seu disco rígido, é isso? Wink
merrik
mariohs wrote:
O que você quer dizer por espaço não indexado?

Espaço do HD que não está sendo utilizado por nenhuma partição.

mariohs wrote:
Não entendi o que exatamente você quer. Você tem uma partição formatada em um formato não reconhecido pelo windows (por exemplo se vc instalou um linux, desinstalou e agora quer o espaço de volta) e quer formatar em fat / ntfs e assim ganhar este espaço?

Eu tenho uma partição primaria onde está o windows, e eu quero criar uma partição para instalar o kurumin e outra para colocar meu arquivos, só que eu tenho um HD de apenas 40GB e 5GB livres e os meus arquivos tem 17,2GB

mariohs wrote:
Note que redimensionar um HD não faz muito sentido, já que o HD vem com o espaço definido, e não tem como (até onde meus conhecimentos chegam) você armazenar mais informação do que a capacidade nominal do dispositivo. Creio que você quer dizer redimensionar uma partição do seu disco rígido, é isso?

Sim, sim, é isso, erro meu Rolling Eyes .

Agora eu tava pensando a maneira mais fácil é conseguindo um outro HD passar os arquivos formatar o meu e repassar os meus arquivos, mas teria como fazer isso sem o uso de um segundo HD?
mariohs
merrik wrote:
Espaço do HD que não está sendo utilizado por nenhuma partição.

Se o espaço não tá sendo utilizado por nenhuma partição, teoricamente o particionador do kurumin, na hora da instalação, vai detectar essa partição vazia e perguntar se vc quer formatá-la para instalar o linux. Cuidado para não selecionar para apagar a partição Windows.

Existe um tutorial no site Guia do Hardware que ensina a usar um software chamado Partition Magic. O software não é free, mas deve ter um trial (não lembro, faz muito tempo que utilizei) que deve dar para você fazer o que quer. O Software é muito bom e você consegue redimensionar as partições sem perder os dados do HD. Se você encontrar alternativas Freeware / Open Source, por favor poste aqui.

Obs: O fato de ele redimensionar sem causar perda de danos não isenta você de fazer um backup dos seus dados importantes, afinal nunca é demais ter sempre um backup em caso de um desastre...
merrik wrote:
Agora eu tava pensando a maneira mais fácil é conseguindo um outro HD passar os arquivos formatar o meu e repassar os meus arquivos, mas teria como fazer isso sem o uso de um segundo HD?

A única alternativa viável que eu conheço é com um outro HD, caso não seja possível, 4 DVD's (single layer, 4.7Gb) darão para seu backup. Não é o melhor dos mundos, mas ainda é viável (espero que você tenha gravador de DVD, por que utilizar 25Cd's para seus backups não vai ser nada legal)...

Espero ter ajudado Wink
merrik
Eu estava pensando em usar o gparted que eu vi no kurumin, mas ele é so para linux e por enquanto eu so estou usando o windows, mas eu vou procurar outras opções.
Vlw pela ajuda mario Wink
mariohs
Sem problemas, fico feliz em ter ajudado.
Depois que utilizar o programa, poste aqui o feedback e suas impressões sobre ele.
gnomme
eu uso o particion magic! é excelente pois nao perdemos os dados e é super facil de trabalhar
psykow
COncordo, o Partition MAgic eh a melhor opção, ja usei varias vezes , inclusive com a mesma intenção de nosso amigo q era particionar o hd pora poder instalar o linux.A única coisa chata q ocorreu foi na primeira vez qd eu cometi um erro, tipo particionei tudo certo dae o programa ( Partition Magic) pra poder aplicar as alterações o programa teria q reiniciar o computador e aplicar antes de iniciar o windows... soh q eu entrei no modo de segurança dae num carrego nada e corrompeu todos os arquivos.

Claro q esse eh soh um fato isolado de minha pouca experiência, mas creio q se vc vc fizer tudo certo num há nenhum problema e suas chaces de obter sucesso serão de quase 100%.
cparakawa
Partition Magic eh show mesmo, eh soh tomar cuidado pra nao fazer besteira. Particionar o HD com os dados dentro, sem backup, eh uma operacao de risco. Nao importa o programa. EH bom pesquisar direito. Wink
phantombr
Antes de tentar redimensionar seu hd usando Partition Magic ou qualquer outro eu sugiro ligar a sua CPU num bom No-Break, pois se acontercer como aqui em casa e piscar a luz, seu HD vai virar peso-para-papel.
Boa sorte.
merrik
O meu maior problema agora é espaço Confused , e a posição do windows em relação a partição, o chato ta bem no finalzinho, ma já to com o linux instalado e acho que consigo desfragmentar a partição do windows com as ferramentas do linux, bem, foi facinho, primeiro arrumei espaço não alocado (antes eu coloquei indexado, mas agora acho que é alocado) redimencionando a partição do windows com o PartitionMagic da Symantec (antes desfragmentei com o O&ODefrag), depois dividi em três partições sendo uma a memoria swap, uma para o linux e outra para troca de arquivos (ta em ntfs vo ter que mudar para FAT32 ou FAT16) com o gparted(rodando no cd do kurumin), dai instalei o linux e ta tudo ok, agora eu preciso ver o que eu faço com o windows e com os meus arquivos, acho que vo deletar o windows e fazer uma partição para os meus arquivos dai eu arrumo espaço e fico só com o pinguin

-edit-
Uma coisa bem importante que eu esqueci, se não estou enganado não existe nenhum desfragmentador para o linux, pois o mesmo não trabalha com fragmentação de arquivos, corijam-me se eu estiver errado
mariohs
merrik wrote:
(...) depois dividi em três partições sendo uma a memoria swap, uma para o linux e outra para troca de arquivos (ta em ntfs vo ter que mudar para FAT32 ou FAT16) (...)

Você quer mudar de FileSystem para poder ler/escrever na partição NTFS do windows a partir do linux, e que atualmente o driver NTFS do linux não suporta escrita? Se este for o seu problema, existe um tutorial que ensina a utilizar o NTFS-3g para acessar as partições NTFS para leitura e escrita, de forma estável e confiável. O driver é bem recente, portanto não existem muitas versões binárias disponíveis, o jeito é baixar o fonte e compilar.

Com isso, você evita de desinstalar o windows. Infelizmente, na minha opinião, desinstalar o windows não é uma boa... você precisará dele para jogar, para abrir algum arquivo de MS Office que as alternativas open source não conseguem converter, testar sites no IE, caso você seja desenvolvedor web... etc...
Seu problema agora está limitado "apenas" a comprar uma hd nova Very Happy

O autor do artigo é o Carlos E. Morimoto, o criador do kurumin...
E já que você usa Kurumin, olhe a boa notícia:

Carlos E. Morimoto wrote:
O Kurumin inclui(rá) o suporte ao ntfs-3g a partir dos primeiros betas da versão 7.0. Você pode ativá-lo de duas maneiras: a primeira é usando os comandos manuais, como vimos aqui. A segunda é clicar sobre o ícone "Montar as partições em leitura e escrita", dentro do "Meu Computador". O ícone dispara um script que checa sobre a existência de partições NTFS no HD e pergunta se você deseja usar o ntfs-3g para acessá-las em modo leitura e escrita.

Desculpe pelo off-topic, mas porquê você escolheu kurumin? Não tenho nada contra, apenas curiosidade...
merrik
mariohs wrote:
Desculpe pelo off-topic, mas porquê você escolheu kurumin? Não tenho nada contra, apenas curiosidade...

Por nenhum motivo em especial, apenas por que foi o primeiro com o que eu tive contato.
Vlw pela dica do NTFS-3G.
mariohs
Bom, acho que seu problema foi resolvido. Vou fechar este tópico. Se alguém quiser acrescentar mais informações sobre particionamento, por favor me mande uma pm que eu reabro o tópico.

-closed-