FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

PROGRAMAÇÃO

thi.dias
Quem é programador me ajude. Estou afim de aprender o oficio. Por onde começo? Qual a linguagem que vocês me aconselham para o começo? Dá um help ai.
Vlw.
mariohs
Depende do que você gosta... se você gosta de desenvolvimento de softwares, você pode se lançar de Java, C++, VB, e outros milhões de linguagem por aí. Java é o mais amplamente usado hoje (eu acho), VB é fácil, C++ é um pouco mais complicado. Existe uma IDE de desenvolvimento em java muito boa, open source chamada de Eclipse. Eu recomendaria você ir de Java, mas sempre vale a opinião de alguém que manja mais, já que eu manjo muito pouco.

Se você gosta de algo mais voltado à web, desenvolvimentos de páginas web, pode (e deve) começar pelo bom e velho HTML, conhecer um pouco das tags, seguir Padrões Web... depois evoluir para o estilo do seu site, valendo-se de CSS para isso. Depois passar a usar uma linguagem (aí sim, programação a valer) para gerar conteúdo dinâmico, como PHP, ASP, JSP, etc... delas eu recomendaria PHP, pois é free e tem o maior número de usuários por aí, é muito fácil de achar ajuda, e é a linguagem aceita pelo Frihost. Não esqueça-se que existe também ainda o bom e velho Javascript para você dar uma pitada de tecnologia às suas páginas.

Espero ter ajudado e não confundido mais ainda...
thi.dias
exatamnete em Java. eu andei pesquisando e vi várias vantagens. Agora me falaram que é meio difícil para quem não tem experiência em outras linguagens. Muitos falam que é bom começar com uma linguagem fácil, para pegar a lógica, pra depois migrar para outras mais robustas. O que você acha? Qual linguagem vc me aconselharia para começar.
Eu já tenho uma certa experiência em ActionScript (Flash), mas tbm o Flash ajuda muito, pois os comandos são todos listados, basta você ir encaixando do modo que precisa. Agora essas outras que você precisa decorar os comandos e tal.
Enfim, comentem, me expliquem, me ajudem. É pra isso que serve um fórum né? Obrigado.
merrik
Cara eu já inventei de programar, e eu particularmente comecei com pascal, eu usava um programa chamado PascalZim, ele tem um ótimo help, e com um pouco de matriz e critividade você pode criar jogos no estilo atari, aushahsua, é divertido, da para você ter uma boa noção de varias coisinhas.
Fica ai minha dica, e boa sorte.
sarapicoazul
A linguagem de programação depende do tipo de problemas a resolver como já foi dito. Eu aprendi a programar em qbasic. Programar em qbasic era muito simples e divertido. Na faculdade aprendi Fortran77 sobretudo para resolver problemas numéricos. Todas as linguagens possuem muitos elementos comuns entre si e por isso o que aprendi em qbasic foi muito útil na aprendizagem de outras linguagens. Para quem inicia programação eu recomendo Python. É uma linguagem com uma sintaxe muito clara e elegante, é fácil de aprender e está muito bem documentada. Python é uma linguagem que está acessível em Windows, Linux e MacOSX. Dá para fazer quase tudo em python desde interfaces gráficos até jogos usando opengl. Até o google usa python. Para quem adora trabalhar em Windows e queira criar facilmente aplicações para este sistema operativo talvez Visual Basic seja mais divertido. Visual Basic .NET express edition é gratuito. Quem preferir criar aplicações para windows usando C/C++, a Borland pôs gratuitamente à disposição o Turbo Explorer C++. A linguagem Delphi é também fácil de aprender e permite a criação de excelentes interfaces gráficos para Windows. O Turbo Delphi Explorer é igualmente gratuito. A linguagem Java permite a criação de interfaces gráficos para qualquer sistema operativo. C/C++ e Java são linguagens mais difíceis de aprender. Pessoalmente prefiro linguagens portáveis (do inglês portable) o que exclui Delphi (propriedade da Borland) e VB (microsoft). Para quem começa Python é o ideal, apesar de ser uma questão de gosto pessoal e também das necessidades profissionais de cada um.
mundodaradio
Para um principiante, recomendo que comece por aprender Pascal: é uma linguagem que é bastante simples de compreender e que serve perfeitamente para aprender os conceitos básicos de programação (variáveis, funções, estruturas de dados, estruturas de controlo (If...then; for...to...do, While...do, etc...), e muitas outras coisas essenciais para ter uma noção do que é programar. É preciso saber também compreender qual o objectivo do programa; isto é, para que serve, o que precisamos para o desenvolvimento do código e depois é tentar simplificar o problema, dividindo o problema em partes mais simples que podem ser escritas mais facilmente.

Depois de conhecer bem o Pascal, pode-se migrar para outras linguagens de programação (C, C++, etc...) para mais tarde mudar para outros paradigmas de programação, como a programação orientada por objectos (Java, SmallTalk,...) ou programação funcional (por exemplo, Haskell).
É tudo uma questão de compreender bem as bases e, sobretudo, de treino e agilidade mental para resolver os problemas que surgem...

Confesso que não sou grande programador, mas tive algumas bases de programação, de vez em quando ainda tento resolver alguns problemas de programação, quer no desenvolvimento de páginas Web (HTML e JavaScript), quer noutras linguagens de programação...

Cumprimentos,
Luís Carvalho
thi.dias
mundodaradio wrote:
Para um principiante, recomendo que comece por aprender Pascal: é uma linguagem que é bastante simples de compreender e que serve perfeitamente para aprender os conceitos básicos de programação (variáveis, funções, estruturas de dados, estruturas de controlo (If...then; for...to...do, While...do, etc...), e muitas outras coisas essenciais para ter uma noção do que é programar. É preciso saber também compreender qual o objectivo do programa; isto é, para que serve, o que precisamos para o desenvolvimento do código e depois é tentar simplificar o problema, dividindo o problema em partes mais simples que podem ser escritas mais facilmente.

Depois de conhecer bem o Pascal, pode-se migrar para outras linguagens de programação (C, C++, etc...) para mais tarde mudar para outros paradigmas de programação, como a programação orientada por objectos (Java, SmallTalk,...) ou programação funcional (por exemplo, Haskell).
É tudo uma questão de compreender bem as bases e, sobretudo, de treino e agilidade mental para resolver os problemas que surgem...

Confesso que não sou grande programador, mas tive algumas bases de programação, de vez em quando ainda tento resolver alguns problemas de programação, quer no desenvolvimento de páginas Web (HTML e JavaScript), quer noutras linguagens de programação...

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Vou seguir seu conselho. Já tinha visto outras pessoas falar isso na internet e outra coisa que pesou na minha escolha é que eu descobri que o curso técnico de informática que vou fazer na minha escola (CEFET-RN), usa a linguagem de programação Pascal para introduzir o curso.
Eu quero aprender agora para ter mais facilidade no curso e tirar boas notas, pois nessa instituição um bom aluno em no curso técnico passa para o Superior (Desenvolvimento de Softwares) sem ter que fazer vestibular. E já que já estou dentro do técnico, não custa nada estudar pra valer, para além de ser um bom profissional, fugir do temido vestibular.

Vlw cara.
cabral
Ola pessoal!

Concordo com o mundodaradio, a melhor linguagem para principiantes é Pascal......eu atualmente pratico bastante em pascal pq faço facul d Análise de Sistemas, e esta linguagem é a primeira a da grade da graduação....e digo-lhe que a partir dela que vc aprende os principais comandos como disse o amigo acima....partindo dae....após aprender todos o comandos e saber programar legal mesmo nessa linguagem pode pegar qualquer uma outra pra estudar que concerteza terá mais facilidade.....pq os comandos do Pascal são os mesmos de muitas outras linguagens para diferentes plataformas....hoje programo em outras linguagens graças ao TP7 que concerteza é o início....o pior é só o começo pq não sacamos de nada....

Aconselho a usar o Turbo Pascal 7.....mas pra ser mais específico....o correto seria aprender a construir {algoritmos} acompanhado de uma apostila de Lógica de Programação que irá lhe ajudar muito.....depois passe ao TP7...

*Algoritmos: São programinhas ou simples códigos construídos em linguagem de alto nível.....que é a linguagem mais próxima do homem.....diriamos assim....

Um exmplo pra vc ter uma idéia....

Um programinha que faz uma soma....

Em algoritmo

Programa soma
variaveis:
A, B : inteiro;

inicio
Escreva um numero:
leia(A)
Escreva outro numero:
leia(B)
A := A + B
Escreva (A)
fim

:= - quer dizer recebe(atribui)

Em Turbo PascaL

Program soma;
Var
a,b: integer;

begin
write('Escreva um número:');
read(a);
write('Escreva outro numero:');
read(b);
a:= a + b;
write(a);
end.

Esse mini-programa soma dois numeros e exibe na tela o resultado.....bem lamer

AbraçO! Very Happy
merrik
Ei, alguem pode me explicar a diferença entre algoritimos e português estruturado, agora que eu li o post do cabral acho que o meu conceito está errado.
cabral
Olá merrik....!
Os algoritmos são escritos em protuguês estruturado....
Que basicamente é uma redução da ligua portuguesa feita para facilitar a vida de quem programa...após feito o algoritmo....vc tem o programa em linguagem de alto nível que a linguagem mais próxima do homem....
Que posteriormente será implementado em uma linguagem de sua preferência ou que atenda suas exigências ou a do usuário para qual estás a desenvolver o software.....

Vou deixar aki um link que garanto que irá sanar suas dúvidas quanto ao assunto....é um link do fórum imasters...

É sobre português estruturado mesmo...
http://www.imasters.com.br/forum/index.php?showtopic=137102

Espero ter lhe ajudado!!!
Qualquer posterior dúvida poste ae que procurarei ajudar....

AbraçO! Wink
Tilibra
Sei programar em algumas linguagens, mas a que eu mais me adapei foi ao C++ !

Delphi e VB também curto muito, pois são simples de trabalhar, e possibilitam a criação de um software em pouco tempo.

Já em C++ é preciso mais dedicação !
cabral
Tilibra....
C++ exige dedicação sim = C que também exige....
Agora aconselho vc tentar compreender e programar em Assembly....
Ae sim vai precisar de dedicação....muita mesma.....
Pq é diretamente com a máquina....a linguagem mas próxima da máquina....controle de hadware mesmo....!!

-Conversão de binário e hexa pra decimal ou vice-versa o tempo todo vai precisar....
-Interação total com o processador...memoria principal e disco....
-Pogramas mais rápidos, menores e poderosos...
-Pode observar que muitas linguagens tem embutido em seus compiladores rotinas em Assembly...
Acho C++ uma linguagem muito boa e robusta tb...

Assembly é cabuloso demais...quando tiver um tempo da uma sacada pra vc ver o que é realmente programar sem interface gráfica!!!

AbraçO!
Tilibra
Cabral, jah ví assembly em uma matéria da faculdade que não me recordo o nome, e posso afirmar que é uma matéria excelente para se adquirir raciocício lógico voltado para programação.
Deveria ser tomado como exemplo para a exemplificação de algorítmos, pois para fazer um código em assembly, é preciso cuidado para não se esquecer de nada, pois qualquer descuido pode comprometer o código.

Bem lembrado cabral ! Estamos tão acostumados com programação de alto nível que nem lambramos mais do fundamental !
Aidmar
Antes, responda a algumas perguntas:

1º - O que você quer desenvolver exatamente? Se for jogos, o C++ é o mais recomendado. Se forem aplicativos comerciais, Delphi é uma ótima opção. É fácil, tem um bom help e muito material de pesquisa na net. Se quer desenvolver programas para rodarem junto com sites na net, recomendo PHP, Java ou Asp. Em qualquer dos casos, você também vai precisar saber ao menos o básico de algum tipo de banco de dados. Nada de muito profundo, não, só o básico mesmo. Recomendo o MySql para internet ou Firebird para aplicativos comerciais.

2º - Qual é a sua experiência com programação? Se for nehuma, recomendo que você procure um cursinho qualquer (pode ser daqueles bem fuleiros mesmo), que seja presencial, porque existem muitos conceitos em programação que são difíceis de aprender sozinho. Tem que ter alguém explicando mesmo. O curso serviria só pra você pegar a mecânica da coisa mesmo, e depois você estudaria por conta própria em casa, com material coletado da net. Foi o que eu fiz! Wink

3º - Como anda o seu inglês? TODAS as linguagens de programação hoje em dia usa comandos e nomenclaturas em inglês. Logo, se você tiver um bom inglês, você vai ter muita facilidade pra entender como a linguagem funciona. Se o seu inglês (apenas leitura!!!) for muito ruim, recomendo que procure alguma linguagem que tenha uma interface gráfica em português. Infelizmente, não conheço nenhuma pra te indicar...

Bem, é isso!!! Mas não se assuste, isso tudo é para você ter uma idéia do que você vai passar pra se tornar um BOM programador (coisa que eu ainda não sou, mas vou ser!!!). Vá com calma, escolha algo que acima de tudo te agrade. Se você gostar do que estiver fazendo/aprendendo, então você estará no caminho certo. Se precisar, conte comigo!!!

Bons estudos!!!

Aidmar Junior
D'Artagnan
Eu aprendi a programar em C (não me crucifiquem antes de ouvir)

o que você tem que aprender de inicio n é a linguagem e sim como a coisa funciona, como funcionam as variaveis, os loops, as estruturas de seleção, vetores.

O basico e não muda soh pq vc usa begin e end ou { e }

depois que vc pegou o basico, e sentiu a emoção de encher a tela de mensagens e fazer o computador bipar 200 veses. se sinta a vontade para diser que sabe programar.

mas veja bem saber é diferente de fazer, depois disso só vai depender de vc. se vc quer ser programador e gostar do que faz você tem que ser curioso, querer aprender, errar é humano e não saber não é pecado, o importante é procurar e aprender.

como ser um bom programador
esse artigo é muito legal.

o que eu tinha a adicionar tah ai, o resto meus colegas fiseram com louvor ^^
sergio_ykz
Pelo que vi o rapaz que postou tem conhecimento mais em ambiente windows.

O ideal da programação é pegar a lógica, saber como funciona.

Recomendo que baixe o Perl ou um kit pronto com Apache e PHP para que não se enrole na instalação e comece a aprender por ai.

São duas linguagens "faceis" e muito bem estruturadas e documentadas. Tem excelentes recursos que com o desenvolvimento de novas habilidades vão se tornar bem motivadoras.

Pegar uma linguagem mais parruda como Java, C ou C++, entre outras pode ser complicada demais e parecer que programação é só para nerds extremamente anti-sociais e esquisitos.

Macros em VB no Excel por exemplo podem ser bem legais, é so consultar a ajuda do editor do visual basic para ter diversos exemplos.

Flw....
Aidmar
Bem, concordo com o colega acima. Mas tem um pequeno porém: De que adianta começar a ver perl ou php (que são linguagens para internet, até onde eu sei, apesar de eu não conhecer o perl...rs), se se interessar por outras áreas??? Eu penso da seguinte forma: Se o meu sonho é desenvolver jogos, por exemplo, aprender a desenvolver um site em php com mysql vai ser um saco pra mim, apesar de ser realmente muito útil. Acho que, antes de partir para o aprendizado, deve ter em mente o quê exatamente vai querer desenvolver, para depois escolher uma linguagem. A medida que a pessoa vai vendo os resultados ela se anima, e começa a sentir mais prazer em aprender sobre o assunto. Mesmo que seja um pouco mais trabalhoso assim, vai ser muito mais prazeroso para quem está aprendendo, e a pessoa não vai achar tão trabalhoso assim. Continua aqui a minha opinião que citei uns posts acima: Escolha algo que você queira fazer. Poste aqui o que exatamente você quer desenvolver, cite programas de exemplo, ou tenha uma idéia nova, enfim! Escolha algo, diga para nós, e nós tentaremos lhe dar o melhor caminho para desenvolver o que você quer!!! Na minha opinião, esse é o melhor método para escolher uma linguagem de programação...

Abraços!!!
Aidmar Junior

Ps: Isso tudo é só a minha opinião, viu gente!! Não quero discutir com ninguém...rs.

Ps 2: Se você quiser uma linguagem que faça "tudo", escolha logo C++, mas vai ser um pouco mais difícil para você aprender (pra não dizer muito difícil!!!).
Joker68
Concordo com o Aidmar.

Antes de mais nada, é importante usar a ferramenta certa para o trabalho. Do contrário, vai se decepcionar com uma linguagem achando que ela é pouco poderosa ou muito complexa para a tarefa, quando a realidade é que pode ter escolhido errado conforme o objetivo.

Assim como a compra de um computador deve ser em função do software que se pretende utilizar nele, da mesma forma a linguagem deve ser em função do tipo de programação que desejamos realizar.

Não existe isto de "a linguagem ideal". É tudo função do objetivo.
WEB: PHP, Pearl, Java, VBScript...
WINDOWS: VB, C++, DELPHI...

Para decidir qual, só fazendo um "test drive" com programinhas simples.
solucoesweb
A Linguagem não importa, se você sabe a lógica de programação já é o bastante, caso você não entenda essa lógica, ai sim seria bom começar a estudar Algorítimos, pois as linguagens acabam sendo a mesma coisa, muda só a maneira de escrever, mas Python é uma boa opção para um futuro próximo!

Abs,
Paulo
Vaguiner carlos
Eu comecei mesmo a programar com visual basic, é uma linguagem muito facil de aprender, aprendi muito com um otimo professor que sabe tudo de visual basic e ensina de graça sem cobrar nada, e vc poderá baixar diversos programas prontos para vc treinar; Se quizer aprender entre no link abaixo:
http://www.macoratti.net/
thi.dias
bem, vi que constantemente esse tópico é comentado. Eu o criei em setembro do ano passado. De lá para cá muitas águas rolaram. Eu entrei no curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas para Internet, no Cefet-RN. A linguagem introdutória é o C++. Próximo semestre começa os trabalhos com Java. Já estou com uma boa noção de programação. Agora só depende da minha dedicação. Logo já estarei apto a trabalhar.
Bem, obrigado pelas dicas. Estou dando uma olhada nos sites recomendados, com certeza me ajudará muito.
Vlw.
expresso
Acredito Java é a melhor opção em programação hoje em dia...
Mas pra começar o bom mesmo é tu sacar uns algoritimos, depois passar pra fluxograma... taí, fluxograma é uma coisa indispensável para um programador, a vantagem é que dá pra trocar ideia com outro programador sem que os dois necessáriamente usem a mesma linguagem, é universal.
Depois disso, o bom é se aventurar em portugol. Até aqui falei o básico do básico pra quem ta começando do zero.
Agora umas linguagens que conheço em ordem crescente até a mais próxima da humana:
ASSEMBLER(dá pra fazer coisinhas com microcontroladores do tipo 8051);
PASCAL(tu sabe ingles, tu sabe Pascal..rsrsr)
C (C é o cara no que diz respeito a linguagem estruturada, dá pra programar PIC, dá pra fazer muita coisa com C)
C++(é o C mais chique, orientado ao objeto)
JAVA(sem comentários!)
NidorX
Dica , aprenda primeiro logica de programação , pois basicamente o que muda de linguagem para linguagem é a sintaxe , mas nao muda tanta coisa assim , ex.: Aprendi C,C++ e programo PHP sem problemas .

flw .

javascript:emoticon('Laughing')
Laughing
antonimena
cara se tu for num curso de algoritmo o cara vai te ensinar logica e depois te dar a linguagem mais "podre"(nao que seja ruim) que tem
!PASCAL!

soh que eh o basico cara tu vai pega toda a base da programacao com os comandos mais simples
se tu quer fazer algo meio compridinho
vo te fala algumas linguagens e seus progamas em ordem de aprendizado:

Linguagem(ProgramaUsado)

Pascal(TurboPascal)
C(TurboC)
Delphi(Borland Delphi7)
Java(Compiladores Java)

se tu chegar em java e dominar bem o BASICO dele e as telas graficas
tu ja ta muito bem em programacao, podendo arriscar algumas linguagens voltadas a WEB como HTML,JavaScript,PHP e muitas outras

sugiro tentar html por que eh legal ver as tags
espero ter ajudado pois tenho soh 16 anos =~
quirino
te recomendo antes de tudo pegar uma apostila de Lógica de programação , acredito que não existe um programador sem Lógica de programação...
eu mesmo estou aprendendo PHP , baixo bastante apostila, vejo video-aula,,,,

o importante é não desistir !!! sempre foque seus objetivos e siga em frente !
se voce naum for muito didatico é melhor fazer um curso mesmo...
com calma voce aprende!
Deline
Uia entrou no cefet também ^^
Tive um professor que ainda dá aula no CEFET daqui, ele escreveu vários livros e nas aulas dele usávamos um sobre lógica, ele também tem livros sobre fortran, C++, pascal e se não me engano algo sobre banco de dados, entre outros que não parei pra ver. Caso queira dar uma olhada o nome dele é José Augusto N. G. Manzano. Escreveu uma par de livros, dá palestras sobre software livre entre outros assuntos que ele manja pra #$%#$%. Sem fazer propagandas...Mas eu que era leiga consegui estudar com o livro, fazer vários exercícios que foram bons porque mais tarde tive que usar no estágio.

Só pra lembrar, Assembler = plataforma, assembly = linguagem.
franfig
Estudem WebDesign e Programação na UNISUL http://www.unisul.br/
quirino
franfig wrote:
Estudem WebDesign e Programação na UNISUL http://www.unisul.br/

propaganda é a alma do negoçio !!!
gabrielzambrin
se vc nao sabe nada ainda é melhor começa com uma logica de programaçao com um programa chamado visualg ele é bom pra ter uma base depois q tive essa base, acho q um c++ seria facil, mas como dizem todos a melhor linguagem é aquela q vc domina mais

flws