FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

[INFORMÁTICA] Sobre meu processador Sempron

augustoccastro
Aqui estou mais uma vez recorrendo aos amigos do FRIHOST e quero perguntar mais uma coisa que fiquei em dúvida: Tenho um processador AMD Sempron(tm) Processor 3000+, que a príncipio (pelo que me disse o cara de onde comprei) que ele tem 3 ghz, mas quando vejo nas propriedades do meu computador ele mostra apenas 1.8 GHz! Fui enganado ou o quê?
merrik
Cara, não entendo muito, mas acho que tu foi enganado.
Porem posso estar equvocado, a pouco tempo eu comprei uma placa de 512mb de ram e eu tinha 128, porem no gerenciador de dispositivos aparece 609mb, e antigamente 90mb de ram, sendo que acho que isso é impossivel porque todas as placas que tem memoria, tem sua memoria igual a algum valor de potencia de 2, 512 = 2^9; 128=2^7.
gnomme
augustoccastro wrote:
Aqui estou mais uma vez recorrendo aos amigos do FRIHOST e quero perguntar mais uma coisa que fiquei em dúvida: Tenho um processador AMD Sempron(tm) Processor 3000+, que a príncipio (pelo que me disse o cara de onde comprei) que ele tem 3 ghz, mas quando vejo nas propriedades do meu computador ele mostra apenas 1.8 GHz! Fui enganado ou o quê?
os processadores AMD são mesmo assim! por um lado possuem uma tecnologia Power Now que lhes permite reduzir a velocidade de processamento para reduzir os consumos,ou seja, a sua velocidade pode variar de momento para momento, consoante as necessidades dos processos que estão a correr, e por outro lado, o valor de processamento real deles é sempre superior á velociade de relogio, ou seja, enquanto um pentium a 2000 é mesmo 2000 MHZ num AMD a 2000 o seu processador apenar precisa de trabalhar a 1600 MHZ, tem uma arquitectura diferente. Fique descansado
mariohs
o gnomme tá certo... os processadores da AMD possuem pipeline de 12 estágios, enquanto os processadores da Intel na arquitetura antiga do P4 (Netburst) possuem pipelines de 20 estágios, o que significa que para a mesma instrução, os processadores da AMD passam por menos estágios do que os processadores da Intel, precisando assim de um clock bem menor para processar as instruções.

com a nova arquitetura da Intel (Core, que não tem nada a ver com os duo core de atualmente, da própria intel), a empresa abandona a filosofia "quanto maior clock, melhor", os processadores têm pipelines de 14 estágios e o clock vai diminuir também... e por sinal, os primeiros processadores Core 2 Duo já estão por aí e, baseado em benchmarks, o Core 2 Duo Extreme está se saindo muito melhor que os Athlon 64 X2.

http://www.tomshardware.com/2006/07/14/core2_duo_knocks_out_athlon_64/

Quem estiver pra comprar um computador novo, não deixe de dar uma olhada nos processadores Conroe (os processadores para desktop da arquitetura Core). Quem for comprar laptop, espere sair o Merom... e finalmente para servidores, o Woodcrest.
PristonMaster
é... estou vendo muitos processadores sempron em lojas de top de linha mas isso seria um jogo de mercado para ganhar mais dinheiro com as pessoas que não entendem muito de computador ou os processadores sempron são realmente melhores comparados aos da intel ou uma amd opteron por exemplo?
mariohs
na verdade os processadores sempron são uma variante do athlon, só que com menos memória cache (mesmo clock, porém desempenho um pouco inferior)... sempron e athlon são na verdade análogos ao celeron e pentium... os opterons (posso estar errado) são os processadores destinados a servidores, tais como os xeon da intel...
acho que é isso, corrijam-me se eu estiver errado...
cabral
Como pode observar a galera ae ta dando uma aula de processadores.......
Mas o que tenho a dizer não será nada específico como vocês disseram......
Mas de uma coisa tenho certeza....tenho um sempron e digo-lhes que quando o vendedor foi me vender me disse que roda na mesma situação do que vinha escrito.....mas pura mentira ja sabia pq havia pesquisado anteriormente!
Agora se o cara te disse que processa a 3 GHz é mentira.....mas pode ser que não tenha sido por mal, e sim por falta de conhecimento como ocorreu comigo em algumas lojas e seus vendedores.....
Até que encontrei um vendedor que me explicou legal o ocorrido e me disse isso, que muitos vendedores não sabem.......pensam que são como os processadores da Intel!
Mas pode ter ocorrido também do cara ter feito por maldade aproveitando-se da falta de conhecimento de muitos dos clientes!
Pois os processadores da AMD tem o clock mas baixo mesmo!!
Agora não saco como os brothers ae de cima....hauhauahu!

Ae cabe a vc observar qual ocorreu contigo!!
Das duas uma concerteza cara!!!

AbraçO! Wink
mariohs
acho que independentemente de você ter sido enganado ou não... você deve ter pagado pelo que comprou (espero eu)... embora diga 3Ghz e ele processe a um clock mais baixo, ele equivale a um de 3GHz (da arquitetura antiga - Netburst do pentium 4, como disse lá em cima)... se fosse um clock real de 3Ghz, o processador viria escrito com um "clock maior" tipo 4Ghz (esta não é uma conversão real).

acho interessante você tentar descobrir o que realmente ocorre em relação ao seu processador e aprender um pouco mais... e acho que pode ficar despreocupado quanto a ter sido enganado...
augustoccastro
Contatei com ele e entendi agora o fato... Estou ciente de que os processadores sempron tem essa diferença do clock caso comparar a um processador da intel, mas para minhas necessidades esse aqui está bom... Li muito a respeito do overclock, descobri o que acontece e tenho +- uma noção de como se faz, mas descobri também que o tempo de vida util de um processador cai consideravelmente. Alguém de vocês tem o processador em overclock e poderia me dar sua situação???
Obrigado...
mariohs
Não faço overclock por falta de tempo para estudar, mas principalmente com medo de fazer besteira... overclock é uma operação que exige muito cuidado e não pode ser feito de qualquer jeito... um bom cooler também é requerido...
cparakawa
A AMD inventou esta história de ter uma numeracao maior no nome que na pratica pra dizer que "na padronizacao tal" o processador tem desempenho maior. Como dizer, se fosse um pentium 3, o Sempron 3000+ equivale a um P3 3100 MHz mas roda a 1800.O ganho vem da arquitetura melhor. Eh engana trouxa, tipo juros ao ano com correcao mensal, vou enfiar soh a cabecinha, etc, etc. Mas a Intel tbm abandonou parcialmente o sistema de velocidade real. Fica meio mal ter um P4 de mais de 3 GHz e um processador portatil top de linha da referida marca rodar a 2GHz (normalmente roda bem abaixo pra economizar bateria). Enfim, consulte um bom site pra ter ideia do que esta comprando, como o Tom's Hardware Guide www.tomshardware.com . Na minha modesta opiniao, eu compro processador vendo preco x desempenho, pouco importa o nome. O meu atual eh um AMD 64 3000+ rodando a GHz (sem overclock). Tah de bom tamanho e saiu barato.
cparakawa
Agora nao lembro ao certo, toh ficando gaga e estou com preguica de procurar, mas outras empresas fizeram esta historia do nome meio falso bem antes. Lembro da Cyrix, por exemplo, que vendia com a marca propria e com o nome da IBM. Eu tive um PR233. O desempenho 233 era quando comparado com o 486, no tempo do Pentium 1. Não dava 233 no padrao do Pentium 1, nem se rodasse de verdade a 233. E rodava a 166MHz e tostava no overclock a 183. A 200MHz quase explodia o nucleo. Hahahaha, era bem legal, mistura de loucura com pobreza ... Confused
Cassiowt
Porfavor !!!

http://www.frihost.com/forums/viewtopic.php?p=417081#417081
Kashinilaya
É interessante conhecer essas coisas! O brasileiro tem uma tendência às marcas mais consagradas, como Intel, para processadores, ou Microsoft, pra software. Eu mesmo tinha dúvidas quanto à aquisição de computador com processadores AMD. A discussão me ensinou bastante.
Agora, anunciar que o clock seja de 3G, enquanto o que será vendido tem apenas 1,8G, é propaganda enganosa, a não ser que o anúncio seja como "clock efetivo de 3G." Eu sou a favor da clareza e transparência.

Um abraço.
cparakawa
Não é só brasileiro não. É mais questão de propaganda + lendas. Como aquela que diz que todo Celeron é bichado (tem séries boas e ruins). Pra AMD o que resta é fazer mais propaganda, fazer o que. A maior parte das pessoas nao é geek/nerd/louco/aficcionado.

Eu estava usando um notebook Dell Centrino Duo ontem, roda a 1.8GHz. Só vem escrito isto nas letras miúdas da propaganda. E só roda nesta velocidade se ligado na tomada. No modo bateria cai pela metade a velocidade. "Quer velocidade de processamento, compra um desktop". Ou seja, processador recente pra desktop importa pra poucas pessoas, nos portáteis o mais importante é consumir pouca energia e não superaquecer. E tem um monte de neguinho que precisa de um processador de 3GHz pra rodar windows+internet+messenger+word+paciencia. Cool