FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Preço do Petróleo

O que vai acontecer com o Petróleo
Vai ultrapassar a barreira dos $90
0%
 0%  [ 0 ]
Vai ultrapassar a barreira dos $100
16%
 16%  [ 1 ]
Vai esgotar em breve
33%
 33%  [ 2 ]
a subida do preço vai dar origem a outras soluçoes mais baratas
50%
 50%  [ 3 ]
Total Votes : 6

gnomme
Os mercados não mentem! O preço do crude sobe a cada dia que passa...ora por isto..ora por aquilo...até onde isto vai acabar é o tema de um debate que gostaria de ver aqui na nossa "familia".
hive
Eu acho que o petróleo, como combustível, vai ser substituído por conta do encarecimento e também pelo surgimento de novas formas de combustível mais eficientes e menos poluentes. Mas isso não quer dizer que ele vai ser banido do mercado, pois existe uma grande indústria que usa o petróleo com outros propósitos além do combustível e claro que mesmo que haja uma substituição global do petróleo como combustivel para veículos populares, imagino que muitas máquinas e veículos comerciais vão continuar usando derivados do petróleo por muito tempo ainda.

Pelo que eu andei lendo nos últimos tempos, já existem muitas alternativas ao petróleo e algumas totalmente não poluentes (como o caso do motor a ar comprimido http://www.motormdi.com/coche.html ) e muitos protótipos tem sido testados e aprovados pela comunidade cientifica nos ultimos anos MAS precisa-se de mega-investidores que injetem dinheiro de verdade nesse tipo de pesquisa pra que ela fique viável comercialmente, e acho que não tem muita gente desse perfil como coragem de desafiar o atual mercado que ainda se sustenta em redes mafiosas pelos 4 cantos do mundo.
Eu não faço previsão de quando essa troca vai acontecer, mas imagino que com a atual democratização dos meios de comunicação em andamento e o maior esclarecimentos das pessoas sobre o que anda acontecendo no mundo, esse tipo de situação começa a se desmistificar mais rapidamente.
Amsilva
Não sei onde vai parar. A verdade é que eu já nem utilizo tanto o carro para poupar gasolina. Qualquer voltinha lá vai 10 euros.
Também é verdade que não é só o combustivel - é tudo caro e não sei onde vamos parar!!!

Os ordenados continuam iguais aos de há 10 anos e os preços duplicaram senão triplicaram....
Isto está negro tá!!
cparakawa
Na minha opiniao, a tendencia eh de alta leve e continua. As fortes altas foram devido a problemas de abastecimento (lado da oferta), como o Katrina (Golfo do Mexico), crise na Nigeria, invasao/ocupacao do Iraque, crise nuclear no Ira. Todos locais produtores. Mas existe um outro problema do lado da producao, a capacidade de refino. Quem ja visitou uma refinaria sabe que o complexo eh enorme e demanda muito tempo e dinheiro para construir. Coisa de centenas de milhoes e 5 anos por cada refinaria. Nao estamos no limite da capacidade de producao, mas no limite do refino. Do lado da demanda, havia a questao do boom de crescimento economico da India e da China, paises com mais de 1 bilhao de habitantes cada. Mesmo sendo pobres, o crescimento gera uma forte alta no consumo de petroleo, sob a forma de combustiveis, insumos agricolas, plasticos, etc. O fato eh que o forte aumento no preco mostrou que a curva de demanda dos citados paises eh mais elastica do que se imaginava, entao o aumento do consumo foi bem menor. Entao o preco anda estacionado na faixa dos 70 dols o barril do light crude ateh alguma catastrofe mais forte, pra cima ou pra baixo. Combustiveis alternativos demandam tempo, tem que ser viaveis tecnicamente e economicamente. Preenchendo os dois quesitos nos temos poucas solucoes e muito locais. Alcool como cobustivel no Brasil, solar/eolica como energia em alguns paises. Mas nao ouvi falar de substitutos para insumos agricolas e plasticos que sejam viaveis nos dois quesitos e em escala. A longo prazo nao dah pra dar um chute, eh futurologia pura.
cparakawa
E nao vai faltar petroleo pelos proximas decadas. Pode haver escassez de light crude oil, o petroleo de facil refino. Este pode ser que esteja acabando. Mas existe MUITO petroleo caro de se refinar, e que com o barril acima de 60 dols eh lucrativo com certeza, abaixo de 50 eh prejuizo. A Venezuela tem um estoque enorme de heavy oil e o Canada tem um estoque gigantesco de Tar Sand Oil. O petroleo canadense vem misturado na areia, o processo de refino é muito mais caro do que o do heavy oil, que jah eh bem mais caro. Mas se houver alguma seguranca de que os precos se mantenham pelo menos, os derivados destes tipos de petroleo sao abundantes. A grande m* do petroleo eh que eh caro pra se encontrar petroleo, demanda tempo e recursos. Ninguem joga fora dinheiro nesta escala. E pra refinar eh bizarro, ninguem investe centenas de milhoes num complexo que vai se pagar, talvez em 20 ou 30 anos. A maioria acha que o petroleo brota sozinho da terra quando se faz um buraco, envasa num barril e vende. Petroleo dah muito lucro mas exige investimento de longo prazo, mas sem certezas minimas ninguem fica incentivado a investir.
mandrakhack
O maior absurdo q ja ouvi

falar é o preço do petroleo

quase todo dia sobe o preço nao tem

maior roubo do q o preço da gasolina

é uma falta d respeito ao consumidor uma

palhaçada
thi.dias
Eu moro no país que se firma cada vez mais como a grande potência energética mundial.
Onde se já popularizou carros que podem andar com 2 tipos de combustíveis, e se quiser por mais um pouquinho se coloca o terceiro (gasolina, álcool e gás natural, sendo o último o mais econômico);

Onde se extrai óleo disel de plantas que nascem em qualquer terreno baldio;

O único com a tecnologia, chamado pelos europeus, de BioEtanol. Praticamente 100% limpa.

Onde se produz energia elétrica de diversas maneiras. (água, vento, ondas do mar, núcleo atômico, queima de combústiveis fósseis).

Mas pensando melhor, eu me preocupo sim. Por mais que tenhamos todas essas vantagens, existe uma desvantagem que faz com que pagamos um absurdo por qualquer tipo de energia. Os IMPOSTOS.

No entanto eu sou otimista, acho que um dia tudo vai mudar.