FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Matematica aplicada

merrik
Daew galera, bem a pouco tempo, a 4 dias atrás, no meu curso entramos na parte de manutenção de computadores, e o professor começou a explicar transformação de binarios para decimal, não sei porque, mas fiquei muito empolgado com essa materia, enfim, eu estou querendo aprender mais sobre matematica computacional, mas falta ainda 3 anos pra faculdade Confused , eu não quero esperar, e não to achando nada de muito produtivo na internet, alguem conhece algum saite com conteudo? - tirando a wikipedia -
mariohs
nossa senhora Very Happy

acho que o google é um bom lugar pra pesquisar... mas acho que o melhor mesmo seria você perguntar pro seu professor indicar um livro, ir na biblioteca e pegá-lo Wink
Travis
Não entendi nada sobre isso hehe.. Única materia pela qual mais me interessei em matemática foi geometria Very Happy
Tilibra
ECAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA !!!!!!

ODEIO QUALQUER TIPO DE MATEMÁTICA
merrik
auahuahau, que isso tilibra, matematica é muito massa.
Isso talvez ajude travis
juninho_14
heuiahueia... eh isso ae... continue com essa vontade q vc vai longe (se nao perder a impolgação eeheh)

t+
psykow
Outra coisa que é interessante de se aprender é algebra linear, sistemas computacionais, geração de objetos em modeladores 3d, e os próprios comppiladores em seus algoritmos utilizam-se de algebra linear para escrever retas, planos, poliedros e enfim... quase tudo gira em torno disso q é matemática é claro...
eadonline
Tudo o que nós estamos fazendo aqui e agora é graças a matemática.
A matemática é lingua universal, em qualquer lugar do planeta qualquer pessoa (estudada ou não) conhece os princípios básicos da matemática.

O que torna as vezes a matemática um pouco difícil é a forma como ela é representada no papel (as notações, as fórmulas...), mas se pararmos para pensar um pouco sem se preocupar com o que está escrito veremos que o raciocinio é lógico.

ademais,

Continue estudando e verás que tem um bom futuro.
psykow
eadonline wrote:
Tudo o que nós estamos fazendo aqui e agora é graças a matemática.
A matemática é lingua universal, em qualquer lugar do planeta qualquer pessoa (estudada ou não) conhece os princípios básicos da matemática.

O que torna as vezes a matemática um pouco difícil é a forma como ela é representada no papel (as notações, as fórmulas...), mas se pararmos para pensar um pouco sem se preocupar com o que está escrito veremos que o raciocinio é lógico.

ademais,

Continue estudando e verás que tem um bom futuro.

Concordo, inclusive um bom futuro na parte d eprogramação também é logico...
sarapicoazul
Este site contém alguns livros de matemática que poderão ser úteis em programação.

http://steve-yegge.blogspot.com/2006/03/math-for-programmers.html

Uma obra mítica é "The art of computer programming" por Donald E. Knuth. Outra obra importante é "Concrete Mathematics" por Graham, Knuth, e Patashnik. Existem muitos livros sobre concrete mathematics (a matemática da computação, dito de uma forma simples). Como já foi dito Algebra Linear é muito importante mas eu acho que Cálculo ou Análise Matemática são igualmente importantes. Existe também uma grande variedade de livros sobre algoritmos aplicados a determinados problemas computacionais é só pesquisar no google.
thi.dias
Não me dou bem na escola, mas mesmo assim gosto. E como pretendo fazer curso superior de Desenvolvimento de Softwares, não tenho pra onde fugir. Vou aprendê-la na marra. Só preciso de empenho, que é o meu problema na escola.
merrik
Putz, eu gosto, mas eu também não estou me dando bem no colégio, o pior de tudo é que eu paro, olho a prova, vejo minha nota vermelha, olho as questões então vem aquele pensamento "era só ter feito isso" ¬¬
Kashinilaya
Existe um livro (somente em inglês) que ensina uma técnica de cálculo impressionante. Chama-se Vedic Mathematics, escrito por Bharati Krishna Thirtaji. A tradução do título é Matemática Védica. Acredite, não existe nada mais extraordinário na matemática que isso! São técnicas que mostram como a matemática é fácil, embora estejamos aprendendo errado nas escolas. Posso dar exemplos depois, se estiver interessado.
pode-se encontrar o livro na Amazon.com (e possivelmente em outros sites).
Um abraço.
merrik
Umm, do jeito que você falou Kashinilaya me deixou curioso, humm, pena que seja so em inglês, provavelmente não vai dar para encomendar em nenhuma livraria Sad
-edit-
eu dei uma procurada na internet e achei algumas coisinha, mas não gostei muito do sistema não, bem ele é dividido em 16 sutras e 9 sub-sutras(é isso?) esses sutras são apenas uma maneira lógica de pensar, como no caso do sutra de subtração:
você tera um número multiplo de 10, ou então 10 elevado a 'x', depende da maneira de se pensar(sendo que pelo o que eu notei ele tem de pertencer ao conjunto dos naturais), você terá um segundo número que subtraira o 1º, bem como a proposta do sistema vedic é conseguir fazer os calculos mentalmente ele trás uma outra maneira de pensar, eu diria que é a inversa da tradicional, basicamente você descobre quanto falta para completar não quanto resta, conseguem entender?
cparakawa
Não entendi direito o que vc falou, mas eu consigo fazer as contas de cabeça com facilidade. Todo mundo aprende fatoração na escola e acha que não serve pra nada. Serve, pra fazer conta de cabeça!

Exemplo: 19x19=361 . E eu fiz a conta mentalmente.
19x19=(20-1)x(20-1)=20x20-20-19=400-20-19=361

Matemática é phoda porque se vc não tem um mínimo de habilidade matemática e detesta o assunto, não vai aprendar p* nenhuma.
cparakawa
Tava pensando melhor. Se vc tem 3 elevado a quinta potencia, 3x3x3x3x3. Pra mim, eu calculo
[(3x3x3)x(3x3x3)]/3=(27x27)/3=(900-90-81)/3=729/3=243
Soh nao sei aonde vem o numero que subtrai o inicial, eu fatorei a pontenciacao. Dependendo do calculo da trabalho pra fazer de cabeca. Nestes casos, eu acoxambro e uso um valor aproximado. Quem nao tem cao caça com gato. Cool
Kashinilaya
merrik wrote:
eu dei uma procurada na internet e achei algumas coisinha, mas não gostei muito do sistema não, bem ele é dividido em 16 sutras e 9 sub-sutras(é isso?) esses sutras são apenas uma maneira lógica de pensar, como no caso do sutra de subtração:
você tera um número multiplo de 10, ou então 10 elevado a 'x', depende da maneira de se pensar(sendo que pelo o que eu notei ele tem de pertencer ao conjunto dos naturais), você terá um segundo número que subtraira o 1º, bem como a proposta do sistema vedic é conseguir fazer os calculos mentalmente ele trás uma outra maneira de pensar, eu diria que é a inversa da tradicional, basicamente você descobre quanto falta para completar não quanto resta, conseguem entender?

Acredite, merrik, é bem mais abrangente que isso. Crianças de oito anos de idade fazem cálculos mentais complexos com maior acerto e menor esforço (muito menor esforço!), quando utilizam a Matemática Védica (MV).

Eu estou escrevendo um livro de MV em português. Quando estiver publicado aviso-lhe.

cparakawa wrote:
Não entendi direito o que vc falou, mas eu consigo fazer as contas de cabeça com facilidade. Todo mundo aprende fatoração na escola e acha que não serve pra nada. Serve, pra fazer conta de cabeça!

Exemplo: 19x19=361 . E eu fiz a conta mentalmente.
19x19=(20-1)x(20-1)=20x20-20-19=400-20-19=361

Tava pensando melhor. Se vc tem 3 elevado a quinta potencia, 3x3x3x3x3. Pra mim, eu calculo
[(3x3x3)x(3x3x3)]/3=(27x27)/3=(900-90-81)/3=729/3=243
Soh nao sei aonde vem o numero que subtrai o inicial, eu fatorei a pontenciacao. Dependendo do calculo da trabalho pra fazer de cabeca. Nestes casos, eu acoxambro e uso um valor aproximado. Quem nao tem cao caça com gato.

Impressionei-me com sua habilidade, cparakawa! Você está usando MV. De fato, grandes matemáticos utilizaram-na sem saber, elaborando teoremas importantes. Entretanto, não viram a universalidade das aplicações de seus teoremas baseados na MV e, portanto, não os expandiram para outros casos em que poderiam ser utilizados. A beleza maior da MV é o número incrivelmente reduzido de processos, que se aplicam a TODA A FAIXA DE APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA!!!

Infelizmente não terei tempo suficiente para dar exemplos, mas prometo um post futuro.

Um abraço.
cparakawa
Nunca aprendi isto na escola, aprendi intuitivamente. Mas eu sou meio lixo pra fazer conta de cabeça comparado com o meu avô. Ele era analfabeto e fazia contas de juro composto para aplicações financeiras de cabeça. Inflação alta (década de 80) e por uns 6 meses, demorava menos de 2 minutos. Eu ia demorar uns 10 minutos, era mais fácil eu achar uma calculadora. Meu único mérito é, numa roda de cachaceiros, conseguir checar a conta no final, pra ver se não estão passando a perna. Cool

Grandes matemáticos muitas vezes não sabem fazer conta. Eu tive aula de um, PhD, que mal lembrava a tabuada. Saber fazer conta de cabeça é coisa pro dia a dia. Na minha opinião, a matemática de alto nível é muito mais complexa.