FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

[Hardware] Pasta Térmica

psykow
Bom, talvéz esse não seja o forum ou o lugar certo para postar isso, mas creio que um post desse será mais adequado e útil do que a maioria dos posts que vejo nesse forum representando o interesse próprio de ganhar pontos pontos, mas deixe pra lá, vamos ao assunto:

A minha dúvida é quanto a aplicação da pasta térmica em um processador, sei que a pasta térmica é boa condutora de calor e sendo assim me veio na cabeça que talvés ela seja condutora de eletrecidade e no caso da aplicação dela emcima do processador conforme a figura abaixo na área em que está circulada em branco, gostaria saber da parte de vcs se isso não acarreta algum problema quando à falha de transmissão de energia que está nesse circuito externo do processador, há algum risco???

Desde já agradeço e espero que eu tenha a compreensão de vcs.
cparakawa
A marca mais manjada de pasta térmica é a Artic Silver. Apesar de haver metal na mesma, ela não era boa condutora de calor. Aliás, o recomendado é usar uma quantidade mínima de pasta térmica apesar para vedar as pequenas lacunas entre o cooler e o core do processador, aumentando a área de contato e aumentando a eficiência do cooler. Já faz um tempo que parei de fazer overclock, mas isto aí deve ser um athlon. As pontes que estão marcadas eram alteradas para se destravar o multiplicador do processador. Mas não se usava pastava térmica. Ou se quebrava as pontes ou as soldava.
psykow
Sim eu sei q essa parte é pra destravar o overclock, mas o q eu qria mesmo eh saber se eu colocar pasta térmica naquele lugar num vou correr riscos de estragar o processador por causa daquela parte.
cparakawa
Acho que ficou muito viagem a explicação. Overclock é fazer rodar o processador numa velocidade acima da que veio de fábrica. Por exemplo: um Athlon 700 roda num barramento de 100 MHz com multiplicador de 7. Se vc consegue arrombar o multiplicador, vc pode fazer rodar a 100 MHz com mult de 8, virando um Athlon 800. Ou, se a placa mãe permitir, pode por a rodar a 125 x 8, um Athlon 1000 Mhz. Óbvio que nem todo processador aguenta muito overclock, dah superaquecimento no mesmo e diminui a vida útil. Se bem que este último não é problema, em vez de aguentar 10 anos o processador vai aguentar soh uns 4. Depois de 2 anos é sucata mesmo ... Cool

Com relação à pasta térmica, já vi vários processadores lotados da mesma, inclusive nos contatos em cima, e isto não faz ele queimar. Soh que quem faz isto não tem noção de nada e deve usar produto de terceira categoria. E em alta quantidade, pode gerar até maior aquecimento do que melhor refrigeração.

Hoje em dia o que mais se ve é processador boxed e já vem um cooler com "chiclete" térmico, aquele treco meio grudento na parte de baixo que, depois de instalado, derrete parcialmente com a temperatura do processador e se acomoda pra melhorar o contato entre processador e cooler.

Não sei se a explicação melhorou ou piorou.
cparakawa
Pasta térmica se põe da seguinte forma: coloca muito pouco na ponta do dedo e espalha sobre o núcleo pra preencher os poros. Após isto, retira-se algum excesso caso vc tenha colocado demais. pra enfiar o dedo no contato da imagem, só se não souber passar ou ter mal de parkinson ... mesmo assim duvido muito que queime, soh se for azarado. Acho muito mais fácil ferrar o processador pela eletricidade estática no dedo do que pela pasta térmica em si ... Cool
psykow
cparakawa wrote:

Com relação à pasta térmica, já vi vários processadores lotados da mesma, inclusive nos contatos em cima, e isto não faz ele queimar.

Todo esse tópico e o q eu escrevi eu ssei q fico meio confuso... mas o q eu qria saber é o q vc falou na citação acima... o resto eu ja sabia...
desculpe por não saber descrever certo a minha dúvida... valeu.

ps: Como o assunto ja foi resolvido, o correto é trancar o tópico.
cparakawa
hehehehe
pois é.
faz anos que eu não uso pasta térmica, só compro processador boxed e normalmente os coolers vem com o chiclete térmico agora. Mas a pasta térmica é melhor que o chiclete. Só que eu ando com preguiça, parei de fazer overclock e o chiclete resolve.
[]'s