FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Segredos da microsoft

merrik
Bem, crio este tópico para colocarmos os "segredos da microsoft", ou seja, aqueles truques e macetes que "poucos" sabem mas de grande utilidade relacionado aos softwares da microsoft, como "fundador" do tópico espero que ele traga bastante conteúdo e informação Laughing .

Pasta de sistema "System Volume Information"
Pasta designada para guardar os pontos de restauração do sistema
Obs: Se o seu antivirus detectar um virus desta pasta significa que você possui um backup de um virus(ironico não Laughing )

Pasta "MFT ***"(Master File Table)
Pasta para onde seus arquivos "deletados" são relacionados.
Explicando:
Quando você deleta um arquivo ele vai para a lixeira, quando você esvazia a lixeira ele vai para a pasta "MFT ***" (os asteriscos são na verdade números dos quais acredito que sejam diferentes em todos os computadores), dentro desta pasta os arquivos são "esquecidos"(apenas sua referencia na tabela de alocação é removida) pelo sistema operacional, podendo entao gravar dados em cima deles(é por isso que quando usamos um programa de restauração de dados as vezes os arquivos vem corrompidos)
Obs: "MFT ***" é para partições NTFS, para FAT é "ZERO".

Iniciando o windows com um disquete de proteção(isso é apenas uma curiosidade, não recomendo, já que se perder o disquete ou cd de boot não sei o que pode acontecer)
Dentro de C:/WINDOWS/system32 tem um arquivo chamado syskey.exe, ele é um programa que pode criptografar o banco de dados de usuarios do sistema operacional, colocando senha, ou gerando uma chave de inicialização, que pode ser armazenada no disco rigido ou em um disquete.
Obs: A criptografia é irreversivel(ao menos é o que diz, não sei se um ponto de restauração resolveria)
Nunca testei, porem meu computador esta com a criptografia ativada, com chave de inicialização no disco rígido, provavelmente o seu computador também.

Drwatson
Alguma vez você foi fechar um programa em apareceu aquela desgraça, "O programa não está respondendo", e seu pc fico mais lerdo, pois bem o drwatson pode ter sido chamado para entrar em ação Laughing , ele é um programa designado a achar problemas nos processos que estão sendo executados, eu sei que ele é das antigas, ja vi ele dentro da pasta de sistema em um computador com windows 95, atualmente, ele está presente na pasta c:\windows\system32 e tem o drwatson.exe e o drwatson32.exe, a diferença básica é que o drwatson.exe é a versão de 1995 e o drwatson32.exe é mais recente.

Pacote de QoS
Atualização do windows, quem não conhece? bem o pacote de QoS é responsavel por ela, se você for em conexões de rede, e for na propriedades da sua conexão padrão lá estara ele, "Agendamento de pacote QoS", pois bem para que ele serve? Ele é responsavel por reservar uma parte da sua conexão para as atualizações do sistema operacional, portanto se você quiser sempre ter seu computador com as atualizações em dia deixa essa opção marcada, vi algo na internet sobre este pacote de QoS reservar 20% da sua conexão com a internet para ele, acredito que isso seja mentira porém não tenho conhecimento suficientes para dizer isso com certeza, porem perguntei ao meu professor se isso era verdade, a resposta dele foi , depende, vai depender da sua conexão, logo que se você tiver uma conexão discada de 52kb/s, reservar 20% de sua conexão(o equivalente a 10Kb/s) seria um absurdo, o que já é pouco iria ficar quase nada.
Obs:Se você desabilitar essa opção da sua conexão padrão você pode acabar sem as atualizações de seu sistema operacional

Gostei da ideia do tópico acho que irei colocar todo o conteúdo que trouxerem para este tópíco no meu site (se eu conseguir fazer Crying or Very sad )

Bem, como estou de ferias em não tenho nada para fazer Sad , vo continuar com conteudo:

Regedit
Editor de registros, bem o editor de registror é um banco de dados que contem informções sobre tudo de seu computador, nele fica armazenado as informações sobre programas, OS, e até hardware.
É nele que estão as entradas reponsaveis pelos programas iniciados junto ao windows, é nele que estão as configurações dos botões com o clique direito do mouse, é nele que fica armazenado os seriais de alguns programas (como é o caso do kapersky), é ele quem diz o tempo que o menu iniciar demora para abrir após o clique, é nele que estão as configurações para aqueles baloezinhos chatos do firewall do windows e as atualizações do windows, enfim ele tem um bocado de coisas, ele é parecido com o windows explorer, você tem uma menu superior, um menu lateral, e um quadro principal, no menu superio não se tem muitas coisa de util, exeto o procurar(já que são alguns milhares de entradas), o menu lateral é dividido em categorias
HKEY_CURRENT_USER - informações sobre o usuario logado
HKEY_USERS - informações sobre todos os usuarios
HKEY_LOCAL_MACHINE - configurações global do computador
HKEY_CLASSES_ROOT - informaçõpes sobre qual programa abrir qual extensão
HKEY_CURRENT_CONFIG - Não sei ao certo para que serve(se alguem souber fala ai)
Bem, eu sei que no windows NT, 2000 e no XP tem o regedit.exe e o regedit32.exe, só que agora eu não lembro a diferença entre eles Embarassed

Deixando o windows XP mais "leve"
Tirando algumas frescuras graficas:
botão direito no meu computador no desktop, propriedades, avançado, desempenho, avançado , selecione a opção, ajuste para melhor desempenho, agora selecione a orelha avançado e ajuste o "agendamento
do processador" e "uso da memoria" para o melhor mode que lhe servir, então de Ok e Ok.
Tirar a imagem de fundo também aumenta a velocidade porque quando você for ao desktop ela não tera de ser carregada.
Para o IE, deixar a página inicial como about:blank ajuda, mas também da para não carregar nada, se você quiser que o ie não carregue nada ao ser aberto faça o seguinte:
nos atalhos do ie, acrescente logo após o diretorio do programa -nohome, vai ficar algo assim:
"C:\...\iexplore.exe" -nohome
tirar alguns programa que carregam junto com o windows, é so clicar no "iniciar" depois executar, msconfig, aba inicializar, então desmarque os programas que achar desnecesario
também com programas que inicializam junto com o windows, vá no painel de controle, ferramentas administrativas, serviços então é so tirar os serviços que voce achar desnecesario
obs: Tenha cuidade, porque se você não souber o que está fazendo ao inves de acelerar o windows poderá ferrar com ele ou deixa-lo mais lerdo
uma coisa que deixa o seu computador mais lerdo são as fontes, vá em C:\windows\fonts e delete as que achar desnecesario
obs: tenha cuidado para não deletar nenhuma fonte que seja padrão do windows, senão já sabe, ferra tudo
Não sei se está parte de aceleração do windows vai ser util a alguem, mas as vezes ajuda Wink

Programas que "envaziam" a memoria ram
Bem muitos dizem que não adianta, o que não é completamente verdade, se você usar o windows 95 ou o 98 adianta sim, já que eles são OS's antigos, eles não tem um sistema para tratar "bem" da memoria ram, porem para windows nt e xp não adianta de nada, porque os dois tem um sistema que trata da memoria ram "isoladamente", ou seja ele conseguer separar a memoria ram usada para cada programa e trata-la "bem"
RoTiV-
interessante!
mais afinal, aonde fica a pasta "MFT ***"????
hive
Legal mesmo, essa da pasta MFT eu tbm nao sabia...

Tenho umas besteirinhas tbm:

*Para desabilitar aquelas notificações automáticas do firewall do XP, caso vc nao esteja usando o firewall ou antivirus e não queira aqueles malditos balõezinho pipocando na sua systray:

Iniciar > Painel de Controle > Central de segurança > do lado esquerdo da janela da central de segurança clique em "Alterar o modo de alerta da central de segurança"

Lá vc consegue desabilitar as notificações para firewall, antivirus e atualizações automáticas.

*Para visualizar a rede (caso vc esteja em uma) mais 'bonitinha':
Meus Locais de rede > clique em "ebixir computadores do grupo de trabalho" na aba "tarefas de rede" do lado esquerda do ambiente de rede.
Aparecerão ícones legais dos micros que estiverem na rede. Após, clique no botão "acima" na barra de menu para subir e visualizar o grupo principal, aí é só clicar com o botão direito e criar um atalho na área de trabalho pra usar sempre aquela visualização ao invés do complicado ambiente de rede.

*Usar resoluções mais altas com fontes visíveis:
Coloque uma resolução alta (maior ou igual a 1024x768)
Botão direito no desktop > Propriedades > configurações > avançadas > geral > configuração de PPP > configuração personalizada
Aí é só ajustar o tamanho da fonte pro seu gosto e tamanho de monitor...

* O regedit tbm é bom pra apagar chaves de programas ou coisas "estranhas" que vc possa querer esconder de alguém! Wink
Abre o regedit > crtl+f > habilita apenas chaves > digita o nome da porcaria e vai procurando e deletando tudo que aparecer. Mas toma cuidado pra nao apagar o que nao deve ou vc acaba destruindo o XP..hehe
E personalizar ícones no XP, alguém manja?? Tipo, usar os icones que vc mesmo arrumar e nao aqueles padroes do XP
Queria saber fazer isso...
merrik
RoTiV- wrote:
interessante!
mais afinal, aonde fica a pasta "MFT ***"????

Fica dentro de C:\, você não verá ela, eu só fiquei sabendo que ela existia quando usei um programa de recuperação de dados, eu encontrei os arquivos que eu queria mas eles estavam corrompidos, então cheguei a conclusão que não é pasta de sistema, nem oculta porque não vemos, então como ela armazena os dados que eu deletei e eu não a vejo cheguei a conclusão que ela é "esquecida", então dei uma pesquisada na internet e "descobri" que ela é "Master File Table" equivalente a "ZERO", onde ficam os dados quando deletados de C:\RECYCLER

hive wrote:
E personalizar ícones no XP, alguém manja?? Tipo, usar os icones que vc mesmo arrumar e nao aqueles padroes do XP
Queria saber fazer isso...

Eu sei uma maneira, mas tem que mudar as dll's dentro de c:\windows\system32, bem é um programa chamado reshacker(resource hacker) ele abre as dll's e te permite modifica-las, então você localiza a dll que tem os icones que você quer modificar modifica a mesma, salva em uma pasta qualquer, faz um backup do sistema, e também um backup da dll, então para troca-las você da um ctrl + alt + del cancela o processo system, vai em "arquivo>nova tarefa..>procurar" clique na nova dll com o botão direito copiar, vá na pasta de origem da dll e cole, então no gerenciador de tarefas você vai em tarefas>reiniciar, tirando esse metodo você pode usar um programa chamado replacer ou usar o prompt de comando (saca com o f8 ou f5 não lembro Embarassed prompt de comando).
Se você achar esse metodo arriscado da para usar o seguinte botão direito
propriedades alterar icone (se não me engano só funciona para pastas e atalhos)
Obs:Os icones do painel de controle estão dentro dos arquivos *.ocx
Obs:Isso pode ser feito com tudo no windows, inclusive o menu iniciar, e tem também um programa que faz isso chamado windows blinds mas é pago, e com o código certo você consegue adicionar transparencia ao menu inicar, ou um quarto botão na barra de titulos(além do minimizar, maximizar e fechar) que "minimiza" deixando vizivel apenas a barra de titulo

Conexões de rede
Clique em iniciar > conexões de rede, ou abra uma pasta qualquer e digite conexões de rede na barra de endereços, então você terá no menu uma aba com o nome de avançado, clique nela e vá em componentes de rede opcionais > serviços de rede, aqui terá uma opção que fará com que o firewall do windows libere peer-to-peer (ponto-a-ponto), e uma opção que te deixa ver melhor a velocidade de sua conexão, cliente de descoberta/controle de dispositivo de gateway da internet
Obs: Você precisa ter ou o cd do windows ou os arquivos de instalação no hd

Conta administradora
Bem a conta administradora "poderosa" só pode ser acessada em 'modo seguro' ela não tem senha (mas pode ser colocada) bem com ela se pode fazer muitas coisas, depois eu coloco algum exemplo.
Curisidade: As senhas docomputador ficam dentro de windows>system32>config arquivo SAM, se você deletar esse arquivo, a(s) senha(s) do(s) administrador(es) será(ão) perdida(s), você poderá reiniciar o pc e re-criar a senha, depois recrie a senha para os outros usuario para "desbloquea-los", é claro que você apenas fará isso se você for o administrador e perder a sua senha, a detalhe para deletar o arquivo SAM trago duas opções, se seu hd estiver em FAT, reinicie o computador com um disquete de boot do windows 98, se for em NTFS, reinstale o hd como slave e inicie com um pc de windows 2000/XP

Obrigue ser precionado ctrl + alt +del antes da senha
Bem, quando o windows inicia, você pode obrigar o usuario a digitar ctrl + alt + del para após digitar a sua senha e usuario(isso também vale para quando bloquear a maquina), vá em iniciar > executar, e digite control userpasswords2, vá na aba avançado, na parte logon seguro marque o radio box "exigir que os usuarios precionem ctrl + alt + del

Informações sobre os usuarios
Vá em menu iniciar > executar > cmd, deigite net

Arquivos bloqueados
Bem acho que todos daqui alguma vez ja passaram por aquela situação de tentar deletar um arquivo, mas receber aquele mensagem chata "você não tem permisão para deletar esse arquivo" ou então "esse arquivo está sendo usado por um programa" ou qualquer outra coisa do genero, para tirar isso do arquivo conheço algumas maneiras, bem 1ª, se ele está sendo usado por um programa é porque o programa sabe que ele existe, então simplesmente mude o nome do arquivo(e de preferencia deixe ele ser apenas um arquivo qualquer, por exemplo: arquivo.dll -> asdf.dll -> asdf, se você tiver aquela mensagem dizendo que você não pode renomear o arquivo, coloque um outro arquivo no lugar com o mesmo nome e substitua, se não der, coloque um apenas mais um arquivo, isso que eu disse ai em cima, um arquivo sem extensão, bem não sei ao certo porque, mas isso deixa o arquivo antigo um pouco mais "susetivel" a modificações, bem eu preferencialmente faço uma dessas ações, se não der certo use o Unlocker

Curiosidade:
Bill Gates e a Besta.
Na biblia diz que apenas aquele que tiver o número da besta poderá usar-se do comercio.
Nem todos sabem, mas Bill Gates na verdade se chama William Henry Gates III, porque ele mudou seu nome?
Bem lhes dou uma explicação, as letras do seu nome, BILL GATES III, em ASCII somados chega a uma resultante de 666, isso nos da uma boa explicação do porque dele ter muda-do seu nome, veja:Tabela ASCII

B = 66
I = 73
L = 76
L = 76
G = 71
A = 65
T = 84
E = 69
S = 83
I = 1
I = 1
I = 1

Conhecidencia? Talvez não, quer mais uma prova? parem e olhem o Windows 95 sua soma também da 666, se ainda acharem coicidencia lhes dou outra prova, o MS-DOS 6.21 77 + 83 + 45 + 68 + 79 + 83 + 32 + 54 + 46 + 50 + 49 = 666
Viram, além de tudo isso temos o WWW, que se formos pensar direito se trata de VI VI VI - 666 em números romanos Shocked
Por ultimo temos o exel95(o texto é muito grande eu não vo passar aqui mesmo porque não sei passo-a-passo) ele mostra um jogo onde aparece todas as almas torturadas!!!
Galera, pense nisso, o homen mais rico do mundo, é demoniaco, quem sabe o que mais não temos escondido que ninguem nunca descobriu em nossos computadores.

auhauahauhauahauhauha, quem nunca viu esse texto na internet, você realmente acreditou nele? acho que não, mas se você acreditou irei lhe provar que é falso, e se não acreditou vou lhe dar um motivo para brigar com quem falar que bill gate é o homen da besta.
Comecemos por BILL GATES III:
Todas letras estão em maiusculo, em ASCII letras maiusculas tem valor diferente das minusculas, segundo, terceiro são números romanos, são "is"(a letra) não números uns, o calculo concidera como número um apenas para o valor dar 666 ( e convenhamos, não é bill gates iii, é bill gates apenas, se você quiser temos William Henry Gates III, não bill gates iii)
Agora Windows 95 :
W-87
I-73
N-78
D-68
O-79
W-87
S-83

9-57
5-53
Some da 665, não 666.
MS-DOS 6.21
Diferente de bill gates iii, e windows 95 no MS-DOS 6.21 foram conciderados os espaços apenas para dar o valor desejado
Exel 95
OVO DE PASCOA !!!! isso vai ter um dia em um programa que eu fizer ( e tenho um projeto disso para colocar no meu site =D ) bem, ovos de pascoa são "funções extras" inuteis, ou seja, brincadeiras dos programadores, são creditos brincadeiras, enfim qualquer coisa para divertir o programador depois de meses de trabalho arduo Alguns exemplos
E por fim o WWW
WWW é world wide web não VI VI VI, se você quiser pensar que é VI VI VI pense mas é na verdade world wide web.

Obs: Um ponto importante que eu queria frizar é que o Bill Gates, o homen da besta e sua mulher está entre as 3 pessoas que mais fazem caridades no mundo, se não me engano junto com o vocalista do U2 e um artista de holywood

Obs: Foi mal galera, o tópico saiu meio grande Rolling Eyes Laughing
Achado: Tava na internet e achei um site de mensagens subliminares nos logos da microsoft.
Dica: Um programa que traz varios tweak's, customize seu pc