FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Como poderia o país saír da crise?

marques1975
Somos um país que não produz tanto como os outros países europeus. Por exemplo, não temos marcas próprias de automóveis (tivémos o Edford e o UMM), mas tirando os Volkswagen, Opel e Citroen que ainda cá se fabricam, não há marcas com que nos possamos referenciar.
O desemprego elevado está a gerar custos elevados para o país, não se está a produzir tanto quanto seria possível e o Estado tem de dar apoio a quem teve a infelicidade de perder o emprego.
Os impostos estão, tal como os elevados preços dos combustiveis, a asfixiar a nossa economia.
Creio que problemas como estes, poderiam ser resolvidos com alguma facilidade:
a) Aproveitando as instalações e profissionais de empresas como a ex-Renault de Setúbal para criar uma marca de automóveis ecológicos e inovadores;
b) Investindo na formação dos desempregados, incutindo-lhes auto-estima e meios, para que se estabeleçam individualmente ou em sociedades, em actividades com futuro (por exemplo: funcionários da indústria textil poderiam ser incentivados a trabalhar na área das fibras sintéticas como a fibra de carbono, ou outras);
c) Os nossos políticos deveriam fazer como Reagan fez, descer bastante os impostos para incentivar a nossa economia, que anda em contra-ciclo com a europeia, incentivando em simultâneo a poupança, para evitar a inflacção.
Há vários anos que o digo: "Este país progride no dia em que este país for governado por uma dona de casa de uma família remediada"; pois ninguém melhor que quem está habituado a viver com pouco e a gerir com dificuldades, para gerir bem esta crise.

Oscar
gnomme
uma boa maneira seria combater a economia paralela! cafés, restaurantes, construtores, mecanicos...etc etc...niguem passa factura ninguem respeita as obrigaçoes contributorias....país de corruptos
marques1975
Creio que todos podemos fazer algo mais para melhorar as coisas.
Por exemplo, quando vou a um restaurante, a uma pastelaria ou quando preciso de um serviço em geral, peço sempre o recibo. É uma maneira de fazer com que o nosso dinheiro, que já nos saíu do bolso, vá para onde faz falta.
Creio que todos podemos combater a corrupção, que de resto existe em todos os países, é uma questão de ir mudando as mentalidades. Acho que o facto de estamos na União Europeia estará a contribuir para que haja um maior controlo, e que os recursos (cada vez mais escassos) sejam cada vez melhor aplicados.

Oscar
Kashinilaya
Permitam-me dar uma humilde contribuição. O problema relatado não é só do país de vocês, mas de todo o mundo, incluindo o Brasil, meu país. o problema está no nível de consciência da humanidade. Não terei tempo de me alongar agora (e nos próximos dois ou três meses), mas trata-se de como as pessoas vêem o mundo. O mundo é uma selva? É cada um por si e Deus por todos? Poderíamos filosofar sobre o que os políticos corruptos andam fazendo (ou não fazendo o que deveriam fazer), mas isso não levaria a nada de útil. O que precisa ser feito é compreender a influência da consciência coletiva na sociedade, entender que nós (nossa consciência individual) compomos essa consciência coletiva e nos conformarmos com o fato de que não podemos fazer nada para mudarmos o quadro, exceto agirmos da melhor forma possível, sem cedermos às tentações do mais fácil, influenciando assim, por nossos próprios atos, aqueles à nossa volta. Manter nossa atenção no erro dos outros só serve para manchar o coração de tristeza.
Acreditem, cuidar de nossa própria evolução espiritual opera verdadeiros milagres no ambiente à volta e é a única forma realmente eficaz de modificar a humanidade.
Se houver algum comentário posterior sobre o que disse, desculpo-me antecipadamente por demorar a responder.
Um grande abraço!