FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

[FILMES] Já fui ver o Código da Vinci

Amsilva
Nunca li o livro, mas acabei de ver o filme.
Fiquei completamente atónito com o argumento. A interpretação e sustentação de uma teoria diferente daquela que a igreja apregoa sobre o Depois Cristo é surpreendente.
Pode ser apenas ficção, mas a verdade é que é preciso ser um génio para bulir uma história destas apenas a partir da imaginação.
Será que Dan Brown é apenas um criativo, ou também será talvez um profundo e obscuro estudioso eclisiástico????
Eu adorei o filme e recomendo a todos irem ver. Vale bem a pena.
Brilhante!!
Garota_Virtual
Eu vou assistir na quarta agora. O problema que como eu não entendo porra nenhuma da história da bíblia (nem de história nenhuma), tô vendo que não vou entender o filme. Crying or Very sad
GANGRENA
Alguns colegas viram e disseram que se decepcionaram, agora com a diferênça de opiniões eu fiquei mais motivado a ver, só vou esperar um pouco, os cinemas ainda tão superlotados, aUHAhua..
Lviter
Bom...

Não assisti ao filme ainda, mas li o livro.

O livro como história não é grande coisa. Na metade do livro já dá pra descobrir quem estava por trás de tudo facilmente, achei a trama mal amarrada. A questão da Bíblia é pra criar polêmica mesmo e vender. Mas é uma teoria completamente furada e que vai contra a própria essência do Cristianismo.´Não dá pra explicar esta questão aqui pra não estragar o final pra quem vai ver o filme)

Mas os cenários, as imagens e o ritmo da ação no livro são o que o romance tem de melhor, por isso acredito que tenha dado um ótimo filme e pretendo assistir.
hive
Eu lí o livro e assisti o filme e achei que o filme é bom mas parece que não é tão envolvente quanto o livro (meio obvio mas foi o que senti). Talvez o filme seja um pouco curto para mostrar todos as nuaces do livro e deixar vc mais a vontade com os personagens mas ele resume muito bem a história sem deixar buracos aparentes. No livro vc tem o perfil detalhado dos personagens e acaba se identificando melhor com cada personagem, acaba virando amigo do Langdon que é interpretado pelo Tom Hanks que me decepcionou um pouco na interpretação, apesar de ser um grande ator sem dúvidas.
Acho que o melhor ator do filme disparado é o Paul Bettany que faz o papel de Silas, que é um monge assassino, o cara arrebentou.

Sobre a polêmica da história acho que devemos lembrar que se trata de uma ficção e devemos avalia-la como tal. Na minha opnião é uma excelente história, bastante inteligente.

Pra quem nao leu o livro e nem esta pensando em ler acho que vale a pena ver o filme mas pra que leu acho que nao acrescenta nada...
Claro que o livro é sempre melhor do que o filme, ainda mais pra quem aprecia ler.
zluis
Ainda não vi o filme mas li o livro.
Gostei do livro, esta bem construido, tem ritmo, enfim segue um receita que estava condenado ao sucesso. Trata de um tema polemico, tem poucas personagens e tem capitulos curtos. Nos dias de hoje em que o tempo é escasso facilita muito o seguimento da historia.
Por acaso antes do codigo da vinci li o livro de onde ele tirou a maior parte da historia, ou mesmo toda. Tenho bastante interesse por este tipo de assunto. De certa forma o livro de Dan Brown tem a vantagem de romancear e sintetizar tudo o que O Segredo dos Templarios revela e é muito mais simples e agradavel de ler.
Quanto a veracidade da historia, acho que apesar de ser um romance de ficção não quer forçosamente de ser fantasia.
Todos nos sabemos que a igreja catolica tudo fez para defender os seus pontos de vista, incluindo mandar pessoas para a fogueira. Leonardo da Vinci descobriu com 500 anos de avanço o colesterol e os seus efeitos no organismo. Conhecimentos esses que tiveram que permanecer escondidos para evitar a furia da igreja.
Ja imaginaram todos os conhecimentos que tiveram que ser ocultados e depois mais tarde redescobertos so para evitar que os seus autores fossem presos, torturados e talvez mortos pelos representantes duma religião que diz amar o proximo e estender a face.
O fundamental é não esquecer que a Biblia mais não é do que um colectanea de textos escolhidos pelos bispos e Papas de acordo com aquilo que lhes dava mais jeito. Existem muitos textos da mesma epoca com a mesma legitimidade dos que pertencem à Biblia e que foram deliberadamente ocultos e renegados pelos primordios da igreja catolica que hoje existe. A igreja catolica que hoje conhecemos é apenas a sobrevivente dos varios grupos que existiam e que seguiam também os ensinamentos de Cristo.
A redescoberta e confirmação da autenticidade do evangelho de Judas é prova disso. Quando digo autenticidade falo em relação à sua idade não em relação ao seu conteudo. O seu conteudo dificilmente podera ser provado ou não, tal como o conteudo dos evangelhos que compoem a Biblia dificilmente podera ser provado como verdadeiro ou falso.

Desculpem o tamanho deste post, decuidei-me.
marques1975
Já lá vai algum tempo que li o Código, eu e toda a minha família e amigos. Acabei por comprar uma quantidade de livros relacionados (Maria Madalena e o Santo Graal, O Código Da Vinci Descodificado, Clube Bilderberg, etc.), investigei na internet e assisti a alguns documentários sobre o livro.
Embora haja muita informação correcta, outras informações, nomeadamente as relativas ao Priorado de Sião encontram-se já esclarecidas, alguns autores há anos que afirmaram tratar-se de uma história por eles inventada. Já foi referido que outros autores anónimos possam ter sido o KGB e os Nazis, o que pode ter despoletado a perseguição aos judeus, devido a panfletos que foram postos a circular pouco antes da segunda guerra mundial.
Acho que o fundamental acerca desta obra e deste filme, é a qualidade com que está montado o constante suspense, bem como o desejo geral de que existissem hoje descendentes conhecidos de Jesus.
Ainda não consegui o filme, pois só ao fim de semana tenho disponibilidade para ir ao cinema, mas tenho a certeza que vou gostar tanto quanto gostei do livro. Não por acreditar incondicionalmente no que lá é dito, mas pelos brilhantes protagonistas e pela fidelidade ao livro original.
zluis
Olá,

marques1975 wrote:
..., bem como o desejo geral de que existissem hoje descendentes conhecidos de Jesus.
.

Não acredito que haja um desejo geral sobre a existencia de descendentes de Jesus. Seria um golpe quase que mortal para a Igreja Catolica. Apesar de sabermos de antemão que seria tudo abafado, de uma forma ou de outra. Mas caso existisse realmente descendentes de Jesus o Papa teria que admitir publicamente que durante 2000 anos fomos deliberadamente enganados pela sua igreja.
Com que motivo? Será que admitir que Jesus era casado e que tinha filhos faria dele uma pessoa menos justa e menos digna de ser seguida? Se assim é porque é que os Apostolos que ele escolheu eram casados?
Se eram casados e os padres são os seus seguidores porque estão proibidos de casarem? Se existiam mulheres entre os seguidores de Jesus porque é que um mulher não pode ser padre?
Se Deus escolheu um Judeu para seu porta-voz e emissario porque é que a Igreja perseguiu os judeus durante 2000 anos?
São inconsistencias que existem na religião catolica e que livros como o codigo da vinci nos mostra e nos faz reflectir sobre eles. Mas não podemos esquecer que é apenas um romance como tantos outros, nem pretende ser mais do que isso.
No entanto surgem todos os dias ataques à obra. Numa Visão até li que o autor ao ecrever o livro tinha "ocultado certos factos", como é que um autor de um obra assumidamente de ficção pode ocultar seja o que fôr? Na RTP vi aquilo que se chamou um debate sobre o código em todos os intervenientes eram contra a obra e chamaram de tudo ao autor. Sempre pensei que um debate deveria ter representado os dois lados da questão e mais um elemento independente.
Mas de certa forma é normal todo este medo que a igreja sente devido ao codigo da vinci. Pela primeira vez um livro que questiona as "verdades" funbdamentais da Igreja foi best seller mundial. Fez com muitos catolicos começassem a pensar sobre a sua religião, a pesquisar, a questionar e isso é extremamente perigoso. Porque se isso se tornar um habito não é só os alicerces da religião que podem tremer, pois as pessoas poderão aprender a questionar outras coisas, tais como as verdadeiras razões por trás das acções de determinados politicos. E é um facto que todos os lideres preferem povos ignorantes e incapazes de questionar seja o que for.
Garota_Virtual
Eu fui assistir ontem... até que gostei da trama, não entendo PN de religião mesmo uhahuahuahu Razz
Travis
ainda nao assisti mas pretendo ver sim....
deve ser um excelente filme Wink
gnomme
Amsilva wrote:
Será que Dan Brown é apenas um criativo, ou também será talvez um profundo e obscuro estudioso eclisiástico????
Eu adorei o filme e recomendo a todos irem ver. Vale bem a pena.
Brilhante!!
pois...ou será fruto de uma máquina brutal de marketing, ao bom estilo americano, onde ele dá a imagem e outros com menos recursos editoriais dão o intelecto...hoje em dia já nada é puro e genuíno, viajamos todos ao sabor das correntes de consumo, quais robots autómanos...
xSh1DoWx
Ainda no vi... mas ja ouvi a historia.. ou melhor li Razz
mas pretendo ir ver o filme esta semana
veremos se eu gosto dele Wink

cumps..
Garota_Virtual
Mentira do caramba foi a mulher lá que tava fogindo dos policiais e começou a correr de ré Shocked Falei mentira descarada Laughing
mandrakhack
to pensando em ir assistir todos q ja assistiram recomendam

mais ainda to en duvida

qual é melhor????

x-men 3 ou

davince???? vou pensar bem antes d ir assistir
augustoccastro
Minha opinião sobre o filme é a de que ele cria uma "nova religião" que pega caracteristicas do catolicismo, mas as adapta para uma nova versão que choca em muitos termos. O filme tenta explicar certos enigmas de séculos da história, e cria uma das tantas teorias existentes. Para mim, cada religião existente no mundo é uma dessas teorias e eu possuo a minha, que eu mesmo criei a partir daquilo que acredito, juntamente com algumas das idéias que minha igreja prega.

O filme é muito bom e me fez refletir sobre tudo aquilo que acreditava até então, mas eu não mudei radicalmente minha opinião apenas por ter olhado o filme, pois tenho minha opinião formada a respeito desse tema, e não vai ser um filme que irá simplesmente mudá-la.

Abraços... Wink
thi.dias
Achei uma história bem bolada. Ele pega muitas informações dos livros apócrifos, que são os livros que a igreja, de certa forma, boicotou.
O termo apócrifo, é comumente usado para a coleção de 14 ou 15 livros ou partes de livros que em algum tempo foram colocados entre os livros do Velho e do Novo Testamentos.

Essa é a suposta lista desses livros:

1. O Primeiro Livro de Esdras;

2. O Segundo Livro de Esdras;

3. Tobias;

4. Judite;

5. Adições ao Livro de Ester;

6. A Sabedoria de Salomão;

7. A Sabedoria de Jesus o Filho de Siraque, ou Eclesiástico;

8. Baruque;

9. A Carta de Jeremias;

10. A oração de Azarias e o Canto dos Três Jovens;

11. Susana;

12. Bel e o Dragão;

13. A Oração de Manassés;

14. O Primeiro Livro dos Macabeus;

15. O Segundo Livro dos Macabeus.

Quem quiser saber mais acesse: http://www.profecias.com.br/historia/apocrifos.htm
Ikthar
Eu vi o filme e li o livro. Na minha opinião, o livro é muito mais envolvente que o filme. O filme é muito corrido por conta do tempo e que são muitos detalhes para se mostrar na tela do cinema. Com o livro, uma cena de trinta segundos no cinema pode ser contada em duas páginas, mantendo o leitor interessado no que irá acontecer. Por esse motivo, creio eu, o livro é muito mais envolvente que o filme.
Mas, mesmo assim, o filme ainda é uma boa distração...