FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Quais os programas livres (open source ) que usa no windows?

romano
Eu dedico-me a procurar alternativas open source para programas propriétarios e juntamente com uma comunidade tenho um site sobre esta matéria. O site é este:
http://programaslivres.net
Eu pessoalmente uso:

7zip - compactador/descompactador
paint.net - um paint a a caminho do photoshop
gimp - quase no photoshop
openoffice - alternativa ao ms office
pdfcreator - alternativa ao acrobat writer
firefox - palavras para que?
thunderbird - o melhor cliente de mai/rss/newsgroup do mundo
notepad++ - esquece o notepad em 2 segundos
easyphp - criar um servidor local para testar sites
keepass - uma maravilha de programa para guardar senhas
filezilla - há melhor de que este cliente ftp? Eu não conheço
inkscape - alternativa ao freehand e corel
Mpui - frontend do mplayer (leitor multimedia), lê tudo, tão simples como
isso
CDex - para ripar cds, um mimo
e107 - cms que uso no meu site

Provavelmente esqueci-me de algum .....
mariohs
uma boa lista, conheço todos, e uso quase todos... não creio que tenha esquecido de algo, pelo menos para usuários normais...
juninho_14
po legal.. mas eskeceram o principal software livre!!!!!!! alguem aí tem alguma sugestão!? po esse ninguem eskece... começa com Li e termina com Nux ehhehehe

a piada nao foi tao boa mas o software é d+
Wink

[]s
mariohs
creio que sistema operacional seria a palavra mais adequada Wink
romano
É claro que existe o linux, mas não é esse o tema do topico.
Quote:
Quais os programas livres (open source ) que usa no windows?

Mas de qualquer maneira fica obviamente o registo sobre o linux que cada vez mais é uma forte alternativa ao windows. E na verdade é possivel correr linux em ambiente windows por isso a tua resposta tem algum fundamento.
É possivel usando o vmware, ou então soluções tipo http://www.topologilinux.com/
Ou eventualmente cdlive...
Mas não é este o assunto do topico....
mandrakhack
Vixi nem conhecia tantos open source pra windows pq eles saao poucos divulgados!!!!!

mais ja pra linuxx tem uma porrada huhaa

belo post!!!!!!!!!!
RoTiV-
legal saber que da pra trabalhar so com programas livres.
eu nao uso muitos. no máximo uns 2 ou 3!
Lviter
Acrescentaria o NVU (New View) - editor de páginas para internet.

http://www.nvu.com/
mariohs
ainda acho o notepad++ o melhor editor de html Wink
romano
Bem o notepad++ é de facto um programa fenomenal sobretudo para o pessoal programador.
Esqueci-me de um na lista que ando a testar. Trata-se de um download manager o WxDownload Fast.
Tem a particularidade de ser feito por um brasileiro. O programa é recente mas tem muitas potencialidade. Para usar com o firefox basta ter instalada a extensão flashgot que permite integrar qualquer download manager.
Não se integra com o internet explorer. Mas alguem usa ainda o IE?
Brevemente terá direito a um artigo no meu site
PristonMaster
eh legal ter um programa open sorce mas a qualidade é inferior comparado aos softwares pagos.
prefiro baixar na internet (mesmo que pirateado) e usar um progama excelent a perder tempo usando esses programas livres e se "irritar" com coisas que não devia...

hmm.. pra não fugir do topico mas fugindo... eu gosto do adware se personal (mesmo não sendo livre) ele é um ótimo programa para remover malwares e de graça para uso pessoal..

t+
mariohs
@Priston

Você acha softwares como CDex, FileZilla, Firefox fraco?

Me ache um software pago que seja melhor que estes daí de cima (não me venha falar que o IE é melhor que o Firefox, pelamordedeus).

Talvez ALGUNS softwares livres não atendam seus requerimentos, mas qualidade inferior, jamais...

Quote:
prefiro baixar na internet (mesmo que pirateado) e usar um progama excelent a perder tempo usando esses programas livres e se "irritar" com coisas que não devia...

só uma coisa... pirataria é crime!!!
juninho_14
mariohs wrote:
creio que sistema operacional seria a palavra mais adequada Wink

e o que vem a ser o Sistema operacional? É um software !!!! Wink
ou não ? Rolling Eyes
romano
Pessoal, voces estão a fugir ao tema do topico
Aqui vão mais dois:

wxdownload fast - um gestor/acelerador de download muito promissor e desenvolvido por um brasileiro

Griffith - Este é uma pequena maravilha para quem gosta de cinema, permite catalogar filmes, so tem que introduzir o nome do filme, escolher onde ele vai buscar a informação e o programa faz o resto. Um belo programa desenvolvido por um português
cabral
Muito boa essa Quik list open source ae, alguns softwares dae ja uso, mas agora com essa lista vou procurar baixar outros que desconhecia até então!

Vlw brother muito boa msm!!

Abraço!
merrik
mariohs wrote:
(não me venha falar que o IE é melhor que o Firefox, pelamordedeus).

Cara que isso, eu prefiro softwares pagos , mas nunca digo para ninguem não falar que o firefox é melhor que o IE mesmo discordando.

Vo colocar mais 2 na lista.
RIPG- Programa para se jogar rpg online
phpmyadmin- testar sites

Dessa lista já usei o NVU, 7ZIP, firefox, openoffice, pdfcreator, thunderbird mas acabei trocando
gnomme
bom site o seu! excelente iniciativa
romano
Para quem gosta de open source tal como eu pode ajudar a tornar o meu/nosso site maior. A comunidade é pequena mas super simpatica.
Portanto estarei a vossa espera. O site é para gente que fala em Português. O país não interessa.

Quote:
Dessa lista já usei o NVU, 7ZIP, firefox, openoffice, pdfcreator, thunderbird mas acabei trocando

So por curiosidade merrik trocaste o firefox e o thunderbird por quais? E ja agora porquê
wkadyk
Se o tema aqui é sobre programas Open Source no Windows...
é muito simples é só instalar o cygwin que permite rodar programas do linux no windows....
Ai esta lista de softwares livres aumenta e muito ein...
Dá pra rodar até mesmo o KDE e o gnome dentro do Windows...
Ele é muito util pra quem está pensando em migrar de plataforma( Windows para Linux), assim fica fácil demais....

http://cygwin.com
merrik
romano wrote:
So por curiosidade merrik trocaste o firefox e o thunderbird por quais? E ja agora porquê

Daew romano, eu troquei(destroquei) o firefox pelo internet explore, porque eu estava tendo problemas com conexão com servidores, e interpretação do código(além do mais eu tinha migrado do ie para o firefox por que ouvi dizer que ele era mais leve, mas fiz alguns testes eles me pareceram iguais- mas ainda não testei a nova versão), e do thunderbird, eu larguei dele porque esse tipo de programa é desnecesario para mim.
mariohs
@merrik

não entendo no que o firefox pode atrapalhar a conexão com os servidores... se o problema é a conexão, ela deveria atrapalhar os dois... seria bom verificar melhor...
romano
merrik wrote:
eu troquei(destroquei) o firefox pelo internet explore, porque eu estava tendo problemas com conexão com servidores, e interpretação do código(além do mais eu tinha migrado do ie para o firefox por que ouvi dizer que ele era mais leve, mas fiz alguns testes eles me pareceram iguais- mas ainda não testei a nova versão), e do thunderbird, eu larguei dele porque esse tipo de programa é desnecesario para mim.

Essa da conexão com o servidor também não percebi e quanto a interpretação do codigo acho estranho porque comigo acontece exactamente o contrario porque com o IE 6 tinha dificuldade em ver determinados sites que via bem com o firefox e o mais estranho é que com o IE7 ja consigo ver os sites na perfeição. Queres um exemplo? As imagens png transparentes funcionam mal no IE6 e na perfeição no firefox e no IE7. Isso mostra que é o IE que anda a reboque do firefox e não o contrário. Quanto ao ser mais leve, ai sou capaz de concordar. Não vejo diferença. Aconselho-te a ver a secção de plugins do firefox para ver o que é open source.
Quanto ao thunderbird gostaria de saber a razão pela qual o instalaste? Procuravas o quê? Aquilo é um cliente de correio electronico, news e rss. Bom mas ai acredito que existem programas superiores. Eu pessoalmente uso e abuso. Adoro.
merrik
romano wrote:
Quanto ao thunderbird gostaria de saber a razão pela qual o instalaste? Procuravas o quê?
Eu instalei porque eu tenho mania de completar os pacotes de uma mesma empresa, ou seja, eu tinha o firefox, e quiz ter também o thunderbird, como eu tenho o ie e o outlook, agora, o problema, é mais ou menos esse que o romano disse, "ver" os sitios, eu sabia que o sitio existia, tinha entrado naquele sitio a uma meia hora antes, e depois quando eu ia entrar novamente, aparecia aquelas típicas mensagens de erro, servidor pasando por problemas, tente atualizar, página não encontrada, e etc... isso me deixava nervoso, pois eu clicava umas três ou quatro vezes(no maximo) para entrar no sitio, coisa que me irritava, foi isso.
thi.dias
DVD Shrink.
romano
thi.dias wrote:
DVD Shrink.

Bom programa, mas infelizmente não é open source. É apenas freeware.
Julgo que ja foi open source mas agora não.
Conheço muitos programas livres para passsar de dvd para divx ou xvid. Igual ao DVD Shrink no mundo livre não conheço.
mariohs
Lembrei-me de mais alguns:
GAIM
Miranda IM
AMSN

todos na categoria de instant messengers, sendo o último um clone do msn messenger da microsoft
gnomme
gostava de apresentar o WAMP = www.wampserver.com
romano
E ja agora uma pequena maravilha para converter ficheiros de audio e video:
mediacoder
Lviter
Mais dois:

inkscape - no lugar do Corel
gimp - no lugar do photoshop
Travis
nossa eu nao uso nenhum desses =X
gnomme
Lviter wrote:
Acrescentaria o NVU (New View) - editor de páginas para internet.

http://www.nvu.com/

tou com problemas em configurar as opçoes de proxy! pode-me ajudar?
romano
Eu infelizmente não te posso ajudar muito mas no meu site há por la gente que usa e percebe de nvu por isso aparece por lá e coloca a tua dúvida no fórum.
http://www.programaslivres.net
Lviter
Eu estou começando ainda em webdesign, portanto não posso ajudar com NVU, desculpe.

Mas nos fóruns como postaram deve dar pra tirar sua dúvida. Tem tb comunidade no orkut do NVU.
mariohs
Pessoal, só uma coisa antes de usar editores html, principalmente aqueles que se usam em modo WYSIWYG, pois geralmente não conseguem fazer um código mais limpo em enxuto do que fazer na mão... e alguns não seguem webstandards... usem padrões em suas construções... padrões existem para facilitar a vida, é uma boa prática seguí-los...
Vanilla
Puxa, ninguém usa o Opera aqui? Eu usava o Firefox, mas achei o Opera muito mais rápido e leve. Não consigo usar outro navegador agora por causa dos mouse gestures (movimentos que você faz com o mouse), acho bem legais. Fora que o Opera é o navegador mais enjoado que existe: se seu site funciona bem nele, também funciona bem no Internet Explorer e no Firefox. Ainda não sei se é uma vantagem, pois já quase arranquei meus cabelos por conta disso...
mariohs
eu só não uso o opera por questão de escolha pessoal mesmo... na verdade, algo que me incomoda no opera é a tecla de atalho pra abrir um link em outra janela, que não é ctrl + click, é ctrl + shift + click (opera 9), e o fato do gmail não funcionar direito nele...

um outro ponto para usar o firefox, são as extensões, que aí não tem jeito... não existe opera no mundo que tenha as funcionalidades das extensões do firefox... inclusive a de mouse gestures, com a extensão Mouse Gestures

com o mundo de extensões que o firefox tem, fica difícil eu migrar para o opera... a extensão Flashgot combinado com o Flashget, que agora é free, fica imbatível... mesmo pra quem tem conexão de banda larga...
Vanilla
Mouse gesture não é uma extensão, é algo que já vem no Opera. Muitas das coisas que vêm com o Opera no Firefox são extensões. Acho que o que eu mais gosto no Opera é o quanto ele é customizável. Eu não costumo abrir outra janela do navegador, e agora até mesmo os atalhos pra abrir uma nova aba são idêntico: Ctrl + T. Já o Gmail, abro todo dia e funciona muito bem no Opera. Já tentou usar o Opera 9.0 final?
mariohs
Quote:
Mouse gesture não é uma extensão, é algo que já vem no Opera.

eu sei disso, me expressei mal... só estava falando que mouse gestures também está disponível no firefox como extensão...

quanto ao atalho para abrir aba, concordo que é ctrl+t em ambos... mas para abrir um link em outra aba, o atalho é diferente...

além disso, existem extensões no firefox que não estão presentes como features no opera... tipo Web Developer, que eu considero indispensável pra quem trabalha com websites... e outras milhares de extensões que eu uso... as extensões são o único motivo pelo qual eu não migro para o opera...
D'Artagnan
Legal esse e107, eu estou testando alguns CMSs aqui, um CMS bem legal é o xoops (xoops.org / xoopsbr.org)...

Bem legais esses programas que vc passou, alguns eu ja uso, vale acrecentar o blender - blender.org e o dev-c++ - bloodshed.net

---

Vanilla wrote:
Mouse gesture não é uma extensão, é algo que já vem no Opera. Muitas das coisas que vêm com o Opera no Firefox são extensões. Acho que o que eu mais gosto no Opera é o quanto ele é customizável. Eu não costumo abrir outra janela do navegador, e agora até mesmo os atalhos pra abrir uma nova aba são idêntico: Ctrl + T. Já o Gmail, abro todo dia e funciona muito bem no Opera. Já tentou usar o Opera 9.0 final?

lembrando q o opera eh free mas n eh opensource....

PQP pura verade oq vc falow sobre o opera ser enjoado...

eu estou usando o opera, fiquei indignado com o FF (perdi todos os meus bookmarks) agora soh uso no linux.

----
romano
Quote:
Bem legais esses programas que vc passou, alguns eu ja uso, vale acrecentar o blender - blender.org e o dev-c++ - bloodshed.net

O blender é um bom programa sim senhor e brevemente terá direito a um artigo no meu site
O dev c++ é outro bom programa mas eu não sou programador, mas um amigo meu prefere o code block. Podes ler um artigo no meu site aqui
mariohs
Quote:
eu estou usando o opera, fiquei indignado com o FF (perdi todos os meus bookmarks) agora soh uso no linux.

já experimentou usar a extensão Foxmarks?

Quote:
If you use Firefox on more than one computer, you'll want Foxmarks. Install Foxmarks on each computer, and it will work silently in the background to keep your bookmarks synchronized. As a bonus, log in to my.foxcloud.com from any computer anywhere to access your bookmarks.
A simple wizard guides you through the startup process. After that, just forget about it. It's simple and solid.
D'Artagnan
mariohs wrote:
Quote:

já experimentou usar a extensão Foxmarks?

Quote:
If you use Firefox on more than one computer, you'll want Foxmarks. Install Foxmarks on each computer, and it will work silently in the background to keep your bookmarks synchronized. As a bonus, log in to my.foxcloud.com from any computer anywhere to access your bookmarks.
A simple wizard guides you through the startup process. After that, just forget about it. It's simple and solid.

nem... eu só queria saber se ele vai salvar a periodicamente, ou só no fim da seção pq muitas veses eu deixo o ff ligado durante um bom tempo, e tem uns que salvam sóqdo vc fexa o programa....