FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Qual o melhor cms?

Qual o Melhor CMS?
Joomla!
43%
 43%  [ 10 ]
PHP-Nuke
8%
 8%  [ 2 ]
e107
17%
 17%  [ 4 ]
Xoops
17%
 17%  [ 4 ]
Drupal
8%
 8%  [ 2 ]
Outro
4%
 4%  [ 1 ]
Total Votes : 23

romano
Eu por acaso uso o e107 no meu site http://programaslivres.net , que de facto é um cms impressionante e extremamente versátil. Mas como para além deste apenas experimentei o joomla gostaria de saber qual a opinião do pessoal relativamente aos cms.
mariohs
acho que vale a pena dar uma olhada no Nucleus CMS, tem o Wordpress que é um sistema de blog, porém não deixa de ser um cms... e pelo que vejo em seu site, um sistema cms de blog se encaixaria muito bem...

eu até prefiro um dos dois, pois eles adotam padrões web em suas construções... o Wordpress é o mais utilizado hoje, creio eu...
lpbrasil
eu prefiro o wordpress já usei muitas vezes e recomendo ele.
romano
O worpress é exelente mas é mais virado para blogues, não é?
Astrolopitecos
sim wordpress é para blogs Smile
continuo a dar a minha opiniao baseada no xoops Smile

um exemplo Wink exemplo em xoops
rdrs
Viva!

eu fiquei bastante satisfeito com o Joomla, quando tive de fazer o deployment. Dentro da firma também foi bem recebido por ser muito WYSIWYG - nada de comandos estranhos, muitos botoezinhos coloridos e afins. Principalmente gostei da maneira de construir as skins - mas claro, o Mambo e o Drupal também não ficam atrás. Bem, o Drupal tem a desvantagem do nome me lembrar de medicamentos...

Noutra firma instalei a TWiki, que apesar de não ser um CMS no sentido da palavra, facilita a vida em bastantes sentidos precisamente por causa disso. Infelizmente, o management achou que ter de ensinar a shorthand às pessoas, além do conceito de Wiki, era algo probemático. Ainda temos de ver se a instalação sobrevive.

Comprimentos deste lado do Atlântico,

Renato
gnomme
ja ouviram falar do opencms? experimentem em www.opencms.org
mariohs
hmmmm o opencms peca em alguns fatores que para mim são considerados importantes...
1- Ele usa tabelas para estrutura o site - tabelas foram feitas para apresentarem dados tabulares e não para estruturar layout de sites (isso vale para o Xoops também)
2- O menu dropdown em cima não é expansível, é preciso mexer no javascript para expandi-lo, vou exemplificar
Code:
onmouseover="showMenu(0);
onmouseover="showMenu(1);
onmouseover="showMenu(2);
...

existem alternativas melhores para fazer um menu dropdown na minha opinião.
3- Existem algumas gambiarras meio feias no código fonte, por exemplo:
Code:
<span style="width: 1px;"></span>

4- Poderia ter sido usado mais CSS para o layout do site... No próprio exemplo acima, não precisaria colocar style="width: 1px;" em todo lugar, apenas definir uma vez só na folha de estilos.

Acho que é só isso... lembrando que eu não testei o cms, apenas olhei para a home page (suponho que eles usem o próprio produto).
Não estou falando que o cms é ruim, to apenas dando as minhas impressões com relação a semântica, padrões web, e coisas do tipo.
Astrolopitecos
mariohs se formos pelo teu ponto de vista entao o melhor é nao usar cms e construir um site de base Wink

concordo em relação as tabelas mas sao uma maneira facil e acessivel de estabilizar o layout de um site viste nem toda a gente conseguir usar divs Smile

em relação ao xoops existe layouts com divs Smile ate podes construir o teu proprio visto ser muito facil construir layouts para o xoops Smile

se axas k o xoops peca somente nessa área, e eu dizendo k existe layouts em divs entao o xoops é kase perfeito certo? Wink lol

ja tentei juntar uma comunidade de lingua portuguesa pa construir-mos um cms totalmente de base, mas esta complicado alguem arrancar...eu ja dei os primeiros passos mas preciso de ajudas, mas pronts, valeu o objectivo.

fikem bem Cool
romano
eh pa
Eu so lançei este topico para falarmos um pouco de cms. Eu não percebo muito de tabelas nem de div mas sei que por exemplo para o e107 existem temas com tabelas e outros não por isso é uma questão de gosto julgo eu.
Quanto aos cms continuo a achar que o e107 é muito bom e muito completo mas pouco divulgado e por isso os temas disponiveis são foleiros. Tirando este senão tem uma area administrativa muito completa e intuitiva.
Concordo astro que o xoops é um bom cms mas não tão bom como o e107.
Um questão de gosto naturalmente....
Obrigado mariohs pelas dicas
mariohs
já usei o xoops e gostei muito... mas uma coisa que eu não gosto muito dos cms é que eles são mais complicados de fazer layout, você leva um tempo até aprender a manipular o layout...
apesar de ser um sistema de blog, o Wordpress pode ser usado também como um cms mais simples, tudo depende do que exatamente voce quer fazer com o seu site (polls, forums, blog, etc). Mas ainda insisto que se você não vai usar a grande maioria da funcionalidade total dos cms, talvez seja melhor você tentar adaptar algo mais fácil para suas necessidades Very Happy
Astrolopitecos
pois mas um blog nao possui galeria
algo k considero essencial Wink

construir layout nao é assim tao complicado no xoops Wink
basta incluir 5 coisas

- Header
- Coluna eskerda
- Coluna central
- Coluna direita
- Footer

e assim esta efectuado Wink
romano
Faltou dizer algo de essencial
Perceber de php.
Se houvesse ferramenta visual para fazer os lay-out tudo ficaria mais facil.
No e107 também é mais ou menos assim. Existem pequenos pormenores e há também a folha de estilo.
Dito assim astro até parece uma brincadeira fazer um lay-out.
E falta outra coisa essencial - a criatividade
wkadyk
Já experimentei o PHPNUKE, Mambo, XOOPS, e ultimamente tenho usado muito o CPGNUKE que é uma modificação do PHPNUke, mas é melhor que ele....

Pra vcs tem um site com lista de vários CMSis, Blogs, WIKis, etc
http://opensourcescms.com

o site do CPGNUKE é:
http://cpgnuke.com

os site estão em inglês...
Tilibra
eu também jah experimentei o PHPNuke e até que gostei !

mas eu quero mesmo é fazer meu próprio site, desde o início.

Vai ser muito trabalhoso, mas será divertido !
wkadyk
Bom Tilibra acho que é até uma boa idéia vc querer fazer seus próprios scripts, mas acho que apartir de um "esqueleto" fica bem melhor...
Na Minha Opinião é muito mais fácil Modificar, Atualizar, Ou Criar novos scripts apartir de scripts já com a "Receita de Bolo" Pronta...
Eu Mesmo, Pretendo utilizar vários scripts na minha página, irei modificar para que ele fique ao meu gosto, retiro os comentários inuteis, traduzo as páginas e os bancos de dados, insiro novas funcionalidades, etc...
não acho que fazer o script todo do zero seja ruim, acho até muito legal, mas acaba tirando muito tempo útil...
Recomendo que você teste vários CMS antes de se decidir por um...
Foi assim comigo, primeiro conheci PHPNUKE, depois o Mambo, depois o Xoops, e vários outros e finalmente o CPG Dragonfly...
Ficando com esse Ultimo, mesmo que eu tenha que traduzir uns 80% de seu contexto por ele não estar totalmente traduzido...
Isso ai Tilibra Boa sorte pra você...[/b]
Tilibra
Valeu wkadyk, concordo totalmente com vc !

O que eu disse acima, a respeito de fazer um site do zero, praticamente será do zero, mas é claro que não posso ignorar os scripts que já existem prontos.
Como voce disse, irá me consumir muito tempo, e vai concerteza, porém, acredito que fazendo meu sistema do início, e utilizando-me de scripts prontos, funcionais e estáveis, terei uma web page personalizada as minhas necessidades e o melhor de tudo, terei condições de fazer a manutenção e atualização sem nenhuma complicação !
Não vou modificar o cms pois para a minha necessidade, há muita coisa que não utilizarei de início, e se pro ventura for precisar, poderei implementá-lo sem nenhuma dificuldade, já que conheço todo o sistema !

Valeu a todos, e obrigado por sua opinião wkadyk, que muito bem vinda !

Abraço e sucesso a todos !
cabral
Procurei pela net o xoops e baixei, não o conhecia, mas no meu ponto de vista é um bom CMS.
Mesmo assim amantes do xoops como o Astrolopitecos vão me desculpar mas o e107 é bem melhor, não sei se é pelo costume de utilização, pois alguns acham o xoops melhor, mas cada um com seu cada um!!!

O importante é adaptar o seu site as suas necessidades e necessidades de usuários, isso é o mais importante!!!

Vlw galera!
Laughing
w3internet
Pessoal,

vendo os posts sobre CMS, gostaria de indicá-los o w3estudio, http://www.w3internet.com.br/w3estudio.

definitivamente é um excelente CMS, é ideal para o gerenciamento do conteúdo do site da sua empresa, site pessoal e ajuda muito o trabalho dos desenvolvedores que têm a necessidade de desenvolverem sites diversos para seus clientes.

você pode instalar o w3estudio no seu host (servidor de hospedagem) ou até mesmo no seu computador pessoal e pode exportar o site, sendo facilmente instalado em qualquer servidor de hospedagem, mesmo que não tenha o w3estudio.

bem!!! vale a pena vocês conhecem o w3estudio e qualquer dúvida é só postar.

ah, já ia me esquecendo! você pode participar do programa de parcerias da w3internet e desenvolver Modelos de sites (templates), recursos Extras (Plugins) e ganhar prêmios como MP3 player, iPod, etc.

visistem:
http://www.w3internet.com.br

No mais um abraço a todos
Vanilla
Aproveitando esse tópico...

Okey, e vocês, deuses do PHP, saberiam indicar algum bom cms para iniciantes? Até hoje tudo o que eu uso é o bloco de notas. Até mesmo pra editar as coisas no Wordpress. Eu estava dando uma olhada no Joomla e achei muito legal. É basicamente como pegar um theme do Wordpress e modificá-lo ao seu gosto. Mas aí eu entrei no painel dele e fiquei meio perdida no meio daquele monte de informações... Alguém aí sabe qual o melhor pra quem tá começando?
mariohs
@Vanilla
Estou longe de ser um deus do php mas vou deixar minhas impressões aqui.
Eu também ando na busca do CMS perfeito, e ainda não achei...
Troquei umas poucas pm's com um usuário daqui do Frihost e ele me recomendou 2: Coranto e SiteFrame. Sendo o primeiro baseado em Perl e o segundo em php. Obviamente nenhum deles é amplamente conhecido e infelizmente ainda não tive a oportunidade de testá-los.

É claro que o Joomla! é de longe o mais conhecido e talvez o mais utilizado hoje... mas não gostei dele, pois achei muito pesado e cheio de frescuras (talvez frescuras minhas...).

Dê uma olhada também no Drupal e no e107.

O melhor cms, devo dizer, que depende. Depende do que você quer usar. Se você quer um portal, pode escolher um acima, ou as outras milhares de alternativas. Se você quer um blog, talvez o Wordpress seja o melhor (é o mais usado, fato). Se você quer dar uma pescoçada em alternativas para blogar, tem Nucleus CMS e Movable Type, sendo que este último é pago.

Qualquer dúvida, vamos postando e discutindo.

PS. Utilize outro software para editar as coisas. Notepad realmente é muito muito ruim... Se quiser algumas recomendações, poste aqui Very Happy
Vanilla
Não, não é pro blog. Very Happy Eu uso Wordpress no meu blog, mas eu queria um CMS pra criar sites mesmo. Quando o assunto é blog, não tem como trocar o Wordpress: ele é o melhor e tem uma comunidade imensa pra te ajudar. Fora os plugins, existem vários e pra vários usos. Volta e meia eu crio algum site quando me pedem, e as únicas coisas que uso são o bloco de notas e um FTP. Eu tenho o Dreamweaver e o Frontpage aqui no meu computador, mas ainda não consigo me acostumar! Por isso eu continuo usando o bloco de notas. Vou dar uma olhada nos que me recomendou e depois posto sobre as minhas impressões. Obrigado. Wink

Ah sim, seria melhor se o CMS fosse baseado em PHP, ainda não conheço outras linguagens.
mariohs
Vanilla wrote:
(...) Eu tenho o Dreamweaver e o Frontpage aqui no meu computador, mas ainda não consigo me acostumar! Por isso eu continuo usando o bloco de notas. (...)

O Dreamweaver tem um dos melhores syntax highlighting que eu já vi. Use ele, não no modo WYSIWYG, mas no modo de edição de código fonte e verás que é muito melhor que usar o notepad. Wink
Tilibra
Só assim mesmo, por que se voce for fazer a página no modo visual, seu código ficará um LIXO !!!!!
mariohs
A minha recomendação para qualquer coisa sempre foi: "ser quer algo bem feito, faça você mesmo". Um editor visual nunca vai gerar um código mais limpo e melhor do que você realmente precisa. Aprenda (x)html, aprenda css, aprenda php para gerar páginas dinâmicas, aprenda tudo o que você for precisar para fazer alguma aplicação web (javascript, perl, módulos do apache, etc, etc, etc). Assim, você tem total controle sobre o que está fazendo, você conhece cada linha que está sendo executada ao acessar seu site... Você bota uma declaração DOCTYPE intencionalmente, e não porque o Dreamweaver botou pra você ou porque você copiou de algum lugar... e assim vai... Acho que vale a pena o esforço...
Amsilva
mariohs wrote:
A minha recomendação para qualquer coisa sempre foi: "ser quer algo bem feito, faça você mesmo". Um editor visual nunca vai gerar um código mais limpo e melhor do que você realmente precisa. Aprenda (x)html, aprenda css, aprenda php para gerar páginas dinâmicas, aprenda tudo o que você for precisar para fazer alguma aplicação web (javascript, perl, módulos do apache, etc, etc, etc). Assim, você tem total controle sobre o que está fazendo, você conhece cada linha que está sendo executada ao acessar seu site... Você bota uma declaração DOCTYPE intencionalmente, e não porque o Dreamweaver botou pra você ou porque você copiou de algum lugar... e assim vai... Acho que vale a pena o esforço...

Pois.... a Utopia do aprenda você mesmo!!! Infelizmente a vontade de aprender nem sempre é compativel com o tempo livre para... A verdade é que se eu fosse da geração playstation certamente dominava esses assuntos todos, mas como eu sou do tempo em que se estudava sem apoio de internet e pc's, fica mais dificil acompanhar essas novidades por falta de tempo. Isto tudo para dar um conselho a quem tem hoje menos de 20 anos de idade.
APROVEITEM BEM OS VOSSOS TEMPOS LIVRES PARA INVESTIREM NAS VOSSAS APRENDIZAGENS!!!!
Depois de começar a trabalhar e sobretudo de constituir família, acabou-se!!! Por mais que queiram nunca vão ter tempo suficiente para aprender tanto quanto queriam....

Fica o conselho.
Vanilla
mariohs wrote:

Uma das maiores brigas com meu namorado é justamente o uso de programas como o Dreamweaver. Eles fazem com que o usuário fique muito dependente do programa pra editar qualquer coisa. Eu sei HTML bem, mesma coisa no XHTML e me viro no PHP. Por isso faço tudo no bloco de notas mesmo, acho que eu esqueceria fácil se começasse a usar algum desses programas. Só que pra falar a verdade ainda não tive tempo pra testar os CMSs que você me recomendou, vou ver se consigo fazer isso nesse fim de semana (não tenho aula na sexta, santa eleição...).
mariohs
Vanilla wrote:
Uma das maiores brigas com meu namorado é justamente o uso de programas como o Dreamweaver. Eles fazem com que o usuário fique muito dependente do programa pra editar qualquer coisa. Eu sei HTML bem, mesma coisa no XHTML e me viro no PHP. Por isso faço tudo no bloco de notas mesmo, acho que eu esqueceria fácil se começasse a usar algum desses programas. Só que pra falar a verdade ainda não tive tempo pra testar os CMSs que você me recomendou, vou ver se consigo fazer isso nesse fim de semana (não tenho aula na sexta, santa eleição...).

Concordo com você... apenas ressalto que deverias trocar o notepad por algo um pouco mais amigável. Facilitar a vida é sempre bom...
Para php e (x)html eu recomendaria Notepad++ ou PSPad.

Eu utilizo o UltraEdit, porém este é pago, infelizmente ele têm features que são indispensáveis pra mim, que ainda não achei nos outros...

Para editar CSS, acho que não existe melhor ferramenta do que o CSS Editor da extensão WebDeveloper do Firefox. Dê uma chance a esta extensão e verá que vale a pena Wink
Tilibra
Para php eu usava o PHPEditor, mas pelo que eu ví, esse psedit é muito bom também !!!
Acho que eu vou mudar !!!!!!!!!!!!!!!!!
Rafael_Gpi
Bem, existe o tópico em Inglês "[OFFICIAL] Favourite/Best CMS", com algumas opçoes de "Sistemas de Gestão de Conteúdo" ( Acho q ficaria assim no Portugues ), que achei bastante interessante.

Até o momento, eu era fanático pelo PHP-Nuke, mais depois que entrei nesse tópico, encontrei o e107 e me apaixonei a primeira vista Laughing ..

Consegui uma tradução do sistema para Português e tambem descobri vários plugins interessantes pra eles. Quem quiser conferir, o site oficial é http://e107.org/, e tambem existe o portal dedicado aos Brasileiros, o http://e107brasil.org/ .

Então, acho que vou usar ele no meu site, mais da mesma forma que descobri ele, podem haver outros boms, porque até agora eu só conheço os CMS que ficam disponíveis no sistema Fantastico DeLuxe.

Então alguem aí tem uma sugestão? Aproveite tambem pra mostrar seu site caso ele tenha algum CMS instalado.
gnomme
o primeiro link tem um pontinho a mais.... Laughing
não conhecia este, vou ver
mariohs
@Rafael_Gpi

Já existia um outro tópico abordando este mesmo tópico.
Por favor utilize a função de Search para evitar tópicos repetidos.

Fiz o merge dos dois tópicos para juntar em um só.
Rafael_Gpi
mariohs wrote:
@Rafael_Gpi

Já existia um outro tópico abordando este mesmo tópico.
Por favor utilize a função de Search para evitar tópicos repetidos.

Fiz o merge dos dois tópicos para juntar em um só.

Desculpe mariohs, desculpe mesmo.. Então quer dizer que aki no FriHost eu posso postar em tópicos antigos? Em todos os outros fórums q eu participo é proibido fazer isso, pra evitar que um usuário suba de ranks fácilmente, então eu acabei me acustumando com esta idéia..

Voltando ao assunto, e conheci tambem o site http://opensourcecms.com , onde existe uma lista imensa de CMS, de sistemas de blogs, de forum, entre outros. Juntamente na página de cada um existe um site de demonstração e um login pra nós vermos como funciona o sistema.

Outra coisa, alguem pode me explicar oque é esse Wiki? Eu já havia testado um no Fantastico deLuxe, e achei muito parecido com o sistema do PHP-Nuke e dos CMS em geral. Então, qual seria a diferença?
mariohs
Rafael_Gpi wrote:
Desculpe mariohs, desculpe mesmo.. Então quer dizer que aki no FriHost eu posso postar em tópicos antigos? Em todos os outros fórums q eu participo é proibido fazer isso, pra evitar que um usuário suba de ranks fácilmente, então eu acabei me acustumando com esta idéia..

Tudo bem, relaxa. Você é novo aqui e com o tempo se acostuma com as regras. Aqui é permitido postar em tópicos antigos sim. É para isso que usamos o search, para evitar que as pessoas postem 5 tópicos sobre o mesmo assunto. Subir de ranking aqui é apenas participando, postando com qualidade e com freqüência, não tem nenhum segredo e não vale spam Wink

Rafael_Gpi wrote:
Outra coisa, alguem pode me explicar oque é esse Wiki? Eu já havia testado um no Fantastico deLuxe, e achei muito parecido com o sistema do PHP-Nuke e dos CMS em geral. Então, qual seria a diferença?

Wiki é um sistema colaborativo. É um sistema onde todos podem contribuir. O maior exemplo disso é a Wikipedia. Onde usuários do mundo inteiro podem colaborar, editando qualquer artigo que lá existe. Se você viu algo de errado ou desatualizado na Wikipedia, pode gentilmente editar o artigo e adicionar sua contribuição.
Acho que isso é suficiente para ter uma idéia do que é um sistema wiki. Existem maiores informações na própria Wikipedia se quiser dar uma olhada.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki

No opensourcecms tem vários sistemas wikis para você testar, sendo que o que é utilizado na Wikipedia é o MediaWiki.
Rafael_Gpi
Não sei se com os outros é a mesma coisa, mais o PHP-Nuke então é mais ou menos um Wiki, porque qualquer pessoa pode colocar downloads, enviar notícias, editar notícias.. Não conheço bem o sistema Wiki, mais pela sua descrição, da pra ver que o Nuke é um pouco parecido. Como ainda estou conhecendo o e107 ainda não sei se ele possui a mesma função.

Observando os sistemas Wikis, o que eu mais gostei foi do TikiWiki, que por sinal não está presente no site opensourcecms.com.
mariohs
Rafael_Gpi wrote:
Não sei se com os outros é a mesma coisa, mais o PHP-Nuke então é mais ou menos um Wiki, porque qualquer pessoa pode colocar downloads, enviar notícias, editar notícias.. Não conheço bem o sistema Wiki, mais pela sua descrição, da pra ver que o Nuke é um pouco parecido. Como ainda estou conhecendo o e107 ainda não sei se ele possui a mesma função.

Faz tempo que não mexo com php nuke e nunca mexi com e107, mas creio que este último não deve possuir a função colaborativa. Mas eu posso estar errado... Mas os wikis são feitos exclusivamente para serem colaborativos, e devem apresentar melhores recursos do que o php nuke (lembre-se que faz tempo que não mexo e também posso estar errado nesta afirmação).
Rafael_Gpi
mariohs wrote:
Rafael_Gpi wrote:

Faz tempo que não mexo com php nuke e nunca mexi com e107, mas creio que este último não deve possuir a função colaborativa. Mas eu posso estar errado... Mas os wikis são feitos exclusivamente para serem colaborativos, e devem apresentar melhores recursos do que o php nuke (lembre-se que faz tempo que não mexo e também posso estar errado nesta afirmação).

A atual versão gratuita do PHP-Nuke, a 7.9, mudou muito em relação as outras versoes. Até entao no meu antigo site eu usava o Nuke 7.5, e qnd eu instalei o 7.9 no meu servidor local, vi algumas diferenças q somente módulos extras adicionavam.

Qnd eu instalei o TikiWiki, eu nao o explorei muito, só dei mesmo uma olhada no painel de administração, e todas as opçoes que eu vi tambem existiam no Nuke, pelo o q deu pra perceber de cara.
Vanilla
Só agora depois de muito tempo eu pude finalmente dar uma olhada nos CMSs. Baixei o Joomla e o Nucleus, e no final das contas... Acabei ficando com o Wordpress!! É que ele, no que se refere à adicionar conteúdo, organizar notícias e matérias é perfeito pro site que estou montando. Fora a diversidade de temas e plugins: tudo fica em tableless, bonitinho, e o site funciona perfeitamente nos principais navegadores. Estou montando com meu namorado um site sobre Sonic the Hedgehog, e queríamos fazer algo bonito e completo. Usar o Wordpress foi o melhor, achei plugins que se adequavam às minhas necessidades e comecei a construir. Quando estiver pronto vou querer saber a opinião de vocês. Wink
abscosta
Eu estava à procura de algo com bastantes templates, tinham-me falado do mambo, mas pelos vistos vai ser substituido pelo joomla. Se é o mais conhecido e utilizado, também será o que tem mais temas e templates, não?
mariohs
Vanilla wrote:
Só agora depois de muito tempo eu pude finalmente dar uma olhada nos CMSs. Baixei o Joomla e o Nucleus, e no final das contas... Acabei ficando com o Wordpress!! É que ele, no que se refere à adicionar conteúdo, organizar notícias e matérias é perfeito pro site que estou montando. Fora a diversidade de temas e plugins: tudo fica em tableless, bonitinho, e o site funciona perfeitamente nos principais navegadores. Estou montando com meu namorado um site sobre Sonic the Hedgehog, e queríamos fazer algo bonito e completo. Usar o Wordpress foi o melhor, achei plugins que se adequavam às minhas necessidades e comecei a construir. Quando estiver pronto vou querer saber a opinião de vocês. Wink

Já utilizei o Wordpress como um CMS simples e funcionou muito bem. Utilizei o Static Front Page Plugin para uma página estática. E utilizando apenas pages para fazer o conteúdo. O resultado foi bastante satisfatório Very Happy
Vanilla
mariohs wrote:

Já utilizei o Wordpress como um CMS simples e funcionou muito bem. Utilizei o Static Front Page Plugin para uma página estática. E utilizando apenas pages para fazer o conteúdo. O resultado foi bastante satisfatório Very Happy

Muito bom esse plugin, mariohs! Vai ser uma mão na roda na construção do site, obrigado!
spiderbr
Bom pessoal eu tenho umas duvidas sobre css.

1 - queria um que desse liberdade de construção, pois já tenho um site pronto e queria apenas incluir ele neste site, tipo queria colocar a barra login e menu do lado esquerdo, redirecionando para o conteudo no meio do layout, e continuar com os menus que já existem no lado esquerdo.Alguém conhece um csss simples assim?

2 - Tem como mudar o nome dos modulos do Php-fusion, por exemplo, o php fusion tem o nome assim.

www.endereço.com/contact queria mudar esse para contato para facilitar do usuario poder digitar um link especifico com facilidade.

3 - mesma coisa gostaria de saber do xoops, que tem o endereço assim www.endereço.com/modules/xxxxx não acho esse modules legal, tem como tirar? ou modificar?

vocês sabem aquele sistema assim < include ("alaoao.php")?> tem algum cms que funciona assim, pois seria mais facil trabalhar com layout pronto
Ka7raK
É dificil de saber qual é o melhor mas é facil saber qual é o pior Razz

A meu ver, o Xoops é excelente mas o PHP-Nuke tem uma maior comunidade logo mais themes, support, etc.
mariohs
Vanilla wrote:
Muito bom esse plugin, mariohs! Vai ser uma mão na roda na construção do site, obrigado!

Vale a pena dar uma lidinha também na documentação da função wp_list_pages para ter maior poder de manipulação das páginas, no seu site...
Lviter
Testei o Xoops e parecia bom. Então olhei a opinião do pessoal aqui e a maioria votou no Joomla (ex-Mambo). Estão certos: ele é muito melhor, especialmente para iniciantes como eu. Valeu a dica.
XxlilikaxX
Já usei o Joomla para um pseudo-site. Gostei da interface, das possibilidades de ferramentas. Mas como a Vanilla disse o wordpress é TOTALMENTE personálizavel, estudando um pouco seus códigos é só você fazer um layout bacana, usar os plugins certos, como o contact form, FAQ e outros que você tem quase a mesma coisa, uma interface agradável e um sistema seguro. Eles estão contantemente criando novos pluigns com funções você pode colocar desde seus posts mais recentes até widgets no seu blog/site, e atualizando as versões.
Há pouco tempo saiu a Versão 2.1 Ella, que já nteve atualizações e é a melhor, não há o risco de perder os posts, páginas (que podem ser criadas diretamente pelo painel)...
Mas se você não gosta do wordpress assim mesmo use o Joomla !
É um ótimo sistema, apesar de não ter colocado ele no ar quando usei...
mariohs
Apenas uma atualização em meus posts lá em cima, a nova versão do Wordpress (2.1) tem a opção de escolher uma página ou post para ser a home do seu site, facilitando ainda mais a utilização do wordpress como um CMS.
wolvebr
aew... eu ia criar um tópico sobre o xoops, mas como já haviam criado vou postar aqui...
gostaria de saber com esse pessoas que testou o xoops aqui no frihost se a opção de enviar e-mail está funcionando, pois só isso que eu ñ consigo fazer funcionar em hospedagem nenhuma... se alguém poder responder eu agradeço... vlwz....
Guardian
O melhor que eu acho é o E107.

Mas até hoje eu não me dou bem com sistemas "prontos" rs.

Sei lá, eu prefiro criar parte por parte e saber todos os códigos utilizados...(Que frescura minha Confused ).

Quando comecei a experimentar vários CMS direto dava um erro, um lugar ficava maior que o outro, a letra tava grande, e por ai vai... Até eu achar aonde está o erro...

Prefiro usar um arquivo CSS padrão hehe.
majewski
O melhor CMS deve ser escolhido de acordo com a sua necessidade. Para isso, uma visita ao site www.opensourcecms.com é interessante para conhecer e testar alguns gratuitos. Alguns dos melhores já foram ditos aqui: Xoops, Joomla, E107, etc. Outro que eu gosto bastante é o Website Baker, bem leve e ótimo para páginas mais simples.

Um abraço,
matpestana
Drupal é muito bom.Mas,tenho traumas com ele :_: nunca consegui fazê-lo funcionar aqui no Frihost.Alguém já se aventurou?
Tilibra
Fiz alguns testes com o Joomla e Xoops, e na minha humilde opinião, não tem pra bater o Xoops Smile

É muito mais prático e fácil de configurar .... administração muito bacana..... e muitos módulos que podem ser acrescidos ao seu site !!!!!

O Joomla, é muito bom também, mas com poucas opções em modulos ....

A principio estou utilizando o Xoops, por ser mais do meu agrado, mas nada me inpede de migrar para outro CMS !!!!!
wolvebr
aew... eu tbm uso xoops.. viva o xoops... ^^... instalei o joomla, encontrei vários módulos para ele, mas por incrível que pareça o xoops tem mais.. xP... eu só acho q falta um módulo para o xoops... um que ficasse a tua url do site/página pessoal ... hj só tem urlsite/modules/modulo/página.. xP... mas ñ vi nenhum CMS q tenha isso... xP... aa... uma pergunta... qual a versão q vc usa? 2.0 ou 2.2? até hj num sei a diferença deles.. xP... vlwz
Lviter
Ressuscitando o tópico.

Testei o Xoops e o Joomla e me pareceram bem eficientes. O Joomla me pareceu um pouco melhor que o Xoops, que por outro lado é mais prático em alguns aspectos.

Estou testando um CMS bem mais simples mas que achei muito bom pra quem é iniciante (meu caso):
Website Baker. Descobri em uma pesquisa que o citava como um dos cinco melhores. Alguém já usou?
mariohs
Nunca usei o Baker, se aceitar mais dicas, um outro cms que tem ficado bem popular é o Drupal. Se ainda estiver procurando um, esse pode ser uma bela alternativa.
Lviter
O Drupal também está na minha lista pra testar. Mas a diferença maior é que o Baker é bem mais simples, pra quem não quer nada complicado achei bem mais fácil de lidar.
wolvebr
bem... já usei outra versão do drupal e outros cms... mas os que eu mais gostei foram o xoops e joomla... no xoops é super fácil mexer, no joomla tbm ( tirando alguns packs que são difíceis de instalar).. as duas únicas preocupações que tenho é facilidade na hora de mexer e segurança... dae ultimamente estou tentando me adaptar ao joomla, o qual se ñ me engano ganhou o premio de melhor cms 2007 ... e com relação a packs o joomla tem grande quantidade de módulos e tudo mais, mas nessa grande quantidade muitos servem para a mesma coisa xPP... já o xoops não tem uma grande quantidade de módulos, mas tem muitos com boa qualidade... xP... e tbm tive vendo que até mesmo sites do governo usam xoops... Oo... agora vai de cada um a qual se adapta melhor... xP... vlwz
mariohs
Lviter wrote:
O Drupal também está na minha lista pra testar. Mas a diferença maior é que o Baker é bem mais simples, pra quem não quer nada complicado achei bem mais fácil de lidar.

Se você quer algo bem simples, dá para usar o Wordpress como CMS simples. A Vanilla é pró em fazer isso, ela pode dar umas dicas boas.
Vanilla
mariohs wrote:
Se você quer algo bem simples, dá para usar o Wordpress como CMS simples. A Vanilla é pró em fazer isso, ela pode dar umas dicas boas.

Não me elogie que fico mal-acostumada. Razz

Eu nem lembrava que tinha falado aqui sobre o site que estava construindo usando o Wordpress como CMS. Mas depois de muito sangue, suor e lágrimas, ele finalmente ficou pronto! O meu maior trabalho foi convencer meu namorado que o WP era a melhor alternativa pra gente. Depois disso, foi bem rápido até. Adicionamos o conteúdo e colocamos tudo oficialmente no ar. Na verdade, acho que ele ficou todo cheio de si quando viu o resultado final...

http://www.sonicgenesis.com/

Não precisei usar o esquema de página estática porque a página inicial fica com os updates. De resto, só precisei fazer alguns templates diferentes para páginas específicas (aquelas onde a sidebar é diferente da sidebar que é mostrada no Home). Algumas funcionalidades (como o lightbox nos scans de revistas da época e o formulário de contato) são plugins. Eu não tenho do que reclamar, foi até mais do que eu precisava!
mariohs
... to falando ...
A princípio, gostei do resultado final... só achei meio escuro, mas isso não é da minha conta Very Happy
Lviter
Gostei do site, tá bonito, a cor realmente é questão de gosto, este padrão é frequente nos sites do gênero. Daqui a alguns dias, vou testar o wordpress e, se necessário, requisitarei consultoria com Dra. Vanilla, ok! Vlw.
Vanilla
mariohs wrote:
... to falando ...
A princípio, gostei do resultado final... só achei meio escuro, mas isso não é da minha conta Very Happy

Não, é sim... Eu também sou 100% contra sites escuros. Mas sabe, já fiz muito de convencê-lo a me deixar fazer o site no Wordpress... Na verdade, o design foi feito pra ficar igual à esse aqui. Isso nada mais é do que uma espécie de folheto promocional da época, que vinha falando sobre os vários jogos que o console tinha. Estou pensando em fazer um design diferente para as Sonic News, área onde o pessoal leria mais. Mas enfim, isso é projeto pro futuro... Nem meu blog está no ar, então estou pensando em voltar com ele pra gerar uma publicidade extra pro site. Very Happy
hive
Eu sempre gostei muito do Joomla, experimentei alguns outros como o PHPnuke e xoops mas ainda prefiro o Joomla. Uma porque é bem simples de mexer, além de ter uma comunidade gigantesca e muitas, mas muitas extensões para ele de graça (vide http://extensions.joomla.org/).
Falando nisso, ver um software como o Joomla foi uma das coisas que me fez desistir da vida de webdesigner Shocked
Andre3
Com certeza o Joomla.

PHP-Nuke também é bom.
matheus_controle
todos sao otimos
maxwillian
mariohs wrote:
Vanilla wrote:
(...) Eu tenho o Dreamweaver e o Frontpage aqui no meu computador, mas ainda não consigo me acostumar! Por isso eu continuo usando o bloco de notas. (...)

O Dreamweaver tem um dos melhores syntax highlighting que eu já vi. Use ele, não no modo WYSIWYG, mas no modo de edição de código fonte e verás que é muito melhor que usar o notepad. Wink

Trabalhar no modo Code View no Dw é um show (embora falte linhas verticais de indentação), porém conheço outros editores como o Komodo (muito profissional) e o PHPEdit que são tão bons quanto.
Quero lembrar que o Dw foi muito estigmatizado no passado e firou alvo de desenvolvedores geeks que acabaram criando um esterótipo de que Dw é pra quem não sabe desenvolver e tal. O Dw é hoje uma poderosa ferramenta que integra e facilita o desenvolvimento de qualquer projeto web.

Mas voltando a falar em CMS. Estou procurando um framework PHP para me especializar. Estou sondando o Zend por ser da própria comunidade PHP. Porém andei dando uma olhada no Drupal e percebi que é um CMF. Então fiquei considerando a possibilidade de juntar duas coisas, todos os recursos de um CMS com o poder de um Framework. O que vcs acham disto?
maxwillian
hive wrote:
Eu sempre gostei muito do Joomla, experimentei alguns outros como o PHPnuke e xoops mas ainda prefiro o Joomla. Uma porque é bem simples de mexer, além de ter uma comunidade gigantesca e muitas, mas muitas extensões para ele de graça (vide http://extensions.joomla.org/).
Falando nisso, ver um software como o Joomla foi uma das coisas que me fez desistir da vida de webdesigner Shocked

Amigo, se vc desistiu é pq não procurou saber mais a respeito e ficou apenas com a parte visual da coisa toda. Mas entendo o que vc quis dizer, algo tipo, "pra que eu vou aprender a fazer coisas que sistemas já fazem sozinhos?"
Mas aí é que está a questão, use o que já existe e estude para fazer algo novo. Pense mais nos conceitos por trás da Internet do que na Internet em si, pense em como fazer algo melhor.
Asafe
Acho o Stacey bem legal, pela simplicidade.
rafaelczy
pessoal to fazendo um site pra um cliente e ele me pediu pra colocar um sistema de gestaõ de conteudo. o site que faço é com divs, via html e css sem tabelas. Qual o cms mais simplezinhho e facil apenas pra trocar conteudo do site, sem forum, bla bla bla, apenas quem sabe adicionalmente um sisteminha de noticias
nunca usei cms na vida mas sou bom em criar sites tableless
me ajudem a escolher um cms facinho ai people!!!
valeu
abraço a todos
Porto Alegre RS
Bobjmp
O melhor sem duvidas é o wordpress que hoje não é mais só um sistema de blog, mas é utilizado para criação de vários tipos de sites