FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Religião???

O quanto a religião é importante na sua vida???
Ela é tudo pra min
0%
 0%  [ 0 ]
Creio que dá sentido a minha vida
31%
 31%  [ 6 ]
Não é tão importante para mim
5%
 5%  [ 1 ]
Vivo perfeitamente sem ela
47%
 47%  [ 9 ]
Não saberia responder
15%
 15%  [ 3 ]
Total Votes : 19

sergio_ykz
Antes de mais nada, quero esclarecer que sou ateu e não tenho crenças em deuses ou demonios, mas acredito que vocês devam ler este texto até o final.

Neste mundo temos diversas religiões e crenças, o que venho a discutir não é se a sua ou a dele é certa ou errada, o que venho discutir é se ter uma religião é necessário.

Num forúm aqui do Frih chamado [Enquete] A solução do mundo? estão dicutindo o mau do mundo, e um dos problemas apontados é a religião (cujo qual está ganhando na votação, apesar dos poucos votos).

Acredito que a religião é uma forma de tapar-nos os olhos aos maus do mundo e por isso acho que ela é desnecessária.

Então, você acha que as religiões são desnessárias? Haveria menos guerras se não existissem religiões?
mariohs
Acho a religião muito importante nas nossas vidas, não possuo nenhuma, porém acho que tem papel fundamental na humanidade... é uma certa forma das pessoas se protegerem ou negarem algum tipo de fracasso ou desgraça que aconteceu com a vida...

Não estou falando que é bom nem ruim, apenas que é importante... tem seu lado positivo e negativo... mas o importante é que a grande maioria das pessoas precisa disso, precisa de algo ou alguém a quem atribuir desgraças ou pedir favores... (quem nunca pediu a deus pra ganhar na loteria? Very Happy)
sergio_ykz
mariohs wrote:
Acho a religião muito importante nas nossas vidas, não possuo nenhuma, porém acho que tem papel fundamental na humanidade... é uma certa forma das pessoas se protegerem ou negarem algum tipo de fracasso ou desgraça que aconteceu com a vida...

Não estou falando que é bom nem ruim, apenas que é importante... tem seu lado positivo e negativo... mas o importante é que a grande maioria das pessoas precisa disso, precisa de algo ou alguém a quem atribuir desgraças ou pedir favores... (quem nunca pediu a deus pra ganhar na loteria? Very Happy)

Meu pensamento não é muito diferente do seu, acho que muitas pessoas precisam acreditam que exista algo mais forte para poderem ter "forças para continuar vivendo".

Esse é o objetivo do forum, expor a opnião das pessoas quanto a religião e não criticar uma ou outra.
quirino
concordo com vocês, e o mais importante de tudo é respeitar as crenças de cada um, eu não tenho religião, porém respeito quem tem.
cparakawa
Um thread antigo ressuscitado.

Fé eu acho que é algo necessário para muitas pessoas. Se considerar a religião como uma forma organizada de crenças, controlada por seres humanos e sujeita a todo tipo de deficiência e desvio inerente ao caráter humano, é mais prejudicial do que benéfica. A fé pode ser uma ligação com o superior, a religião te liga com o terreno. Se vc retira a fé da religião, acho que só sobra porcaria, espero que alguém tenha uma boa resposta para provar o contrário.

[]'s
Tilibra
eu fui criado católico..... cresci indo a igreja, catequese, grupo de jovens ...
mas realmente a dúvida é algo que perturba ....

fazem mais de 4 anos que não boto o pé em uma igreja .... acredito que a fé, é algo que deve existir, justamente para que, assim como falaram acima, motive as pessoas a continuarem....

Já não posso mais afirmar que sou católico, mas acredito que há algo superior a nós, e tenho fé nele .....

@mariohs
Tio, me emocionei qdo ví a sua assinatura ! Valeu mesmo !!! Wink
Sobre pedir pra granhar na loteria, atirarei a primeira pedra Smile Nunca pedí pra ganhar nada ... apenas agradeço por ter saúde e condições de ir atráz dos meus objetivos (que não são poucos e nem pequenos) !
mariohs
Sou católico de criação, porém após ter feito a primeira comunhão, nunca mais coloquei o pé em uma igreja, salvo algumas raras exceções e casamentos.

Tilibra wrote:
@mariohs

É bom ter você de volta!!! Vamo que vamo! Precisa tirar o atraso Razz
Vanilla
Tilibra wrote:
eu fui criado católico..... cresci indo a igreja, catequese, grupo de jovens ...
mas realmente a dúvida é algo que perturba ....

Dois. Eu também sempre duvidei de muita coisa e as minhas perguntas deixavam a catequista de cabelo em pé. Algum tempo atrás eu tentei buscar na religião forças pra superar um momento difícil. Acho que isso é muito importante pra algumas pessoas, e a idéia de que não existe nada e estamos sozinhos é bem assustadora. Por isso eu sempre procuro respeitar e entender o ponto de vista de outras pessoas. Pelo menos quanto à isso...

BTW, religião não funcionou pra mim, mas funciona pra muita gente. E nesse caso, eu não sou ninguém pra julgar.

mariohs wrote:
Tilibra wrote:
@mariohs

Yay! Bem-vindo de volta, Tilibra!
Tilibra
mariohs wrote:

Vanilla wrote:
Yay! Bem-vindo de volta, Tilibra!

O filho pródigo à casa sempre retorna Laughing Laughing Laughing
sergio_ykz
cparakawa wrote:
Um thread antigo ressuscitado.

Fé eu acho que é algo necessário para muitas pessoas. Se considerar a religião como uma forma organizada de crenças, controlada por seres humanos e sujeita a todo tipo de deficiência e desvio inerente ao caráter humano, é mais prejudicial do que benéfica. A fé pode ser uma ligação com o superior, a religião te liga com o terreno. Se vc retira a fé da religião, acho que só sobra porcaria, espero que alguém tenha uma boa resposta para provar o contrário.

[]'s

Dei uma passada quando vi que reabriram um tópico meu bem antigo, mas vamos lá.

cparakawa wrote:
Se vc retira a fé da religião, acho que só sobra porcaria, espero que alguém tenha uma boa resposta para provar o contrário.

Inicialmente, este tópico surgiu do fato que sou ateu, ou seja, não creio eu Deus, entidade superior, deuses, etc, etc...

A primeira coisa que vem a cabeça das pessoas é que você é uma pessoa perdida, e esse não é bem o meu caso. Tenho bons relacionamentos com pessoas de bastante fé, em diversas religiões, devido ao fato de saber respeita-las e que respeitam minha opnião.

Acho que muitas vezes, levados pela fé, deixamos de nós preocupar com o que realmente fará a diferença, que é ir atraz do prejuizo e mudar as coisas (trabalhar, estudar, etc) e acabamos por apenas levantar as mãos para o ceu e pedir a Deus.

Na minha opinião, não faço coisas erradas, por que é errado e não porque alguma condição moral me impeça de faze-lo e também não espero que as coisas aconteçam do nada, estou sempre me esforçando para ser melhor do que fui ontem e assim conseguir as coisas que desejo.

Sei que uma imagem vale que mil palavras, então este link exemplifica bem o que disse:
[url]Capinaremos[/url]

PS.: O cara do blog também é ateu.

Outro PS.: Respeito a opinião de todos e espero não ter ofendido ninguem, pois religião (enfim aprendi) não se deve discutir.

O fato é que: "Uma pessoa que gosta de expor a você suas opiniões sobre religião, não gostará que você exponha as suas para ela."
cparakawa
Não dá pra ver a imagem ... Confused

Eu vejo um grande problema na religião, essencialmente nas monoteístas. Imagine ser alfabetizado. Se vc pensa só em vc, é melhor que os outros sejam analfabetos, mesmo que funcionais. Se vc pensa de forma positiva para a sociedade, o ideal é que todo mundo seja alfabetizado. Este mesmo mecanismo passa para muitos com forte fé religiosa. A salvação tem que ser compartilhada, então todo mundo tem que acreditar na mesma coisa. É uma forma de aumentar a coesão social.

Eu era basicamente católico, fui da Legião de Maria por 4 anos. Para quem não sabe, a Legião de Maria é um braço de ação da Igreja Católica, que não fica parado rezando, ou orando. Depois que eu deixei o catolicismo, eu passei a ter mais fé.

Hoje, eu sou cristão gnóstico. Não sei se é a melhor opção, mas é a que me faz sentir melhor. Gnosticismo é, grosso modo, tentar entender as várias religiões/crenças, coisas em comum e antagônicas, e tentar descobrir até que ponto é balela ou é verdade/faz sentido/funciona. Não é uma religião, não é uma seita, não é um bloco sólido. Vc foca em conhecimento e desenvolvimento interior, ao invés de abraçar uma solução pronta e definitiva para tudo. E aí vai contra a idéia de que discutir o "plano superior" é porque vc quer que o outro concorde 100% com vc. Vc sempre tem que estar apto a repensar os seus conceitos. É um caminho mais longo e trabalhoso. Não dá pra saber se é o mais compensador, mas é a minha escolha.

É desta compilação de conhecimentos (gnose) diversos que se baseiam instituições como a maçonaria e rosacruzes, por exemplo. Nem é mais conhecimento secreto (visto que não há mais perseguição), passou a ser conhecimento velado. A maioria das pessoas não tem interesse nenhum, por falta de tempo, vontade, dogmatismo, etc. E parte do conhecimento passou a fazer parte da ciência atual, como os estudos sobre o subconsciente na psicologia/psiquiatria.

Óbvio que isto abriu um grande mercado de picaretas (que sempre existiram nas outras religiões). Vendedores de gnomos, cristais, livros do Paulo Coelho, etc, etc. Conseguir separar o joio do trigo é uma tarefa constante, a diferença é que, nas grandes religiões constituídas, o lixo já foi incorporado na tradição. E o Bento XVI quer beatificar Pio XII. Fazer o quê ...

Quanto a vc ser ateu e estar em ordem consigo mesmo, é algo bom. A maioria dos religiosos (pelo que eu vejo), usa a religião como forma de compensar deficiências crônicas e limitações "intransponíveis". A única vantagem do meu caminho em relação ao seu é que eu tento expandir meus limites e diminuir minhas deficiências, mas o custo é alto. Muitas vezes os ganhos não compensam os custos. Em alguns casos, meu esforço compensou. Em alguns, deu em nada. É o normal da imperfeição humana. Se esconder atrás de uma religião é uma opção. Não aceitar nada que não seja 100% comprovado é uma outra opção.

Liberdade e livre-arbítrio.

[]'s
sergio_ykz
Erro do revisor, segue: http://capinaremos.com/2008/10/voce-sabia-que-deus-prefere-os-ateus/
cparakawa
sergio_ykz wrote:
Erro do revisor, segue: http://capinaremos.com/2008/10/voce-sabia-que-deus-prefere-os-ateus/

hahahaha

Olha estes videos:
http://www.mrdeity.com/
gilmariofgl
sergio_ykz wrote:
Antes de mais nada, quero esclarecer que sou ateu e não tenho crenças em deuses ou demonios, mas acredito que vocês devam ler este texto até o final.

Neste mundo temos diversas religiões e crenças, o que venho a discutir não é se a sua ou a dele é certa ou errada, o que venho discutir é se ter uma religião é necessário.

Num forúm aqui do Frih chamado [Enquete] A solução do mundo? estão dicutindo o mau do mundo, e um dos problemas apontados é a religião (cujo qual está ganhando na votação, apesar dos poucos votos).

Acredito que a religião é uma forma de tapar-nos os olhos aos maus do mundo e por isso acho que ela é desnecessária.

Então, você acha que as religiões são desnessárias? Haveria menos guerras se não existissem religiões?
Eu acredito que religião não deve ser discutido por alguém que não acredita em nada, …eu não gosto de futebol, por isso não vou criar um fórum para discutir qual as vantagens ou desvantagens de um time de futebol.
Problemas como, religião, homossexualismo, futebol e política requer um bom conhecimento no assunto parta ser debatido, ou se transformará em mera falta de ética.
1° - Ateísmo não é religião
cparakawa
gilmariofgl wrote:
sergio_ykz wrote:

Eu acredito que religião não deve ser discutido por alguém que não acredita em nada, …eu não gosto de futebol, por isso não vou criar um fórum para discutir qual as vantagens ou desvantagens de um time de futebol.
Problemas como, religião, homossexualismo, futebol e política requer um bom conhecimento no assunto parta ser debatido, ou se transformará em mera falta de ética.
1° - Ateísmo não é religião

Caramba, vc mesmo está se contradizendo. Vc mesmo falou mal do homossexualismo e, considerando que vc não é homossexual, seria falta de ética falar mal do mesmo. Eu acho que vc pode separar em duas coisas: como é ser homossexual e o que o homossexualismo representa para a sociedade. A primeira coisa não tem o que discutir, se o sujeito não é GLS, mas a segunda sim, que é o que vc fez (ou faz).

Retornando à questão da religião: uma pessoa que não conheça a igreja/denominação que vc freqüenta, não pode falar mal da mesma. Só que qualquer um pode falar sobre as implicações sociais do cristianismo e suas milhares de vertentes, inclusive a vertente que vc segue. A pessoa pode não entender lhufas de cristianismo, mas consegue ver o quanto este o afeta. Dá pra fazer a mesma analogia em relação ao futebol.

E ateísmo pode ser religião, ou melhor, uma religião pode ser ateísta. Teísmo é acreditar que existe um Deus(es). Ateu acredita que não existe Deus. Entretanto, é possível não existir Deus e existirem entidades sobrenaturais que influenciam o lado de cá, alías tem muita gente que acredita nisto. É só observar as pessoas que cultuam espíritos "menores", o que é caso de algums praticantes de religiões africanas e mesmo dos crentes em gnomos/leprechaus/elfos/etc. A pessoa pode não acreditar em Deus e, ao mesmo tempo, acreditar em entidades não super-poderosas.

A única coisa que eu tenho certeza é que a ciência atual está longe de ter todas as explicações possíveis. E é aí que a religião ocupa este espaço vago. Também pode se dizer que a ciência não explica tudo, mas o que ela explica é mais do que suficiente para o que eu preciso. E também existem os que acreditam na religião mesmo nos assuntos em que a ciência tem explicações plausíveis e comprovadas. De qualquer maneira, o ser humano ainda é muito primitivo (tosco).

“I'm not normally a praying man, but if you're up there, please save me, Superman!” (Homer Simpson)

[]'s
gilmariofgl
cparakawa wrote:
Caramba, vc mesmo está se contradizendo. Vc mesmo falou mal do homossexualismo e, considerando que vc não é homossexual, seria falta de ética falar mal do mesmo. Eu acho que vc pode separar em duas coisas: como é ser homossexual e o que o homossexualismo representa para a sociedade. A primeira coisa não tem o que discutir, se o sujeito não é GLS, mas a segunda sim, que é o que vc fez (ou faz).
Ainda não… …não questionei se os mesmos iriam melhorar ou não o mundo em que vivemos, questionei que o mesmo não deveria interferir em religiões e ou no que os religiosos acreditam ou não, e disso sim, eu entendo.

Quote:
ateu
[Do gr. átheos, pelo lat. atheu.]
Adjetivo.
1.Diz-se daquele que não crê em Deus ou nos deuses; ímpio.
2.Próprio de ateu:
“visão dos tempos de Deus, / Vem, corre, transforma, alimpa / Meus pensamentos ateus.” (Junqueira Freire, Obras Póstumas, II, p. 64).
Substantivo masculino.
3.Indivíduo ateu; ímpio. [Fem.: atéia e (lus.) ateia. Cf. ateia, do v. atear.
Fonte = Novo Dicionário Aurélio
Verá que religião é crença em algo ou alguma coisa
Quote:
ateísmo
[De ateu + -ismo.]
Substantivo masculino.
1.Doutrina dos ateus.
2.Falta de crença em Deus.
3.Filos. Atitude ou doutrina que dispensa a idéia ou a intuição da divindade, quer do ângulo teórico (não recorrendo à divindade para se justificar ou fundamentar), quer do ângulo prático (negando que a existência divina tenha qualquer influência na conduta humana). [Cf., nesta acepç., teísmo1, panteísmo e acosmismo.

Ateísmo está para Teísmo como Antivírus para Vírus
cparakawa
gilmariofgl wrote:
cparakawa wrote:

Ainda não… …não questionei se os mesmos iriam melhorar ou não o mundo em que vivemos, questionei que o mesmo não deveria interferir em religiões e ou no que os religiosos acreditam ou não, e disso sim, eu entendo.

Vc está invertendo a questão. Não é se o sergio vai influir na religião dos outros, mas o fato da religião dos outros influir na vida dele.

Por exemplo, a pesquisa de células-tronco pode ser vetada por força do lobby religioso, e isto influi na vida de quem não está nem aí para a religião. A mesma coisa em relação ao aborto - que já é praticado, de forma ou outra. Também posso citar casos extremos, como queimar bruxas/hereges na fogueira, ou matar alguém na pedrada porque assim diz a sharia. Uma coisa é como a religião é composta por dentro, outra é como ela influi na vida das pessoas que não a seguem. É o debate se o criacionismo deve ser ensinado em escolas não vinculadas a entidades religiosas.

Quote:
Quote:
ateu
[Do gr. átheos, pelo lat. atheu.]
Adjetivo.
1.Diz-se daquele que não crê em Deus ou nos deuses; ímpio.
2.Próprio de ateu:
“visão dos tempos de Deus, / Vem, corre, transforma, alimpa / Meus pensamentos ateus.” (Junqueira Freire, Obras Póstumas, II, p. 64).
Substantivo masculino.
3.Indivíduo ateu; ímpio. [Fem.: atéia e (lus.) ateia. Cf. ateia, do v. atear.
Verá que religião é crença em algo ou alguma coisa

Era mais fácil dar a definição do que é religião. A definição que vc cita não diz que o ateu não acredita que exista algo sobrenatural que não é Deus.

Quote:
Quote:
ateísmo
[De ateu + -ismo.]
Substantivo masculino.
1.Doutrina dos ateus.
2.Falta de crença em Deus.
3.Filos. Atitude ou doutrina que dispensa a idéia ou a intuição da divindade, quer do ângulo teórico (não recorrendo à divindade para se justificar ou fundamentar), quer do ângulo prático (negando que a existência divina tenha qualquer influência na conduta humana). [Cf., nesta acepç., teísmo1, panteísmo e acosmismo.

Ateísmo está para Teísmo como Antivírus para Vírus
[/quote]

1 e 2 não acrescentam muito à questão.
3 não especifica que ateísmo significa não acreditar em nada sobrenatural.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ateísmo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agnosticismo

Quote:
Alguns dos que poderiam ser chamados ateus não se identificam com o termo, preferindo ser chamados de agnósticos, ou seja, ainda que deixem aberta essa possibilidade, não afirmam nem negam a existência de qualquer entidade divina, de modo que não orientam a sua vida ou suas escolhas com base no pressuposto na existência de potências sobrenaturais. Nesse caso, o agnosticismo identificar-se-ia com o "ateísmo fraco". Para muitos, o verdadeiro ateu não aceitaria nenhuma das posições acima, sendo que julga a inexistência de deuses pela impossibilidade física ou lógica dos mesmos. Não abre chance a possibilidades, pois já estaria provada pela natureza em si sua posição. Essa corrente é a também chamada de "ateísmo forte". Em última instância, há vários tipos de ateus e muitas justificativas filosóficas possíveis para o Ateísmo. Desse modo, se quiser descobrir por que uma pessoa em particular diz ser ateísta, o melhor é perguntar-lhe directamente.

Definições estritas são problemáticas.

Para tornar a questão mais complexa: vc diz "o mesmo não deveria interferir em religiões e ou no que os religiosos acreditam ou não, e disso sim, eu entendo". Entendi que vc considera que sapo de fora não chia. Ou seja, que a religião é sua, então não há o que interferir.

Usando um exemplo externo, o islamismo, que acredito ninguém aqui seja adepto. Alguns países ocidentais consideram que a plena liberdade religiosa dos islâmicos se dá, inclusive, aceitando que a shariah é mais importante que as leis locais quando o assunto é pra ser resolvido entre partes islâmicas. Exemplo extremo, punir adultério com apedrejamento da mulher adúltera. É problema entre islâmicos, mas até que ponto é "justo" para os demais membros de uma sociedade ocidental laica permitir este tipo de punição?

Outro exemplo, http://www.timesonline.co.uk/tol/news/uk/article4276489.ece
Isto é ridículo. Os cães são considerados animais sujos/impuros pelo Islam - a mãe deles é outro problema. Só que coibir o trabalho da polícia por usar cães, ou mesmo proibir posters da polícia com cães porque isto é uma afronta ao Islam, é algo ridículo.
http://www.metro.co.uk/news/article.html?in_article_id=199398&in_page_id=34&expand=true
Tem a foto do filhote de cachorro no link acima, CUIDADO, altamente ofensivo.
E o pior que a polícia inglesa pediu desculpas e retirou os cartazes.

Eu entendo um pouco de islamismo, obviamente não o suficiente para quer mudar a religião dos islâmicos. Só que, quando uma religião "alienígena" começa a mudar ("na porrada") o comportamento de um país que civilizadamente a acolhe, já é demais. Imagine então quando a religião é base histórica do próprio país. Infelizmente, este tipo de comportamento fundamentalista acaba se voltando aos próprios praticantes da religião. É só ver o aumento constante do preconceito contra islâmicos na Europa, parcialmente porque estas comunidades estão crescendo.

Nem precisa citar o "amai-vos uns aos outros". Se as pessoas respeitarem uns aos outros, já é um grande avanço. Infelizmente, não é isto que se vê normalmente. Não só ataques desrespeitosos/ofensivos de ateus/agnósticos. Mas também o comportamento da maior parte dos religiosos torrando a paciência do próximo, sejam cultos em volume máximo, sejam pessoas forçando ao máximo as pessoas de denominações que não sejam as delas a aderir. Ou fazendo exigências absurdas porque são "donos da verdade". Eu sei que a propagação do evangelho faz parte do cristianismo, mas é para propagar os ensinamentos de Cristo, não para propagar a sua igreja especificamente, que é o comportamento mais comum. Aliás, são só 4 evangelhos, e somente João foi discípulo de Cristo.

Eu sou uma das pessoas mais bizarras para ser "convertida" para alguma igreja. Eu sempre vou achar um defeito, eu sempre vou apontar, na própria Bíblia, alguma passagem que vai contra o que diz a Igreja em questão. Apesar de ser cristão, eu já li a Bíblia inteira e, pior, já estudei um pouco a história das igrejas cristãs. Ou seja, eu não sirvo para abaixar a cabeça para Igreja nenhuma e dizer que ela está correta. Nenhuma igreja está 100% correta, por mais que se invoque o poder do espírito santo ou a própria presença de Cristo/Deus como testemunho de que determinada igreja é o melhor (ou único) caminho. Igrejas/religiões estão extremamente mais próximas dos falíveis e imperfeitos seres humanos do que da divindade que for. A meu ver, é por isto que qualquer religião que se torna importante se torna nociva aos não praticantes.

Conhece o sermão da Montanha? Creio que sim, está no livro de Mateus, a meu ver é o cerne do cristianismo:
"Não julgueis, e não sereis julgados. Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos. Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão."

Eu conheço muitos ateus que realmente tem Jesus Cristo no coração. Mesmo não reconhecendo Deus, agem demonstrando a fagulha de bondade que carregam dentro de si. Ao contrário de muitos que se dizem teístas, que são papagaios de livros sagrados, mas pouco demonstram ter aprendido com os ensinamentos cristãos. "Muitos serão chamados, mas poucos serão os escolhidos".

Desenvolva mais o que vc está pensando, escrevendo. Ajuda bastante na oratória e torna as idéias mais claras e inteligíveis. Se vc tem total convicção de que sua salvação está na Bíblia, professar os ensinamentos dela advindos se faz necessário.

Já deve ter dado para notar, eu acredito que a pessoa caminha em direção à luz, não é a luz que vem e te leva. Muitos acreditam que, mesmo sendo um lixo de pessoa, acreditando piamente vc está salvo. Se fosse assim, não seriam poucos os escolhidos. É a mesma coisa que estar na escola, admitir que é burro e vagabundo, mas achar que vai passar de ano porque acredita na escola e no professor(a) - progressão automática. Deus é bom, mas tem que ser justo. Caso contrário, piora a existência de quem realmente fez juz. Ou não ...

[]'s
legio_maximus
Ter religião é bom mas não podemos deixar que essa crença tome conta de nossas vidas,sempre lembrando que a religião foi criada pelo homen e a história nos mostra que nem sempre a igreja ou religião estava certa.
mintcg
a religião matou e mata muitas pessoas com guerras santas homem bombas e por aí vai...

a religião causa sadomasoquismo e auto flagelação
a religião diz q ser pobre é bom e seja um pobre feliz
algumas religiões proíbem o uso de camisinha
algumas religiões proíbem o casamento gay e a homosexualidade em si
algumas religiões proíbem o avanço científico
algumas religiões usam de sacrifícios para chegar ha deus
quase todas as religiões exploram financeiramente o crente
a religião apóia o conformismo
a religião detem de uma parcela do poder político diretamente e quase todo o resto indiremente

diante de tantas desgraças vc acha q a religiao merece respeito? Ou respeito é só p/ qm tem????
cparakawa
mintcg wrote:
a religião matou e mata muitas pessoas com guerras santas homem bombas e por aí vai...

Sei não. Dá pra falar isto do Cristianismo, Islamismo e Judaísmo, por exemplo. Mas os gregos não usavam este tipo de argumento, eles pediam proteção para algum deus(es) e iam pra guerra em busca de interesses próprios. Acho que é mais característica do monoteísmo, se existe um só Deus, o meu é que está certo.

Quote:
a religião causa sadomasoquismo e auto flagelação

Nem todas.

Quote:
a religião diz q ser pobre é bom e seja um pobre feliz

Aí vc está falando do Catolicismo, que se apega ao "é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus". Muitas denominações cristãs não pensam assim, o judaísmo não pensa assim.

Quote:
algumas religiões proíbem o uso de camisinha

Aí eu concordo com estas religiões. Se seus fiéis não usam camisinha, eles vão ter mais filhos. E a religião cresce. Pode ser ruim pro fiel, mas é bom pra religião.

Quote:
algumas religiões proíbem o casamento gay e a homosexualidade em si

Acho que quase todas.

Quote:
algumas religiões proíbem o avanço científico

A meu ver, isto parte de uma acepção diferente. Se sua preocupação é com o plano espiritual, vc concentra esforços nele. Então o plano material (ciências, tecnologia) fica relegado a um segundo ou terceiro plano, especialmente se não tiver ligação com o divino. Se proíbe no caso de contrariar os dogmas de uma religião dominante.

Quote:
algumas religiões usam de sacrifícios para chegar ha deus

Sacrifícios todos nós fazemos, em alguma dimensão. Quando vc economiza dinheiro da balada para comprar alguma coisa, vc está sacrificando uma coisa por outra. Óbvio que isto é num sentido amplo, visto que "sacro" vem de sagrado. Sei lá, existem os adoradores da Apple, sacrifícios por um iPod ou iPhone ...

Quote:
quase todas as religiões exploram financeiramente o crente

Acho que não. No Brasil vc vê esta enxurrada de neopentecostais, que bebem diretamente na fonte do Catolicismo da Idade Média, vendendo lote no céu, indulgências, água do rio Jordão, etc, etc. Muitas religiões pedem donativos, mas de acordo com a vontade e a capacidade do fiel. E toda religião tem custos.

Quote:
a religião apóia o conformismo

No caso do Hinduísmo, realmente é ridículo. O Cristianismo em que a resposta para tudo é "Deus assim quer" também. Mas algumas religiões incentivam vc a ir atrás dos seus objetivos, ao invés de ficar sentado esperando. Muitos judeus são assim, por exemplo.

Quote:
a religião detem de uma parcela do poder político diretamente e quase todo o resto indiremente

Depende do país. Por exemplo, na Europa a religião manda quase NADA politicamente - com exceção da Irlanda, que eu me lembre. Muito mais do que efeito do comunismo, é efeito da Segunda Guerra. Vc tem uma guerra intensa, que devasta direta ou indiretamente a maior parte do continente. Aonde está Deus que permite uma coisa destas? Se vc pensa que é uma punição divina, tem que ser muito masoquista. Deus vai te punir de um jeito ou de outro, tá todo mundo no mesmo balaio, então que se dane. Se vc pensa que Deus não está nem aí, que é problema dos homens, então os homens passam a não estar nem aí com Deus. Vc pode ver muitos milagres individuais, mas eu não lembro de nenhum milagre coletivo, com 3 fontes fidedignas.

Quote:
diante de tantas desgraças vc acha q a religiao merece respeito? Ou respeito é só p/ qm tem????

Mesmo reconhecendo que a religião fé não seja necessariamente benéfica, acho que é um problema caso a caso. Como o dos traficantes que se convertem, de matadores que mudam de vida ouvindo pregação pública, de pessoas que poderiam muito bem estar por aí cometendo atrocidades mas são contidas pela religião/fé. Não dá pra dizer que a religião é necessariamente boa ou ruim, do ponto de vista individual. Ela pode inclusive ser um reforço para a pessoa enfrentar os obstáculos da vida.

Eu continuo com a visão de que o maior problema não é a religião em si, mas a falta de tolerância e de respeito das pessoas umas com as outras. É disto que partem guerras (religiosas ou não), 171, preconceitos, etc, etc.

[]'s
Alice
Falar de religião é difícil, eu acho que o que importa é a Fé, a Fé que cada pessoa tem naquilo que desejou seguir, na minha família por parte de pai quase todos os meus tios e tias são extremamente católicos, e já meu pai é umbandista, e um tio é uma mistura de crenças só, o que eu acho errado é o preconceito, a discriminação que eu vejo aqui, o modo que tratam meu pai pelo fato dele não ser católico, isso me revolta, revolta por que acho que cada um deve seguir aquilo que quiser, a doutrina que ele quiser, e que os outros deveriam respeitar a escolha da pessoa. Outra coisa que não suporto é aquelas pessoas que querem por que querem te 'trazer' pra religião deles, já sofri disso, minhas tias me obrigando a ir a missa, me confessar, essas coisas, sendo que pra mim isso não me fazia sentir bem, cresci ouvindo meu pai dizer que a amar e a rezar não se deve obrigar, ele nunca me obrigou a fazer parte da religião dele, hoje eu tenho meu tipo de fé, meu tipo de crença, e sou feliz com isso, me faz bem, não foi forçado. Creio que se cada um de nós ficássemos na nossa, sem julgar, apontar, falar o mundo seria um pouco melhor. Acho que no tempo que nós vivemos qualquer tipo de preconceito é ridículo. Wink
cparakawa
Alice wrote:
Falar de religião é difícil, eu acho que o que importa é a Fé, a Fé que cada pessoa tem naquilo que desejou seguir, na minha família por parte de pai quase todos os meus tios e tias são extremamente católicos, e já meu pai é umbandista, e um tio é uma mistura de crenças só, o que eu acho errado é o preconceito, a discriminação que eu vejo aqui, o modo que tratam meu pai pelo fato dele não ser católico, isso me revolta, revolta por que acho que cada um deve seguir aquilo que quiser, a doutrina que ele quiser, e que os outros deveriam respeitar a escolha da pessoa. Outra coisa que não suporto é aquelas pessoas que querem por que querem te 'trazer' pra religião deles, já sofri disso, minhas tias me obrigando a ir a missa, me confessar, essas coisas, sendo que pra mim isso não me fazia sentir bem, cresci ouvindo meu pai dizer que a amar e a rezar não se deve obrigar, ele nunca me obrigou a fazer parte da religião dele, hoje eu tenho meu tipo de fé, meu tipo de crença, e sou feliz com isso, me faz bem, não foi forçado. Creio que se cada um de nós ficássemos na nossa, sem julgar, apontar, falar o mundo seria um pouco melhor. Acho que no tempo que nós vivemos qualquer tipo de preconceito é ridículo. Wink

Muito legal que o seu pai não é autoritário e dono da verdade para dizer "o caminho que eu escolhi é o melhor, vc TEM que seguir o mesmo". Como já disse, nem precisa amar uns aos outros, se as pessoas se respeitarem já ia ser um passo enorme para a humanidade.
Alice
cparakawa wrote:
Alice wrote:

Muito legal que o seu pai não é autoritário e dono da verdade para dizer "o caminho que eu escolhi é o melhor, vc TEM que seguir o mesmo". Como já disse, nem precisa amar uns aos outros, se as pessoas se respeitarem já ia ser um passo enorme para a humanidade.

Sim, se todos se respeitassem, respeitassem o espaço de cada um, os limites, seria bem mais fácil de se conviver em sociedade, em harmonia!
franfig
Alice wrote:
cparakawa wrote:
Alice wrote:

Sim, se todos se respeitassem, respeitassem o espaço de cada um, os limites, seria bem mais fácil de se conviver em sociedade, em harmonia!

O mais importante é que todos queremos a mesma coisa, seja ateu, católico, evangélico, judeu: a paz interior e a busca da felicidade.
Alice
Com certeza! Wink
maybe
minha mãe me disse que nunca era para eu discutir religião, política e futebol...

AHUAHUAHUAHUAUH
D'Artagnan
maybe wrote:
minha mãe me disse que nunca era para eu discutir religião, política e futebol...

AHUAHUAHUAHUAUH

a minha também, e pra mim isso é lei Smile , agora fala isso para aquelas Testemunhas de Jeová q batem na sua porta em pleno domingo de manhã...
sem preconceito contra quem é Testemunhas de Jeová, a maioria das pessoas que participal dessa religião são muito boas, pelo menos as que eu conheço Razz

Agora, pessoal, vcs ja ouviram falar em cientologia e dianética?

Eu até tenho medo de falar nisso pq tem gente com a cabecinha fraca que cai na deles!

Eu conheci eles assistindo um episódio de South Park e continuei rindo até nao poder mais depois que li toda a história sobre a religião! Eu respeito e tolero a opção religiosa de cada um, mas tem coisas que beiram o ridículo.

e viva Xenu!
cparakawa
D'Artagnan wrote:
a minha também, e pra mim isso é lei Smile , agora fala isso para aquelas Testemunhas de Jeová q batem na sua porta em pleno domingo de manhã...
sem preconceito contra quem é Testemunhas de Jeová, a maioria das pessoas que participal dessa religião são muito boas, pelo menos as que eu conheço Razz

Acho que eu sou um dos poucos "sem noção" que gosta de discutir com Testemunhas de Jeová que batem na porta de casa. Very Happy

Pra mim indifere se a testemunha de Jeová é boa ou não. É muito interessante falar da história da Igreja deles, normalmente eles não sabem que são uma derivação dos adventistas do sétimo dia. E estes últimos são advindos de um "ser iluminado" que previu o fim do mundo 3 vezes no século XIX. Além disto, existe todo o apego ao velho testamento, o apego a tradições judaicas, etc, etc.

É muito difícil converter uma pessoa que tem fé em alguma religião/facção religiosa. Eu faço o melhor que posso para este tipo de pessoa: mostrar que a fé dele não é suficiente, que não tem compreensão ao menos razoável da Bíblia. Muitos podem achar sacanagem, mas é uma forma de fazer a pessoa cair na real se é cristão (ou judeu) de verdade, ou se é apenas uma pessoa que não faz nem idéia do que está falando. Eu forço a barra.

Os testemunhas de Jeová não gostam muito de mim. Ainda bem que eles não podem me excomungar ... Very Happy

Quanto ao South Park, pra mim o melhor episódio sobre o Cristianismo atual é o da luta de boxe entre Jesus x Satan.

[]'s
Alice
maybe wrote:

AHUAHUAHUAHUAUH

Meus pais dizem isso para mim. Realmente, é coisa que não se discute, sempre sai uma briguinha.
dbprodutor
religião pra mim é importante porque ela faz com que eu possa ver a vida de outra forma, ter esperança alem do conciente, é a religião que mantem o equilibrio do cosmo, é a linha que liga o bem e o mal e equilibra os dois
Vanilla
D'Artagnan wrote:

Eu já. É coisa de Roliúde, não está ao alcance de nós, pobres mortais. Razz Mas quando você vê pessoas como Tom Cruise, cada vez mais piradinho, óbvio que dá medo. Eu não mexo com isso não!

Um viva para o Flying Spaghetti Monster!
Alice
Vanilla wrote:
D'Artagnan wrote:

Eu já. É coisa de Roliúde, não está ao alcance de nós, pobres mortais. Razz Mas quando você vê pessoas como Tom Cruise, cada vez mais piradinho, óbvio que dá medo. Eu não mexo com isso não!

Acho que nunca ouvi falar sobre, mas pensando bem no que a Vanilla citou sobre o Tom Cruise acho que sei do que se trata. Bom talvez eu leia mais sobre, mas prefiro fica na minha, sou daquele tipo que "tenho um lado espiritual independente de religiões". rsrsrs, santo Orkut! Very Happy
PChesini
religiao vem de religare, ligar-se com deus,

isso é algo bom e até necessario, vc consigo mesmo , ouvindo sua voz interior e compreendendo o mundo a sua volta.

o q icar e afins fazem é foder com a cabeça do povo..
cparakawa
PChesini wrote:
religiao vem de religare, ligar-se com deus,

isso é algo bom e até necessario, vc consigo mesmo , ouvindo sua voz interior e compreendendo o mundo a sua volta.

o q icar e afins fazem é foder com a cabeça do povo..

Nao sei, deveria se separar os conceitos de instituições religiosas dogmáticas - religião, para muitos - e espiritualidade. A espiritualidade é pessoal. Nas instituições religiosas, vc segue o que os outros te dizem, por acreditar que são mais sábios. Existe "mercado" para ambos. Trilhar seu próprio caminho espiritual é mais livre, mas bem mais penoso. Seguir uma instituição não dá margem de manobra, mas exige menos esforço mental. Não acreditar em nada além do material lhe dá liberdade e não exige sacrifícios. A meu ver, é um dos grandes motivos que fazem pessoas sem problemas pessoais (financeiros, saúde, etc) preferirem o ateísmo ou seguir alguma crença de forma bem desleixada. Fator cultural influi bastante, óbvio.

Quanto à ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana), o Concílio Vaticano II deu uma abertura sem precedentes, o que "avacalhou" a Igreja em termos de linha de ação. João Paulo II e Bento XVI são os papas tentando voltar a ICAR aos trilhos de sempre. Já estava na profecia de Dom Bosco. Rolling Eyes

Não sei se ferram com a cabeça do povo. Eu ainda vejo como melhoria de vida, para um sujeito arruaceiro, que bebe, bate na família, etc, etc, entrar em qualquer igreja que seja, mesmo a mais picareta. Cada caso é um caso, é difícil generalizar quando se fala disto. Conheço casos de gente que entra na mesma igreja, para alguns é barca furada, para outros é realmente melhoria de vida. Trocando em miúdos, depende de quão lixo vc é, em relação a si mesmo e aos que o cercam.

[]'s
raptorsmc
Eu como sou ateu não vou nem falar sobre o assunto.
Acredito no bem e no mal...
Se aconteceu um assacinato foi porque alguém o executou de má fé e não porque estava indemoniado ou influênciado pelo kapeta Twisted Evil

Cada um acredita no que quiser e eu acredito no que vejo!
Abraço a todos
wilian32
Acho que a religião é uma coisa que une as pessoas e fazem elas acreditarem.. terem objetivos.
Sim, conseguimos ter objetivos sem ir para um igreja, para um centro unbanda, etc.. mas o fato de chegar na igreja e encontrar pessoas com as quais você pode conversar e dividir momentos.. isso é muit bom!

Ah. Só relembrando.. isso é uma questão de opinião, não quero ter a decepção de entrar aqui e ver quotes do meu comentário com "críticas não construtivas" em baico. Vamos respeitar uns aos outros e suas respectivas opiniões. Fiz questão de ler cada comentário e não quero ficar falando o certo ou errado aqui. Cada um tem sua opnião. Estou apenas mostrando meu ponto de vista!

Abraço.
ricardix
É bem fundamental.

independente de qual
rafael2112
raptorsmc wrote:
Eu como sou ateu não vou nem falar sobre o assunto.

Também sou, recomendo não falar isso para as pessoas alguns vão ficar chocados

Quote:
Trilhar seu próprio caminho espiritual é mais livre, mas bem mais penoso. Seguir uma instituição não dá margem de manobra, mas exige menos esforço mental

Realmente é mais dificil , talvez por esse motivo a religião está presente e mesmo abre algumas novas, Concordo plenamente aqueles que tem uma posição melhor(emocional é finaceira), acabam deixando de lado a religião em suas vida, mais não se tornan ateu assumidos isso vai contra a idéia da maioria.
maybe
Alice wrote:
maybe wrote:

AHUAHUAHUAHUAUH

Meus pais dizem isso para mim. Realmente, é coisa que não se discute, sempre sai uma briguinha.

hahahahah
sempre mesmo!
ainda bem que esfriou aqui, ufa! Smile