FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Descobertas seis estátuas de uma deusa faraônica em Luxor

PristonMaster
Uma equipe de arqueólogos egípcios e alemães descobriu seis estátuas de pedra da deusa faraônica da guerra, Sejmet, durante trabalhos de restauração no templo de Amenofis III, no oeste da cidade monumental de Luxor.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades (CSA), Zahi Hawas, disse hoje que a deusas - encontradas em uma câmara oculta do templo, situado na região de Kom al-Hitan, na margem oeste do Nilo - foram esculpidas em rocha escura e aparecem sentadas sobre um trono, segurando em sua mão esquerda a chave da vida, segundo um comunicado do CSA.

Hawas acrescentou que três das seis estátuas estão em ótimo estado de conservação e acrescentou que esta é a sétima câmara oculta encontrada pela equipe arqueológica conjunta desde que começaram os trabalhos de restauração do templo de Amenofis II, construído há mais de 3.400 anos.

O diretor da missão, Hourig Surouzian, assegurou que três das estátuas estão completas, enquanto a quarta ainda tem uma parte enterrada. Das outras duas, só foram encontradas algumas partes.

Surouzian acrescentou que os restos achados das duas últimas estátuas poderiam coincidir com as partes encontradas no ano passado pela mesma expedição.

Situado na margem ocidental do rio Nilo, próximo ao Vale dos Reis, o templo fúnebre de Amenofis III era composto por três pátios, uma galeria de colunas, um salão e um santuário, com uma extensão total de 500 metros.

Segundo a mitologia egípcia, Sejmet era a deusa guerreira enviada pelo Deus Ra para castigar os homens que deixavam de louvá-la. Era também anunciadora de epidemias e doenças, embora, ao mesmo tempo, ajudasse a curá-las.

Parece ser essa a razão pela qual Amenofisis III ordenou a construção de 600 estátuas da deusa, que foram colocadas no templo de Mut em Karnak - também em Luxor - para tentar curar-se de uma doença da qual morreu pouco tempo depois.
gilmariofgl
Sempre gostei de arqueologia e mitologia egípcia, elas maiores fontes de inspiração, graças ela Lara Croft ganhou vida.
Se tiver fontes de imagem das tais estatuas não deixe de postar
D'Artagnan
ouvi Luxor e me lembrei imediatamente de serious sam, "mó tezão aquele jogo"
Alice
Eu gostaria de ver as imagens também! ;D
Kashinilaya
Tem o link das imagens?
gilmariofgl
Acho que isso é tudo
Liques
gilmariofgl wrote:
Acho que é essa imagem

Ué será que eles já mandaram a escultura pra um museu? Seria sacanagem né. Confused

O egito é cheio de mistérios. ^^

Alguém já assistiu o novo filme Transformers? [Atenção: SPOILER ON] A parte em que mostra a maquina destruindo a piramide para descobrir a maquina foi muito interessante ^^. A gente sabe tão pouco sobre esse cultura que até isso faz sentido. [SPOILER OFF]

Falando em piramide, como será que eles a construiram com aquelas pedras gigantescas?
cparakawa
Liques wrote:
gilmariofgl wrote:
Acho que é essa imagem

Ué será que eles já mandaram a escultura pra um museu? Seria sacanagem né. Confused

O egito é cheio de mistérios. ^^

Alguém já assistiu o novo filme Transformers? [Atenção: SPOILER ON] A parte em que mostra a maquina destruindo a piramide para descobrir a maquina foi muito interessante ^^. A gente sabe tão pouco sobre esse cultura que até isso faz sentido. [SPOILER OFF]

Falando em piramide, como será que eles a construiram com aquelas pedras gigantescas?

Se foi que nem naquele filme podre de pouco tempo atrás ("alguma coisa" BC, acho), iria ser ridículo. Aliás, teorias malucas para construção das pirâmides é o que não falta. E a pirâmide não é feita com pedras gigantescas. Em uma -ou mais- pirâmides do vale dos reis, é possível ver que a pirâmide é formada por um amontoado de pedras, só a parte de fora recebe um revestimento especial. É mais ou menos como a madeira compensada. Obviamente, isto facilitou bastante o trabalho dos construtores.

[]'s
rafael2112
cparakawa wrote:

Se foi que nem naquele filme podre de pouco tempo atrás ("alguma coisa" BC, acho), iria ser ridículo. Aliás, teorias malucas para construção das pirâmides é o que não falta. E a pirâmide não é feita com pedras gigantescas. Em uma -ou mais- pirâmides do vale dos reis, é possível ver que a pirâmide é formada por um amontoado de pedras, só a parte de fora recebe um revestimento especial. É mais ou menos como a madeira compensada. Obviamente, isto facilitou bastante o trabalho dos construtores.

[]'s

O problema não é o tamanho e sim o peso, algumas se não me engano pesam mais de 10 toneladas, algumas foram retiradas a 70KM de distancia e transportadas pelo rio Nilo, (talvez um cargueiro de madeira Laughing ) o corte das pedras são bem simêtricos.
Mais também não vejo muito mistério pois eram cerca de 20 Mil trabalhadores (não eram escravos) e demoravam 20 anos para construir, nesse tempo todo dava pra resolver os problemas da baixa tecnologia da epóca.
Acho estranho que quando acham alguma coisa no Egito sempre é uma equime alemâ