FRIHOSTFORUMSFAQTOSBLOGSDIRECTORY
You are invited to Log in or Register a Frihost Account!

[Geral] A Antártida está encolhendo

bemreal
LONDRES - Primeiro a Groenlândia, depois a Antártida. Pesquisas mostram que as duas gigantescas capas de gelo estão encolhendo, informa o website da revista Nature, citando estudo que será publicado na Science. Segundo a principal autora do trabalho, Isabella Velicogna, da Universidade de Colorado em Boulder, "não há dúvida de que a Antártida está perdendo massa". Há duas semanas, a Science já havia publicado um estudo mostrando o derretimento das geleiras da Groenlândia.

Trabalhos anteriores haviam demonstrado que, enquanto as margens das geleiras vinham encolhendo, as regiões centrais ganhavam espessura, por conta das nevascas. O resultado da soma dos dois eventos ainda era incerto.

Para conseguir enxergar o quadro completo, a equipe de Velicogna usou dois satélites da Nasa conhecidos como Experimento de Recuperação de Gravidade e Clima ("Grace", na sigla em inglês). Em órbita, eles oferecem estimativas do campo gravitacional da Terra e da distribuição da massa do planeta. Tabulando dados da Antártida gerados pelos satélites entre 2002 e 2005, Velicogna calcula que o continente gelado perde de 72 a 232 quilômetros cúbicos de gelo ao ano. Isso representa uma elevação do nível dos oceanos de 0,4 milímetro.

---------

Não acho muito que a elevação das águas dos oceanos sejam o maior problema, claro, muitas pessoas vão perder o lugar onde vivem mas isso pode ser resolvido deslocando-se para outros lugares. Essa é a vantagem do ser humano: a de grande adaptação ao meio. No entanto, creio eu que o aquecimento global seja tema de desastre naturais e ondas de mortes humanas num futuro muito próximo. Mais que a elevação das águas é a energia de capaz de move-las. :p
gnomme
copy pasta.... Confused
Lviter
Às vezes acho que nós, seres humanos, deveríamos ser extintos mesmo da terra. Somos uma espécie de praga que está estragando o planeta. Até no espaço os satélites já estão espalhando lixo.

E o pior é que estamos destruindo nossa própria casa. Achamos que somos o centro de tudo, enquanto somos um nanomicro de poeira no Universo. Nós podemos pertubar o planeta, mas ele vai continuar existindo sem nós. Que estupidez! É um suicídio lento, ou nem tão lento assim mais, no ritmo que vamos...

A questão do aquecimento global e outras questões ecológicas são muito mais sérias do que apenas algumas pessoas se mudarem de lugar, meu amigo. Eu, pessoalmente moro bem perto do mar, mas não é só por isso que estou preocupada.

O equilíbro do planeta é algo muito delicado, que depende de muitas variáveis, você mexe com uma delas e há um efeito dominó no ecossistema. E a vida como nós a conhecemos... acaba.

E nada vai mudar se não mudarmos nossas atitudes.
O mundo evoluiu muito em tecnologia, mas em ética... muito pouco.
O nosso egoísmo está nos matando.

Desculpe o pessimismo...
Talvez ainda haja esperança...
Reply to topic    Frihost Forum Index -> Language Forums -> Portuguese

FRIHOST HOME | FAQ | TOS | ABOUT US | CONTACT US | SITE MAP
© 2005-2007 Frihost, forums powered by phpBB.