FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

[Geral] A Antártida está encolhendo

bemreal
LONDRES - Primeiro a Groenlândia, depois a Antártida. Pesquisas mostram que as duas gigantescas capas de gelo estão encolhendo, informa o website da revista Nature, citando estudo que será publicado na Science. Segundo a principal autora do trabalho, Isabella Velicogna, da Universidade de Colorado em Boulder, "não há dúvida de que a Antártida está perdendo massa". Há duas semanas, a Science já havia publicado um estudo mostrando o derretimento das geleiras da Groenlândia.

Trabalhos anteriores haviam demonstrado que, enquanto as margens das geleiras vinham encolhendo, as regiões centrais ganhavam espessura, por conta das nevascas. O resultado da soma dos dois eventos ainda era incerto.

Para conseguir enxergar o quadro completo, a equipe de Velicogna usou dois satélites da Nasa conhecidos como Experimento de Recuperação de Gravidade e Clima ("Grace", na sigla em inglês). Em órbita, eles oferecem estimativas do campo gravitacional da Terra e da distribuição da massa do planeta. Tabulando dados da Antártida gerados pelos satélites entre 2002 e 2005, Velicogna calcula que o continente gelado perde de 72 a 232 quilômetros cúbicos de gelo ao ano. Isso representa uma elevação do nível dos oceanos de 0,4 milímetro.

---------

Não acho muito que a elevação das águas dos oceanos sejam o maior problema, claro, muitas pessoas vão perder o lugar onde vivem mas isso pode ser resolvido deslocando-se para outros lugares. Essa é a vantagem do ser humano: a de grande adaptação ao meio. No entanto, creio eu que o aquecimento global seja tema de desastre naturais e ondas de mortes humanas num futuro muito próximo. Mais que a elevação das águas é a energia de capaz de move-las. :p
gnomme
copy pasta.... Confused
Lviter
Às vezes acho que nós, seres humanos, deveríamos ser extintos mesmo da terra. Somos uma espécie de praga que está estragando o planeta. Até no espaço os satélites já estão espalhando lixo.

E o pior é que estamos destruindo nossa própria casa. Achamos que somos o centro de tudo, enquanto somos um nanomicro de poeira no Universo. Nós podemos pertubar o planeta, mas ele vai continuar existindo sem nós. Que estupidez! É um suicídio lento, ou nem tão lento assim mais, no ritmo que vamos...

A questão do aquecimento global e outras questões ecológicas são muito mais sérias do que apenas algumas pessoas se mudarem de lugar, meu amigo. Eu, pessoalmente moro bem perto do mar, mas não é só por isso que estou preocupada.

O equilíbro do planeta é algo muito delicado, que depende de muitas variáveis, você mexe com uma delas e há um efeito dominó no ecossistema. E a vida como nós a conhecemos... acaba.

E nada vai mudar se não mudarmos nossas atitudes.
O mundo evoluiu muito em tecnologia, mas em ética... muito pouco.
O nosso egoísmo está nos matando.

Desculpe o pessimismo...
Talvez ainda haja esperança...
Propaga
Lviter wrote:
Às vezes acho que nós, seres humanos, deveríamos ser extintos mesmo da terra. Somos uma espécie de praga que está estragando o planeta. Até no espaço os satélites já estão espalhando lixo.

E o pior é que estamos destruindo nossa própria casa. Achamos que somos o centro de tudo, enquanto somos um nanomicro de poeira no Universo. Nós podemos pertubar o planeta, mas ele vai continuar existindo sem nós. Que estupidez! É um suicídio lento, ou nem tão lento assim mais, no ritmo que vamos...

A questão do aquecimento global e outras questões ecológicas são muito mais sérias do que apenas algumas pessoas se mudarem de lugar, meu amigo. Eu, pessoalmente moro bem perto do mar, mas não é só por isso que estou preocupada.

O equilíbro do planeta é algo muito delicado, que depende de muitas variáveis, você mexe com uma delas e há um efeito dominó no ecossistema. E a vida como nós a conhecemos... acaba.

E nada vai mudar se não mudarmos nossas atitudes.
O mundo evoluiu muito em tecnologia, mas em ética... muito pouco.
O nosso egoísmo está nos matando.

Desculpe o pessimismo...
Talvez ainda haja esperança...

Quem sabe até a esperança está com depressão!
cherry-pie
Não é pessimismo não é a realidade, nós somos um câncer, e ninguém faz nada pra mudar. Na real essas catástrofes que ocorrem se bobear até é bom, tinha que fazer mesmo uma limpa, matar metade da população pra ver se alguém se mexe!
D'Artagnan
Heil Cherry Oie my füher! O.o!
ricardo22
É complicado mesmo, se todo o gelo derreter a agua vai para algum lugar e isso é assustador, sem falar nos animais que vivem lá e tudo mais, o impacto seria muito forte.
cherry-pie
D'Artagnan wrote:
Heil Cherry Oie my füher! O.o!

mas é sério xD

ricardo22 wrote:
É complicado mesmo, se todo o gelo derreter a agua vai para algum lugar e isso é assustador, sem falar nos animais que vivem lá e tudo mais, o impacto seria muito forte.

mas os animais já taum morrendo! a única praga que não morre são os humanos xD
Da Rossa
cherry-pie wrote:
Não é pessimismo não é a realidade, nós somos um câncer, e ninguém faz nada pra mudar. Na real essas catástrofes que ocorrem se bobear até é bom, tinha que fazer mesmo uma limpa, matar metade da população pra ver se alguém se mexe!

Tem gente pregando isso.

Uns defendem que o ser humano deve adotar a cultura de não se reproduzir, até que, em 2100, a população humana seria de 1/5 da atual. Não concordo que seja uma boa ideia.
rafael2112
Não é derretimento que vai causar a invasão de costas, já que gelo ocupa o mesmo volume mas é o aumento da temperatura.
ricardo22
ja faz tempo que os pesquisadores vem acompanhando o "encolhimento" de muitos continentes, e realmente é foda!

mas fazer o que, nao encolhendo o RS já ta bom, o resto to nem ai hahaahaah
mikelll
A amazonia vem encolhendo faz tempo! como é possivel um país como o brasil permitir que isso aconteça!
duskray
Lviter, eu concordo com seu pensamento. Tenho isso em mente a muitos anos. Acho, sinceramente, que a espécie humana deveria ser extinta. É, como você já disse, uma praga que destroi tudo que vê para se auto beneficiar... eu queria nascer como qualquer outra espécie além da humana, não gosta das ações de nossa espécie. Crying or Very sad