FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

[Literatura] - Opiniões sobre livros que vocês leram.

Cassiowt
Abro esse espaço para colocarmos aqui opiniões sobre os livros que lemos.

Sugiro que coloquemos como assunto para cada resposta:

o nome do Livro - o Autor

Vamos lá contribuam para o crescimento da nossa cultura.

Abrços.
Cassiowt
Acabei de ler o Código Da Vinci, realmente o livro é muito instigante, com revelações surpreendentes, se forem verdadeiras.

A visão que o autor coloca sobre os dogmas da igreja são no mínimo muito preocupantes. Vale apena ler o livro para abrir a mente sobre as questões abordados por Dan Bornw.

No entanto achei o final do livro muito fraco, esperava um climax maior, principalmente por que todo o desenrolar do livro foi muito ágil, e o final monótono.
hive
Eu gostei muito do Código e inclusive agora estou lendo o Anjos e Demônios, que é muito bom também. Já lí o Fortaleza Digital que é o livrto onde o Dan Brown aborda a invasão da privacidade digital de maneira bastante interessante. No Fortaleza eu achei o final meio fraquinho mas recomendo o livro pois ele todo é excelente, menos o final que na minha opnião faltou um pouco de ousadia por falta do autor. Já o final do Código eu gostei, acho que deixou um pouco pra imaginação do leitor. Existem muitos livros sobre esse livro que é um fenômeno de vendas no mundo todo.

Outros livros que recomendo: Admirável Mundo Novo - Audous Huxley; 2001 - Uma Odisséia no Espaço - A. Clark; 1984 - George Orwel. São grandes clássicos que eu tenho de cabeceira...
sergio_ykz
Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada, Prostituida... de Kai Hermann

Este livro retrata a vida de uma jovem alemã, que sofreu problemas com drogas, onde apos a separação dos pais a menina decaiu por falta de apoio e/ou companhia de sua mãe que estava sempre trabalhando.

Quando a menina não tinha mais dinheiro para sustentar o vicio passou a se prostituir para obter suas drogas.

Este livro conta com detalhes a vida de um drogado, e tem um filme baseado nele e sua repercusão é tanta que há diversos blog inspirados nele.
Banco de Aulas
Um romance clássico em inglês ou traduzido que merece ser lido é "Orgulho e Preconceito" ("Pride and Prejudice") de Jane Austen.

Atualmente há uma nova versão em filme. Os personagens e as situações criados são atemporais. Elizabeth Bennett é uma mulher adiante de seu tempo, crítica, inteligente e cheia de personalidade.

Recomendo. Há também uma versão em minissérie da BBC muito boa!
Lviter
Me permitam discordar, mas não gostei de Código da Vinci...

Esperava um livro mais completo e bem escrito, mesmo para um
"best-seller".

Inicialmente, percebe-se que a principal intenção do autor era mesmo criar polêmica, antes de tudo. Sempre que se toca em assuntos como dogmas do Cristianismo, há muita publicidade gratuita.

Mas isso não impediria que o livro fosse um bom entretenimento.
Mas sinceramente, não acho mesmo que merecesse ter a repercussão que teve.

Os personagens são mal delineados e algumas situações são totalmente inverossímeis e ilógicas, mesmo para um livro em que não há essa proposta. Muitos detalhes e comportamentos soam muito estranhos para o século XXI.

Entretanto o pior detalhe foi que no meio do livro dá pra perceber toda a trama do autor e quem era o cabeça de todo o complô. Absolutamente previsível.

Dá pra ler... mas fiquei desapontada, depois do livro ser tão comentado.

P.S.: Parece que o autor e a editora estão sendo processados por plágio por dois autores que alegam ter escrito um livro em que toda a teoria do livro (não vou escrever qual é para não atrapalhar quem for ler) no qual estaria detalhada.
ofogao
Voce descreveu exatamente a visão que tive do livro, para mim ele pareceu pouco convincente. Não que a leitura não seja boa, mas pareceu um pouco falso. Já fortaleza digital(do mesmo autor) tinha la um assassino que matava as pessoas com muita facilidade, mas ... tirando isso a trama foi bem desenha . Gostei muito de ler.
D'Artagnan
ofogao wrote:
Voce descreveu exatamente a visão que tive do livro, para mim ele pareceu pouco convincente. Não que a leitura não seja boa, mas pareceu um pouco falso. Já fortaleza digital(do mesmo autor) tinha la um assassino que matava as pessoas com muita facilidade, mas ... tirando isso a trama foi bem desenha . Gostei muito de ler.

Agora que você falow que eu reparei como ele mata as pessoas facil e como ele morre rapido tb Razz

Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada, Prostituida... de Kai Hermann

Este livro retrata a vida de uma jovem alemã, que sofreu problemas com drogas, onde apos a separação dos pais a menina decaiu por falta de apoio e/ou companhia de sua mãe que estava sempre trabalhando.

Quando a menina não tinha mais dinheiro para sustentar o vicio passou a se prostituir para obter suas drogas.

Este livro conta com detalhes a vida de um drogado, e tem um filme baseado nele e sua repercusão é tanta que há diversos blog inspirados nele.

Quote:

é mas lembranças todo ano vendo essa p* de filme na escola, pra traumatisar as criancinhas....

Os três mosqueteiros ^^... classico o fim é umpouco tragico
pagear
Também NÃO gostei do Código. O conteúdo até pode ser razoável, mas, É MUITO MAL ESCRITO. Gostaria de lê-lo escrito pelo mestre Frederick Forsyth. O Dan Brown acabou com o livro.

Para quem não leu, cito como exemplo uma passagem onde ele narra que o personagem viaja de carro: ele diz a marca do carro, o modelo, o ano, a cor, etc... Desnecessário e enfadonho.

Eu recomendo, dentre outros, o pequeno "O Pastor" de Forsyth, e o divertidíssimo "O Coronel e o Lobisomem", de José Cândido de Carvalho.
mariohs
pagear wrote:
Para quem não leu, cito como exemplo uma passagem onde ele narra que o personagem viaja de carro: ele diz a marca do carro, o modelo, o ano, a cor, etc... Desnecessário e enfadonho.

Detalhar coisas e ambientes fazem parte do estilo de cada escritor. J. R. R. Tolkien, por exemplo foi eleito o escritor do século pela amazon.com, e se for ler seus livros, está rico em detalhes, além é claro de histórias fantásticas.
cparakawa
pagear wrote:

Hoje pode ser batido, daqui 100 anos pode ser um negócio inimaginável. Descrever a vida na Idade Média devia ser muito chato pro pessoal da época. Descrever a floresta amazônica para um índio de lá é chover no molhado tbm, mas pra quem nem sabe o que é clima tropical deve ser muito interessante. Não li o Código da Vinci, só vi o filme e não vi graça. Não sei se a versão em filme é decente comparada com o livro.
Tilibra
Acabei de ler o Gato de Botas.
Acabei de ler exatamente à uns 15 anos .... rsrsrsrsrsrsrsrs

Começei a ler a Arte de Invadir de Kevin Mitnick, mas ainda não acabei ... Sad

Recomendo pra quem trabalha com tecnologia de informação.

Abraço Very Happy
pagear
mariohs wrote:
pagear wrote:

Detalhar coisas e ambientes fazem parte do estilo de cada escritor. J. R. R. Tolkien, por exemplo foi eleito o escritor do século pela amazon.com, e se for ler seus livros, está rico em detalhes, além é claro de histórias fantásticas.

Concordo, mas no caso do Tolkien há a necessidade de apresentar ao leitor um universo, completamente, novo.

Penso que o talento de um escritor se revela no estilo de descrever ambientes e situações, mais do que na criação da história, propriamente. Lembremos, por exemplo, de como Jorge Amado consegue colocar o leitor nas ruas da Bahia, em poucas linhas.
glmagalhaes
Um livro realmente muito engraçado, mostra um universo de uma maneira bem interessante e com piadas inteligentes com situações absurdas, realmente vale muito apena ler e ainda é curtinho, e se gostar é só ler os outros livros da série.