FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!


Há 20 anos, surgia primeiro vírus de computador





Ice Tray
Há 20 anos, em janeiro de 1986, o primeiro vírus de computador foi descoberto. Chamava-se Brain e se propagava por meio de disquetes, uma forma mais lenta de se dissiminar, comparada à rapidez da internet.

Apesar do Brain ser o primeiro vírus a se ter conhecimento, ele não é considerado o primeiro código malicioso. A "honra" cabe ao vírus Elk Cloner, escrito por Richard Skrenta, que infectava máquinas Apple II.

Evolução


Vírus do setor de inicialização ("vírus de boot", no jargão) hoje estão extintos, mas tiveram um reinado que durou de 1986 a 1995. Já que a propagação era feita apenas por disquetes e de um computador para outro, níveis de infecção só se tornariam altos meses ou anos depois de seu lançamento.

Isso começou a mudar em 1995, com o desenvolvimento do vírus de macro, que explorava vulnerabilidades nos antigos sistemas operacionais Windows. Por cerca de quatro anos, os vírus de macro reinaram pelo mundo de TI e os prazos para propagação massiva diminuíram para um mês após a primeira detecção.


Quando o e-mail começou a ficar popular, porém, vermes que poderiam causar epidemias globais em questão de um dia logo surgiram. O mais notável - e também um dos primeiros - foi o Loveletter, ou ILOVEYOU, uma praga que fingia entregar uma carta de amor ao internauta. Antes de ser controlado, em 1999, o Loveletter causou prejuízos estimados em até nove bilhões de dólares, segundo a empresa de segurança mi2g.

Em 2001, o tempo de propagação diminuiu de um dia para uma hora com a chegada das pragas de rede, como o Blaster e o Sasser. Em uso até hoje, as técnicas empregadas nesses dois worms ainda são copiadas nas ameaças atuais.


Segundo a F-Secure, atualmente existem por volta de 150 mil vírus, mas o número continua a crescer rapidamente. As principais mudanças nesses últimos 20 anos não foram os métodos de infecção ou técnicas para enganar o internauta, mas sim o motivo pelo qual as pessoas começam a criar vírus.

Para a empresa finlandesa de segurança, a atividade perdeu o status de "hobby" para chegar às gangues criminosas internacionais em busca de ganho financeiro. E essa moda não parece ter um fim próximo.

Já o FBI (Federal Bureau of Investigation), nesta quinta-feira (19/01), afirmou que os crimes por computadores custaram 67,2 bilhões aos negócios norte-americanos, nos últimos 12 meses, sendo que os vírus e worms representam a principal fatia das perdas.

É Mikko Hypponen, chefe de pesquisas da F-Secure, que dá o tom do futuro. "Já encontramos até indícios de que os criadores de vírus estão de olho em laptops conectados a redes locais como próximo vetor de propagação. Seja qual for o próximo passo, será interessante ver que tipos de vírus estaremos combatendo pelos próximos vinte anos - pragas infectando casas inteiras, talvez?".

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/SegurancaInterna.aspx?GUID=C2EB1469-5AD0-49E9-998A-69F1C27449E8&ChannelID=21080105
miau
E hoje em dia nao dá para saber nem quantos sao!
Travis
miau wrote:
E hoje em dia nao dá para saber nem quantos sao!


huaehuaehuahuahu bah ...é mesmo hoje em dia tem cada vez mais neh
ta uma locura
interessante a materia

flww abraço Wink
asturmas
Bastante interesante!
Hoje em dia existem milhoes e milhoes de virus..
Gostei do artigo Wink
CMA
Post informativo, mas nao deixa de ser copy/paste de outro site. Não sei se os moderadores acham muita piada a isso.... Rolling Eyes Assim também eu ganho pontos fáceis.


(Sim, este meu post também não é exactamente util. Apaguem se quiserem.)
abmacedo
Existe muito $$$ dinheiro envolvido quando falamos em vírus, segurança da informação, ...
De um lado, o usuário que sofre os danos causados pelos programas nocivos: vírus, keyspy, worms, etc e do outro as empresas de desenvolvimento de softs antivírus, que lucram absurdos.
Os programas antivírus eram para ser distribuidos gratuitamente para que a Internet fosse menos insegura.
Raras excessões são os antivírus gratuitos, com um bom nível de proteção.
sergio91pt
deve haver mais de 1 milhao de virus na net
antivirus & firewall owns!
Related topics
Alckmin X Lula
"Intel apresenta microprocessador de quatro núcleos&quo
Aquecimento global? Mito ou realidade
Brasil e Portugal - Oque você sempre quiz saber??
Matemática Védica - Você conhece?
Alternativas de transporte urbano
Fumantes
Qual foi o seu primeiro computador ou notebook ?
Vestibular e Faculdade: O que faz, o que fará?
[GERAL] Censura na China
[HUMOR] Piadas
[notícias] Salário de garis: R$ 2.343 mensais
Benefícios do Incenso
Seu computador deu pau? Talvez ache a solução aqui.
Reply to topic    Frihost Forum Index -> Language Forums -> Portuguese

FRIHOST HOME | FAQ | TOS | ABOUT US | CONTACT US | SITE MAP
© 2005-2011 Frihost, forums powered by phpBB.