FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Open source - uma paixão

romano
Sou um apaixonado por programas open source.
Tenho muitos instalados no meu computador e muitos por mim ja testados.
Ainda não dei o salto para o linux (so dei um espreitadela) mas estou sempre atento a programas livres para windows.
Por isso pretendo criar um site onde as pessoas poderão procurar open source.
O site será algo deste tipo (ver o site em françês):
http://framasoft.net/
Procuro colaboradores para esta aventura.
Caso estejam interessados vejam aqui:
http://www.programaslivres.net/

Romano
gnomme
é sempre de louvar este tipo de iniciativas!! Rolling Eyes
dionet
Pois eu dei o salto para linux há poucos dias a 100%. Tinha o windows e o linux instalados e finalmente fartei-me do windows.
Travis
boa a iniciativa parabens
mas só uma duvida...isso é permitido na frihost ne???

abraços Wink
dionet
Se a pergunta for: é permitido fazer um site desses? a resposta é sim.
rafazamboni
parabens pela iniciativa...

infelismente eu não consegui deixar o windows de vez ainda... por enquanto estou com o windows e o Kurumin instalados no meu pc... tento utilizar o linux a maior parte do tempo.. mas utilizo programas que o emulador de win do linux não roda direito... =/
sergio_ykz
Excelente iniciativa?

Mas deixar o Windows de vez, sei não?

Programas tecnicos ainda não faceis de se encontrar no Linux.

Poucos desenvolvem aplicações comerciais para facilitar o uso das empresas (Banco, a Caixa Economica e a Receita) alem de programas bons para contabilidade, estoque entre outros.

Quanto a minha contribuição?

Você deve procurar bons arquivos no Planet Mirror ou no Source Forge, são excelente repositorios de arquivos open source.

Ahh,

Também sou desenvolvedor e posso participar sempre que quiser...

Falow[/url]
dionet
Tambem posso colaborar. Tenho experiencia com muitos programas open source.
romano
Quero apenas esclarecer que o "livres" a imagem de "framasoft" será um directório de programas open source a funcionar em windows. É claro que haverá um espaço dedicado ao linux.Mas o objectivo é criar um espaço de descoberta do open source para uma comunidade curiosa mas ainda não preparada para o grande salto.
Agredeço a disponibilidade das pessoas, penso em breve entrar em contacto com todas elas.
Obrigado
hofer
Voce ja experimentou o Open Office? Gostaria de saber como é.
romano
Experimentei e achei muito interessante.
Em termos de funcionalidades nada fica a dever ao microsoft office.
Os problemas surgem quando queremos exportar de um para o outro.Mas pelo o que ja li a versão 2.0 resolve quase todos os problemas ou seja é possivel transitar do formato proprio do open office para o formato microsoft sem grandes problemas.
Varias empresas usam o open office para poupar umas massas e com grande sucesso.Conheço algumas.
A versão 2.0 ja integra uma base de dados tipo access.Continua a não ter um equivalente do outlook no open office mas para isso também existe alternativas.
Se por outro lado apenas precisas de um editor de texto e mais nada então a recomendação é: abiword.
Open office é mais de que bom, é exelente.
sergio_ykz
O OpenOffice é muito bom, mas ainda poderia melhor.

Quanto a compatibilidade entre os dois programas, a planilha e o editor de texto são bem compativeis, apenas alguns recursos avançados podem causar erros e perda da formatação.

O pau só dá nas apresentações, ou seja, não dá para entrar nas correntes de distribuidores de PowerPoint com o OpenOffice.

"Louvados sejam os desenvolvedores do OpenOffice por isso."

Odeio estás porcarias que entopem nossa caixa de entreda.

A versão 2.0 possui excentes recursos como o de exportar para PDF, podendo o PDF final conter links e tudo mais.

Para quem distrui arquivos isto é perfeito.

Falow...
leandrow
Smile Aproveitando os temas em debate, deêm uma olhada neste artigo:

- http://info.abril.uol.com.br/aberto/infonews/122005/22122005-0.shl

Evil or Very Mad Aff... Acho ridículo gastar tanto dinheiro sendo que poderiam continuar usando o Open Office, pra mim isso é frescura dos deputados...

Se fosse o dinheiro deles né... Mas não, é o nosso..!
romano
Bem apanhado
Vai de encontro com aquilo que eu disse.
Será que eles não resolviam o problema se o formato (para além do programa) fossem o open office para todas as entidades governamentais e teria um efeito domino obrigando as outras entidades que se relacionam com eles a mudarem. Naturalmente que trabalhando com varios formatos a coisa por vezes dá problema. Quando uma empresa (ou organização) muda para open office o melhor é mudar todos os sectores.
Mas enfim o dinheiro não é deles....
s
eu nao entendo muito disso mas se algum amigo meu tokar no assunto eu indico ok?
sergio_ykz
O Problema no uso de software gratuitos como o OpenOffice e o caso dos deputados citado nem tanto tem a ver somente com a recusa dos usuarios, que não sabem opinar e apenas fazem o que sempre foram acostumados a fazer.

Para se migrar a um sistema novo deve haver treinamento previo das pessoas envolvidas, o que não foi o caso.

Não estou defendendo um bando de pessoas que ficam sentadas controlando nossas vidas, gastando nosso dinheiro e ainda ganhando para isso.

Estou defendendo os usuarios de grandes corporações que migram para sistemas OpenSource sem previo treinamento dos funcionarios, os quais estranham a mudança e saem espalhando o seguinte:

SISTEMAS OPEN SOURCE SÃO UMA PORCARIA

Porcaria são esta pessoas que mudam o feno do burro de lugar, e o pobre por não saber procurar MORRE DE FOME.

Não adianta criar sistemas open source e de graça se ninguem sabe usar.

Falow...
mariohs
Quanto ao primeiro ponto:
Não creio que abandonar o windows de vez seja uma solução, existem diversos aplicativos que rodam apenas em sistemas windows, sem contar uma infinidade de jogos (tá, tem o cedega, tem o wine) que rodam apenas em windows, e fazê-los rodar em linux ou dá muito trabalho, ou acaba não funcionando... portanto creio que manter os 2 sistemas operacionais seja uma boa solução.

Falando do OpenOffice:
Como dito aqui pelo pessoal, muito bom, robusto, compatibilidade quase perfeita... alguns devem conhecer, mas existe um projeto ainda em estudo de adotar um formato padrão odf para ser utilizado universalmente nos casos de documentos de propriedade (doc, xls, ppt). Por exemplo, é inaceitável alguma empresa me obrigar a ter microsoft office para poder abrir e ler um contrato emitido em formato doc. Mas vamos esperar.. quem sabe num futuro bem próximo...
asturmas
Sobre o linux:

Ainda n tenho o linux instalado mas penso instalar-lo brevemente mas deixalo de vez sera inpossivel..

Sobre o site:

Sera um directorio de programas gratuitos certo?
Se for isso pode contar por min a 200% sou fanatico por downloads!

Sobre o OpenOffice:

Ja o testei mas uso o office pk uso mtos ficheiros de outros pcs e ele n os abria..

Acho ke comentei tudo
Wink
romano
Concordo a 100% com o sergio_ykz.
Os grandes culpados são sobretudo o responsáveis informaticos das grandes empresas que na grande maioria das vezes vão sempre pelo caminho mais fácil para eles - microsoft.
asturmas
A micorft parece a lider do mercado mas vai deixar cada vex mais de ser..
sergio_ykz
romano wrote:
Concordo a 100% com o sergio_ykz.
Os grandes culpados são sobretudo o responsáveis informaticos das grandes empresas que na grande maioria das vezes vão sempre pelo caminho mais fácil para eles - microsoft.

Muitas empresas, inclusive a que trabalho usam aplicativos Microsoft pirateados. Sei o valor das multas, mas uma migração numa empresa de medio porte para aplicativos licensiados custaria cerca de US$ 25000.

Um pouco fora ainda. Estou ajudando no treinamento e desenvolvimento de soluções gratuitas mas não tem sido facil a migração.

Falow....
sergio91pt
Open source sao programas bons... mas sempre poderiam ser melhores

Open source vs software pago

O open source e free, mas o software pago e normalmente melhor em qualidade.

Windows XP vs Linux??

Windows XP owns, porque a maioria dos programas estao feitos para o windows, os jogos a mesma coisa, se fores a casa de amigos, cybercafes, aos pc das escolas/universidades etc... estao todos com o windows xp como sistema operativo principal.....

Mesmo assim é uma boa iniciativa Wink
sergio_ykz
sergio91pt wrote:

Windows XP vs Linux??

Windows XP owns, porque a maioria dos programas estao feitos para o windows, os jogos a mesma coisa, se fores a casa de amigos, cybercafes, aos pc das escolas/universidades etc... estao todos com o windows xp como sistema operativo principal.....

Ei aqui um bom exemplo de uma pessoa que nunca usou linux.
Não sabe o que é, nunca viu, e diz que num gosta.
É aquela criança que diz que salada e ruim e por isso nunca nem experimentou.

O pior é que o rapaz ainda nem honra o lindo nome que tem "Sergio".

Falow...
asturmas
Quote:

o software pago e normalmente melhor em qualidade.

Windows XP vs Linux??

N sei porque voce diz isso..
Ja viu as vantagens de usar linux Question ..
Uma pesquisa no google deve ajudar..

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&rls=RNWE%2CRNWE%3A2005-12%2CRNWE%3Aen&q=%22vantagens+de+usar+linux%22&meta=

Depois vem ca falar..

Cumps
romano
sergio91pt wrote:

Windows XP vs Linux??

Ja ouviu falar do firefox, do apache, do mambo,do linux, do bitorrent, do emule, do xvid, do openoffice, do 7zip, do python, do abiword, do phpbb (onde está neste momento)?
Eu podia ficar aqui o dia todo.
Alguma vez trabalhou em ambiente linux?
Experimente e depois falamos.
Astrolopitecos
gostei mt da ideia Smile
se precisarem de alguem pa colaborar nem k seja a nivel grafico eu ajudo no k poder Smile

fikem bem Cool
lufla
Sou usuario Linux a muitos anos. Posso garantir que nao deixa nada a desejar aos outros sistemas operacionais. Para os novatos eh ideal usar linux baseados no DEBIAN . Mais facil de instalar e de atualizar.

No brasil encontramos duas boas distros : O Kurumin (www.guiadohardware.net) que eh muito facil de instalar e pode-se rodar inclusive do CD, a outra eh o UBUNTU, www.ubuntu.org.br, tambem facil de instalar e cheio de recursos.

Aproveitem meus amigos. SEm traumas de ficar "devendo" pra ninguem
romano
Eu também uso por vezes linux más penso que existem ainda algumas bareiras para ultrapassar.
Se eu quiser trabalhar com uma ferramenta poderoso como o autocad como fazê-lo fora do windows?Existe uma ou outra solução (maioria comercial) más longe ainda do autocad
E sabemos que existem por vezes problemas de drivers. A minha primeira experiência no linux foi extramamente frustante, por o som e o modem a funcionar foi um autentico calvário.
Más concorde que tirando um ou outro programa de ambito profissional e pequenos problemas de drivers o linux é um sistema operativo faboloso e muito interessante.
O ubuntu é muito bom más ja agora o fedora é muito jeitoso e também fácil de actualizar.
É preciso publicitar o open source seja ele para linux ou windows
sergio_ykz
É interessante deixar bem claro que Linux não é mais um Sistema alternativo, já briga com sistemas tradicionais como Mac e Windows, em servidores High End (Servidores de Grande Porte) já é quase unanimidade, o suporte a hardware cresce a cada dia, porém sempre tem as companhias "I Love Microsoft" que só criam driver para Windows.

As empresas que criam games estam cada vez mas criando jogos usandoOpenGL que são mais facil de migrar de um sistema para outro, aproveitando que cada vez mais as companhias de placas aceleradoras de video melhoram o suporte OpenGL de suas placas. Destaque para a nVidia que com a serie GForce emplacou (na minha opiniao) o mehlor super OpenGL em placas aceleradoras.

Quanto aos jogos, temos diversos games de NOME rodando no linux, como o Quake e Return To Castle Wolfenstein.

Pena a AutoDesk não estar invertindo no linux ainda, o que é uma pena.

Pois o AutoCAD teria o maior desempenho em Estações RISC como Alpha e Macintosh.
dionet
asturmas wrote:
Quote:

Windows XP vs Linux??

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&rls=RNWE%2CRNWE%3A2005-12%2CRNWE%3Aen&q=%22vantagens+de+usar+linux%22&meta=

Depois vem ca falar..

Cumps

Uau! o frihost é tão popular que a página ficou em 2º lugar na pesquisa...
sergio_ykz
dionet wrote:
asturmas wrote:
Quote:

Windows XP vs Linux??

Depois vem ca falar..

Cumps

Uau! o frihost é tão popular que a página ficou em 2º lugar na pesquisa...

So atualizando, já é primeiro...
guibr
Eu gostaria de usar somente linux mas num da ainda pra mim.
Pra quem quer programas open tem um bm site: www.sourceforge.net
vlw
DeviantDragon
Linux pwns Windows!

No entanto o windows é tão essencial como o Linux, isto não se trata duma guerra mas sim do que covém mais ao utilizador.

Se eu fosse um utilizador n00b que me limito ao que me é oferecido, eu escolheria Windows, pois o Linux não é muito apelativo para utilizadores comuns.

Como não sou, uso o Linux, k é muito mais versátil, já para não falar que posso contribuir para o seu melhoramento.
Lviter
Estou experimentando os softwares abertos e livres e estou gostando. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

Quando ouvia falar em Linux, achava que seria algo muito complicado para um usuário comum, como eu. Aí fiz um curso em computadores com plataforma Linux e não vi muita diferença para o Windows.

Ainda não tenho o Linux instalado, mas pretendo fazê-lo.

Estou usando programas livres como NVU, editor para web, GIMP, editor de imagem, além de outros e não tenho do que reclamar.

Outra vantagem é que eles são uma grande solução para os órgãos governamentais e para a inclusão digital no Brasil, especialmente na Educação, devido ao seu custo zero e ao próprio conceito de abertura e liberdade.

Acho também que falta mais treinamento e, principalmente divulgação
para a utilização de software livre crescer. Talvez porque faltem mais voluntários.

Por isso a construção deste site só pode ser aplaudida.

Posso colaborar com traduções do inglês...
DeviantDragon
Pah na minha opinião o software livre é muito bom em quase tudo mas a opção do governo brasileiro em usar software livre é muito errada!

O software livre está sujeito a inúmeros bug e exploits como falhas de segurança e pode tornar-se numa faca de dois gumes.

As empresas (i.e. Governo Brasileiro) deviam optar por software pago, já que a resposabilidade em caso de problemas é da empresa que o desenvolve, e já no software livre não podem por a culpa na comunidade nem exigir fixes...
sergio_ykz
DeviantDragon wrote:
Pah na minha opinião o software livre é muito bom em quase tudo mas a opção do governo brasileiro em usar software livre é muito errada!

O software livre está sujeito a inúmeros bug e exploits como falhas de segurança e pode tornar-se numa faca de dois gumes.

As empresas (i.e. Governo Brasileiro) deviam optar por software pago, já que a resposabilidade em caso de problemas é da empresa que o desenvolve, e já no software livre não podem por a culpa na comunidade nem exigir fixes...

Sua opinião está totalmente equivocada, você não ve quantas falhas o Windows + Acrobat + Java Machine + Norton AV + o Caralho tiveram...

Quando a gente fala em Linux generaliza, mas vejam quantas falhas o MySQL teve no ultimo ano, o Apache, o PHP...

Compara quantos Patches do Kernel tivemos e quantas falhas criticas (so falhas criticas) do Windows XP nos tivemos.

E pra quem não o que quer dizer XP vai-la...

eXtremely Patched!!!
DeviantDragon
Concordo plenamente mas não estamos a falar desse tipo de aplicações, estamos a falar de aplicações usuais como é o caso de firewalls clientes de e-mail etc...

No caso do linux até por pouco que aconteça pode nunca ter correcção, enquanto a microsoft manda logo um patch que reformula o windows todo se fôr preciso.

Eu como utilizador prefiro o Linux, mas a realidade é que o Windows é (e deve ser pelas razões que já disse) preferido por maior parte das empresas.

Ex. Você gere um banco no qual são transaccionados milhões por dia através do sistema informático. Você iria colocar o seu sistema nas mãos da comunidade? eu pensava duas vezes...

E acredite que sei do que falo pois sou programador por pura diversão e trabalho em projectos opensource.
romano
É claro que determinados softwares usados em bancos não podem ser open source. Os requisitos de segurança são tal maneira elevados que o codigo não pode ser publico. Estamos todos de acordo. É uma questão de bom senso
Más qual o problema em usar o open office em vez do office?
Qual o problema em usar pdfcreator (fantastica ferramenta) em vez do acrobat
Qual o problema em usar o 7zip em vez do winzip?
Qual o problema em usar o gcompris nas escolas em vez do programas didacticos carissimos?
Qual o problema de usar o dia em vez do visio da microsoft?
qual o problema em usar filezilla em vez do cuteftp
E para acabar qual o problema em usar o fantastico firefox em vez do horrível iunternet explorer (esse sim cheio de problemas)
A lista nunca mais acabava, podia ficar aqui uma eternidade.
Todas estas ferramentas são usadas profissionalmente. Eu uso e colocaria todos eles num banco .
E ja agora... nunca tive problemas como os programas acima referidos.
sergio_ykz
Mais uma vez digo que está equivocado...

Quem tem sistemas como você informou de Banco de Dados não pode ficar reiniciando para instalar uma correção de um aplicativo.

No Linux você só reinicia o sistema por problema de hardware ou atualização do kernel.

No Windows a cada atualização você tem que reiniciar o sistema.
Bockman
Esta discussão não vai ter fim, meus amigos.

Gostaria só de vos lembrar que um S.O. baseado em Linux não é necessáriamente um software grátis. Mais ainda, software livre NÃO quer dizer software grátis.

Eu trabalho como Administrador de Redes numa empresa e neste momento utilizo uma rede totalmente baseada em Windows (windows 2003 server + Windows XP Professional). A escolha deve-se principalmente ao facto dos utilizadores finais apenas conhecerem o sistema Windows e devido à maior facilidade de gestão de domínio em Windows (que se tem transformado num SO mto melhor com o tempo).
Isto não implica que não possam coexistir sistemas baseados em Linux e sistemas Windows. Estou a pensar adquirir um mail server para a empresa e estive a ponderar as hipóteses, tendo averiguado sistemas de várias empresas.
Não sei se já ponderaram os custos associados à instalação de um sistema Windows 2003 Server + Exchange 2005 (com licenças do software mais licenças de acesso de utilizador (CAL's)). Fica caro... mto caro...

Foi nesta altura que comecei a procurar outras alternativas e encontrei uma solução que satisfaz todas as minhas necessidades por um preço muito inferior e com estabilidade reconhecida.

Por exempo, estes sistemas baseados em Linux (não é grátis!!) que eu achei, acabam por ser os que mais aconselhei para aquisição na empresa:

SUSE Linux Enterprise Server 9

Open-Xchange Server 5

Question Porque ficou a Microsoft com tão grande quota do mercado?

Exclamation Penso que a maior fatia de utilizadores de sistemas microsoft se devem ao facto deste S.O ser fácilmente pirateado e de ter sido o mais user-friendly até ao momento (existem já algumas shell's de Linux que tornam a sua utilização tão fácil como o windows, mas o linux ainda tem aquela conotação (que lhe era merecida à uns anos)).
Dado que o Windows foi/é fácilmente pirateado ao longo dos anos (e eu diria que eles também não se preocupam mto em impedir estas piratarias), a maioria esmagadora das pessoas tem o Windows pirata em casa e é o SO que utiliza por defeito. a Microsoft também não parece muito interessada em apanhar estes piratas, focando-se apenas no mercado empresarial. Aqui, as empresas são quase forçosamente obrigadas a comprar as licenças da Microsoft, uma vez que 99% dos seus funcionários apenas tem conhecimentos de Windows (que aprendeu em casa com o software pirata Wink )
Tal como no caso da minha, a maioria das empresas apenas pensa em software não-Microsoft quando se trata de equipamentos de backbone. Tudo o que seja software para cliente é quase sempre Windows, por forma a não obstruir o funcionamento do utilizador final.

Be Well Cool
sergio_ykz
Muitas pessoas que lutam por softwares livres atacam a imagem da Microsoft (inclusive assim Micro$oft), porém acho que de forma errada.

A MS começou no final dos anos 70 e começo dos 80 com um pequeno compilador Basic, e ao longo dos anos investiu em coisas que os outros simplesmente creram ser bobagem, como o Mouse.

Como dizia o profeta, "Nada se cria, tudo se copia", o Windows foi uma melhoria a sistemas já existentes na época (X e Mac).

Devido ao fato de ele ter criado um software simples para o usuario final, suas preocupação com segurança não eram problema, eis ai os bug e defeitos que todo mundo fala.

Com o avanço da internet e o Windows sendo o OS mais facil de usar a MS se tornou lider inevitavel no ramo de softwares (ela ditou os padroes).

Hoje em dia, voltando ao mercado mundial a MS ta criando padroes abertos (o Office 12 tera formato de documentos aberto e já foram submetidos para serem padroes de documentos assim como o PDF) e a biblioteca MFC é de codigo livre...

Diversos linux são soluções pagas como você falou, inclusive o investimento em certos sistemas corporativos torna-o as vezes um pouco mais caro que o Windows em uma implantação.

Técnicos em Linux são mais bem pagos que tecnicos em Windows, não que Windows seja mais simples ele é mais amigavel.

Na rede da minha empresa todos os micros usam um IP valido/externo de classe 200.*, e muitos firewall simplesmente bloqueiam o trafego na rede. O Panda 2006 simplesmente torna a rede incomunicavel, mesmo instalado em apenas um PC.

Acredito que os dois sistemas tenham suas vantagens e desvantagens, porem o Linux é mais adaptavel, completo e seguro por ter seu codigo aberto.

No Caso do Firewall do Panda, seria simples de descobrir a causa do bloqueio na rede se fosse codigo aberto e melhor documentado.

E sim, você tem razão, está é uma discussão sem fim...
mariohs
Estou revivendo este tópico, motivos explicados neste tópico.

merrik wrote:
um site de programas open que eu gosto é o www.sourceforge.net que conta com 136,838 projetos e 1,459,320 usuarios.
Mas gnomme, acho que esse site não é de programas opensource não, são softwares freeware onde tem uma diferença, nos softwares freeware você não tem acesso ao código do programa e não pode modifica-lo e nos opensource você pode, e programas opensource com linçensa GNU podem ser vendidos (desde que quando você adquira o software possa conseguir o código junto) os freewares não.
merrik
DeviantDragon wrote:

Além de como já disseram a visam desse cara estar errada, o governo federal economizou alguns milhões de reais usando software livre, a veja fez um ataque ao uso do governo federal de softwares livres e na edição seguinte ela teve que pedir desculpas esclarecendo que foi uma "boa empreitada" mas infelizmente a reportagem de ataque levou umas duas páginas e o pedido de desculpa ficou na parte de cartas e deu no maximo cinco linha de uma coluna das duas que tinha na página - vo procurar a revista para postar melhor -

<atualização>

Veja - edição 1956 / ano 39 / nº 19 / 17 de maio de 2006 / pág 68(caso alguem queira ler a reportagem, se tiver a resvista : P)
"Opção de Lula pelo software livre atrasa o pais"
A revista diz que "O grátis saiu mais caro, ao insistir no software livre, o governo deixa de melhorar os serviços eletrônicos aos cidadões e desperdiça dinheiro" a revista alega que o Brasil já foi a quatro anos atrás "a elite mundial" onde brasileiros iam dar palestras no exterior e demonstrar os progressos no país e que depois que o governo Lula chegou ao poder o nosso pais "caiu dezenove colocações no ranking das Nações Unidas que avalia o uso da informática pelos governos" a revista também atribui a migração "a oposoção ao softwares fechados" como a Microsoft e que isso é "uma bandeira do PT a posição está baseada ... na desconfiança ideológica que o partido nutre em relação às grandes corporações capitalistas" a revista também diz que a migração resultou em total frustação e no não avanço tecnologico do país que "nem sempre o software livre é pior que o comercial, mas sua adoção pelo governo brasileiro revelou-se insuficiente, os técnicos ... vão substituir por software livre os programas que funcionavam com perfeição mas estavam sendo rejeitados apenas porque operavam em Windows" e que "fabricantes de urnas eletrônicas em São Paulo, tinham planos de exportar a tecnologia para varios paises vizinhos" mas que o governo acabou com as expectativas das empresas ao emprestar urnas "só para o Paraguai foram emprestadas 15000 urnas para as eleições de 2005 e 2006" e que outra empresa "deixou de vender softwares de compras públicas on-line para a Bolivia porque Lula, em seu primeiro ano de poder, resolveu oferecer ao pais, de graça, um programa com a mesma função"

Podem ver que a revista escreve "nem sempre o software livre é pior que o comercial" forçando a impresão de que todos os softwares livres são ruins, diz que a integração do banco de dados fracasou coisa que nunca funcionou como exemplo pensei no Detran e nas multas, aqui no sul paulista vinham corriam levavam multa e não pagavam, a mais ou menos um ano a multa começou a ser mandada para São Paulo algumas poucas opniões que tem na revistas foram todas de proprietarios de empresas de softwares fechados em momento algum foi pronunciado GNU/Linux apenas SO livre e algumas 5 ou 6 vezes se le Windows ou Microsoft e em momentam algum eles se lembraram em citar que o governo americano usa GNU/Linux, bem uma imagem totalmente contorcida para denegrir a imagem do software livre.

Veja - edição 1957 / ano 39 / nº 20 / 24 de maio de 2006 / pág 31
Veja wrote:
Com relação à matéria "O grátis saiu mais caro", gostariamos de esclarecer que o software livre é uma opção estrátegica do governo federal por reduzir custos, ampliar concorrência, gerar empregos e desenvolver o conhecimento e a inteligência do Brasil nessa área. Esclarecemos que, somente com o serviço Federal de Processamente de dados (Serpro), citado no texto, obtivemos redução de custos de cerca de 14,8 milhões de reais ao implementar o software livre, que exigiu investimento em serviços e treinamento de apenas 396000 reais. As vagas abertas para o concurso público nos últimos anos tiveram o objetivo de atender às variasáreas de atuação, desde desenvolvimento de sistemas, área de rede, datacenter, administrativa até software livre, para citar algumas. O desenvolvimento dos padrões e-PING adotados pelo governo para a troca digital de dados e informações possibilitou importantes avanços na comunicação entre bases de dados oficiais. No caso do imposto de renda, a opção por torná-lo multiplataforma faz parte da estratégia do governo de adotar soluções universais - melhor ainda se forem mais econômicas. A respeito da suposta "utilização pelo governo Lula das conquistas eletrônicas da administração anterior", temos a informar que o consorcio Vesta/Unisys teve seu contrato rescindido pelo governo federal no dia 20 de dezembro de 2002, no apagar das luzes da antiga administração

</atualização>
cparakawa
Acreditar na Veja e na Folha de Sao Paulo eh fim de carreira, pode enterrar o cerebro ... Mad
mariohs
cparakawa wrote:
Acreditar na Veja e na Folha de Sao Paulo eh fim de carreira, pode enterrar o cerebro ... Mad

Cuidado com o que diz, pois muitos podem ser leitores da Folha e da Veja (eu particularmente não sou) e se sentirem ofendidos. Afinal, a opinião sobre a qualidade das reportagens mostradas nestes meios é sua, e você não pode generalizar. Podem existir reportagens boas, reportagens ruins, baboseiras, mentiras, etc, mas não se pode ofender os leitores desses meios dessa maneira. Não vamos alongar o assunto para não desviar o propósito do tópico. Fique a vontade para abrir um tópico para tal discussão Wink
cparakawa
mariohs wrote:
cparakawa wrote:

Cuidado com o que diz, pois muitos podem ser leitores da Folha e da Veja (eu particularmente não sou) e se sentirem ofendidos. Afinal, a opinião sobre a qualidade das reportagens mostradas nestes meios é sua, e você não pode generalizar. Podem existir reportagens boas, reportagens ruins, baboseiras, mentiras, etc, mas não se pode ofender os leitores desses meios dessa maneira. Não vamos alongar o assunto para não desviar o propósito do tópico. Fique a vontade para abrir um tópico para tal discussão Wink

Eh, ficou ofensivo mesmo. Peco desculpas a quem eu tenha ofendido. Soh que quem leh o material das duas empresas sem censo critico e acha que sao fontes isentas, eh refem da midia. Expressando-me melhor, toda fonte de noticias eh tendenciosa, quando vc passa alguma informacao vc acaba distorcendo-a (ruido) de acordo com o que vc pensa ou seus interesses. O que me deixa mais p*t* eh que estas empresas tentam passar a imagem de isencao enquanto sao altamente manipulativas.

Deixa o off-topic pra lah. Cool