FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

O portuques - galego

Jimi_Hendrix
Ola son español, e von ir a facer un curso a portugal, keria saber si falando en galego me entendereis alí, porque creo que os dous idiomas son moi parecidos, un saludo a todos
sandmanxyz
isto tamen me interesaba a min,pois son galego o igual q o meu compañeiro.
Entendedesnos algo?? Unha aperta irmans portugueses.
vdugv4
Eu entendo porque fui muitas vezes a espanha... mas n interessa nada... eu penso que conseguimos entender muito bem o vosso galego... cumprimentos...
PS: vosotros entendien o que yo digo?
Jimi_Hendrix
eu entendo perfectamente o que me dis, e eso que tampoco son galego, pero teño unha nocion de falarlo. Gracias pola vosa contestacion
Amsilva
Por mim, podem escrever em Galego, pois entendo bem o que dizeis.

Não tinha ideia que os Galegos também se sentiam um bocadinho portugueses Rolling Eyes Rolling Eyes Pensava que olhavam para nós como os restantes espanhóis... principalmente aqueles que colocam cartazes nas lojas a dizer "cuidado com os portugueses", que é como quem diz "cuidado com os ladrões"... enfim, nem todos são iguais cá e pelos vistos aí também nem todos são da mesma laia!

Um abraço a todos os galegos que queiram se juntar a este fórum! Sejam bem vindos!!

P.S - Eu nem tenho razões de queixa dos Espanhóis.... já fiz Erasmus no País Basco durante um ano, e gostei muito da hospitalidade das gentes de lá... do Norte de Espanha, quero eu dizer. Também partilhei casa com um Galego de Puente Vedra e guardo dele uma boa imagem. Um saludo para el!
Hasta luego!
hofer
Eu compreendo perfeitamente. Mas cuidado com os falso cognatos, lol.

Prefiro o dreamweaver desde que comecei a utilizá-lo. Acho mais completo que o frontpage e, em alguns aspectos mais fácil de utilizar.
Quem sabe um pouquinho de inglês aprende muitas coisas com ele de html, ara implementação de um sistema de portaontpage é possível programar e criar o mambo. Com o Mambo não fazes o Frontpaalmente a amsilva que prima pelas respostas completas e esclarecedores.
Fiz a minh5 12:22 pm Post subject:
praticamente o dreamweaver e o frontpage fazem a msm coisa a unica diferença e q o dreamweaver tem mais coisas, mais um monte de parafernalhas q o frontpage nao tem
sergio_ykz
Pero no, dio comprendo uste???

Heh Heh Heh

O Portunhol é muito bom para entrar em algumas frias (frias e não geladas tá, e não to falando das gauchinhas no inverno)?

Cuidado com as palavras parecidas...
gnomme
pois...é parecido...até se entende....
Jimi_Hendrix
Ten que haber bon rollo entre os veciños. En realidad a xente normal aprecia os portugueses porque e o pais europeo mais afin con nos e co estilo de vida mais parecido a o noso
asturmas
E bastante interesante termos espanhois no forum portugues!
E percebe-ce perfeitamente o que eles dizem!
bye Wink
PristonMaster
eu q falo o portugues do brasil fica assim :p :

portugues brasil>portugues portugal>galego portugues>ingles>espanhol xD

espanhol n entendo qse nada

entre espanhol e galego compreendo melhor o galego^^
dandara
Olá portugueses e espanhóis, que bom encontrá-los neste fórum de língua portuguesa!
Sou do Brasil e gostaria de tirar umas dúvidas: Há mesmo certa "rivalidade" entre os espanhóis do norte e do sul (creio, catalãos), como se dá isso e por quê? Existem certas "rivalidades" entre portugueses e espanhóis?
Aqui no Brasil temos cisma com os argentinos, nós os consideramos metidos, como exemplo há o Maradona querendo o lugar do Pelé como Rei do Futebol e até desdenhando-o, mas isso se dá até certo ponto, no contato direto não somos assim, tratamos a todos muito bem. O povo brasileiro em geral é muito receptivo.
Petsecia
Entender até que dá tranquilo. Mas escrever em ´galego eu não me arrisco não. risos
D'Artagnan
já que o topico foi ressucitado Wink

ainda tem algum galego que frequenta o forum?
cparakawa
Espanhóis tem muitas rixas entre si. Portugal foi criado em "bloco" e é um país bem menor, e existem várias desavenças regionais. Imagine a Espanha, que foi criada de um amontoado de reinos. Eu convivi um tempo com um catalão, as reclamações maiores são com o governo central (Madrid). A Catalunha e o País Basco são financiadores líquidos do governo espanhol por serem regiões mais ricas, fora a repressão à cultura local durante os 40 anos de ditadura do Franco. E eu não consigo entender catalão, é uma mistura de espanhol, francês e alguma outra coisa, aparentemente.
Kashinilaya
Que surpresa esse Post! Foi "reaberto" após dois anos... Serve para confirmar que o Frihost também é cultura!

Como outros, fiquei curioso em saber se os galegos ainda estão por aqui. Até que dá para compreender o que escrevem.
sergio_ykz
Cara, agora me veio algo...

Tenho um amigo argentino (que nasceu no Paraguai) que não consegue fazer perguntas.

Quando o pessoal demora responder, ele solta:

"Não sei se entendeu, mas eu fiz una pergunta?"

Ae o pessoal sempre olha estranho, e ele continua...

"Digo isso porque soi argentino e as vezes as pessoas não me compreendem..."

Como conheço ele faz bastante tempo, e ambos somos tecnicos, as vezes é legal ver ele explicando assuntos de eletronica (que não é bem minha praia) em portunhol... é um sarro!!!
cparakawa
sergio_ykz wrote:
Cara, agora me veio algo...

Tenho um amigo argentino (que nasceu no Paraguai) que não consegue fazer perguntas.

Quando o pessoal demora responder, ele solta:

"Não sei se entendeu, mas eu fiz una pergunta?"

Ae o pessoal sempre olha estranho, e ele continua...

"Digo isso porque soi argentino e as vezes as pessoas não me compreendem..."

Como conheço ele faz bastante tempo, e ambos somos tecnicos, as vezes é legal ver ele explicando assuntos de eletronica (que não é bem minha praia) em portunhol... é um sarro!!!

Estranho ele não conseguir fazer perguntas. Ele pode usar "muletas", como adicionar "hein?" ao final da frase - não sei se vá funcionar em qualquer lugar. Ou adicionar "o que vc acha?" ao final da frase, bem direto e eficiente.

É que nem brasileiro fazendo pergunta em inglês, põe entonação aonde não precisa. Se bem que eu já ouvi dizer que em alguns locais dos Estados Unidos é "comum", devido à grande influência de latinos.

[]'s
sergio_ykz
O pessoal até costuma entender que é uma pergunta, mas enquanto pensam na resposta e demoram responder, ele se antecipa. É bem engraçado e meio contrangedor as vezes.
cparakawa
Fala pra ele arranjar uma placa com um "?" gigante, aí ele faz a pergunta e mostra a placa. Aí sim vai ser ridículo e constrangedor, mas não vai dar pra dizer que a pessoa não entendeu que é uma pergunta ... Razz