FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Morar sozinho

Deline
Dei uma pesquisada aqui no fórum e vi que ninguém ainda havia comentado sobre esse assunto.

Bom, com certeza muita gente por aqui já teve que mudar de cidade para estudar ou trabalhar. No meu caso, eu vim para São Paulo para estudar e acabei conseguindo emprego aqui. Agora, estou igual uma doida atrás de apartamentos para alugar, contando a grana das despesas e sofrendo porque né, dinheiro de aluguel é dinheiro jogado fora.

Estou procurando um lugar com mais dois primos por aqui, e pesquisamos bastante tanto para tentar comprar, quanto para alugar algo mais em conta na cidade. Fogo, né? SP não existe lugar barato...

Mas e aí, quem aí já morou/ mora sozinho em outra cidade? Como é? Smile
Vanilla
Quando eu precisei sair de casa, eu gostava muito do esquema "casa de família". Geralmente em cidades que tem muitos estudantes, algumas pessoas alugam quartos vagos da própria casa pros alunos perdidos. Quando fiz minha primeira pós, fiquei numa casa de família. Tirando itens pessoais (roupa de cama e toalhas), eu tinha acesso a tudo na casa. Como eu estava procurando um lugar pra ficar sozinha, compensava mais esse esquema porque a casa já tava montada e eu tinha um quarto só pra mim, com internet e TV a cabo. Imagina se uma estudante dura ia ter acesso a tudo isso? Eu pagava 450 reais por mês (aí estavam incluídos valores de água, luz, internet etc) e pra mim era um negócio da China. Mas confesso que essa situação só funcionou pra mim porque era temporária. Chega uma hora que você sente falta de ter um canto só seu e a liberdade que isso pode te proporcionar. Smile
Deline
Vanilla wrote:
Quando eu precisei sair de casa, eu gostava muito do esquema "casa de família". Geralmente em cidades que tem muitos estudantes, algumas pessoas alugam quartos vagos da própria casa pros alunos perdidos. Quando fiz minha primeira pós, fiquei numa casa de família. Tirando itens pessoais (roupa de cama e toalhas), eu tinha acesso a tudo na casa. Como eu estava procurando um lugar pra ficar sozinha, compensava mais esse esquema porque a casa já tava montada e eu tinha um quarto só pra mim, com internet e TV a cabo. Imagina se uma estudante dura ia ter acesso a tudo isso? Eu pagava 450 reais por mês (aí estavam incluídos valores de água, luz, internet etc) e pra mim era um negócio da China. Mas confesso que essa situação só funcionou pra mim porque era temporária. Chega uma hora que você sente falta de ter um canto só seu e a liberdade que isso pode te proporcionar. Smile

Pior que é! Passei os 3 últimos anos da faculdade em um pensionato dividindo quarto. E só deu certo porque a menina também era organizada e gente boa...Mas essa situação, depois de formada, eu quero evitar. O problema é que aqui em SP não tem negócio da China assim...rs, é tudo a partir de uns 800 reais e em um cubículo todo arregaçado. =/
rafaht
Olha, eu acho interessante morar sozinho. O esquema é procurar muito e bem, e, se tu puderes, comprar algo para ti.
No meu primeiro ano de faculdade, morei em casa de família. Posso dizer que para começar em uma cidade que tu não conheces, é uma boa, ainda mais se a família em questão for "gente boa" e te ajudar. No meu caso, dei a sorte grande nesse aspecto, pois qualquer problema que eu tinha na cidade, eles me ajudavam (com banco, quais ônibus pegar), fora que me davam dicas bacanas, como os melhores dias para ir no supermercado e conseguir preços baixos... Fora que quando tu tinhas que pegar ônibus em horário ruim (tipo madrugada), o dono da casa te levava na rodoviária. No caso da casa de família que morei, ela era dividida em duas partes, uma parte para os estudantes e moradores e outra só para os donos. Chegou um momento em que não deu mais, pois os demais colegas que moravam lá foram procrastinando as coisas e no fim todo mundo acabou nesse ponto, chegando a situação a um nível crítico. Não consegui ficar mais que um ano lá.
Atualmente, depois de muita procura e espera, consegui alugar um apartamentinho (seria kitnet, se não fosse dividido em sala, cozinha, quarto, banheiro e lavanderia), em cima de uma garagem de casa de família, independente da casa. Demorei para achar e quando achei, fiquei esperando a antiga moradora, que não sabia se iria sair ou não. Hoje, não me arrependo de ter trocado, apesar de haver alguns problemas no local (vazamentos, infiltrações) e o dono demorar para arrumar, alegando que é difícil achar pessoas que queiram subir em cima da casa para consertar alguns problemas.

Acho que é uma boa morar sozinho, dependendo da pessoa. Conheço pessoas que não conseguem ficar muito tempo sozinhas, precisam de companhia. Acho que é questão de costume. Fora, claro, que as coisas são do teu jeito, tu montas tua rotina, faz as coisas quando bem entender, não precisa se ater sempre a dias específicos (o que acontece na casa de família). Por exemplo, na casa de família eu tinha que limpar toda terça-feira, mesmo que estivesse limpo porque limparam na segunda. No meu apartamento, limpo no dia em que eu quiser (geralmente aos sábados).
Propaga
Já sim! Morei sozinho por um bom tempo da minha vida. É bom, mas, ruim ao mesmo tempo!

Bom, pela sua individualidade, sua extrema independência e desapego por alguém que pode ser sua mãe e/ou a pessoa com quem você divide o armarinho do banheiro.

Ruim, pelo fato de, em muitos momentos, você sertir-se só, isolado. Quer dizer “jogado às cobras”, mesmo!

Entretanto para “cada cabeça, uma sentença”. Existem aqueles que não estão nem aí para certas situações da vida. Tanto faz, como tanto fez! São pessoas que, talvez, desprovidas de um sentimento, nunca experimentaram certas situações na vida.

Como alguém já dizia, “a vida é curta, mas, o tempo sem alguma companhia demora muito mais para passar”.

Morar sozinho para quem tem a condição de se sustentar com todos os requisitos necessários e se tenha um mínimo de conforto, não é fácil não!

Mas, enfim! Nada é impossível até que enfrentemos a situação de frente e a pouca distância. Tudo que é desconhecido e nunca experimentado, parece um “bicho de sete cabeças”. Entretanto, a partir do momento que enfrentamos a situação de frente, tudo fica mais prático e mais fácil.
windows_live
Já morei sozinho, no começo é difícil, dá saudade da família, dos bichinhos de casa, até da comida que é sempre diferente entre cidades. Mas depois de um tempo chega se acostumar, o melhor seria mesmo não começar a morar totalmente sozinho, vai comprando tua tv, fogão, panelas, etc, etc... despois ai sim tentar morar só, a mesma convivência vai tirar vc de outras pessoas. Eu acho
Queiros
eu moro sozinho, tb vim estudar para uma cidade, não tive problemas de adaptação acabei por conhecer novas pessoas Smile