FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Leitura Positiva

Kashinilaya
Impressiona-me a imensa disponibilidade de livros que abusam da negatividade como recurso literário. Presos a fórmulas de sucesso, os autores não conseguem se desvencilhar de um assassinato na primeira página, ou de personagens maquiavélicos ou sem caráter. O absurdo atinge também os novos heróis, que para vingar a morte de um filho (ou de uma boazuda que ia para a cama com ele) assassina mais gente que o próprio vilão da história. Contos para crianças ou adolescentes incluem seres do mal que metem medo no próprio diabo (vide Harry Potter)!
Algum tolo inventou que se trata de preparar os jovens para a dureza da vida, que a realidade é cruel e outras besteiras. Pois eu afirmo que a realidade somos nós que criamos! E a criamos de formas tanto evidentes quanto sutis. Se é verdade que a realidade é dura, repetindo-a apenas reforça e propaga sua existência. Reafirmamos a realidade ao repetirmos padrões de comportamento na televisão, nos jogos eletrônicos, e, principalmente, nos livros.
Se queremos outra realidade (melhor) não deveríamos enfatizá-la para que os jovens (e até os adultos) conheçam esse outro caminho?
Precisamos urgentemente de novos padrões de leitura. Não acredite nem deixe seu filho acreditar que a negatividade é justificável. Favoreça a leitura positiva!
rafazamboni
isso mesmo, parabens
Cassiowt
Temos que enteder que o mundo criativo dos romances, sejam eles policias, fantásticos, suspences, contos de fadas, parabolas, etc., fazem parte da nossa cultura por centenas de anos. Cada um destes livros tem um preceito específico em relação a sociedade, seria muito leviano de nossa parte conduzirmo a realidade de nossa vida em relação a estes. Eles tem e sempre trerão um papel de estruturar o psiquico pela vivência simbólica de sentimentos, sofrimentos e todas as ações exteriotipadas nos heróis, anti-herois e até mesmo nos piores vilões.

Ou seja os livros não devem conduzir a nossa realidade, e sim nos permitir extravazar vontades e refleti-lás.
Lviter
Concordo que realmente há violência e agressividade demais nas mídias e na literatura modernas.

Mas também é fato que os contos clássicos dos irmãos Grimm, por exemplo, coletados do folclore europeu, também podem ser muito violentos (leia as versões originais).

Talvez o grande problema é que esta violência sempre esteve e continua estando dentro de todos nós, ou de muitos de nós, enquanto espécie humana.

Quantas guerrras já aconteceram no mundo até hoje e quanto sangue já foi derramado, até mesmo em nome de religiões e filosofias que supostamente deveria levar as pessoas a serem melhores?

Os hindus acreditam que estamos vivendo a "Era de Kali", caracterizada pela violência e pelos desentendimentos. Acho que eles estão certos.

O pior é que estes filmes e livros fazem muito sucesso pois há quem goste deles (e são muitos). Assim como as drogas são vendidas porque há quem as compre, e não porque há traficantes para vender, isto é consequência.

Toda esta onda negativa reflete os tempos difíceis que vivemos.
Propaga
Afinal? Estamos chegando ao limiar entre os limites do bem e do mal? As diferenças estão nos confundindo?

Será que o mal vai vencer o bem? Espero que não! Pois, eu sou e acredito ser partidário do bem. Luto para isso e tento em todos os momentos da minha vida para perseguir os preceitos ou convenções da nossa sociedade que pressupõe o que é o bem.

Sempre soubemos que muitos "homens audazes e guerreiros", em todos os tempos, agiram até de forma desonesta e cruel para conseguir seus intentos e hoje constam como heróis da história. Onde está o bem e o mal nessa história?
gilmariofgl
"Inversão de valores".
Essa é uma frase comum que muitas ONGs protetoras dos direitos humanos adotaram pra esse tipo de situação.
Já não se vê mais heróis a moda antiga. Daqui pra frente até os títulos serão bizarros.
D'Artagnan
vocÊ já ouviu falar na [url='http://pt.wikipedia.org/wiki/Monomito']Jornada do herói[/url] ???

Eu pessoalmente acho livros drámaticos, filosóficos e sem ação EXTREMAMENTE chatos - muito raros são os livros que eu goste que não envolvam o supracitado... e como eu já disse não leio para nada além de rir e de ler uma boa história
Da Rossa
Então espalhem estes livros aqui: