FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Universitários e graduados de plantão: TCC

leandrow
Qual é/foi o seu tema?

Já fez? Como foi a experiência? Relatem!
D'Artagnan
A TCC é uma perseguição, o meu foi "Utilização de Linux para Monitoria e Gerencia de Redes",
agora o da pós não faço idéia como vai ser, é na área de gestão e nao de TI, estou F3d!d0
Deline
Ainda estou fazendo o meu, em grupo com três pessoas. Será um documentário sobre a relação das pessoas que moram em Alto Paraíso de Goiás com o tema do fim do mundo. =)
rafael2112
leandrow wrote:
Qual é/foi o seu tema?

Qual area quer saber? O TCC varia de acordo com area/curso.
Deline
rafael2112 wrote:
leandrow wrote:
Qual é/foi o seu tema?

No meu caso é jornalismo. Tô na maior das felicidades porque entreguei tudo na quinta-feira. CAMA AÍ VOU EU!!! Smile
leandrow
rafael2112 wrote:
leandrow wrote:
Qual é/foi o seu tema?

Nada específico, a intenção é, também, conhecer a área/curso de cada um aqui!
Vanilla
Algumas pessoas aqui já sabem, outras não, mas minha área é a Medicina Veterinária. Na verdade, especificando: Medicina Veterinária > Reprodução Animal > Biotecnologias da Reprodução e eu trabalho com animais da raça Holandês Preto e Branco. Meu TCC foi "Benefícios do uso de sêmen sexado por citometria de fluxo em bovinos de leite".

E eu acho que já contei essa história, mas enfim... Duas semanas antes de entregar o TCC o arquivo deu um erro dizendo que estava corrompido. Fui pegar os backups e estavam com o mesmo erro (salvei no meu e-mail, salvei no meu servidor). Chorei, me descabelei, minha orientadora estava me pressionando pra eu entregar pra ela corrigir antes de entregar a versão final. Resultado: refiz a coisa toda em menos de duas semanas, entreguei pra professora e ela corrigiu. Consegui a nota mais alta da sala e provavelmente um monte de cabelos brancos. Hoje estou sendo duplamente precavida porque estou fazendo mestrado, logo não quero passar por isso de novo. Então minha tese está salva no e-mail do meu orientador, no dropbox, no meu servidor e no site da Fapesp. Very Happy
Deline
Está no ar o trailer do documentário que produzi para o TCC. =)
Vanilla
Deline wrote:

Podia passar o link pra gente ver. Very Happy
leandrow
Vanilla wrote:
Deline wrote:

Cadê a opção "curtir" no fórum? Hahaha! Rolling Eyes
Deline
leandrow wrote:
Vanilla wrote:
Deline wrote:

Eu sou POUCO burrincha, né! Eu achei que tinha colado o link mas não colei!

Descurpa minha gente, segue o trailer do documentário.

A banca, aliás, será amanhã, dia 6, às 9 e meia da matina...wish me luck! Razz

http://www.youtube.com/watch?v=8SdEjOWkRIQ&feature=youtu.be
leandrow
Deline wrote:
leandrow wrote:
Vanilla wrote:
Deline wrote:

Infelizmente no momento não posso ver seu vídeo por conta do script restritivo da faculdade, mas creio que você já pode nos dizer como foi, visto que foi ontem sua apresentação, né? Eheh! Espero que tenha sido excelente!

Como foi, aconteceu algum imprevisto ou saiu tudo como esperado? Conte-nos mais detalhes. Smile
Vanilla
leandrow wrote:
Deline wrote:

Infelizmente no momento não posso ver seu vídeo por conta do script restritivo da faculdade, mas creio que você já pode nos dizer como foi, visto que foi ontem sua apresentação, né? Eheh! Espero que tenha sido excelente!

Como foi, aconteceu algum imprevisto ou saiu tudo como esperado? Conte-nos mais detalhes. Smile

Idem idem! Assisti o trailer e queria ver tudo. O lugar é tão bonito!
Deline
Vanilla wrote:
leandrow wrote:
Deline wrote:

O lugar é bem bonito mesmo. Pena que na correria não pudemos visitar mais cachoeiras. Vou colocar o vídeo no YouTube (quando tiver com a net boa) e posto aqui tbm.

Agora sobre a banca: ficamos muuito nervosos, pq como a gente tinha mudado de tema faltou mais imagens da cidade. Um dos professores que chamamos ainda tinha a fama de "nunca dar 10" e de criticar muito.

Ainda assim tiramos 10, as críticas foram bem construtivas (mais sugestões mesmo), e tudo passou tão rápido que nem deu tempo de ficar na choradeira Razz
leandrow
Deline wrote:
Vanilla wrote:
leandrow wrote:
Deline wrote:

O lugar é bem bonito mesmo. Pena que na correria não pudemos visitar mais cachoeiras. Vou colocar o vídeo no YouTube (quando tiver com a net boa) e posto aqui tbm.

Agora sobre a banca: ficamos muuito nervosos, pq como a gente tinha mudado de tema faltou mais imagens da cidade. Um dos professores que chamamos ainda tinha a fama de "nunca dar 10" e de criticar muito.

Ainda assim tiramos 10, as críticas foram bem construtivas (mais sugestões mesmo), e tudo passou tão rápido que nem deu tempo de ficar na choradeira Razz

Agora sim consegui ver. Gostei do trailer! Parabéns, Deline, pela sua conquista; que seja apenas mais uma de muitas! Very Happy

Eu terei de enfrentar o meu TCC sozinho. No meu curso a única possibilidade e de se fazer individualmente.
Vanilla
Deline wrote:

Sei que estou um pouco atrasada, mas parabéns Dedê! Mal posso esperar pra ver a versão finalizada. Very Happy

@leandrow
Também fiz o meu sozinha (única opção na minha faculdade), o segredo é não procrastinar e sempre, SEMPRE salvar em mais de um lugar. Não existe isso de "muitos backups" quando o assunto é TCC...
Deline
Vanilla wrote:
Deline wrote:

Sei que estou um pouco atrasada, mas parabéns Dedê! Mal posso esperar pra ver a versão finalizada. Very Happy

@leandrow
Também fiz o meu sozinha (única opção na minha faculdade), o segredo é não procrastinar e sempre, SEMPRE salvar em mais de um lugar. Não existe isso de "muitos backups" quando o assunto é TCC...

Gentem, FINALMENTE está online o doc do nosso TCC: http://www.youtube.com/watch?v=qZCa_50aKlo&feature=youtu.be =) Espero que gostem. Estamos abertos a críticas ^^

Beijoss
rafaht
Eu entreguei faz pouco tempo, o projeto e finalizei o módulo I do TCC. Fiz ele em uns três dias de noite, rs... Estou indo para o próximo semestre, onde farei a execução do projeto, e no último módulo, no final do ano, escreverei a monografia. No meu curso, só há a possibilidade de fazer individualmente, mas, alguma coisa no laboratório pode ser feita em grupo.

Eu curso bacharelado em Biotecnologia e minha área de enfoque é em biologia molecular, genética e especialmente, transcriptômica (estudo dos transcritos/RNAs de um organismo). Trabalho com peixes e vou estudar um dos genes envolvidos na reversão sexual no TCC. Para o artigo final, terei de estudar mais dois genes, além do gene para o TCC. O título do projeto é: "Análise da expressão gênica do gene CYP19a em tilápia (Oreochromis niloticus)". O CYP19a codifica a aromatase ovariana, uma das principais enzimas envolvidas na reversão sexual, sendo considerada a enzima-chave do processo.

Posso dizer que gostei da loucura de escrever o projeto em pouco tempo e achei o meu projeto bom, mas ainda espero as correções da orientadora. Ela me deu 9,5, mas na minha opinião, mereço mais pelo esforço (já que inicialmente era para entregar apenas um artigo de revisão e duas semanas antes, ela resolveu que eu deveria entregar o projeto, sendo a prioridade). Fora que já comecei a executar ele. Por enquanto, estamos padronizando as coisas, vendo como se comporta sob algumas condições na qPCR (PCR em tempo real), para então aplicar em toda a população e analisar os dados.
leandrow
rafaht wrote:
Eu entreguei faz pouco tempo, o projeto e finalizei o módulo I do TCC. Fiz ele em uns três dias de noite, rs... Estou indo para o próximo semestre, onde farei a execução do projeto, e no último módulo, no final do ano, escreverei a monografia. No meu curso, só há a possibilidade de fazer individualmente, mas, alguma coisa no laboratório pode ser feita em grupo.

Eu curso bacharelado em Biotecnologia e minha área de enfoque é em biologia molecular, genética e especialmente, transcriptômica (estudo dos transcritos/RNAs de um organismo). Trabalho com peixes e vou estudar um dos genes envolvidos na reversão sexual no TCC. Para o artigo final, terei de estudar mais dois genes, além do gene para o TCC. O título do projeto é: "Análise da expressão gênica do gene CYP19a em tilápia (Oreochromis niloticus)". O CYP19a codifica a aromatase ovariana, uma das principais enzimas envolvidas na reversão sexual, sendo considerada a enzima-chave do processo.

Posso dizer que gostei da loucura de escrever o projeto em pouco tempo e achei o meu projeto bom, mas ainda espero as correções da orientadora. Ela me deu 9,5, mas na minha opinião, mereço mais pelo esforço (já que inicialmente era para entregar apenas um artigo de revisão e duas semanas antes, ela resolveu que eu deveria entregar o projeto, sendo a prioridade). Fora que já comecei a executar ele. Por enquanto, estamos padronizando as coisas, vendo como se comporta sob algumas condições na qPCR (PCR em tempo real), para então aplicar em toda a população e analisar os dados.

Muito interessante, rafaht!

Eu entreguei o meu na semana passada, fui completamente autônomo; meu orientador ficou só no papel... Confused

O meu também é individual. Anteriormente planejei fazer acerca de um projeto realizado no Hospital Evangélico de Londrina, porém tive dificuldade de obter informações as quais eram essenciais para a minha monografia, simplesmente porque estas informações estavam aos escudos de uma patente.

Foi então que, faltando um mês para entrega do TCC, alterei completamente meu tema e fiz um estudo da aplicação de uma norma no ambiente onde eu trabalho, coincidentemente trata-se da minha própria faculdade, eheh! Não precisando mais depender de informações alheias, tudo correu bem. Embora eu praticamente só tenha efetivamente feito algo, faltando uns 3 dias, HAHAHA! Mas eu gostei do resultado. Smile

Agora estou aguardando a faculdade definir a data da minha apresentação.