FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!


Currículo - Plataforma Lattes





leandrow
Alguém usa e poderia me descrever experiências práticas vivenciadas com o uso da plataforma Lattes?

Para quem não conhece:

Quote:
A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.

O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil é um inventário dos grupos em atividade no país. Os recursos humanos constituintes dos grupos, as linhas de pesquisa e os setores de atividade envolvidos, as especialidades do conhecimento, a produção científica, tecnológica e artística e os padrões de interação com o setor produtivo são algumas das informações contidas no Diretório. Os grupos estão localizados em instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, etc. As informações individuais dos participantes dos grupos são extraídas dos seus Currículos Lattes.

O Diretório de Instituições foi concebido para promover as organizações do Sistema Nacional de CT&I à condição de usuárias da Plataforma Lattes. Ele registra todas e quaisquer organizações ou entidades que estabelecem algum tipo de relacionamento com o CNPq (instituições nas quais os estudantes e pesquisadores apoiados pelo CNPq desenvolvem suas atividades; instituições onde os grupos de pesquisa estão abrigados, usuárias de serviços prestados pela Agência, como o credenciamento para importação pela Lei 8.010/90; instituições que pleiteiam participar desses programas e serviços, etc). A disponibilização pública dos dados da Plataforma na internet dão maior transparência e mais confiabilidade às atividades de fomento do CNPq e das agências que a utilizam, fortalecem o intercâmbio entre pesquisadores e instituições e é fonte inesgotável de informações para estudos e pesquisas. Na medida em que suas informações são recorrentes e cumulativas, têm também o importante papel de preservar a memória da atividade de pesquisa no país.


Fonte: http://www.cnpq.br/web/portal-lattes/sobre-a-plataforma
D'Artagnan
sinceramente, a Lattes é para quem quer ser professor ou trabalhar em universidades, nunca vi nenhuma empresa de seleção ou mesmo empresas que me pedissem ou levassem em consideração o curriculum lattes
rafael2112
Em resumo eh um curriculo acadêmico pra mercado de trabalho nao acadêmico seria curriculo profissional.
Vanilla
Eu uso porque curto a ideia de ter o currículo online e poder imprimir uma versão atualizada sempre que puder. Acho que é uma parada bem fina. Mas pra ser sincera não acho que qualquer pessoa fora do meio acadêmico use o lattes, então ele não serve pra muita coisa. Razz
leandrow
Vanilla wrote:
Eu uso porque curto a ideia de ter o currículo online e poder imprimir uma versão atualizada sempre que puder. Acho que é uma parada bem fina. Mas pra ser sincera não acho que qualquer pessoa fora do meio acadêmico use o lattes, então ele não serve pra muita coisa. Razz


Eu ainda não tive a oportunidade de vê-lo em ação, mas no meu meio acadêmico os professores estimulam todos os alunos a utilizarem a plataforma Lattes, principalmente para a participação de concursos envolvendo projetos de iniciação científica/núcleos de pesquisa, e também para os estágios da minha área (Saúde).
rafaht
Na minha faculdade, qualquer coisinha eles pedem Lattes. Estágio em qualquer setor, bolsas de iniciação científica/a docência/extensão, até mesmo coisas voluntárias.
Mas, fora do meio acadêmico, não vejo muita serventia.
Related topics
Qual seu Sistema Operacional?
EffectGames, plataforma para crear juegos usando Javascript
SDRAM vs DDRAM
Nuevo: Windows XP Starter Edition - - - - ¿lo conoces?
Nova safra de filmes de terror
NUESTRA AMERICA UNIDA???
PHP mejor que el ASP???
windows pelea contra linux?
Google Local for mobile
Frases miticas
Gamers
UN USUARIO DEMANDA A IPOD DE APPLE POR PERDIDA AUDITIVA
[games]PC !total war Medieval 2!
[var]Los verdaderos hackers son útiles
Reply to topic    Frihost Forum Index -> Language Forums -> Portuguese

FRIHOST HOME | FAQ | TOS | ABOUT US | CONTACT US | SITE MAP
© 2005-2011 Frihost, forums powered by phpBB.