FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Mercado de Trabalho: Engenheiro x Tecnólogo

leandrow
Alguém aqui é engenheiro ou tecnólogo? Como está o mercado de trabalho, ainda há preconceitos quanto ao tecnólogo? O tecnólogo deveria ser (às vezes é) muito valorizado, mas acaba sendo (mal) exercido por engenheiros ruins, vindos de faculdades piores.

Para quem desconhece a diferença, a Engenharia é um curso de projeto e desenvolvimento. Ao tecnólogo cabe manter, implementar, adaptar. Um engenheiro tem como prerrogativa e funções desenvolver, projetar coisas novas a partir de necessidades definidas, conceitos muitas vezes abstratos, conhecimentos científicos, tecnologia disponível, experiência, etc. Já um tecnólogo não pode assinar projetos, entretanto pode ter várias responsabilidades.

E sim, sou acadêmico em um curso de Tecnologia (Sistemas Biomédicos). Rolling Eyes
D'Artagnan
sim ainda tem preconceito com técnologo, muita gente acha que é grau técnico, tem até empresas que cadastram Técnologo separado se Superior, eu dei sorte por trabalhar numa área onde a formação é muito menos valorizada do que o conhecimento real...

Tanto que estou começando a pós graduação na área de ecommerce até para tirar um pouco do estigma, sou desenvolvedor web e todo mundo fica surpreso quando digo que sou técnologo em redes hehehe...

eu pessoalmente já deixei de me candidatar a vagas porque a empresa separava técnologo de bacharel, eu pessoalmente conheço muita gente que tem o grau Técnico e sabe o dobro de muito bacharel em SI
leandrow
D'Artagnan wrote:
sim ainda tem preconceito com técnologo, muita gente acha que é grau técnico, tem até empresas que cadastram Técnologo separado se Superior, eu dei sorte por trabalhar numa área onde a formação é muito menos valorizada do que o conhecimento real...

Tanto que estou começando a pós graduação na área de ecommerce até para tirar um pouco do estigma, sou desenvolvedor web e todo mundo fica surpreso quando digo que sou técnologo em redes hehehe...

eu pessoalmente já deixei de me candidatar a vagas porque a empresa separava técnologo de bacharel, eu pessoalmente conheço muita gente que tem o grau Técnico e sabe o dobro de muito bacharel em SI

É verdade, tem muita gente sem qualquer graduação ou até mesmo formação técnica que sabe muito mais que muito bacharel por aí!

Mas acho que nós (tecnólogos) estamos ganhando espaço. Um tecnólogo, inclusive, pode ser um projetista, porém neste caso seria necessária a assinatura de um engenheiro, o que eu acho bastante tosco. Espero que num futuro próximo muita coisa mude.
enilsoncba
Os cursos tecnologos atualmente nao Brasil estão em grande ascensão e procura..
Alguns se interessam por ser um curso superior com carga horaria bem menor que um bacharelado e/ou engenharia, geralmente por 2 a 3 anos no maximo.
Meu ponto de vista é que sao tao importantes quanto o engenheiro, que por sua vez, atua de maneira mais produtiva na escala de fabricação, operacionalização, e tática de uma empresa ou segmento. O engenheiro tem suas funções voltadas para a gestao e inovações de recursos no nivel estratégico enquanto o tecnólogo executa tais projetos e administra, customiza e implementa.
Enfim, em alguns segmentos, a importancia do tecnologo é maior que de um engenhrio, mas que com certeza geralmente possuem ambas necessidades.
rafael2112
leandrow wrote:

Um tecnólogo, inclusive, pode ser um projetista, porém neste caso seria necessária a assinatura de um engenheiro, o que eu acho bastante tosco. Espero que num futuro próximo muita coisa mude.

Depende de qual o projeto, muitos nao exigem responsabilidade técnica e nao levam assinatura.

Vou resumir de acordo com MEC como sao os cursos:

Técnico: 1600 horas/aula
Tecnólogo: 3000 horas/aula (o mesmo tempo que alguns cursos superiores como bacharel)
Engenharia: 4000 horas/aula

Tecnólogo também eh atribuído como técnico superior, as funcoes que vai executar como profissional dependendo da grade curricular, vejo alguns inutilmente entrando na justiça quando passam em concursos para engenharia sendo tecnólogos, sendo que a diferença (4000 h contra 3000), nao bastando apenas ser superior, estranhamente raramente se ve vagas para tecnólogos em concursos.

CREA para definir piso salarial, a unica coisa que se aplica no mercado de trabalho eh para engenharia.