FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

acessibilidade

gueda
Em um de meus projetos, preciso fazer um site totalmente acessível. Estava pesquisando pela internet e vi que o pessoal apenas coloca botão de "aumentar diminuir fonte".

Eu estou fazendo algo a mais. Algumas coisas que já fiz:

- mantive a ideia KISS (Keep it simple, stupid!);
- navegação via teclado;
- aumentar diminuir fonte;
- possibilidade de alterar cor do fundo e das fontes (daltônicos);
- linearidade;
- links autoexplicativos; (exemplo: "conheça o frihost" ao inves de "conheça o frihost clicando aqui");
- ALT nas imagens;
- label corretos de forms;

Gostaria de saber se há algo mais que poderia adicionar que auxilie na navegação?

Pergunto, também, se alguém já viu alguma pessoa com deficiência total na visão (cego) navegando pela internet? Vi que existem computadores com fones, além de teclados especiais que "captura o código" da tela e "gera o braile", mas nunca vi em funcionamento e não sei se procede a informação. Estou vendo vídeos no youtube para entender o funcionamento.
Pretendo adquirir um computador específico para deficientes visuais e doar a máquia para algum deficiente visual voluntário testar o site.

E no caso da conversão do escrito para áudio? Há softwares?

Estou pesquisando sobre o assunto, se alguém souber de algo e puder compartilhar, agradeço.

Deixo este site que encontrei, tem muitos produtos para deficientes visuais, além de uma linha específica de informática.

www.bengalabranca.com.br
D'Artagnan
para os deficientes visuais existe sim reconhecimento de voz e teclados braile, mas o mais comum mesmo é o uso do teclado normal, já tomei conhecimento diversos autores cegos que conseguem usar até o iphone.

Então um dos primeiros passos para tornar um site acessível é testa-lo em um leitor de telas, ver se o leitor consegue ler todas as coisas e se a navegação fica confortável

O Jaws é um programa bom para isso http://www.freedomscientific.com/downloads/jaws/jaws-downloads.asp

Por isso é tão importante ter um site com HTML semântico, textos alternativos nas imagens, sem têxtos escondidos.

lembre-se que o detalhes na navegação são sempre exponenciados para o usuario final, entao aquele probleminha , aquele elemento a mais que o leitor tem que passar pode ser um problemao para o usuário por que eles usam de uma forma diferente do que imaginamos.

Ouça o nerdcast com o Lucas Radaelli para ter uma noção de como é insano alguém com o ouvido treinado usando o Leitor de telas, o cara tem super audição

http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-256-cegos-nerds-e-loucos/
rafael2112
Cheguei a ver no Iphone pelo touch que emitia um som, foi o da Apple.

Bom não sei de que se trata o site, mas caso fosse apenas texto para leitura, faria uma área destinadas para cegos com Menu, Avançar e Voltar e Texto em si ativados pelo mouse, um layout simples com grandes áreas ativas pelo mouse que emitiriam áudio.
gueda
D'Artagnan wrote:
para os deficientes visuais existe sim reconhecimento de voz e teclados braile, mas o mais comum mesmo é o uso do teclado normal, já tomei conhecimento diversos autores cegos que conseguem usar até o iphone.

Então um dos primeiros passos para tornar um site acessível é testa-lo em um leitor de telas, ver se o leitor consegue ler todas as coisas e se a navegação fica confortável

O Jaws é um programa bom para isso http://www.freedomscientific.com/downloads/jaws/jaws-downloads.asp

Por isso é tão importante ter um site com HTML semântico, textos alternativos nas imagens, sem têxtos escondidos.

lembre-se que o detalhes na navegação são sempre exponenciados para o usuario final, entao aquele probleminha , aquele elemento a mais que o leitor tem que passar pode ser um problemao para o usuário por que eles usam de uma forma diferente do que imaginamos.

Ouça o nerdcast com o Lucas Radaelli para ter uma noção de como é insano alguém com o ouvido treinado usando o Leitor de telas, o cara tem super audição

http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-256-cegos-nerds-e-loucos/

muito obrigado pelas dicas e indicações, com certeza serão de grande valia. Assim que eu chegar em casa vou ouvir o nerdcast do Lucas e testar o Jaws.

Quanto ao HTML, eu já estou fazendo ele de forma semântica, com textos alternativos e tudo o mais que possa auxiliar na acessibilidade.

rafael2112 wrote:
Cheguei a ver no Iphone pelo touch que emitia um som, foi o da Apple.

Bom não sei de que se trata o site, mas caso fosse apenas texto para leitura, faria uma área destinadas para cegos com Menu, Avançar e Voltar e Texto em si ativados pelo mouse, um layout simples com grandes áreas ativas pelo mouse que emitiriam áudio.

eu vou comprar um iphone só para testar, estou esperando o lançamento do Iphone 4s, assim o preço do antigo (3g e 4) tende a baixar.
Gostei dessa sugestão dos botões avançar e voltar que emitem áudio.
Propaga
Quote:

Sim, inclusive um muito bom e simples que é o Translator da IBM. Já experimentei e aprovei.

Agora, com relação a iniciativas como esta do "gueda" que engrandecem a nossa condição de ser, HUMANO! Aquilo que fazemos para beneficiar o próximo e, principalmente para aqueles que, pelo infortúnio da vida, foram acometidos de alguma deficiência, é louvável e merece todo o apoio possível.

Parabéns!
gueda
Propaga wrote:
Quote:

Sim, inclusive um muito bom e simples que é o Translator da IBM. Já experimentei e aprovei.

Agora, com relação a iniciativas como esta do "gueda" que engrandecem a nossa condição de ser, HUMANO! Aquilo que fazemos para beneficiar o próximo e, principalmente para aqueles que, pelo infortúnio da vida, foram acometidos de alguma deficiência, é louvável e merece todo o apoio possível.

Parabéns!

agradeço pelos parabéns e pela indicação do Translator da IBM. Vou ler sobre ele hoje mesmo.

Sempre pensei na condição do próximo, então tento fazer as coisas da forma mais democrática possível. Concordo com tudo o que disse.

Quanto eu terminar, vou compartilhar mais informações para que outras pessoas possam acrescentar aos respectivos sites ou sanar eventuais dúvidas.