FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

ASP

gueda
Ae galera, eu mexo com html, php e css por hobby faz uns 5 ~6 anos já, então tenho até um conhecimento razoável acumulado nessa área. Fiz muitos scripts cabeludos em php e não me refiro a sites de fundo de quintal hahaha Também sei um pouco de javascript e já me aventurei a fazer joguinhos em Java para o android (coisas bobas, como campo minados essas coisas).
Em banco de dados, sempre utilizei MySQL.

Pretendo começar a estudar asp por hobby. Estou pesquisando na net e coletando material sobre o assunto.
Tendo em vista que muitos aqui já dominam o asp, vocês poderiam me indicar algum site bom?

Ainda não vi nada de ASP, com os conhecimentos de php etc possuirei a base necessária para aprender ASP ou é necessário estudar alguma outra coisa antes?

Como eu gosto de seguir os padrões de "qualidade" e "compatibilidade", estou iniciando meus estudos pelo material disponível no w3schools (http://www.w3schools.com/asp/default.asp)
Também estou pegando algumas páginas em ASP e estudando o código fonte, da mesma forma que fiz muito com html e css.
rafael2112
Tenho visto pouca coisa em ASP ultimamente, não estaria quase "morta"?
Se eu fosse você me concentraria em Java e AJAX, pois pode desenvolver aplicações multiplataforma com acesso WEB, que acredito ser o futuro.
gueda
rafael2112 wrote:
Tenho visto pouca coisa em ASP ultimamente, não estaria quase "morta"?
Se eu fosse você me concentraria em Java e AJAX, pois pode desenvolver aplicações multiplataforma com acesso WEB, que acredito ser o futuro.

hum obrigado pelas dicas, estou levantando material e vou ler um pouco sobre "história" do ASP para saber se está quase morta, porque se for o caso, nem vale a pena aprender mesmo.
Mas, acho que não está morta, não sei informar

EDIT: dei uma lida hoje nas minhas horas vagas. Estou vendo que para minhas ideias ASP.net vai me cair melhor.
Quanto a aprender Java, creio que para o que eu preciso, java eu teria de estudar muito a fundo para fazer algo que eu já sei fazer em php/html/css. Gostaria de utilizar asp apenas pelo dinamismo que, aparentemente, eu vi que tem.
rafael2112
Não sei te dizer se o ASP tem ou não vantagens em relação a linguagem PHP, pois a PHP era a preferida por ser gratuita e rodar em servidores Linux, não é fácil de achar uma hospedagem que tenha suporte para ASP.
Hoje a linguagem ASP evoluiu para ASP.NET que roda em um framework. Para se entender isso você precisa conhecer também a outra linguagem da Microsoft que é a Visual Basic, uma linguagem mais fácil de se criar programas para Windows, principalmente devido ao windows forms.
A linguagem de framework é uma linguagem de altíssimo nível orientada a objetos e classes, nesta linguagem você vai escutar muito o termo IDE "compilador".
A IDE da Microsoft é o Visual Studio, gratuito para quem tem a licença do Windows e possui três linguagens C# ou C Sharp, Visual Basic VB e ASP.NET a maioria prefere a C#.
Basicamente se usa muito o compilador da microsoft para fazer programas para Windows em C# que também roda do Linux.
Para aplicação WEB é preferível Java, pois muitos SO de Ipad não suportam o framework.
leandrow
Na época, quando descobri o PHP, ASP morreu para mim.

E para muito também!

E hoje o ASP está praticamente extinto em relação ao PHP.
D'Artagnan
asp ja é linguagem legada, se vc quer estudar seriamente estude ASP.NET
gueda
D'Artagnan wrote:
asp ja é linguagem legada, se vc quer estudar seriamente estude ASP.NET

percebi isso lendo no w3schools, estou separando material sobre asp.net e java
rafael2112
Material para java:
http://www.caelum.com.br/apostilas/
leandrow
rafael2112 wrote:
Material para java:

Ótima sugestão!
gueda
rafael2112 wrote:
Material para java:

obrigado pela sugestão. Passei o sábado e o domingo fazendo o layout para o meu site (já havia feito em um caderno, só faltava passar para o photoshop).

Depois codifiquei ele inteiro utilizando os novos padrões de html 5 e css3 e já validado.

Agora, vou começar a ler o site indicado e analisar a melhor forma que possuo para "dar vida" às minhas ideias e montar o "motor" do site.
leandrow
gueda wrote:
rafael2112 wrote:
Material para java:

obrigado pela sugestão. Passei o sábado e o domingo fazendo o layout para o meu site (já havia feito em um caderno, só faltava passar para o photoshop).

Depois codifiquei ele inteiro utilizando os novos padrões de html 5 e css3 e já validado.

Agora, vou começar a ler o site indicado e analisar a melhor forma que possuo para "dar vida" às minhas ideias e montar o "motor" do site.

E não se esqueça de compartilhar seu trabalho conosco! Razz