FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Até que ponto a tecnologia nos distanciará?

leandrow
Internet, celular, dispositivos móveis de todos os tipos, e no futuro uma provável quantidade massiva de robôs funcionando como avatares. Cada vez mais usamos meios de comunicação que prescindem do contato direto. Você acredita que isso se perderá drasticamente no futuro? Opinem.
rafael2112
O que foi substituindo pra mim foi nesta ordem:
Trabalhos manuais como desenhos em papel, listas, anotações foram pra programas de computador
Livros, publicações, noticias foram pra internet
Celular substitui o telefone fixo, fotos enviadas via celular pode substituir uma visita.
Comunicador tipo MSN e emails , substitui telefonemas.
Propaga

Acredito que até o ponto em que as pessoas se isolarão totalmente. Cada vez mais sedentários, os homens serão tragados totalmente por aquilo que é virtual.

Vislumbro também não muito distante o teletransporte, aquele do tipo Jornada nas Estrelas ‘Star Trek ‘. Assim sendo veículos de transporte, ruas e avenidas serão desnecessárias. Já imaginou uma cidade deserta? Então, assim será.

Mas, quem sabe a tecnologia que hoje facilita em muito o contato das pessoas, deverá aproximar ainda mais. Pois, já imaginou com o teletransporte como será fácil visitar os amigos e parentes?
Vanilla
Propaga wrote:

Acredito que até o ponto em que as pessoas se isolarão totalmente. Cada vez mais sedentários, os homens serão tragados totalmente por aquilo que é virtual.

Pra pessoas que tem bastante dificuldade pra ter qualquer tipo de vida social, a tecnologia é uma maravilha. Cito eu mesma como exemplo. Eu simplesmente acho difícil/desgastante manter uma vida social. Não gosto de sair de casa, então manter contato pelas redes sociais é o que há de mais fácil pra mim. Mas também acho que tanta coisa sendo feita de forma impessoal vai acabar deixando os humanos mais insensíveis. Ainda não inventaram tecnologia que emule o calor humano. Ainda.

Propaga wrote:
Mas, quem sabe a tecnologia que hoje facilita em muito o contato das pessoas, deverá aproximar ainda mais. Pois, já imaginou com o teletransporte como será fácil visitar os amigos e parentes?

Talvez ajude, mas até lá... Não sei se vamos nos importar muito mais uns com os outros.
D'Artagnan
Quote:
Pra pessoas que tem bastante dificuldade pra ter qualquer tipo de vida social, a tecnologia é uma maravilha. Cito eu mesma como exemplo. Eu simplesmente acho difícil/desgastante manter uma vida social. Não gosto de sair de casa, então manter contato pelas redes sociais é o que há de mais fácil pra mim. Mas também acho que tanta coisa sendo feita de forma impessoal vai acabar deixando os humanos mais insensíveis. Ainda não inventaram tecnologia que emule o calor humano. Ainda.

concordo com a Vanilla. eu sou bem pouco sociavel até na internet, e acho que a maioria das pessoas usa a internet como um meio de comunicação...

fore que eu sou programador, não acho que a tecnologia me distancie, ela só me ajudou, se nao fosse a internet e os computadores eu provavelmente faria algum trabalho de escritório das 6 as 6 e voltaria para casa ver TV, porque eu realmente não teria acesso a um mundo de informação que eu tenho hje...
enilsoncba
leandrow wrote:
Internet, celular, dispositivos móveis de todos os tipos, e no futuro uma provável quantidade massiva de robôs funcionando como avatares. Cada vez mais usamos meios de comunicação que prescindem do contato direto. Você acredita que isso se perderá drasticamente no futuro? Opinem.

seeemmm duvidas...
a tecnologia veio para facilitar a humanidade, modernizar processsos, consolidar e impulsionar a globalização, sem ela nenhum avanço nesses sentidos se aplicariam... o mundo como é hoje nao se reverte ao antigo, e nem queremos isso...
mas como tudo que traz beneficios, tambem se cobra um preço...
infelizmente a internet estabele uma fronteira imaginaria, onde dizemos:
"A internet aproxima quem está longe, e afasta quem está perto"
Por outro lado, é notavel e sensato dizer que isso nao é caracteristica da internet, mas sim da priorização do ser humano, em preferir os recursos da internet do que viver seu meio, da forma mais real que existe.
GioMellark
Sem dúvidas chegará esse dia. O que as propagandas mostram como algo feliz, que é os idosos viciados em aparelhos eletrônicos, eu sinto como algo a ser temido. Eles sempre foram aqueles que nunca souberam o que 'diabos' era isso de computador, eram eles que mandavam a gente ir fazer tal coisa, ir em tal lugar, brincar com tal pessoa... E se for ver bem, tudo isso que eles mandavam a gente fazer, agora é possível por meio de um computador. Ir em algum lugar comprar algo? Arruma o telefone pelo computador, liga lá e eles entregam. Com o avanço da tecnologia, nem vai precisar buscar o telefone, discará direto do computador. Brincar? Jogos na internet não é o que falta! Manda uma mensagem num chat de Facebook, e pronto, estão lá jogando. São essas poucas coisinhas que fazíamos pessoalmente, que vão fazer falta no futuro. Claro, alguns vão se tocar e vão forçar o contato pessoal. A internet vai se tornar (embora já seja, na verdade) uma verdadeira droga. Ela nos aproxima, mas ao mesmo tempo nos distancia.

Mas enfim... Tagarelar aqui não muda muita coisa. Feliz ou infelizmente, faço parte da geração-internet, e nada garante que não me viciarei no futuro. :/'
Propaga
Reitero a minha opinião de que a tecnologia que experimentamos hoje no contato com outras pessoas é a de afastar cada vez mais um aperto de mão, por exemplo. Mas, como diz um amigo meu, “tem certos seres humanos muito bons, mas se puder evitar, evite!”.

Com estes a melhor maneira de se manter contato é à longa distância. E, muito longa, mesma! São pessoas, que por si só, muito inconvenientes e totalmente anti-sociais e, mais ainda, não transcendem nenhuma empatia.

Porém, estas pessoas eu deixo pra lá, literalmente! O que me interessa são aquelas pessoas que me são queridas e devolvem reciprocidade, geralmente, em maior intensidade. A estas e/ou por estas pessoas, a tecnologia está atrapalhando no que diz respeito à impessoalidade de relacionamentos.

Entretanto, como já mencionado neste tópico, a mesma tecnologia que hoje afasta este contato pessoal, amanhã poderá e, espero imensamente que isto aconteça, aproximar muito mais as pessoas.

Por outro lado, já com relação aos “cabeças de bagre” deixemos pra lá...