FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Linux Ubuntu versus Windows XP

rafael2112
Estou a 1 ano usando o Ubuntu como sistema operacional. Para informação vou postar um comparativo, visto que usava e ainda uso um pouco o XP (está em dual Boot com dois sistemas)

Ubuntu 10.04 32 Bits é que uso.

Vantagens:

1- É gratuito Cool
2- Estável (sem bugs de travamento )
3-Repositório de programas gratuitos on-line (10 mil programas)
4-Poucos vírus para o sistema Linux (eu não uso nenhum anti-vírus)
5- Praticamente pronto pra usar após instalação, apenas necessitando de alguns Codecs que não são abertos, como o MP3, java por exemplo.
6- Softwares de uso comum já acompanham o SO, como Office (Open office gratuito), leitor e gerador de PDF.
7- Reconhecimento de Hardware superior ao XP, ja instalei em 3 computadores sendo um deles notebook ACER de 64 bits
8- Personalização de aparência com mais opções que o XP.
9- É de fácil uso para qualquer usuário do Windows.

Desvantagens

1- Falta de programas para esse sistema, visto que a maioria é feito para windows
2- falta de drives para hardware (para aqueles que querem tirar o máximo de desempenho de algum hardware em especifico).
3- sistema de armazenamento em pastas um tanto complicado
4- Alguns programas precisam ser instalador via terminal por texto (semelhante ao DOS do windows).
5- Aparência modesta (Ubuntu 10.04), perdendo para o XP em alguns pontos, não vi as novas versões
6- o sistema não leve e não é rápido quando comparado ao XP recém instalado e sem anti-vírus. Por sinal o Ubuntu usa bastante o processador da maquina, ,muito mais que a memória.
7- Sistema sem ponto de restauração (standard do XP), faz alguma falta.

Bom é isso basicamente, adotei o Ubuntu para internet, sendo o XP para rodar alguns programas que envolvem hardware.

Sem alguém mais tem a dizer sobre vantagens e desvantagens sobre os dois sistemas poste ai Smile
D'Artagnan
sinceramente , perdi a fé no linux para desktop...

eu acho q o sistema operacional ótimo, mas o que puxa o desktop para tras é a tão aclamada comunidade...

é sério esse povo não tem visão, a maioria chinga o úsuario final por não ser capaz de realizar tarefas simples...

"simples" não quer dizer necessarias, nem todo mundo se importa com software , hardware , opensource... verdade seja dita a maioria das pessoas não se importa...

a maioria das pessoas se importa em conseguir fazer as coisas, sem impecilios... o linux que já é estigmatizado por suas incompatibilidades , ainda sofre na mão de uma comunidade de nerds e hacker onde a maior vóz é a dos elitistas , bairrista e fanboys...
gueda
atualiza para o ubuntu 11.04.

só uso linux para manter meu nível de nerdice, windows seven é bem melhor e prático. Tenho atualmente o ubuntu 11.04 e o backtrack instalado.

Linux é bom para quem entende, ainda tem muita coisa para melhorar e não é tudo prático, a simples atualização de um driver de placa de vídeo pode te irritar por horas.
rafael2112
Quote:
"simples" não quer dizer necessarias, nem todo mundo se importa com software , hardware , opensource... verdade seja dita a maioria das pessoas não se importa...

a maioria das pessoas se importa em conseguir fazer as coisas, sem impecilios... o linux que já é estigmatizado por suas incompatibilidades , ainda sofre na mão de uma comunidade de nerds e hacker onde a maior vóz é a dos elitistas , bairrista e fanboys...

Parece que Brasileiro gosta de um programa pago, windows, photoshop, office, coreldraw, autocad..Meus preferidos são os freeware, fácil de usar e sem bugs, já os open source muitas vezes está em beta sem previsão para finalizar, sem mencionar que é feito achando que você é um quase programador.
Sobre o suporte já era de se esperar visto que é feito através de fórum.

Quote:
só uso linux para manter meu nível de nerdice, windows seven é bem melhor e prático. Tenho atualmente o ubuntu 11.04 e o backtrack instalado.

Optei pelo Linux não foi pela praticidade, o seven usei muito pouco ainda, mas conheço bem o XP (que bem pratico pra mim) a chatice é ter formatar o PC a cada 6 e 6 meses.

Quote:
Linux é bom para quem entende, ainda tem muita coisa para melhorar e não é tudo prático, a simples atualização de um driver de placa de vídeo pode te irritar por horas.

Instalei o linux Ubuntu em 3 PCs, reconheceu video, rede, som já na instalação sem me incomodar com nada, mas eu queria "acertar" o driver da placa ATI do notebook, mas foi em vão, acabei ficando com o driver genérico para placas ATI do Linux
Já na instalação do XP Confused
Primeiro PC, video onboard e som OK, placa Wireless nada de detectar.
Segundo PC, placa de video Nvidea nada, som onboard nada, rede nada
Outro Notebook Acer simplesmente não detectou nenhum hardware
gueda
Quote:

Instalei o linux Ubuntu em 3 PCs, reconheceu video, rede, som já na instalação sem me incomodar com nada, mas eu queria "acertar" o driver da placa ATI do notebook, mas foi em vão, acabei ficando com o driver genérico para placas ATI do Linux
Já na instalação do XP Confused
Primeiro PC, video onboard e som OK, placa Wireless nada de detectar.
Segundo PC, placa de video Nvidea nada, som onboard nada, rede nada
Outro Notebook Acer simplesmente não detectou nenhum hardware[/quote]

com relação ao windows XP sim, o ubuntu está MUITO melhor e BEM mais avançado. Sugiro fortemente que você pegue a última versão do ubuntu ou do fedora, você irá ficar com os olhos brilhando, ficou muito bonito a parte estética, se uma pessoa nunca viu "linux", não dirá ser um "linux".

O problema do ubuntu etc ainda são os drivers originários nvidia. Mas os drivers genéricos suprem até bem a falha.

Estou fazendo uns testes, o windows seven está instável no meu computador (phenom II x6 1090 T, 2x corsair 4 GB DDR3 1333 mhz), no ubuntu ele se portou melhor, mas ainda não fiquei satisfeito.
rafael2112
gueda wrote:

com relação ao windows XP sim, o ubuntu está MUITO melhor e BEM mais avançado. Sugiro fortemente que você pegue a última versão do ubuntu ou do fedora, você irá ficar com os olhos brilhando, ficou muito bonito a parte estética, se uma pessoa nunca viu "linux", não dirá ser um "linux".

O problema do ubuntu etc ainda são os drivers originários nvidia. Mas os drivers genéricos suprem até bem a falha.

No meu caso aplaca NVidea é antiga (MX4000) o ubuntu identificou o driver (proprietário e não genérico) e instalou automaticamente. No caso da ATI ficou no genérico para notebook (genérico muito melhor que o do XP).
A questão do driver do fabricante já é complicado para próprio windows, para o sistema Linux é pior. Devem ter melhorado a questão do de drivers no windows sevem.
ricardo22
E assim começa mais uma discussão entre windows e linux
sinceramente não sei porque ficar discutindo isso o tempo todo, windows x linux
se os dois são de plataformas diferentes, criado para fins diferentes e com licenças diferentes, porque ficar comparando? eles são diferentes!
Cada um com sua particularidade, vantagens e desvantagens.

E outra, o quesito TESTE, tem que ser bem avaliado, falar que o ubuntu é "lento" é algo complicado, é como assinar um atestado de burrice, talvez o que esteja lento é o hardware em questão e não o sistema, mas enfim...

É isso.
mikelll
pessoalmente penso que nao tem comparação possível! sao dois sistemas operativos digerentes nascidos em eras diferentes.
esse ubuntu so pode ser comparado com o Seven
rafael2112
ricardo22 wrote:
se os dois são de plataformas diferentes, criado para fins diferentes e com licenças diferentes, porque ficar comparando? eles são diferentes!

Porque não comparar?, os dois forram criados para o mesmo propósito, um SO para você rodar no PC e seus aplicativos

ricardo22 wrote:

E outra, o quesito TESTE, tem que ser bem avaliado, falar que o ubuntu é "lento" é algo complicado, é como assinar um atestado de burrice, talvez o que esteja lento é o hardware em questão e não o sistema, mas enfim...
É isso

Veja a comparação que fiz. Foi com o Ubuntu comparado a um XP recém instalado sem antivirus. O Ubuntu consome mais processamento para realizar as tarefas, sobre Hardware nada haver, está cheio de notebook com pouco desempenho, além de tudo eu ao menos não preciso de nenhum efeito em um SO pois é apenas uma plataforma para programas
gueda
rafael2112 wrote:
ricardo22 wrote:

Porque não comparar?, os dois forram criados para o mesmo propósito, um SO para você rodar no PC e seus aplicativos

ricardo22 wrote:

É isso

Veja a comparação que fiz. Foi com o Ubuntu comparado a um XP recém instalado sem antivirus. O Ubuntu consome mais processamento para realizar as tarefas, sobre Hardware nada haver, está cheio de notebook com pouco desempenho, além de tudo eu ao menos não preciso de nenhum efeito em um SO pois é apenas uma plataforma para programas

Concordo com você. Já testei muito ubuntu em computadores antigos e rodam bem melhor que windows xp. Por exemplo, eu tinha um amd k6 II, no xp ele não aguentava mais... instalei o ubuntu e ganhou uma sobrevida grande, servindo como um desk para atividades corriqueiras, servidor de rede doméstica entre outras n possibilidades

Recentemente eu testei o Ubuntu com o seven, em meu computador novo, feito para overclock e high end, ou seja, top de linha com 6 núcleos reais de processamento, memória fsb 1600mhz etc

Eu não uso ubunto 100% do tempo pois preciso usar alguns softwares exclusivos de windows que não tem um bom desempenho no wine.

Rafael, você chegou a testar o novo ubuntu ou fedora? E o gnome 3?
rafael2112
Quote:

Concordo com você. Já testei muito ubuntu em computadores antigos e rodam bem melhor que windows xp. Por exemplo, eu tinha um amd k6 II, no xp ele não aguentava mais... instalei o ubuntu e ganhou uma sobrevida grande, servindo como um desk para atividades corriqueiras, servidor de rede doméstica entre outras n possibilidades

O PC com menos desempenho que tenho aqui é um ATHLON XP 2200 em uma placa da Asrock, mas com memória Sdram, mas ele vai bem tanto no XP quanto no Ubuntu

Quote:

Eu não uso ubunto 100% do tempo pois preciso usar alguns softwares exclusivos de windows que não tem um bom desempenho no wine.

Sim também percebi isto, o wine só vai rodar softwares pequenos de até uns 20 Mb, isso sem envolver nenhum hardware, como placa de rede, som e portas de comunicação afinal é um emulador, não testei o virtual Box, não seria melhor?

Quote:

Ainda não, mais terei que formatar o HD novamente, pois testei muitos programas ultimamente em busca de programa que me atenda, vou instalar a nova versão
gueda
Quote:

Sim também percebi isto, o wine só vai rodar softwares pequenos de até uns 20 Mb, isso sem envolver nenhum hardware, como placa de rede, som e portas de comunicação afinal é um emulador, não testei o virtual Box, não seria melhor?

humm não testei com o virtual box. NO windows ele simula bem e aguenta melhor o "tranco", vou ver se testo depois.
rafael2112
Alguém já viu isso, será que é realmente verdade:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180540634-promoco-especial-serial-windows-seven-100-original-_JM
rafael2112
gueda wrote:

Tentei instalar o novo ubuntu 11.04, mas meu HD está com alerta Smart não deu certo...está versão 11.04 também quis colocar um driver de codico aberto para minha placa Nvidia em vez do proprietário, também não funcionou direito.
Notei poucas diferença visuais entre as duas distribuições.

Aqui um comparativo da maior consumo de CPU do Linux-Ubuntu:
http://www.geek.com.br/posts/12936-ubuntu-10-04-gasta-mais-energia-que-o-windows-7

Aqui está meu Screen com Ubuntu 10.04

drummer
é a tal da coisa, o cara não entende muito de windows, ai quer se aventurar no linux e também não entende muito, faz testes pela metade, com hds com problema (smart acusando) e vem falar coisas que não sabe, destes tá cheio por aí...

por hoje é só
rafael2112
drummer wrote:
é a tal da coisa, o cara não entende muito de windows, ai quer se aventurar no linux e também não entende muito, faz testes pela metade, com hds com problema (smart acusando) e vem falar coisas que não sabe, destes tá cheio por aí...

por hoje é só

e vc seria um super entendido do windows !!! qualquer um que use esse dois SO pode opinar aqui como usuário...
Meu HD estava com problema que gerou um alerta Smart era um mal contato entre o motor e a placa controladora, limpei o contato e arrumei o problema, nao ha agora problema pelo teste que fiz no HDD, mas o alerta permanece porque o fabricante nao preve que vc vai consertar um problema físico.
gueda
drummer wrote:

por hoje é só

A ideia do tópico é compartilhar opiniões e sugestões. Eu tenho mais de 30 HDs variando de 20 GB a 2 TB de tamanho e alguns deles apresentam problemas no linux, da mesma forma que o do colega.
Ele apontou um fato que ocorreu quando realizou os testes e não saiu crucificando o sistema operacional.

@rafael
Quanto aos seriais windows por R$ 35,00 é furada, passa alguns meses ele passa a ser trial. Eu tenho windows e não uso serial, tem um comando que "reseta" e "polonga" o tempo trial da licença para 180 dias, então apenas dou o comando no DOS de 6 em 6 meses. Bem simples.
rafael2112
Estive olhando mais atento o Ubuntu 11.04, realmente a aparência melhorou, cores mais harmoniosas, a central de programas está melhor também, mas estou com suspeita que esse sistema já não possui mas o driver proprietário para a minha placa de vídeo, isso aconteceu com o Notebook que tem uma ATI Xpress 1100 onde o driver proprietário funciona até a versão Ubuntu 8, no momento ele esta com Ubuntu 10.04 64 Bits e drivers abertos de video com desempenho razoável. Não foi fácil de instalar o driver dessa placa no Windows, o único que funcionou foi 8.3 versão mais antiga em um total de 15 drivers, sendo todos eles para o Win XP.

Quote:

@rafael
Quanto aos seriais windows por R$ 35,00 é furada, passa alguns meses ele passa a ser trial. Eu tenho windows e não uso serial, tem um comando que "reseta" e "polonga" o tempo trial da licença para 180 dias, então apenas dou o comando no DOS de 6 em 6 meses. Bem simples.

Talvez eu tenha que usar o Notebook para trabalho, dai o interesse em um serial legal, esse Note já veio com Win Vista Start Edition, infelizmente o desempenho é bem ruim com esse SO, atualmente está com o XP 64 Bits em inglês, o problema é comprar um SO que logo vai ser descontinuado.
O Notebook é ACER Dual Core @ 2.2GHz Turion 64 e um HD de 80 GB Sata com uma miserável taxa de transferência de 30MB/s. Acho que Microsoft está remando contra a maré em lançar seu novo SO dependente do hardware poderoso, sendo que tendencia hoje em dia e as pessoas cada vez mais migrarem para Notebooks onde em muitos casos hardware é limitado, outro detalhe é que o Office deveria vir com o SO em todas a versões. Acho que a Microsoft está pensando em uma versão mais leve para seu SO, vamos ver no que vai dar.

[/quote]
rafael2112
Para quem tem uma boa placa de video pode contar com efeitos 3D no Linux Ubuntu:

http://www.youtube.com/watch?v=XvZmfJRF_O0
drummer
No tempo que eu tinha tempo de fuçar no ubuntu eu usava o compiz fusion e porra, tinha uns efeitos muito legais.

Let's show
kayorage
Pena que programas gráficos para linux sejam fracos.
Se não com certeza nunca mais usaria nem windows nem mac Os
rafael2112
kayorage wrote:
Pena que programas gráficos para linux sejam fracos.
Se não com certeza nunca mais usaria nem windows nem mac Os

Qual seria esses programas graficos?