FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

literatura brasileira que não é chata?

D'Artagnan
vou contar um segredo para vocês, e gosto de ler, mas não é porque eu sou inteligente ou culto, é porque eu acho que as historias nos livros são mais divertidas do que nos filmes ou seriados de tv,

eu não leio para adquirir conhecimento ou cultura, acho livros que tem o único objetivo de transmitir uma moral extremamente chatos, não suporto ler guias técnicos ou livros de auto ajuda , livros com moral religiosa espiritual também me irritam.

até hoje achei a maioria dos livros de autores brasileiros de época que tentei ler absurdamente chatos, o que li de "o primo Basílio" foi bloqueado da minha mente, tentei ler outros e a maioria eram historias extremamente frustrantes que se passavam em relacionamentos aparentemente trivias de pessoas medias, triste fim de policarpo quaresma é muito chato , nunca li memórias póstumas de Brás cubas que me pareceu interessante por puro medo de perder meu tempo, gostei de Morte e Vida Severina só pelo estilo narrativo - poesia até gosto dos brasileiros... os unicos livros de um brasileiro q eu realmente gostei foram os do Luis Fernando Verissimo...

meu problema acho é que eu leio um livro para o mesmo fim que vejo um filme, eu gosto de coisas que me prendam - não quero saber de sentidos e morais - pra mim um livro é só um filme que eu mesmo faço passar na minha cabeça, eles tem que me dar vontade de ler mais, ainda quero achar o tolkien brasileiro , o dan brown tupiniquim.. não me importa o que achem...
Deline
Ah, existem muuuitos autores nacionais bons, que tanto prendem a gente , quanto carregam valores legais. No colegio eu tambem fiquei um pouco traumatizada..Hoje que fui entender algumas coisas que lia xD
Ainda mais agora fazendo jornalismo, tenho que amar ler de tudo!
cherry-pie
ah sei lá eu não achei o primo basílio ruim, é meio enrolado e talz mas sei lá é coisa da época xD eu só li essas coisas pra passar no vestibular mas não achei o fim do mundo e teve uns q eu até gostei de ler ^^ a única coisa q eu odeio até hoje e nunca consegui terminar de ler foi os lusíadas XD
gueda
primo basílio é muito descritivo, qualidades de "livros bons" da época, mas...

De livro brasileiro "clássico" o de leitura mais agradável é "O cortiço".

De séries não clássicas, é a coleção iniciada pelo "Angus, o primeiro guerreiro", de 2003, de Orlando Paes Filho. Conta a história de um clã escocês no século IX, até sua evolução ao século XXI (clã dos MacLachlan).

São 7 volumes, com ilustrações muito bem feitas, inclui mapas detalhados da época e toda uma pesquisa histórica, dando mais vida e imersão.
Deline
gueda wrote:

De séries não clássicas, é a coleção iniciada pelo "Angus, o primeiro guerreiro", de 2003, de Orlando Paes Filho. Conta a história de um clã escocês no século IX, até sua evolução ao século XXI (clã dos MacLachlan).

São 7 volumes, com ilustrações muito bem feitas, inclui mapas detalhados da época e toda uma pesquisa histórica, dando mais vida e imersão.

Adorei ler O cortiço também ^^ eu sempre gostei mais das obras realistas Razz
Vanilla
O Luís Fernando Veríssimo já foi citado, recomendo que você leia as crônicas do analista de Bagé dele. Muito MUITO bom! Mesmo pra quem não é gaúcho haha! Eu recomendo também o Stanislaw Ponte Preta. O cara é inventor do FEBEAPÁ (Festival de Besteiras que Assola o País) e escrevia de forma deliciosa.

Se curte vampiros (daqueles que não brilham e talz) eu recomendo o André Vianco. Um ex namorado era super fã dele e fomos até conhecê-lo numa livraria. Nunca li nada dele (que lindo eu recomendar um autor que nunca li...) mas tem muita gente que curte. De resto, estou mais ligada em muita tranqueirada estrangeira do que nacional. Very Happy

gueda wrote:

Eu curti muito "O cortiço". Na verdade eu tava sem muito o que fazer (leia-se: eu já tinha terminado de ler o livro do Sidney Sheldon que tinha comigo) e o livro tava jogado por lá. Li sem maiores traumas.
mikelll
Deline wrote:
Ah, existem muuuitos autores nacionais bons, que tanto prendem a gente , quanto carregam valores legais. No colegio eu tambem fiquei um pouco traumatizada..Hoje que fui entender algumas coisas que lia xD

No colegio ainda nao temos maturidade para entender essas obras
D'Artagnan
Quote:

concordo e acho q é um erro forçar crianças a ler esse tipo de literatura,

de qualquer forma eu sou bem crescidinho e ainda nao gosto desse tipo de leitura "classica", como expliquei meu negocio é ler por diversao nao porque sou culto, e ai existem livros classicos que vao de acordo com o gosto mais "povão" tipo stephen king, dan brown e outras literaturas mais despretenciosas?

já citaram "o cortiço" que parece ser bem diferente ...
mikelll
D'Artagnan wrote:
Quote:

de qualquer forma eu sou bem crescidinho e ainda nao gosto desse tipo de leitura "classica", como expliquei meu negocio é ler por diversao nao porque sou culto, e ai existem livros classicos que vao de acordo com o gosto mais "povão" tipo stephen king, dan brown e outras literaturas mais despretenciosas?

sim, tremendo erro! Depois ficamos a odiar as obras e nunca mais as iremos ler!
Deline
Eu to querendo muito comprar os livros da série do Elio Gaspari *_* Tenho muito interesse pelo assunto...
mikelll
Deline wrote:
Eu to querendo muito comprar os livros da série do Elio Gaspari *_* Tenho muito interesse pelo assunto...
não conheço esses...
cherry-pie
mikelll wrote:
Deline wrote:

é verdade lembro que meus professores me davam coisas tenebrosas pra ler, eu detestava ne lia só copiava os resumos rsrs deveriam pegar mais leve no colégio, dar coisas que incentivem e não que afugentem ainda mais
mikelll
cherry-pie wrote:
mikelll wrote:
Deline wrote:

é verdade lembro que meus professores me davam coisas tenebrosas pra ler, eu detestava ne lia só copiava os resumos rsrs deveriam pegar mais leve no colégio, dar coisas que incentivem e não que afugentem ainda mais

É isso aí! Quem será o génio que determina isso é que eu gostava de saber! É completamente contra producente!
ricardo22
olha é [ snipped by Vanilla ] hahaahh
machado de assis (para crianças) é bacana ahahahhh
drummer
Seila, nao curto muito literatura brasileira.

talvez um machado de assis
ou algo parecido
mikelll
Chico Buarque
Deline
mikelll wrote:
cherry-pie wrote:
mikelll wrote:
Deline wrote:

É isso aí! Quem será o génio que determina isso é que eu gostava de saber! É completamente contra producente!

Pior que é mesmo, a gente só vai entender o real sentido das coisas depois de muito estudo, ou quando um professor realmente BOM consegue explicar o que o livro queria passar. No caso de Dom Casmurro, todo mundo cai naquele clichê de "Será que ela traiu?" enquanto nada disso importa.
Um autor que eu aprendi a gostar é Jorge Amado, depois do colégio também..
Vanilla
mikelll wrote:
D'Artagnan wrote:
Quote:

sim, tremendo erro! Depois ficamos a odiar as obras e nunca mais as iremos ler!

Não sei se é questão de maturidade ou gosto pura e simplesmente. Eu continuo achando Machado de Assis uma chatice (10 anos depois de ter acabado o colégio). A verdade é que cresci lendo Sidney Sheldon e gosto dele até hoje. Gosto de ler pra me divertir e não pra pagar de intelectual. A verdade é que é bom ler muito e ler de tudo: livros, revistas, artigos. Desde que a leitura proporcione prazer, porque senão não vale de nada.