FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Plágio na logomarca das Olimpíadas?

Lviter
Qual é a sua opinião?

Quote:
As semelhanças não podem ser negadas, afirma Fred Gelli. Criador da logomarca para Rio-2016, o diretor de criação da agência Tátil Design nega, porém, qualquer ponta de plágio no processo de criação daquela que será a cara dos Jogos Olímpicos no Brasil. Apesar de também enxergar traços parecidos com a marca da Telluride Foundation (organização não-governamental da cidade de mesmo nome, em Colorado, nos Estados Unidos), ele diz que a escolha passou por uma pesquisa de seis semanas para evitar este tipo de acusação. Mas, por se tratar de um símbolo universal (pessoas se abrançando), a possibilidade de gerar polêmica era grande.

fonte: http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2011/01/criador-da-logo-rio-2016-reconhece-semelhancas-mas-nega-plagio.html

Esta questão de referências em design (e em outras áreas) é complicada.
Mesmo porque é muito difícil inventar algo realmente novo em tempos pós-modernos.
Deline
Puts, pior que é igualzinho mesmo, o pessoal nem pra disfarçar! Razz rs...Eu tinha achado o símbolo bem bonito e criativo, até por ser o primeiro em 3 dimensões...
Vanilla
Achei semelhante sim, mas ainda assim muito bonita. E quer saber? Tá muito melhor que o facepalm que é a logomarca da copa do mundo.

Aliás, o que aconteceu com aquela logo linda de quando o Rio era candidato? Sem querer ser do contra, mas é bem mais bonita que a oficial.

Lviter
Esta logo da Copa 2014 é horrorosa...

Também achei a logo da candidatura Rio 2016 mais bonita do que a atual...
gueda
esse da copa de 2014 é horrível, nem lembrava dele hashuashusashau muito engraçado essa imagem do logo ao lado da imagem do chico xavier.

quanto ao rio 16 e o escolhido, eu prefiro o escolhido, gostei da forma das linhas e tridimensionalidade. Só achei falho o fato de ser "3" bonecos e não 5 representando cada um um continente, mas enfim.

Quanto ao plágio, impossível inventar algo hoje em dia que não seja, ao menos, "muito parecido" com outra coisa, principalmente depois da internet, globalização e dinamização das informações.

Se for falar em plágio, ele plagiou duas vezes. 1 - com relação ao layout com a instituição; 2 - com relação à justificativa que ele deu, que indicam pessoas se unindo, união dos povos, pois essa é exatamente a mesma justificativa do logotipo do Linux UBUNTU (que são 3 pessoas numa roda representando a "união dos povos").
cherry-pie
é realmente é beeeemmm parecido xD mas e daí né nada se cria tudo se copia sheusheuhs é só largar uma grana pro outro q criou lá e todo mundo se acalma Very Happy
Vanilla
gueda wrote:
Quanto ao plágio, impossível inventar algo hoje em dia que não seja, ao menos, "muito parecido" com outra coisa, principalmente depois da internet, globalização e dinamização das informações.

O logo da cidade candidata é uma coisa bem mais original e que remete ao Rio usando um de seus maiores símbolos. Eu não diria que é absurdamente original, mas com certeza representa bem mais o Rio do que o atual logo. IMHO, claro. Very Happy
phantombr
Nossa... até as cores são muito parecidas... acho mancada do carinha se ele se "inspirou" numa logo já existente. Mas caso tenha sido acaso até acredito, por que muitas vezes eu penso em algo que imagino ser inédito e quando vejo alguem ja tinha inventado a muito tempo.
gueda
Vanilla wrote:
gueda wrote:

O logo da cidade candidata é uma coisa bem mais original e que remete ao Rio usando um de seus maiores símbolos. Eu não diria que é absurdamente original, mas com certeza representa bem mais o Rio do que o atual logo. IMHO, claro. Very Happy

a sim, isso é verdade, remete bem mais ao rio. Só não gosto dele porque lembra muito o supermercado Pão de Açúcar uhashuashusa
Deline
Vanilla wrote:
Achei semelhante sim, mas ainda assim muito bonita. E quer saber? Tá muito melhor que o facepalm que é a logomarca da copa do mundo.

Aliás, o que aconteceu com aquela logo linda de quando o Rio era candidato? Sem querer ser do contra, mas é bem mais bonita que a oficial.

Achei bonita mesmo o_O Mas WTF esse Chico Xavier? Tendi não! HAHAHHA
Vanilla
Deline wrote:

AHUAHUAHUAH! É a logo da copa de 2014. Só que o povo enxergou um Chico Xavier na logo e ficou. Para os gringos, é simplesmente uma facepalm. Pra todo mundo, a logo é um FAIL sem precedentes.
ricardo22
sempre rola esse plagio, moçada é foda mesmo!
leandrow
Tá em cima da hora, ctrl+c, ctrl+v, copiou, colou, já era!

Eheh! Laughing
Deline
Vanilla wrote:
Deline wrote:

AHUAHUAHUAH! É a logo da copa de 2014. Só que o povo enxergou um Chico Xavier na logo e ficou. Para os gringos, é simplesmente uma facepalm. Pra todo mundo, a logo é um FAIL sem precedentes.

HAHAHAH, sacanaaagem!! Mas podia ser mais colorido esse logo ein!
D'Artagnan
cara eu vejo até a semelhança mas plagio é tentar ganhar fama em cima da logo
que nem ele disse se pessoas se abraçando fosse plagio eles deveriam processar o ubuntu tb

mesmo conceito só que nada que ver
leandrow
Ideias similares pelo mundo. Laughing

É interessante como o ser humano pode ter sua criatividade praticamente anulada e perder toda sua validade de reconhecimento porque alguém já fez a mesma coisa antes, humm...
Sidney
Quote:
Após a divulgação da logomarca oficial dos jogos olímpicos de 2016 que acontecerá no Rio de Janeiro, não demorou muito para que uma suspeita de plágio viesse á tona e virasse uma intensa discussão nas redes sociais! A semelhança da logo do Rio-2016 com a da Telluride Foundation, uma organização que promove a filantropia e fornece subsídios para projetos de arte, educação e esporte nas comunidades locais.
A logomarca foi criada pela agência Tátil, que venceu um concurso que durou mais de 6 meses e reuniu 139 empresas.
Deline
D'Artagnan wrote:
cara eu vejo até a semelhança mas plagio é tentar ganhar fama em cima da logo
que nem ele disse se pessoas se abraçando fosse plagio eles deveriam processar o ubuntu tb

mesmo conceito só que nada que ver

Aii gente é o amorrrrrr no coração das pessoas, uai! HAHAHAH Todo mundo quer um abraço Razz kkkkkkk
riccopt
esse logo horrivel que fizeram para as olimpiadas do rio é um dos piores plagios que eu ja vi... até pq o original ja nao era grandes coisas...
nem para mudar o VERDE de lugar... o traco do boneco VERDE é IGUAL em todos eles
Deline
riccopt wrote:
esse logo horrivel que fizeram para as olimpiadas do rio é um dos piores plagios que eu ja vi... até pq o original ja nao era grandes coisas...
nem para mudar o VERDE de lugar... o traco do boneco VERDE é IGUAL em todos eles

Hahahaha, pior. Eles interpretaram totalmente ao pé da letra a expressão "Nada se cria, tudo se COPIA" Razz
riccopt
Deline wrote:
riccopt wrote:

Hahahaha, pior. Eles interpretaram totalmente ao pé da letra a expressão "Nada se cria, tudo se COPIA" Razz

o Pior de tudo é negar que fizeram um plagio... que por sinal ficou muito horrivel...