FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Design - por onde começar?

D'Artagnan
Pessoas, eu sou programador, programo para web para desktop, conheço linguagens the backend, javascript, css, jquery - enfim estou bem antenado na parte de programação. ainda assim eu nunca parei para estudar design, principalmente wen, mas nao só - porque eu acho que como desenvolvimento o design deve trazer para web conceitos de outras areas. Tem algum designer aqui? o que vcs acham da area? por onde se começa a estudar design , design mesmo!?
gueda
sou "programador amador" na minha vida virtual (programo apenas para fins próprios) e entendo razoavelmente de php, javascript, DOM e ajax, isto é, consigo implementar minhas idéias e dar vida a elas. Atualmente como hobby estudo html 5 e css 3, para aprender a integrá-los ainda mais com um design clean e tableless.

Quanto ao design, você se refere a layouts etc? Conceito de cores? teoria das cores? estruturação de formas?
Independente disso, sempre procuro ler bastante sobre photoshop, formas de estilização, estruturação do design e procure no google (não lembro onde coloquei), mas tem uma dissertação de mestrado (de psicologia | design, salvo engano) explicando diversas coisas sobre as cores e as formas que elas devem estar dispostas em um site.

No mais, tenho as mesmas dúvidas que você. Vamos aguardar um profissional responder.

Por enquanto indico esse site, tem bastante material aproveitável (vou deixar o link para "princípios de web design", tem bastante coisa útil, caso não sirva para você, outros poderão aproveitá-lo):
http://www.webdesign.org/web-design-basics/design-principles/page-1.html?level=1
Alerrandre
Na internet você aprende de tudo cara,só focar o programa que você quer aprender,e ler ler e l rmais um pouco.

Vlw boa sorte.
ham65
Se você quer aprender sobre o photosho,Tem um site com milhares de tutoriais,são milhares de tutoriais BONS,se não execelentes,explicando tudo,e são divididos em categorias,basico,intermediario,avançado e por ai vai.

http://www.tutoriaisphotoshop.net/

Dá para aprender muita coisa,no caso se for outros programas,te recomendo o mx masters,TUTORIAIS DE GRAÇA,e bem explicativos e em portugues.

http://www.mxmasters.com.br/

Boa sorte.
D'Artagnan
Achei um tutorial incrivel em inglês que mostra as técnicas de se fazer um layout interessante:

http://net.tutsplus.com/tutorials/html-css-techniques/design-a-beautiful-website-from-scratch/
gueda
D'Artagnan wrote:
Achei um tutorial incrivel em inglês que mostra as técnicas de se fazer um layout interessante:

http://net.tutsplus.com/tutorials/html-css-techniques/design-a-beautiful-website-from-scratch/

o duro é a continuação desse tutorial que é paga http://net.tutsplus.com/articles/news/coding-a-beautiful-website-from-scratch-plus-tutorial/

=/
a parte mais difícil é codar o psd

Felizmente, encontrei um semelhante gratuito:

Parte I
http://net.tutsplus.com/tutorials/design-tutorials/design-and-code-a-slick-website-from-scratch-%e2%80%93-part-i/

Parte II

http://net.tutsplus.com/tutorials/html-css-techniques/design-and-code-a-slick-website-from-scratch-%E2%80%93-part-ii/
D'Artagnan
gueda wrote:
=/ a parte mais difícil é codar o psd

Eu sinceramente acho muito mais fácil Codificar um layout feito do que fazer um layout bonito.

XHTML,CSS e Javascript , (até PHP ou outra linguagem server side) tem um conjunto de regras e padrões bem definidos, eu tenho boas praticas em programação funcional ou oritentada a objetos, tenho webstandards para guiar meu html e meu css, tenho até validadores online...

Já para o layout não existe uma formula ou uma ferramenta que me diga , esse layout esta bonito, funcional, pratico e se o cliente vai gostar, não tem um validador que vai me vc esta usando as cores certas, vc esta com o menu bem posicionado, esta tudo proporcional.
mikelll
D'Artagnan wrote:

este site é bem legal!
flamengoparaibano
cara o melhor caminho pra se começar e procurar uma boa escola tecnica, eu tenho certificado pela microlins e indico pra você também.... e caso vc não tenha dinheiro pra pagar um curso o melhor caminho e buscar aprender via tutoriais...
D'Artagnan
flamengoparaibano wrote:
cara o melhor caminho pra se começar e procurar uma boa escola tecnica, eu tenho certificado pela microlins e indico pra você também.... e caso vc não tenha dinheiro pra pagar um curso o melhor caminho e buscar aprender via tutoriais...

cara eu tenho meus traumas de escola e de faculdade, quando fiz faculdade e curso nunca aprendi nada além do basico, o avançado sempre foi no mercado de trabalho ou por curiosidade
Gemeos
Bem, eu começei fazendo um curso na Microlins. Para mim, acho que nessa área eh muito importante conquistar uns certificados logo. Ae dpois vc faz a prova para tirar licença gold Adobe e dpois em alguma linguagem Web (javascrip, html....)
riccopt
gueda wrote:
D'Artagnan wrote:

o duro é a continuação desse tutorial que é paga http://net.tutsplus.com/articles/news/coding-a-beautiful-website-from-scratch-plus-tutorial/

=/
a parte mais difícil é codar o psd

Felizmente, encontrei um semelhante gratuito:

Parte I
http://net.tutsplus.com/tutorials/design-tutorials/design-and-code-a-slick-website-from-scratch-%e2%80%93-part-i/

Parte II

http://net.tutsplus.com/tutorials/html-css-techniques/design-and-code-a-slick-website-from-scratch-%E2%80%93-part-ii/
links excelentes... mas é mais facil achar imagens prontas e FREE do que realmente fazer todo do 0... calro que quando se faz tudo do 0 o produto fica melhor (pois é UNICO)...
maykell
tu pode pegar um destes criadores de layout disponiveis na net ou entao conseguir um template bacana e de codigo simples que voce possa entender e apartir dai so alegria
Propaga
D'Artagnan wrote:
Pessoas, eu sou programador, programo para web para desktop, conheço linguagens the backend, javascript, css, jquery - enfim estou bem antenado na parte de programação. ainda assim eu nunca parei para estudar design, principalmente wen, mas nao só - porque eu acho que como desenvolvimento o design deve trazer para web conceitos de outras areas. Tem algum designer aqui? o que vcs acham da area? por onde se começa a estudar design , design mesmo!?

Experimente:
http://webdesigngrafico.blogspot.com/

Pode ajudar...

Abçs.
GAMESMASTER
O mundo freelancer na área de design está bem saturada, sem dúvida. Mas há bons e maus profissionais. Vou supor que você seja um dos bons, que sabe de design, que estuda design e que produz bom design. Vou também supor que você seja novo no mercado de trabalho, e escolheu logo a vida de freelancer por não conseguir um emprego em um escritório de design. Bom, eis as 4 coisas que você precisa saber sobre a vida freelancer:

1) É uma vida instável. Um mês você pode estar trabalhando feito condenado, no próximo você pode estar mendigando por trabalho. Isso é perfeitamente normal. Por isso, sempre guarde uns 10%-25% do que você ganhar em uma poupança para aquele mês onde o trabalho é escasso e as contas são muitas.

2) Se conseguir um cliente, mantenha-o. No mundo do marketing, custa cinco vezes mais adquirir um cliente novo do que manter um já existente. Você precisa ter paciência e boa educação com seus clientes novos, além de puxar o saco. Um cliente chato que paga bem, ainda é um cliente que paga bem.

3) Clientes que pagam pouco trazem prejuízos. Se você trabalha 10 horas por um cliente que te paga o equivalente a trabalhar por 5 horas, arranje uma desculpa e livre-se dele ou suba seu preço. Trabalhar de mais e ganhar de menos traz sérios prejuízos.

4) Corra atrás. O freelancer é o profissional que mais corre atrás das coisas, especialmente de clientes. Você que vai ter que ir em eventos, entregar seu cartão a quem parece estar interessado, correr atrás de clientes com um mau design e convencer ele de contratar você como um novo designer. Acredite: seu mês vai ser dividido em dois: metade para fazer os trabalhos, a outra metade para correr atrás de novos trabalhos.

Agora que você sabe como é a vida de freelancer, é hora de começar a trabalhar. Mas por onde começar? O que você precisa ter? Aonde procurar por trabalho?

Tenha um portfólio. Seja um arquivo .pdf, um blog, um página de Flickr ou DeviantArt. Qualquer lugar onde você possa hospedar seus trabalhos. Não adianta você ser o melhor do mundo se você não demonstra que é.

Tenha contatos. Contatos são a coisa mais valiosa no mundo hoje em dia. Se você conhece alguém que conhece outro que precisa de uma peça gráfica, fale com seu conhecido para arranjar um encontro. Informe a todos seus conhecidos sobre o que você faz. Eventualmente, alguém que precise de algo vai acabar sabendo de você.

Faça-se conhecido. Participe de fóruns, blogs, grupos de discussão, eventos, etc. Faça seu nome uma marca. Não há sensação melhor do que você chegar para um futuro cliente, se apresentar e ele dizer “Conheço teu nome de algum lugar…”. Faça as pessoas lembrarem do seu nome. Seja criativo para isso.

Entenda e faça entender o que você faz. Explique para as pessoas o que é design, diga porque você é bom nisso. Acredite que você é o mehor; as pessoas são influenciadas pelas opiniões de outras, então possivelmente eles vão acabar achando também que você é o melhor.

Networking é importante. Isso é quase o mesmo do que “tenha contatos”. Mas isso é ter contato com outros freelancers na sua área. Não é raro de um freelancer receber várias ofertas de trabalhos e não conseguir fazer todos, então muitas vezes ele terá que repassar o trabalho a outra pessoa. Você pode ser essa outra pessoa.

Tenha um bom contrato. Saiba como fazer um bom contrato. Existem milhares de modelos na web, é só procurar. O contrato é o que vai garantir o seu trabalho e a honestidade do seu cliente.

Saiba tarifar de acordo. É complicado chegar a um preço bom, mas já escrevi dois artigos sobre isso aqui: “Quanto cobrar” e “Cobrar por hora ou cobrar valor fixo?“. Leituras recomendadas.

Esses são os pontos importantes a se levar em conta na vida freelancer. Existem muitas outras coisas, mas você aprende isso com o tempo (errar faz parte).

Ah, e pra quem têm interesse em procurar por trabalhos na net, existem alguns sites que oferecem trabalhos freelancers como o Freela.com.br e o Freelance Now. Testei o Freela.com.br e recomendo ele! Mas um porém: não é fácil conseguir trabalhos lá pois a concorrência é brava.
alissonferreira
Existem muitas pessoas que acreditam que podem se tronar designers lendo tutoriais de softwares como Photoshop, Illustrator, Indesign, Dreamweaver e o pior de todos CorelDraw, infelizmente o máximo que essa pessoa irá conseguir será repetir esses tutorias, que algumas vezes até podem te dar um bom resultado, mas isso não é e nunca será design.

Design é uma atividade que reúne ciências humanas aplicadas, é um campo multidisciplinar onde se utilizam ao mesmo tempo psicologia, filosofia, ergonomia, semiótica dentre outras. Os tutorias que existem na web são úteis somente para aprender manusear os softwares, que não passam de ferramentas na mão do profissional designer.

Uma peça gráfica além de ser visualmente interessante, deve possuir um conceito, uma razão de ser, preocupação com o que está sendo transmitido, responsabilidade social, preocupação ambiental, etc...

Resumindo, design não é o resultado, design é um projeto, o resultado será consequência do mesmo, seja ele bom ou ruim.

Quanto a pergunta que abre o post, a melhor maneira de se tornar um designer é estudar, de preferencia em um curso superior sério, ou a sua curva de aprendizado pode ser muito grande e possivelmente no meio do caminho você pode ficar frustrado e desistir.
ricardo22
pelo começo

desculpe, não resisti!

hahaahhahaaha
ricardo22
na verdade o amigo GAMESMASTER falou tudo

-------------------------------------------------------------------------------
O mundo freelancer na área de design está bem saturada, sem dúvida. Mas há bons e maus profissionais. Vou supor que você seja um dos bons, que sabe de design, que estuda design e que produz bom design. Vou também supor que você seja novo no mercado de trabalho, e escolheu logo a vida de freelancer por não conseguir um emprego em um escritório de design. Bom, eis as 4 coisas que você precisa saber sobre a vida freelancer:

1) É uma vida instável. Um mês você pode estar trabalhando feito condenado, no próximo você pode estar mendigando por trabalho. Isso é perfeitamente normal. Por isso, sempre guarde uns 10%-25% do que você ganhar em uma poupança para aquele mês onde o trabalho é escasso e as contas são muitas.

2) Se conseguir um cliente, mantenha-o. No mundo do marketing, custa cinco vezes mais adquirir um cliente novo do que manter um já existente. Você precisa ter paciência e boa educação com seus clientes novos, além de puxar o saco. Um cliente chato que paga bem, ainda é um cliente que paga bem.

3) Clientes que pagam pouco trazem prejuízos. Se você trabalha 10 horas por um cliente que te paga o equivalente a trabalhar por 5 horas, arranje uma desculpa e livre-se dele ou suba seu preço. Trabalhar de mais e ganhar de menos traz sérios prejuízos.

4) Corra atrás. O freelancer é o profissional que mais corre atrás das coisas, especialmente de clientes. Você que vai ter que ir em eventos, entregar seu cartão a quem parece estar interessado, correr atrás de clientes com um mau design e convencer ele de contratar você como um novo designer. Acredite: seu mês vai ser dividido em dois: metade para fazer os trabalhos, a outra metade para correr atrás de novos trabalhos.

Agora que você sabe como é a vida de freelancer, é hora de começar a trabalhar. Mas por onde começar? O que você precisa ter? Aonde procurar por trabalho?

Tenha um portfólio. Seja um arquivo .pdf, um blog, um página de Flickr ou DeviantArt. Qualquer lugar onde você possa hospedar seus trabalhos. Não adianta você ser o melhor do mundo se você não demonstra que é.

Tenha contatos. Contatos são a coisa mais valiosa no mundo hoje em dia. Se você conhece alguém que conhece outro que precisa de uma peça gráfica, fale com seu conhecido para arranjar um encontro. Informe a todos seus conhecidos sobre o que você faz. Eventualmente, alguém que precise de algo vai acabar sabendo de você.

Faça-se conhecido. Participe de fóruns, blogs, grupos de discussão, eventos, etc. Faça seu nome uma marca. Não há sensação melhor do que você chegar para um futuro cliente, se apresentar e ele dizer “Conheço teu nome de algum lugar…”. Faça as pessoas lembrarem do seu nome. Seja criativo para isso.

Entenda e faça entender o que você faz. Explique para as pessoas o que é design, diga porque você é bom nisso. Acredite que você é o mehor; as pessoas são influenciadas pelas opiniões de outras, então possivelmente eles vão acabar achando também que você é o melhor.

Networking é importante. Isso é quase o mesmo do que “tenha contatos”. Mas isso é ter contato com outros freelancers na sua área. Não é raro de um freelancer receber várias ofertas de trabalhos e não conseguir fazer todos, então muitas vezes ele terá que repassar o trabalho a outra pessoa. Você pode ser essa outra pessoa.

Tenha um bom contrato. Saiba como fazer um bom contrato. Existem milhares de modelos na web, é só procurar. O contrato é o que vai garantir o seu trabalho e a honestidade do seu cliente.

Saiba tarifar de acordo. É complicado chegar a um preço bom, mas já escrevi dois artigos sobre isso aqui: “Quanto cobrar” e “Cobrar por hora ou cobrar valor fixo?“. Leituras recomendadas.

Esses são os pontos importantes a se levar em conta na vida freelancer. Existem muitas outras coisas, mas você aprende isso com o tempo (errar faz parte).

Ah, e pra quem têm interesse em procurar por trabalhos na net, existem alguns sites que oferecem trabalhos freelancers como o Freela.com.br e o Freelance Now. Testei o Freela.com.br e recomendo ele! Mas um porém: não é fácil conseguir trabalhos lá pois a concorrência é brava.
soprafazertestes
Na minha opinião a maioria das áreas de trabalho está saturada, mas essa saturação é na quantidade, ou seja, se você quiser ter seu espaço procure dentro da sua área uma diferenciação, um destaque. E nesta área que você escolheu eu acho que tem espaço para quem tem propostas diferente e com criatividade, por isso que eu acho q o design faz muita diferença na hora de mostrar o seu produto. Agora na minha opinião design é quase mais feeling do que técnica, claro que alguma coisa sobre comunicação visual ajuda bastante, mas o essencial eu acho que é você passar sentimento no design. Eu acho que se aprender melhor sempre vendo como os "mestres" fazem, para depois criar o seu próprio estilo. Então busque sites de grandes marcas, grandes nomes, grandes designs e vai aprendendo a linguagem dos grandes, assim você vai assimilando o "bom gosto" do design e com o tempo você começa a buscar a sua própria identidade. Mas influência e referência não significam "cópia" e sim uma inspiração para suas próprias criações.
Então, busque e converse com seus amigo sobre sites que eles acham interessantes e procure analisar as técnicas e sentimentos que aquele design te passa.
gueda
@soprafazertestes

pois é, qualidade versus quantidade. Na área em que eu trabalho também há esse problema. Diversos profissionais (a quantidade), mas poucos produzindo resultados de qualidade aceitável.