FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Você é contra ou a favor de votar nulo?

Lviter
Muita gente, decepcionada com os rumos da política atual no Brasil, está planejando votar nulo.

E você? O que fará e o que pensa do assunto?
gilmariofgl
Tem um site dizendo que se 50% dos voto forem nulos a eleição pode ser cancelada, isso ocasionaria mais gastos com uma outra eleição. Alias, votar nem deveria ser obrigatório, principalmente num país tão democrático… (hahaha) …como o Brasil. Acho que democracia é a maneira mais diplomática de dizer que os políticos podem fazer o que quiser.
Deline
gilmariofgl wrote:
Tem um site dizendo que se 50% dos voto forem nulos a eleição pode ser cancelada, isso ocasionaria mais gastos com uma outra eleição. Alias, votar nem deveria ser obrigatório, principalmente num país tão democrático… (hahaha) …como o Brasil. Acho que democracia é a maneira mais diplomática de dizer que os políticos podem fazer o que quiser.

Pois é, e na maioria dos países onde o voto não é obrigatório a maioria vota.
Eu talvez não possa votar esse ano, mas acho que está mais do que na hora de o brasileiro parar de reclamar e tomar conhecimento sobre sua própria constituição, pra DEPOIS exigir seus direitos.
D'Artagnan
Quote:

isso é mal entendimento da lei, votos nulos são assim como os brancos simplesmente ignorados, o que anularia uma eleição seriam votos anulados pelo TSE que são votos que o TSE julgou que foram comprados ou de pessoas coagidas... segue um link explicando melhor
http://www.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=15002

Toda vez que eu vou votar tem sempre alguém secando, porque ou eu sou um mestre da urna ou eu simplesmente nao faço nada, a verdade é que eu sempre voto igual e eu só preciso apertar um botão para escolher o voto.

Pra mim votar só faz a pessoa se sentir bem porque acha que esta fazendo alguma diferença, é um afago ao ego nada mais, se você não é parte de uma massa você não faz diferença... é assim simples, se elege quem faz o melhor trabalho em agradar a massa. as pessoas não votam pensando no que é bom para o futuro do pais e de todos, as pessoas votam pensando em aumentar seu salario minimo ou em diminuir o imposto do seu audi, quem agradar as vontades pessoais da maioria é quem ganha. Viva a natureza humana.
leandrow
Eu sou contra, porque de nada vai adiantar votar nulo, francamente. Confused

Afinal, os partidos vão ser sempre os mesmos; o candidato é um mero detalhe.
cparakawa
Se você pensar no menos pior, é melhor votar nulo/branco do que votar no Tiririca. Protesto por protesto, é melhor votar em branco. Dá menos trabalho e fica evidente que o eleitor preferiu não escolher ninguém.

Votar nulo pode ser porque o eleitor é burro e não sabe usar a urna. Votou nulo sem querer.

Como o povo, em sua grande maioria, é ignorante e desinteressado, tanto faz na prática. Que votem nulo. Quem vota nulo/branco apóia quem está na frente. É simples assim, nada mais. Mesmo que 40% da população vote branco/nulo, não vai dar em nada. Só vão mudar no sistema se a população sair para protestar na rua e fazer quebra-quebra.

Na minha opinião, o sistema de votação é muito ruim, notadamente para o legislativo. Mesmo o voto distrital puro, utilizado nos Estados Unidos e no Reino Unido, é muito melhor que o sistema proporcional brasileiro.

[]'s
cherry-pie
eu acho q naum deveria ser obrigatório votar, assim quem não quisesse votar simplesmente naum votava e deu
Kashinilaya
D'Artagnan wrote:
sso é mal entendimento da lei, votos nulos são assim como os brancos simplesmente ignorados, o que anularia uma eleição seriam votos anulados pelo TSE que são votos que o TSE julgou que foram comprados ou de pessoas coagidas... segue um link explicando melhor
http://www.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=15002

Eu não sabia disso, vou acessar o link para maiores informações.
Vanilla
Acho bobagem anular o voto ou votar em branco que seja. E não acho que tenha muita gente decepcionada, visto que os níveis de aprovação do governo do país nunca foram tão altos. Bom, digamos que não seja a minha opinião. Eu não aprovo essa (fica difícil usar algo que não seja palavrão aqui) pouca-vergonha que o digníssimo-senhor-nosso-presidente-sem-um-dedo faz com a máquina pública. Mas eu não sou povão que recebe bolsa-esmola, porque pra esses aí tá tudo certo. Então eu me recuso a votar no partido dele. O voto é o meu jeito de dizer que desaprovo o que ele faz. Pra mim, votar nulo ou em branco é abrir mão de dizer que não, não estou de acordo com o que o presidente faz.

To de acordo cm o cparakawa. Ainda é melhor votar nulo/branco do que votar no Tiririca. Mas né, sabe Deus quem você vai estar elegendo junto com o candidato palhaço.

cherry-pie wrote:
eu acho q naum deveria ser obrigatório votar, assim quem não quisesse votar simplesmente naum votava e deu

Infelizmente enquanto a população brasileira estiver nesse nível de educação, as coisas precisam meio que serem feitas na marra. Se não for obrigatório, ninguém vai... Acho que falta consciência ao brasileiro, envolvimento real com política e com os rumos que o país dele toma. É triste, mas é a verdade.
alugueldelanchaangra
Realmente essa história de que 50% dos votos brancos ou nulos anulam a eleição é falsa.

Eu nunca tinha votado branco, mas dessa vez não tem jeito. Nenhum candidato me chama a atenção, acho que vou anular meu voto por falta de opção mesmo...
Alerrandre
Eu penso assim,que democracia é essa,se você é obrigado a votar,muitos vao para votar em branco,seria mais facil ficar em casa,ou ir ver um cinema,do que votar em branco,só para cumprir,e nao ficar com o nome sujo.
o horario eleitoral está mais engraçado que muitos programas de humor,já demonstra o rumo que o pais esta tomando,bandido se candidatando,e propondo ficha limpa caso seja eleito,é para rir mesmo né ?
ham65
Vou votar em ninguem,e olha que nao to falando do candidato chamado ( Ninguem ),vou votar em branco mesmo aHAUhhaHUAHU.
cparakawa
Para quem não é pobre, vote se quiser. É razoavelmente barato pagar a multa por não ter ido votar e não é complicado. Posso estar errado, mas que eu saiba, não dá problema nenhum não ir votar, pagar a multa e ficar por isto mesmo. Dava uns 2 ou 3 reais a multa por não votar. Só se o juiz não for com a sua cara que a multa sobe.
gueda
não vou votar nulo para não diminuir a quantidade de votos válidos e, consequentemente, dificultar a vitória em primeiro turno.

Só por isso.
Lviter
Também acho que o voto não devia ser obrigatório, mas sinceramente, não sei como seria isso
no Brasil, receio que pudesse piorar ainda mais.

Nunca votei nulo, mas nessa eleição cheguei a cogitar...

Mas normalmente ainda tem alguém que eu possa escolher.
mikelll
você quer dizer votar nulo ou votar branco? é que não é igual!
Alerrandre
Votação vai de cada um,falando ainda da democracia do brasil,uma democracia que você é obrigado a votar,lol,votar nulo seria normal...
ham65
Votação vai de cada pessoa,votar nulo vai depender se a pessoa não acho o candidato que gostaria em cada categoria
alugueldelanchaangra
mikelll wrote:
você quer dizer votar nulo ou votar branco? é que não é igual!

Não é igual, mas dá na mesma.
Os 2 serão considerados inválidos
gilmariofgl
Vanilla wrote:
Infelizmente enquanto a população brasileira estiver nesse nível de educação, as coisas precisam meio que serem feitas na marra. Se não for obrigatório, ninguém vai... Acho que falta consciência ao brasileiro, envolvimento real com política e com os rumos que o país dele toma. É triste, mas é a verdade.
Não ser obrigado a votar é melhor do que votar por obrigação, muitos não querem votar mesmo, e se eu tenho que votar só por ser pressionado eu voto no Tiririca* mesmo e não estou nem aí pra cambada de corruptos que vai junto com ele. Se querem votos conscientes? Façam um sistema de votos livre, talvez os 10%** que ainda votam resolvam o problema do Brasil.
*Ou pior
**Ironizando
cparakawa
A discussão do voto obrigatório é muito teórica. Na Europa, poucos países exigem o voto. A Bélgica é um exemplo disto, mesmo assim o índice de comparecimento não é lá muito maior. Sempre tem algum jeito de dar cano no voto obrigatório e ficar por isto mesmo.

No caso do Brasil, a discussão sobre o voto ser obrigatório é sempre a mesma. Como o povo é ignorante e tem aversão à política, então quem iria votar seriam somente os convictos. O que significa os esquerdistas de raiz e os religiosos, que votam porque o pastor/padre mandou - fora o votão de cabresto. A questão é que, os que não iriam votar, vão obrigados e votam na bancada fisiológica - a que representa os interesses pessoais.

Então o voto obrigatório elege mal. Mas o voto facultativo elegeria políticos mais radicais, que teoricamente poderiam ser piores. É parecido com os Estados Unidos e Israel, em que são eleitos candidatos da direita religiosa em proporção muito maior do que o que eles representam na sociedade. São justamente estes grupos que empurram os Estados Unidos para a guerra e boicotam algum acordo de paz razoável de Israel com seus vizinhos.

É ruim de qualquer forma. Mas talvez a diferença seja entre ser ruim e aceitável e ser intolerável.

De qualquer forma, são conjecturas. Só mudando para o voto facultativo é que se pode saber o que vai acontecer. É provável que não aconteça nada. O que é comum no Brasil, mudar para continuar na mesma.

[]'s
leandrow
cparakawa wrote:
De qualquer forma, são conjecturas. Só mudando para o voto facultativo é que se pode saber o que vai acontecer. É provável que não aconteça nada. O que é comum no Brasil, mudar para continuar na mesma.

Ao menos agilizaria o processo de apuração dos votos e, filas nunca mais, eheh!
D'Artagnan
acho o voto facultativo uma questão de principio, qual é a democracia em forçar o cidadão a votar no cara q ele acha mais bonito. Acho muito feia a campanha que a propria justiça eleitoral faz contra o voto branco ou nulo. Eu posso simplesmente não gostar de nenhum candidato ou não me importar com que se elege é a minha opinião e esta na lei por um bom motivo!

Eu prefiro 1000 vezes votar em branco do que votar para gente que tem tempo de criticar outros candidatos tenho nojo desse tipo de gente, dos candidatos e de quem se deixa levar por essa ladainha, pra mim quem tem tempo de se preocupar em achar defeito nos outros, não consegue ver seus proprios defeitos
cparakawa
D'Artagnan wrote:
acho o voto facultativo uma questão de principio, qual é a democracia em forçar o cidadão a votar no cara q ele acha mais bonito. Acho muito feia a campanha que a propria justiça eleitoral faz contra o voto branco ou nulo. Eu posso simplesmente não gostar de nenhum candidato ou não me importar com que se elege é a minha opinião e esta na lei por um bom motivo!

Eu prefiro 1000 vezes votar em branco do que votar para gente que tem tempo de criticar outros candidatos tenho nojo desse tipo de gente, dos candidatos e de quem se deixa levar por essa ladainha, pra mim quem tem tempo de se preocupar em achar defeito nos outros, não consegue ver seus proprios defeitos

O problema é que vivemos sob ditadura por mais de 20 anos. Acabou faz 25 anos, mas mesmo assim continuam os ranços da mesma. Mesmo o ranço ao contrário. Como se achar errado a pessoa se dizer de "direita", porque está se identifica com a ditadura. E achar que a pessoa tem obrigação de votar, como já ocorreu das pessoas não poderem votar para prefeitos de capital, governadores e presidente da república. Parecido com o fumante que para de fumar, ele passa a ter ódio de qualquer pessoa que fume, principalmente se estiver à sua vista.

Na política eleitoral, ou você convence que é melhor, ou que o outro é pior, ou que você representa melhor a pessoa porque é mais parecido com ela - Tiririca style. Qualquer uma das 3 opções é uma mentira, possivelmente.

[]'s
Oonazuchi
Eu não os entendo...

Primeiramente, sobre a obrigação de votar; Ninguém é obrigado a votar, a perder um domingo indo no meio de um monte de gente apenas expressar sua opinião particular pela ponta do dedo. Temos opções que justificam a desnecessidade de se tornar livre o voto. Ora, temos o voto em branco, que nada mais é do que um "eu não quero nenhum dos que tem disponivel". Temos ainda o voto nulo que, na minha opinião, é o modo de permitir que todas as pessoas votem, mesmo aquelas que não sabem interpretar números com tanta dextreza que se é exigida. Poxa, ainda podemos faltar no dia da eleição, e justificar com qualquer motivo besta, irrelevante, que não haverá se quer punição.

Agora... se o voto fosse livre... quais os efeitos possiveis disto?
a) Menos pessoas para votar e, em consequencia, sem filas nas urnas.
b) Cerca de 20% da população expressaria a vontade de escolher o destino dos outros 80%. O que, no geral, contraria o sistema de "a maioria manda na minoria" que, no nosso país, está defasado com a visão fúnebre dos nossos politicos.
c) Os partidos com maioria populacional ganhariam sempre, ou seja, sempre PT ou PSDB, mesmo porque neste país os dois somam (provavelmente, não pesquisei nada) metade dos candidatos eleitores que, justificável ainda, os horários de propaganda politica, já que o cálculo do tempo é feito conforme peso politico proporcional ao total politico da eleição.
d) Aqueles que estão insatisfeitos com o sistema atual, ficariam ainda mais insatisfeitos com o novo sistema, mesmo porque vocês NÃO TERÃO poder para mudar isto de novo.

Voto deve ser como está, mesmo dando preguiça de levantar de manhã.
O que precisa ser mudado é a consciencia do povo; enquanto não levarmos a politica a sério, politicos ruins continuarão se elegendo e estragando nossas vidas.

E como reverter isto?
a) Politico, como disse nosso nobre colega, ganha eleição por convencer a massa. Se nós (isso mesmo, cada um de nós) entrarmos para a politica, convencermos a maioria e sermos eleitos, estaremos no poder, com poder, poder este para mudar essa visão grotesca de politica (mas quem de vocês concorda com isso? Ninguém não é?).
b) Força física, como o fazem em países culturalmente superiores em matéria de politica. França, ao exemplo disto. Por causa de dois anos de aumento de trabalho para se aposentar, queimaram, brigaram, destruiram, reivindicaram, fora que ainda cortaram suprimentos essenciais para a continuidade do país, como corte na distribuição de combustível. Quem nesse país ainda tem coragem de fazer isso? Ninguém. Porquê? Por causa da nossa bela Constituição que, embora tenha seus defeitos, erros crasos, protege de um jeito que faz acreditar termos tudo assegurado. Na prática, essa é outra história.

(...) Podemos fazer diferença. Agora, quem prenderá o sino na cauda do gato?

(...) Povo covarde é aquele povo que não luta por aquilo que acredita.

(...) Um grão de arroz pode virar a balança.

(...) Este é o som do silêncio... Pessoas conversando sem falar... Pessoas ouvindo sem atenção prestar... todas venerando uma ideologia de madeira...

Oonazuchi, Cavaleiro Camaleão.
gueda
voto facultativo? sim, desde que o país evolua 100 anos culturalmente falando e mude para sistema bipartidário presidencial-parlamentarista
riccopt
votar NULO eu sou a favor...
votar em branco eu sou contra...
votar na dilma: PREFIRO MORRER... e ela ja venceu a eleição
pena que agora é tarde e veremos o Brasil QUEBRAR pois nao vamos conseguir competir com os produtos da CHINA e da INDIA...
revistas
Acho que o voto nulo é uma opção, porém essa opção deve ser consciente. Não vale a pena votar nulo porque não sabe o que fazer com o voto. Certifique-se de que nenhum candidato presta. Aí sim, vota nulo.
leandrow
Se podemos votar em branco, por que simplesmente não podemos optar pelo voto? Confused
ricardo22
contra
Sidney
Voto NULO ? Realmente acho o,melhor caminho mesmo , como Protesto ? Como SEM OPÇÃO , nenhuma pois TODOS os POLITICOS , somente prometem , prometem e nunca cumprem,Nunca.Pois a cada Eleição .
Quais são as metas objetivos , propostas feitas ? SAUDE , SEGURANÇA etc... Só que é sempre as mesmas promessas .
O que quer dizer isto. QUE ELES REALMENTE NÃO FAZEM NADA , POIS OS PROBLEMAS SÃO SEMPRE OS MESMOS. É que nem quando uma pessoa nos promete algo , mas nunca o faz. Perde-se a confiança.
bryanpds
politica é uma bosta,uma é ladrao outro é assasino outro é ... e por ai vai nao exister um que faz trabalho certo e nunca vai existir
ricardo22
não acho que votar nulo adiante em alguma coisa no Brasil

se você pode (é obrigado mesmo, hahaha) votar, então que tente fazê-lo da melhor forma possível...

nem que seja escolhendo o "menos pior"

se você não fizer-se contar, terá que aceitar e bem quietinho a decisão do restante da população
Bobjmp
Sou totalmente a favor de voto nulo e branco, não me peça para ser responsável por eleger alguem que vai me roubar depois. Se a maioria da população não votasse demonstraria nosso desinteresse pela política e provocaria uma mudança nos políticos.
leandrow
Bobjmp wrote:
Sou totalmente a favor de voto nulo e branco, não me peça para ser responsável por eleger alguem que vai me roubar depois. Se a maioria da população não votasse demonstraria nosso desinteresse pela política e provocaria uma mudança nos políticos.

Ou não... mas ainda assim, se não houvesse o voto branco e nulo, pessoas desinteressadas em política ou simplesmente desinformadas votariam no candidato mais popular sem pensar duas vezes, ainda que o mesmo já tenha cometido inúmeros atos de corrupção. Tenho certeza disto. Muita gente chega a urna e não sabe nem quem são os candidatos, pega o nome de um em panfletos jogados no caminho do local da votação e até mesmo na fila para votar, e digo isso porque presenciei tais fatos. Então também sou, em partes, a favor do voto não-obrigatório.
Propaga
Sou contra o voto nulo porque ele não faz diferença nenhuma na apuração da eleição, conforme as leis eleitorais de nosso país. O voto nulo simplesmente é ignorado, como também já mencionado neste tópico.

Acredito que no Brasil enquanto não mudar radicalmente a legislação eleitoral, principalmente com relação à seleção de candidaturas em todos os níveis, não teremos políticos, digo, verdadeiros políticos com a competência e seriedade para tal.

Mas, como ainda temos uma democracia jovem e com todas estas besteiras e/ou baboseiras acontecendo na política e a cada dia com maior freqüência, deveremos vivenciar mudanças em breve.

Recentemente tivemos aqui em minha cidade, também como em outras cidades pelo país afora, manifestações pontuais com passeatas do “Diga não à corrupção”. Foram passeatas com protestos considerados fracos pelos “analistas” políticos. Mas, se observarmos na história de muitos países que conseguiram mudanças consideráveis em sua política, as manifestações pela mudança também começaram tímidas assim.

Enfim, voto nulo não ajuda em nada a nossa democracia. Se não gostar de nenhum candidato apresentado postulando qualquer uma das vagas eletivas, vote em branco.
Porque voto em branco é computado pelos escrutinadores. Voto nulo é ignorado.
enilsoncba
Ultimamente, correram vários boatos de que o voto nulo seria capaz de invalidar todo um processo eleitoral. No caso, se mais da metade dos eleitores votassem nulo, deveria acontecer um novo processo eleitoral formado por outros candidatos.

Dessa forma, quando um cidadão vota nulo, ele acaba abrindo brecha para que um candidato ruim acabe vencendo a eleição com um número menor de votos necessários. Assim, acaba sendo preferível depositar suas esperanças em candidato ou legenda que sejam parcialmente satisfatórios do que facilitar a vida de um candidato com perfil questionável.

No final das contas, a opção pelo voto nulo acaba se transformando em um ato de passividade mediante o cenário político vigente.
gueda
enilsoncba wrote:
Ultimamente, correram vários boatos de que o voto nulo seria capaz de invalidar todo um processo eleitoral. No caso, se mais da metade dos eleitores votassem nulo, deveria acontecer um novo processo eleitoral formado por outros candidatos.

Isso é HOAX. A nossa legislação eleitoral diz que a eleição formada por mais de 50% de "nulidades" será realizada uma nova eleição. Nulidades, no caso, é no processo eleitoral em si. Urnas violadas, seção eleitoral errada etc

cadidato A - 2 votos
candidato B - 1 voto
Branco/nulo - 10 votos

Candidato A é vencedor.

quanto ao voto branco/nulo, sou indiferente. Explico: eu não voto nulo e branco, pois possuo educação política e sei da importância. Contudo, da mesma forma que tenho minha opinião, respeito quem não tem opinião e/ou tenha, mas deseja não expressar seu voto.
É um direito de assegurar a liberdade de escolha do cidadão.

Se o voto é obrigatório, então que haja opção de não expressar sua vontade.
Seria muito pior se o voto fosse obrigatório e impossível de anular/deixar em branco.
Bobjmp
Sou totalmente a favor do voto nulo e branco, afinal se todo mundo reclama dos políticos porque continuam votando.

O voto em branco é um voto de protesto, se uma boa parte dos eleitores votassem em branco os políticos mudariam seu discurso para atingir esse público.