FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

como não se distrair?

cherry-pie
O que vcs fazem quando precisam estudar para uma prova mas qualquer coisinha te distrai? eu não sei mais o q faço parece q até arrumar meu quarto é melhor do q estudar rsrs
escritor
Pelo que entendi, você sempre estuda bastante quando as provas estão próximas. Ficar horas lendo a mesma coisa é cansativo mesmo e é difícil aguentar. Você podia estudar um pouco todo dia, em vez de deixar para estudar demais para a prova. Assim, bastaria revisar as partes principais da matéria, o que leva menos tempo e exige menos esforço.
leandrow
escritor wrote:
Pelo que entendi, você sempre estuda bastante quando as provas estão próximas. Ficar horas lendo a mesma coisa é cansativo mesmo e é difícil aguentar. Você podia estudar um pouco todo dia, em vez de deixar para estudar demais para a prova. Assim, bastaria revisar as partes principais da matéria, o que leva menos tempo e exige menos esforço.

Eu entendi diferente.

Acho que ela quis dizer que não consegue se focar e tem dificuldades para estudar; não que estuda muito.

E a partir deste entendimento, recomendo a você que vá para uma biblioteca, escola/faculdade, ou qualquer ambiente do gênero que lhe transmita maior afinidade para os estudos por serem ambientes propostos para isso. Estimula. Eu mesmo faço isso e tenho um rendimento muito melhor nos meus estudos; nunca estudei em casa. Sempre vou até a biblioteca municipal da minha cidade e passo horas, sem perceber. Smile
cherry-pie
é realmente o meu problema é estudar em casa rsrs eu tento estudar sempre q chego em casa pra não acumular, mas aí me distraio com o pc, ou me dá vontade de comer, ou tomar banho, sei lá qualquer coisa XD mas vou tentar a biblioteca talvez ajude XD
mikelll
fugir do computador! ele sempre acaba me distraindo!
ham65
O Maior problema em relação aos estudos é que nem todos gostam disso,e vou ser bem sincero agora,tudo isso de 11 anos estudando desde a primeira série até o terceiro colegial,tudo isso de 11 anos de estudo você vai aproveitar 10% cara,o resto esquece tudo,comigo foi assim e com todos que eu conheço.
Pensa que isso de estudar é uma coisa passageira,no futuro voçê pode estudar o que você gosta sem problema nenhum.

Abs e boa sorte !!!
leandrow
cherry-pie wrote:
é realmente o meu problema é estudar em casa rsrs eu tento estudar sempre q chego em casa pra não acumular, mas aí me distraio com o pc, ou me dá vontade de comer, ou tomar banho, sei lá qualquer coisa XD mas vou tentar a biblioteca talvez ajude XD

Exatamente, também sou portador desse problema; em casa, sempre surge algo mais "importante" que estudar, e no fim das contas, pouquíssima produtividade. Faça isso, vai ver como ajudará o fato de você estar num ambiente voltado à leitura.

ham65 wrote:
O Maior problema em relação aos estudos é que nem todos gostam disso,e vou ser bem sincero agora,tudo isso de 11 anos estudando desde a primeira série até o terceiro colegial,tudo isso de 11 anos de estudo você vai aproveitar 10% cara,o resto esquece tudo,comigo foi assim e com todos que eu conheço.
Pensa que isso de estudar é uma coisa passageira,no futuro voçê pode estudar o que você gosta sem problema nenhum.

Abs e boa sorte !!!

Sou de opinião absolutamente contrária à sua.
gilmariofgl
ham65 wrote:

Abs e boa sorte !!!
Não concordo! Talvez se aproveite uns 3% se referindo ao ensino fundamental e médio, aprender a ler, escrever e fazer contas é coisa para um ano. Os estudos funcionam como uma pirâmide onde você estuda para ensinar as outras pessoas e essas para ensinarem a outras e assim sucessivamente.
Quanto à questão, é só imaginar que os estudos são as melhores coisas do mundo e que você fazendo isso não vai desperdiçar nadinha de seu tempo. Aliais, quando estudamos o que queremos aprender, estudar fica bem mais interessante, faça de conta que você gosta do que está estudando.
rafael2112
ham65 wrote:

Abs e boa sorte !!!

Isso é uma realidade e era para não acontecer, existem problemas no cronograma do ensino muitas decorebas e assuntos não deveriam estar na grade de ensino que no caso do ensino médio é direcionado ao vestibular.

Sobre se distrair é consequência de você não estar interessada (no momento) sobre o assunto do estudo, citei no momento porque futuramente o aprendizado do ensino médio vai ser necessário na faculdade ou trabalho.
cparakawa
rafael2112 wrote:
ham65 wrote:

Abs e boa sorte !!!

Isso é uma realidade e era para não acontecer, existem problemas no cronograma do ensino muitas decorebas e assuntos não deveriam estar na grade de ensino que no caso do ensino médio é direcionado ao vestibular.

Sobre se distrair é consequência de você não estar interessada (no momento) sobre o assunto do estudo, citei no momento porque futuramente o aprendizado do ensino médio vai ser necessário na faculdade ou trabalho.

A grade de ensino é ruim mesmo, muita coisa inútil que não vai servir para o futuro da pessoa. A única coisa que faz sentido é que, depois de aguentar 15 anos na escola, de muita chatice e inutilidade, o sujeito está mais apto a trabalhar em empregos maçantes - que são a grande maioria. Não deixa de ser um treinamento. Claro que poderia - e deveria - ser melhor.

As pessoas se distraem porque é o normal dos seres humanos. A observação do que acontece ao nosso redor foi fator importante na sobrevivência e desenvolvimento da espécie. Como não se distrair? Aprender a se focar em determinada tarefa. Não é muito fácil ...

[]'s
Alerrandre
Para nao se destrair ,se tranca no seu quarto,desliga a tv e o comptador,e cara nos estudos.
ricardo22
Se o que você estiver lendo ou fazendo for de real importancia e do seu interesse, você, com certeza, irá se concentrar.
leandrow
ricardo22 wrote:
Se o que você estiver lendo ou fazendo for de real importancia e do seu interesse, você, com certeza, irá se concentrar.

Aí é que tá. Ela não está fazendo algo que possa julgar importante ou interessante.

É a algo inevitável o que ela precisa estudar e o fato de precisar. Sad
Gemeos
Lembrei agora daquelas imagens em que apareciam uma mulher nua (bem gostosa) e ao redor dela um cenário, ae dpois mostrava outra imagem bem semelhante para vc achar os 7 erros.

Eu não sei pq, mas eu sempre me destraia um pouco xD

Ps: Dizem que com Ronaldo fizeram a mesma brincadeira, mas ele não soube encontrar a diferença entre a Cicarelle e Vampeta hehehh
gilmariofgl
Gemeos wrote:
Lembrei agora daquelas imagens em que apareciam uma mulher nua (bem gostosa) e ao redor dela um cenário, ae dpois mostrava outra imagem bem semelhante para vc achar os 7 erros.

Eu não sei pq, mas eu sempre me destraia um pouco xD

Ps: Dizem que com Ronaldo fizeram a mesma brincadeira, mas ele não soube encontrar a diferença entre a Cicarelle e Vampeta hehehh
É isso que dá em ler só o tópico
Alerrandre wrote:
Para nao se destrair, se tranca no seu quarto, desliga a tv e o comptador, e cara nos estudos.
E ponto.
Gemeos
Oxi, tava contextualizando ^^ vc prefere post de responde e só?
Vanilla
cherry-pie wrote:

Sou igual a você nesse quesito, então quando quero estudar de verdade, me enfio na faculdade. Em casa parece que fazer as unhas é questão de vida ou morte! Fico achando as coisas mais estúpidas pra fazer ao invés de estudar. Importante lembrar que o lugar tem que ser calmo e sem distrações. nada de música, de gente conversando. Só você e os seus livros. A biblioteca pode ser uma excelente opção. Very Happy
Deline
Tem dias que eu fico inquieta, ainda mais quando não gosto da matéria. O que eu preciso fazer sempre é ir na sala de estudos da pensão onde moro e prometer pra mim mesma que só saio de lá quando terminar de ler e grifar os textos...rs Pelo menos assim funciona, um pouco de desespero também ajuda o.O
gueda
disciplina.

Caso não tenha hábito de estudar concentrado então comece a disciplinar. Como?

Crie sua agenda de estudos e comece a estudar a matéria estabelecida nessa agenda e observe enquanto tempo voce se distrai.

Digamos que seu estudo focado durou 15 minutos, então estude apenas 15 minutos. NO dia seguinte tente estudar 20, na outra semana 25 por dia e vai indo...
riccopt
estudar para prova?! eu nao estudei nem para o vestibular... sempre prestei anteção em aula para nao precisar estudar em casa...
mas quando pretendo me aprofundar em algum assunto eu estudo com musica... dessa forma eu associo a musica com o conteudo (usava a mesma tatica para jogar RPGs)...
leandrow
riccopt wrote:
estudar para prova?! eu nao estudei nem para o vestibular... sempre prestei anteção em aula para nao precisar estudar em casa...
mas quando pretendo me aprofundar em algum assunto eu estudo com musica... dessa forma eu associo a musica com o conteudo (usava a mesma tatica para jogar RPGs)...

É relativo.

Não seguimos um padrão de ritmo nos estudos/aprendizado. Cada um, cada um.

Mas o fato é que um dia você vai ter que estudar; é inevitável.
mikelll
leandrow wrote:
riccopt wrote:

É relativo.

Não seguimos um padrão de ritmo nos estudos/aprendizado. Cada um, cada um.

Mas o fato é que um dia você vai ter que estudar; é inevitável.

concordo inteiramente
alugueldelanchaangra
Eu estava pensando nisso ontem mesmo

preciso estudar inglês, quero estudar fotografia, preciso prestar vestibular

Mas quando eu pego um livro na mão já me dá sono, ou eu leio uma página e já vou pro computador... É complicado
cparakawa
alugueldelanchaangra wrote:
Eu estava pensando nisso ontem mesmo

preciso estudar inglês, quero estudar fotografia, preciso prestar vestibular

Mas quando eu pego um livro na mão já me dá sono, ou eu leio uma página e já vou pro computador... É complicado

Pelo visto, você tem muitos objetivos, mas falta uma escala de prioridades.

Ler uma página e ir para o computador nãoé um problema, se você for para o computador e continuar estudando.

Fotografia é um bom exemplo. Você precisa de alguma base teórica, e isto é chato de estudar. Mas olhar sites especializados na internet acaba fazendo o aprendizado ser mais prazeiroso e viciante. Ver fotos decentes que outros tiram, entender a técnica utilizada, o uso de equipamentos. Você mesmo tirar umas fotos e colocar para os outros mandarem comentários de como melhorar.

Estudar para o vestibular é outro problema. Depende do quanto você acha importante passar na carreira/instituição escolhida. Aí vira obrigação e você precisa se focar, ainda mais sabendo que a maioria do conhecimento necessário para o vestibular não serve para nada depois. Mas aí se volta ao problema das prioridades, e o quanto o vestibular é importante para o seu futuro.

[]'s
Lviter
cherry-pie wrote:
O que vcs fazem quando precisam estudar para uma prova mas qualquer coisinha te distrai? eu não sei mais o q faço parece q até arrumar meu quarto é melhor do q estudar rsrs

Tudo que sugeriram pode funcionar, especialmente ir para um lugar mais propenso à concentração como a escola ou faculdade. Tirar o cabo da internet, se o material está salvado no computdor também... Wink

Quando estava estudando direto para concursos, estabelecia um horário para estudos todos os dias, porque a gente tem um limite também, e variava as formas de estudar, não ficava só lendo apenas, fazia resumos, entrava em fóruns sobre o assunto e discutia na internet (no caso fóruns de concurseiros).
leandrow
Lviter wrote:
cherry-pie wrote:

Tudo que sugeriram pode funcionar, especialmente ir para um lugar mais propenso à concentração como a escola ou faculdade. Tirar o cabo da internet, se o material está salvado no computdor também... Wink

Quando estava estudando direto para concursos, estabelecia um horário para estudos todos os dias, porque a gente tem um limite também, e variava as formas de estudar, não ficava só lendo apenas, fazia resumos, entrava em fóruns sobre o assunto e discutia na internet (no caso fóruns de concurseiros).

Bem lembrado, fazer resumos também é um ótimo método de estudo e ajuda a prender a atenção, enquanto você escreve, também acaba absorvendo muito do conteúdo.
mikelll
isso é bem verdade!resumir é muito bom para memorizar
Propaga
Para eu não me distrair, não importa se é para uma prova ou para qualquer outra atividade, eu me concentro, mas concentração mesmo, naquilo que estou fazendo.

E, mesmo que surja qualquer outro pensamento, não tiro o foco de maneira alguma daquilo em que estou imbuído de fazer.

Não sei dizer como que foi que cheguei a este requinte de concentração. Mas, acredito que foi de tanto errar que aprendi, de uma vez por todas, a focar exclusivamente naquilo que estou executando.

Acredito que a dispersão de idéias é o fator primordial para tirarmos a atenção do objetivo principal.

Gosto muito de cozinha, aliás, adoro cozinhar e fazer meus pratinhos favoritos! Entretanto, no começo da execução dos meus dotes culinários, errava muito e/ou esquecia de algum ingrediente ou até mesmo de verificar o tempo de cozimento, de fritura ou de assar, pelo fato de, simplesmente, pensar em outras coisas que não era aquilo que estava fazendo.

Como, por exemplo, redigir um texto. Se não nos restringir de corpo e alma naquilo que redigimos, normalmente as idéias fogem, a criatividade vai embora e/ou, como sempre, dá um branco geral.
Propaga
Não se distrair é focar naquilo, exatamente, que você está fazendo. Não se distrair é, também, não desviar, mesmo que momentaneamente, daquilo que é alvo principal e/ou prioritário do seu momento. Eu, pelo menos, penso assim! Acredito que divagar sobre outros assuntos que não aquele a que você se propôs a fazer pode, também, te tirar do ‘fio da meada’, como se diz popularmente. Nos meus afazeres domésticos, como manutenção do jardim, por exemplo, tenho certa dificuldade em permanecer fazendo aquilo que comecei. Como meu tempo é escasso para as minhas atividades particulares, quero fazer tudo ao mesmo tempo, quando esse tempo se apresenta. Então, tenho que ter um especial cuidado para não me distrair e deixar muitas coisas pela metade.
leandrow
Acredito que o silêncio e o afastamento de dispositivos tecnológicos são as melhores formas de se focar em um estudo.