FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Jornal Nacional vs Candidatos à presidência

Deline
Ontem (dia 11) foi realizada a entrevista com o candidato José Serra, tornando-se a última das outras duas feitas com Dilma Roussef e Marina Silva.
Se for comparar as três entrevistas, ficaria óbvio que o número de interrupções do candidato PSDBista é bem menor do que as feitas com Dilma e Marina.

Enfim, pra mim foi decepcionante ver um jornal com alcance nacional falar tanta abobrinha e fazer perguntas tão medíocres com respostas as quais nada mudam na sociedade. Ficamos sem saber, ao certo, as principais propostas dos candidatos e seus pontos fracos em relação a determinado problema.
No Brasil agora está valendo mais a capacidade de "resposta sobre escandalo" de um candidato do que suas próprias capacidades como pessoa política, representante dos interesses do país.

Ainda não entendi o porque de falar do mensalão, uma vez que já tivemos eleições depois do ocorrido. Ou seja, além de colocarem um escândalo inconvenientemente, e se fosse pra fazer isto, deixaram de falar então de coisas muito mais atuais, como a quebra de sigilo, Satiagraha, passagens de avião, etc.

Ficam aquelas discussões espalhafatosas que nenhum trabalhador analfabeto deve entender, interrupções mal educadas, e jornalistas "renomados" fazendo papel de idiotas.

Pra mim interessa saber só como o Brasil era, o que é, e o que vai se tornar.

Enfim, quem aí também viu? E o que achou?
cherry-pie
eu vi uns pedaços e concordo contigo, mas o q se poderia esperar da globo xD aliás eu não sou muito fã de política, acredito q eu seja bem irresponsável e q não deveria ser assim mas não tenho muito saco nem tempo pra ficar avaliando proposta de candidatos, acho q a maioria do povão vota sem pensar tb pq isso não é incentivado desde cedo, eu pelo menos nunca tive na escola algo q incentivasse as pessoas a estudar seus candidatos antes de votar e blablabla, eu sei disso por mim mesma mas como disse antes não faço pq não tenho tempo e tenho muita preguiça, sei q tb naum deveria pensar q meu voto não muda nada mas sinceramente eu penso assim XD
rafael2112
É o mal da democracia, está longe de ser o ideal, normalmente os candidatos não sabem o que vai agradar os não.

Em palanque é normal escutar a frase "Eu vou mudar o Brasil"
Asafe
Falando da Globo nada disso é novidade. Que interesse têm em abrir os olhos do povo?
Lviter
São realmente curiosas estas entrevistas do JN com os candidatos... O Bonner parece disposto a mostrar o quanto é inteligente (ou sua equipe, no caso, que pode estar repassando as perguntas por um ponto eletrônico), e o quanto a Rede Globo pode ser "imparcial", mas o resultado fica canhestro.

O tempo é muito pequeno para a entrevista, devido à própria característica do Telejornal, fica tudo muito corrido (embora eu reconheça que entrevistas longas com candidatos possam ser muito, muito chatas, seja com quem for).

Por um lado o entrevistador deve fazer perguntas que confrontem os candidatos, isso é natural, mas no JN parece que o único objetivo da curta entrevista é colocar "armadilhas" com bastante ironia, a que os candidatos precisam responder às pressas para ainda tentarem aproveitar o tempo que sobra para fazerem propaganda de si mesmos, o que acaba soando de modo igualmente desagradável.

Prefiro a propaganda do Horário Eleitoral Gratuito, é mais divertida... Laughing
cherry-pie
o mais engraçado mesmo é quando junta todos pra fazer o debate XD sempre fica um querendo falar mais q o outro e dizer q o outro é ruim e tal xD me divirto horrores hsuehsuehsue
Vanilla
A única entrevista que eu vi foi a da Dilma. Na verdade, achei que a entrevista foi uma piada de mal gosto. Dilma é confusa e não sabe falar em público. E ainda tenho que aturar o excelentíssimo presidente dizendo que Bonner não teve "gentileza" com a Dilma, que devia ter tratado ela melhor porque ela é mulher. Tá de piada comigo né? Vou me abster de mais comentários a respeito porque sei que vão dizer que a Rede Globo me manipula, que eu não enxergo a verdade, que a Dilma isso, a Dilma aquilo... Acho que ela investiu muito na imagem de mulher "guerreira e batalhadora" e esqueceu de trabalhar o discurso. Mas olha, eu espero que o (a) presidente do meu país fale, e não que fique fofinho em fotos.

Lviter wrote:
Prefiro a propaganda do Horário Eleitoral Gratuito, é mais divertida... Laughing

Tenho meus motivos pra assistir a propaganda da Marina. Aliás, recomendo que todos vejam. Não, não voto nela.
phantombr
cherry-pie wrote:
... acho q a maioria do povão vota sem pensar tb pq isso não é incentivado desde cedo, eu pelo menos nunca tive na escola algo q incentivasse as pessoas a estudar seus candidatos antes de votar e blablabla...

Demoro... na mesma linha, os professores não foram incentivados a provocar o raciocínio crítico dos alunos e blablabla... ou seja, é cíclico, estrutural e nunca vai mudar

Até que a revolução aconteça
ricardo22
esses caras da globo são fodaaas
cherry-pie
phantombr wrote:
cherry-pie wrote:
... acho q a maioria do povão vota sem pensar tb pq isso não é incentivado desde cedo, eu pelo menos nunca tive na escola algo q incentivasse as pessoas a estudar seus candidatos antes de votar e blablabla...

Demoro... na mesma linha, os professores não foram incentivados a provocar o raciocínio crítico dos alunos e blablabla... ou seja, é cíclico, estrutural e nunca vai mudar

claro é muito melhor ter um povo burro q naum se revolta XD
rafael2112
[quote="phantombr"]
cherry-pie wrote:

É promessa de palanque isso Laughing
Deline
Imagem de "guerreiro" todos os candidatos estão passando. Dilma tem pontos bom para falar, assim como Marina ou até o besta do Serra. Mas todos eles preferiram passar essa imagem, pois é justamente ela que agrada o povo, dá mais popularidade.
A Marina com seu drama de "cresci no Acre", Dilma com torturas e Serra - sujeito mais paulistano do que nunca - pagando de nordestino.
gueda
os debates e diálogos com os candidatos são nulos e inúteis.

Sempre perguntam "qual sua proposta?" o candidato fala, fala promete e etc e esquece de mostrar os meios que cumprirá.

Sem falar que só ficam falando "no governo passado... no atual governo" para, para!! Tem que proibir esse tipo de comparação, ta na hora de sermos mais politizados e cobrar uma política melhor.

Os debates tinham que ser assim: "O senhor disse que pretende investir na educação, mas de que forma captará recursos para esse investimento? Será criado nova forma de arrecadação por meio de algum tributo ou serão captados por anulação de dotações orçamentárias?"

"você possui algum projeto de alteração do Plano Plurianual ou só promete as coisas sem qualquer planejamento?"

Mas enfim, "brasileiro" é burro e analfabeto funcional.

Exclamation
cparakawa
gueda wrote:

Sempre perguntam "qual sua proposta?" o candidato fala, fala promete e etc e esquece de mostrar os meios que cumprirá.

Sem falar que só ficam falando "no governo passado... no atual governo" para, para!! Tem que proibir esse tipo de comparação, ta na hora de sermos mais politizados e cobrar uma política melhor.

Os debates tinham que ser assim: "O senhor disse que pretende investir na educação, mas de que forma captará recursos para esse investimento? Será criado nova forma de arrecadação por meio de algum tributo ou serão captados por anulação de dotações orçamentárias?"

"você possui algum projeto de alteração do Plano Plurianual ou só promete as coisas sem qualquer planejamento?"

Exclamation

Que o brasileiro médio é burro e analfabeto funcional, nada de novo no front. Só que, em termos políticos, é assim na maioria dos países. Se você parar para analisar, a maioria dos que são politizados age como torcedor de futebol. Seja no Brasil, Argentina, Estados Unidos ou França.

Quem realmente está preocupado com o que acontece no Brasil em termos políticos (sociais e econômicos), já acompanha o noticiário regularmente. Quem não está muito preocupado, e que necessita do horário político para tomar decisões em quem votar, não vai tirar as dúvidas em período tão curto. Sem uma base analítica mínima para entender as propostas de governo, a base política e a situação do país, não há como saber o que é mentira ou não, o que é factível ou não, o que é marketing ou boa intenção.

É um defeito da democracia. A maioria das pessoas está mais preocupada com a própria vida, o destino da sociedade só chama a atenção em momentos de crise. No final das contas, quem decide a eleição são as elites, pois elas que dispõe de tempo, recursos, conhecimento e interesse em traçar o destino das pessoas enquanto sociedade.

A Globo já foi muito mais influente e jogava nitidamente a favor de algum lado. Hoje não é mais assim. Ela é que nem o PMDB atualmente, até apóia discretamente alguns candidatos, mas só negocia mesmo sabendo quem vai governar. O povo, que poderia tirar proveito das eleições para melhorar sua própria vida, não está preocupado, não acompanha o noticiário e nem procura outras fontes de informação. Então, que se lasque.

Alguns podem dizer que existe uma estrutura gigantesca para manipular as pessoas e transformar as eleições em uma fraude bem feita. A estrutura até existe, Mas, se não existisse, eu duvido que a população - livre de qualquer manipulação sistemática - fosse optar gastar o seu tempo com política. Você pode incentivar a população, via educação, a se dedicar mais à política governamental. Mas não deixa de ser outro tipo manipulação. Eu não vejo o problema no sistema, eu o vejo nas pessoas em si. Então deve dar Dilma mesmo. Rolling Eyes

[]'s
Deline
gueda wrote:

Exclamation

Também acho, né.
No entanto ainda temos aquele velho problema. Não adianta porcaria nenhuma o sujeito assistir aos jornais faltando um ou dois meses para as eleições.
Sinceramente, pra mim, todo mundo devia saber a história do país antes de julgar políticos, no mínimo saber QUANDO e COMO ocorreu o processo para transformar o país em República, QUEM foram os principais presidentes e quais as PRINCIPAIS coisas que já fizeram, como foram as primeiras eleições, o que aconteceu durante a ditadura e por quê, etc.

Se uma pessoa não tem esse tipo de informação, ou seja, a história política do próprio país, como vai saber os primeiros passos que irão trazer melhorias? Como tentar melhorar algo se a maior deficiência do país ninguém ainda percebeu? CONHECIMENTO.
Vanilla
cparakawa wrote:
Que o brasileiro médio é burro e analfabeto funcional, nada de novo no front. Só que, em termos políticos, é assim na maioria dos países. Se você parar para analisar, a maioria dos que são politizados age como torcedor de futebol. Seja no Brasil, Argentina, Estados Unidos ou França.

Ah, isso eu não nego. Não nego também que não tenho estrutura pra discutir política. Pra mim, é como se as pessoas não enxergassem o óbvio, meu sangue ferve e me irrito com muita facilidade. Só ver uma ou outra discussão sobre política que andei me metendo por aqui.

cparakawa wrote:
Quem realmente está preocupado com o que acontece no Brasil em termos políticos (sociais e econômicos), já acompanha o noticiário regularmente. Quem não está muito preocupado, e que necessita do horário político para tomar decisões em quem votar, não vai tirar as dúvidas em período tão curto. Sem uma base analítica mínima para entender as propostas de governo, a base política e a situação do país, não há como saber o que é mentira ou não, o que é factível ou não, o que é marketing ou boa intenção.

É o que eu falei sobre "enxergar o óbvio". Não voto porque achei este mais bonito ou porque aquele tem a história de vida mais sofrida. Mas não são os votos de pessoas como eu que decidem uma eleição.

cparakawa wrote:
É um defeito da democracia. A maioria das pessoas está mais preocupada com a própria vida, o destino da sociedade só chama a atenção em momentos de crise. No final das contas, quem decide a eleição são as elites, pois elas que dispõe de tempo, recursos, conhecimento e interesse em traçar o destino das pessoas enquanto sociedade.

Não acho. Acho que essa eleição quem decide são os indecisos. Os números estão muito próximos.

cparakawa wrote:
Alguns podem dizer que existe uma estrutura gigantesca para manipular as pessoas e transformar as eleições em uma fraude bem feita. A estrutura até existe, Mas, se não existisse, eu duvido que a população - livre de qualquer manipulação sistemática - fosse optar gastar o seu tempo com política. Você pode incentivar a população, via educação, a se dedicar mais à política governamental. Mas não deixa de ser outro tipo manipulação. Eu não vejo o problema no sistema, eu o vejo nas pessoas em si. Então deve dar Dilma mesmo. Rolling Eyes

Eu acho que por mais que não exista manipulação, o lado perdedor sempre vai apelar pra teorias conspiratórias. E a tal estrutura, como muita coisa em nosso país, dificilmente funcionaria a contento. E olha, eu juro que eu tenho fé nesse país.

P.S.: Três coisas que não se faz duas vezes: nascer, morrer e votar no PT. *se protege das pedras*
cparakawa
Vanilla wrote:
cparakawa wrote:

Não acho. Acho que essa eleição quem decide são os indecisos. Os números estão muito próximos.

cparakawa wrote:

Eu acho que por mais que não exista manipulação, o lado perdedor sempre vai apelar pra teorias conspiratórias. E a tal estrutura, como muita coisa em nosso país, dificilmente funcionaria a contento. E olha, eu juro que eu tenho fé nesse país.

P.S.: Três coisas que não se faz duas vezes: nascer, morrer e votar no PT. *se protege das pedras*

Sempre vão dizer que os indecisos que decidem a eleição. Afinal de contas, a maioria dos brasileiros é indeciso mesmo. O que eu quis dizer é que, de não sei quantos milhões de brasileiros com alguma capacitação para o cargo de presidente, você pode escolher entre TRÊS candidatos reais - o resto é encheção de linguiça. A diferença prática de um governo Dilma e de um Serra daria o quê, uns 5%?

Existe toda uma estrutura que define quem são os principais candidatos numa eleição. O Obama foi um caso isolado nos EUA, aonde o sistema de escolha de candidatos pelos grandes partidos é tão restrito quanto aqui.

As pessoas que definem o "jogo" eleitoral não são a população em geral, pois esta não se interessa. Mais a população tem o direito de escolha nas urnas. Parecido com perguntar o que você quer comer no jantar, desde que seja pão com mortadela ou sucrilhos. Escolhas finais fantásticas, do nível Dilma x Serra.

A manipulação sempre existe. Mesmo quando você diz "bom dia" para alguém. A interação humana gera manipulação. Se a pessoa alvo da manipulação é despreparada para a mesma, é muito mais fácil. E aí ficam os argumentos simplistas para que as mulas indecisas votem. Serra vai privatizar tudo, Dilma vai transformar o Brasil em outra Venezuela. A vida não é novela, não tem o partido dos sujeitos maus e o dos mocinhos. Mas fica mais fácil para a população ver deste jeito, e é isto que o marketing político trabalha. Pode não ser certo, mas os marketeiros políticos trabalham com a conjuntura ideal, não com um mundo ideal.

[]'s
alugueldelanchaangra
Sinceramente, a Rede Globo em si já é uma sujeira só....
Juntando com política, ferrou.

Eu não assisti nenhuma dessas entrevistas, mas pelo jeito não perdi nada...
Alerrandre
Simplesmente o Brasil tem as maiores riquezas naturais,o povo brasileiro é amigavel,para quem ja foi para outro pais,sente falta do calor do povo brasileiro,porem se tratando de eleições eu me desanimo muito,tudo quanto é artista,mulheres frutas,atores,cantores,se candidatando,muitos nao sabem o significado e a diferença de Governador e presidente e estão se candidatando.
Para quem assistiu o fantastico ultimo domingo,isso é outra prova de quem esta em brasília comandando o pais,parlamentares gastando o nosso dinheiro para fazer cursos de 5 dias em praias com agua cristalina,enquanto o povo brasileiro pegando metro,e se tracando dentro de casa com medo,enquanto seus filhos estao na escola publica sem aprender coisa alguma.
Democracia aonde se a pessoa é obrigada a votar,se nao votar fica com grandes problemas,pais com maior porcentagem de taxas pagas em produtos,povo brasileiro trabalha metade do ano para pagar taxas.

SACANAGEM !!!

Crying or Very sad
ham65
Isso mesmo,tudo quanto é artista se candidatando,uns que nao sabem nem escrever direito,essas das mulheres fruta foi boa,se nao me engano ja tem 2 se candidatando,nao que elas nao tenham capacidade pra isso,porem acho que estao na área errada lol.
cherry-pie
ham65 wrote:
Isso mesmo,tudo quanto é artista se candidatando,uns que nao sabem nem escrever direito,essas das mulheres fruta foi boa,se nao me engano ja tem 2 se candidatando,nao que elas nao tenham capacidade pra isso,porem acho que estao na área errada lol.

muito bom né pelo menos a melancia disse q sabe ler e escrever sheuhseusheuse
rafael2112
cparakawa wrote:

[]'s

É dificil achar um presidente que realmente queira fazer administração, muitos ali estão interessados em suas carreiras politicas, erguer o partido, apoio politico.
Os EUA tem eleito alguns até piores que o Brasil (Ronan Regan es gala de cinema, e o exterminador do Futuro heheh) mas também temos as nossas "Clodovil".
Eu não perco meu tempo vendo politico de certo modo que ganhar tem um cronograma a seguir, só se for biruta pra mudar.
Está na hora do brasileiro acordar, isso de dizer que "vou mudar o Brasil" não cola mais
Kashinilaya
Não asssisti a nenhum debate, mas se minha opinião interessa, não votarei em nenhum dos candidatos porque simplesmente não tem quem realmente me represente. E incentivo o voto nulo (que não é transferido para outro candidato, como o voto em branco) para quem não tem também candidato que o represente. Como já havia escrito em outro tópico, gosto de usar a seguinte analogia:
Se você tem dois pratos de comida, um com a comida muito estragada e o outro com a comida menos estragada, qual você comeria?
Com a política é a mesma coisa, se você tem um candidato muito ruim e outro menos ruim, os dois não são ruins de qualquer jeito? Então por que escolher o menos pior? Melhor não escolher nenhum e votar nulo para evitar o que eu chamei carinhosa e singelamente de diarréia política...
alugueldelanchaangra
ham65 wrote:

Hahahahaha essas mulheres fruta são as "melhores"

dêem uma olhada nesse site http://www.naosalvo.com.br/vc/20-candidatos-famosos-para-voce-nao-votar-em-2010/

detalhe para o grau de instrução da Mulher Pêra
rafael2112
alugueldelanchaangra wrote:
ham65 wrote:

Será que consegue andar e mascar chicletes ao mesmo tempo Exclamation
alugueldelanchaangra
bizarro
cparakawa
rafael2112 wrote:
alugueldelanchaangra wrote:
ham65 wrote:

Será que consegue andar e mascar chicletes ao mesmo tempo Exclamation

Ela, eu não sei. Os eleitores dela, dificilmente. Very Happy

Não acho os políticos tão bizarros. São muito mais bizarros os que votam neles.

Quem vai votar nas meninas do KLB? Twisted Evil
riccopt
O mais importante é que o povo tenha consciencia e nao vote na terrorista da Dilma...
até o Enéas era menos apavorante que ele... e olha que o plano dele era construir a bomba atomica no Brasil...

a Dilma foi muito mais "interrompida" que o Serra pois ela nao respondia o que havia sido perguntado... como ela sempre fez... motivo pelo qual ela foge dos Debates com os outros candidatos...
Sidney
Inexperiência, e não má-fé

Na época do debate entre os dois candidatos à presidência, já no segundo turno, as pesquisas apontavam um empate técnico; logo, o confronto na televisão era peça-chave na disputa. No dia seguinte ao debate, a Globo exibiu duas edições diferentes sintetizando o confronto entre os candidatos. A primeira foi ao ar no Jornal Hoje. É consenso que o material apresentado foi imparcial e bem equilibrado; talvez tenha havido até um equilíbrio inexistente no debate em si. Já a edição da noite, no JN, apresentou Collor como campeão do confronto.

A Globo, que procurou a isenção na cobertura de todo o processo eleitoral, na reta final parece ter assumido uma posição, justamente na hora do "empate técnico". Segundo um relato contido no já referido livro sobre o Jornal Nacional, Boni afirmou, na Folha de S.Paulo, que a Central Globo de Jornalismo fizera uma edição favorável a Collor, não seguindo a orientação da direção da empresa para que o tratamento fosse imparcial. Boni deixou claro que não concordou com a edição, mas amenizou a influência da emissora sobre o eleitorado.

Já Roberto Marinho, diante da declaração de Boni à Folha, afirmou que o seu vice-presidente de operações não entendia de eleições e que o Jornal Nacional tinha sintetizado de maneira correta o debate, visto que Collor havia se saído melhor.

João Roberto Marinho diz ter gostado da matéria exibida no Jornal Hoje, mas que gostou mais da que foi ao ar à noite, concordando com o argumento de seu pai. Ainda assim, ele ressalta que as duas edições foram equivocadas, o que se devia a inexperiência e não a má-fé.