FRIHOSTFORUMSSEARCHFAQTOSBLOGSCOMPETITIONS
You are invited to Log in or Register a free Frihost Account!

Guitarra

gueda
quem toca guitarra ou algum outro instrumento musical no fórum?

Vamos trocar ideias, dicas, partituras etc Eu toco a pouco tempo e estou estudando teoria, mas meu tempo é muito escasso, tenho menos de 30 minutos por dia para treinar, mas sigo a frase: "melhor treinar dez minutos todos os dias do que treinar 10 horas só aos sábados".

sei que o pessoal daqui do frihost é bem maduro e tem posições próprias, então acredito que podemos conseguir informações valiosas.

Mas vamos começar com um roteiro, que cada um pode responder da forma que lhe convir e se quiser:

qual guitarra usam?
quando começaram a tocar?
quais as maiores dificuldades?
como treinam?

eu sempre quis tocar um instrumento musical, mas nunca tive oportunidades quando era criança, quando tinha 14 anos comprei uma guitarra bem simples, uma memphis mg 32 - que paguei R$ 80,00 na época - utilizando aquelas prmoção de conexão discada (a cada X horas conectado ganhava X reais de bonus em uma loja online.

de qualquer forma, a guitarra ficou 8 anos encostada devido a minha maior dificuldade: o som. (eu ouço normalmente, mas possuo problemas em algumas frequências sonoras, como a 440hz)

Tenho um problema de audição e isso complicou a identificar os sons e a "compreender" a divisão ritmica das musicas.
Mas depois de muito tempo sem tocar, tentei recomeçar com um violão, um amigo me ensinou batidas básicas e, por sorte do destino, acabei melhorando tecnologicamente meus aparelhos auditivos, finalmente permitindo a compreensão das nota.

Resultado: comprei outra guitarra agora, simples também, uma strinberg clg-60 e comecei a fazer aulas.

No momento estudo escalas pentatônicas, harmonia e arpejjos. Música inteira eu não tiro nenhuma acho (só no violão) e estou tentando desenvolver velocidade para tocar "Glasgow Kiss", dJohn Petrucci (toco ela, mas em 100~120bpm)

por enquanto é isso, caso alguém tenha exercícios em arpejjos, serão de extrema valia
cparakawa
Um dia eu tomo vergonha e volto a estudar.

Cheguei só a tocar algumas músicas mais fáceis no violão (Fender), comprei uma guitarra (não sei a marca) e nem cheguei a usar direito.

Comprei também o Gripmaster - máquina de exercícios para os dedos, para dar força e velocidade. É divertido e dá para fazer vendo televisão, andando, no transporte e por aí vai. Dizem que também é bom para o stress e fisioterapia para quem teve derrame (ao invés de ficar apertando bola de tênis).

Pela minha experiência pessoal e de quem eu conheço que sabe tocar guitarra/violão bem, em algum momento da vida você tem que ter tempo disponível E vontade de aprender, senão não vai. Lógico que existem as pessoas com grande dom musical, infelizmente não estou neste caso. Eu sei tocar flauta, mas faz muito tempo também ...

[]'s
Deline
Ish, o máximo que toquei foi teclado e violão...E nem a marca lembro mais Razz
mikelll
eu nao toco, mas adorava aprender. quem sabe um dia...
gueda
não conhecia esse gripmaster, vou pegar um para ver... em termos de velocidade já estou com uma considerável.
Só me falta habilidade e criatividade musical =D

legal saber que o pessoal aqui toca ou já tocou agum instrumento... outro dia vi no youtube uma menina tocando harpa, fantático, conversei com ela depois via mensagens privadas e peguei algumas informações, vários anos de estudo também.
ricardo22
eu toco batera Smile
veja o myspace da minha banda ai www.myspace.com/yeahbleach

Falou
cparakawa
gueda wrote:
não conhecia esse gripmaster, vou pegar um para ver... em termos de velocidade já estou com uma considerável.
Só me falta habilidade e criatividade musical =D

legal saber que o pessoal aqui toca ou já tocou agum instrumento... outro dia vi no youtube uma menina tocando harpa, fantático, conversei com ela depois via mensagens privadas e peguei algumas informações, vários anos de estudo também.

Um amigo meu na faculdade dizia "para aprender tocar guitarra, tem que ser vagabundo. Esforçado, mas continua sendo vagabundo". Very Happy

Pior que é. Tirando alguns gênios iluminados, a maioria tem que ter tempo de sobra para aprender a tocar bem, ou ser capaz de fazer um esforço de longuíssimo prazo se não tiver muito tempo livre.

O Gripmaster tem vários modelos. Desde o "pedreiro" (que não serve para tocar instrumentos de corda), até o ultra light. Este último é bem "mole", é mais para pegar velocidade. Eu tive a oportunidade de assistir o show do Satriani, somente indicado para quem toca guitarra. Porque dá raiva. Quem não se interessa em tocar, acaba ficando de saco cheio. Quem toca, fica imaginando o quanto treinar para tocar tão bem.

Existe aquela "lenda" de que é melhor saber tocar direito do que ser muito rápido no dedilhado e sair "meia boca". O fato é que quem sabe tocar bem acaba adquirindo velocidade. Então primeiro se aprimora os acordes, com o treino você acaba ficando mais rápido.

Eu sou aficcionado em assistir shows, ultimamente. É uma experiência única para quem gosta de música. Ainda mais para quem pretende ser músico.

[]'s
Guardian
A minha guitarra está parada, só fico agora no violão, sem fios, poucos ajustes (na guitarra as vezes parece que nada está bom pra mim, começo a mexer em tudo) e pela facilidade de transporte também. Penso em voltar a tocar mas quero me dedicar só ao violão por enquanto.

Esses dias estava olhando no site da Digitech, é possível ver os efeitos das pedaleiras, muito legal.
gilmariofgl
Eu sou do tipo que toco de tudo um pouco! ...muito pouco, mas gosto de tocar na igreja e tenho a música como um hobby e como por aqui músico é uma coisa rara, eu prescisei aprender, além guitarra, batéra e baixo.
Ensaiamos duas vezes por semana e sempre que possível refazemos algumas adaptações para melhoria das músicas, ainda temos um repertório pequeno, mas para mim não é interessante ter um grande repertório e sim um repertório com qualidade, durante um ensaio é melhor repassar uma música várias vezes do que ensaiar várias músicas. Essa é a dica.
Alerrandre
Eu toco guitarra e bateria no Band rock,ou guitar hero 5 lol,eu toco um pouco de violao,nada muito profissional,aprendi sozinho e ate que sei muitas musicas.

Abs.
lflip
Toco guitarra eléctrica e viola. Todos estilos variados, mas os que mais gosto estão, obviamente ligados ao meu estilo musical preferido, pois claro.

Toco Metallica, Nirvana, Foo Fighters, Red Hot, Iron Maiden, Xutos e Pontapés entre muitos outros.

Nunca tive lições, aprendi tudo sozinho, e posso dizer que toco razoavelmente muito bem.
Kashinilaya
Já toquei violão, mas agora não toco mais nada. Quem sabe um dia retomo?
mikelll
lflip wrote:
Toco guitarra eléctrica e viola. Todos estilos variados, mas os que mais gosto estão, obviamente ligados ao meu estilo musical preferido, pois claro.

Toco Metallica, Nirvana, Foo Fighters, Red Hot, Iron Maiden, Xutos e Pontapés entre muitos outros.

Nunca tive lições, aprendi tudo sozinho, e posso dizer que toco razoavelmente muito bem.

ena!! já é um musico profissional!
gueda
mikelll wrote:
lflip wrote:

ena!! já é um musico profissional!

também acho!! já está em outro nível hahahha

essa semana levei minha guitarra no luthier para regular e troquei as cordas, comprei um encordoamento chamado ELIXIR.

O preço do encordoamento é muito acima das outras marcas, mas vale a pena!!!!! Comprei as cordas ultralight, nanoweb, 009 - 042, extremamente macias e, segundo dizem, duram ate 3 vezes mais que as demais marcas.

Vamos ver... e o estudo continua lento =/ concordo com o que disseram acima, tem que ter tempo sobrando OU ter dedicação exclusiva e ter a musica como meio de vida